Caderno com capa espumada

  • Número do pedido da patente:
  • MU 9001232-1 U2
  • Data do depósito:
  • 06/07/2010
  • Data da publicação:
  • 28/02/2012
Inventores:
  • Classificação:
  • B42D 3/02
    Capas de livros; / feitas de materiais especiais;
    ;

CADERNO COM CAPA ESPUMADA. O caderno com capa espumada, de acordo com sua nova disposição, compreende um produto constituído de folhas de papel colocadas umas sobre as outras, espiralados, costurados, colados ou argolados, com capa e/ou contracapa dotadas de camada de espuma inserida entre a base e o revestimento de referidas capa e/ou contracapa.

Página de 1

Documento

"Caderno com capa espumada".

Setor tecnológico

Refere-se a presente patente de modelo de - utilidade-c a ' uma disposição construtiva introduzida em 5 cade-rnos. Mâis particularmente, o presente modelo de utilidade refere-se à disposição construtiva introduzida em capa e contracapa de cadernos, pertencente ao setor técnico de ár.tigos escolares e de escritório em geral.

Técnica existente

10'    As inovações em capa e contracapa de produtos

constituídos de folhas de papel colocadas umas sobre as outras', espiralados, costurados, colados ou argolado-s, como por exemplo, as utilizadas em cadernos, sempre foram uma preocupação da depositante, pois nestes tipos de produtos o 15 • diferencial em relação a outros acaba sendo a capa utilizada, que poderá servir como atrativo ao consumidor que sempre está em busca de novidades neste componente, além de apresentar um valor intrínseco importante para os fabricantes. No estado da arte atual, tem-se dedicado mais 20 em apresentar ao consumidor inovações relacionadas às artes/ilustrações que estampam as capas dos cadernos, contudo as melhorias relacionadas a estrutura em si das capas não tem merecido a atenção dos fabricantes. A Base deste componente do caderno é geralmente confeccionada por 25 papel/'papelão, oriqinando uma capa do tipo dura ou

flexível. Existem, ainda, as capas fabricadas em material plástico. Atualmente, os- produtos que possuem a. base da capa e contracapa com revestimento empregam somente papel cartão ou, em outros casos, couro, ou material têxtil, entretanto, a aplicação somente destes- materiais no revestimento da capa e contracapa se mostram ineficientes no que tange ao tempo de durabilidade- delas. As capas convencionais, com o uso reiterado, acabam por apresentar sinais de deterioração num menor tempo de uso.

Sumário da invenção

Pensando neste inconveniente,, foi desenvolvida uma nova disposição construtiva introduzida em caderno, que consiste em prover, preferivelmente, um caderno com capa e contracapa dotadas de camada de espuma inserida. entre a base da capa ou contracapa, e o revestimento, possibilitando que a capa ou contracapa apresentem maior durabilidade, pois a espuma atuará como amortecedor dos impactos decorrentes do uso.

Breve descrição do desenho

O presente modelo será melhor compreendido através do desenho em anexo, no qual está representada de forma ilustrativa e não limitativa:

A Figura 1 representa uma vista explodida mostrando o caderno com capa espumada.

A Figura 2 representa uma vista explodia mostrando somente a capa espumada.

A nova disposição construtiva introduzida em caderno, objeto da presente, patente, e aqui representada 5 através das figuras acima descritas, compreende um produto (1), constituído de folhas de papel colocadas umas sobre as outras (2) , retangulares, preferivelmente dotado de espiral (3), . com capa. e contracapa compostas de base (4;5) e revestimento (4a>5a), . onde- referidas capa e/ou contracapa 10 são dotadas de camada de- espuma- (6) inserida entre a base (4; 5) e o revestimento (4a; 5a) de referidas capa e/ou contracapa.

Com o caderno com capa espumada assim obtido, ele oferece a vantagem de permitir que a capa e/ou contracapa 15 do caderno tenham maior durabilidade, além de consistir em diferencial.' de mercado.

REIVINDICAÇÃO

1. - "Caderno com capa espumada", que compreende um produto (1) constituído de folhas de papel colocadas umas -sobre as outras (2), retangulares, preferivelmente dotado de espiral 5    (3), com capa e contracapa compostas de base (4;5) e

revestimento (4a;5a) caracterizado, pêlo fato de possuir a capa e/ou contracapa dotadas de camada de espuma (6) inserida entre a base (4;5) e o revestimento. (4a;5a) de referidas capa e/ou contracapa.

1/2

Figura 1



2/2

Figura 2



RESUMO

"Caderno com capa espumada".

O caderno com capa espumada, de acordo com sua nova disposição, compreende um produto constituido de 5 folhas de papel colocadas umas sobre as outras, espiralados, costurados, colados ou argolados, com capa e/ou contracapa dotadas dè camada de- espuma, inserida entre a base e o revestimento de referidas capa- e/ou contracapa.