Sistema e processo para análise e otimização de desempenho de execução de um ou mais projetos

  • Número do pedido da patente:
  • PI 1004029-3 A2
  • Data do depósito:
  • 15/07/2010
  • Data da publicação:
  • 28/07/2015
Inventores:
  • Classificação:
  • G06Q 10/00
    Administra??o; Gerenciamento;
    ;

SISTEMA E PROCESSO PARA ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DE DESEMPENHO DE EXECUÇÃO DE UM OU MAIS PROJETOS. O objetivo do sistema e processo é realizar a análise e otimização de desempenho de execução de um ou mais projetos, em especial o processamento de ativos da área de propriedade intelectual, mais especificamente pedidos de patentes. Um ou mais projetos são definidos e estruturados e dados históricos específicos levantados, permitindo avaliar o desempenho da execução do conjunto de projetos com base no tempo médio em que um pacote de trabalho é totalmente processado e na quantidade média destes pacotes que serão processados. Quanto mais eficiente for o projeto, menor o tempo médio e a quantidade média de pacotes em processamento. Podem ser utilizados ainda em escritórios de propriedade intelectual, melhorando a eficiência do processamento, como em pedidos de patente, registros de marca, registros de programas de computador, desenhos industriais, indicações geográficas, contratos de transferência de tecnologia, circuitos integrados, etc. Especificamente em patentes, a análise e otimização podem ser dos trâmites administrativos, técnicos ou administrativos e técnicos de um escritório, a integração entre diferentes escritórios, os escritórios que integram o Tratado de Cooperação em Matéria de Patente, sendo possível analisar e otimizar deste um simples procedimento até todo o fluxo internacional de pedidos de patentes pelos diversos escritórios no mundo.

Página de 10

Documento

SISTEMA E PROCESSO PARA ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DE DESEMPENHO DE EXECUÇÃO DE UM OU MAIS PROJETOS.

CAMPO DE INVENÇÃO

5    A presente invenção encontra seu campo de aplicação dentre os sistemas e

processos para análise e otimização de desempenho de execução de um ou mais projetos, especifícamente análise de processamento de ativos em uma área de planejamento de uma empresa, mais especifícamente da área de propriedade intelectual, ainda mais especificamente análise de processamento de pedidos de patentes.

10

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

De uma forma geral, a execução de projetos está correlacionada com a execução de etapas em seqüência e/ou em paralelo, e a correta e eficiente execução destas etapas determina a correta e eficiente execução dos projetos, de modo que um ou mais 15 objetivos finais sejam atendidos.

Etapas de projetos são executadas por indivíduos que interagem em um fluxo processando pacotes de trabalho, até que os objetivos finais sejam atingidos. Em outras palavras, na execução de um ou mais projetos, existe eventualmente a interação entre executantes de certas etapas do projeto com um ou mais clientes ou com outros 20 executantes de outras etapas, de forma que a execução de todas as etapas e conseqüentemente dos projetos sejam realizadas.

Todo projeto deve ser organizado e executado da melhor forma possível e o estado da técnica descreve sistemas de otimização de projetos.

A patente norte-americana US 5.890.131 descreve um sistema de otimização de 25 projetos com base em um software através do qual uma única tela gráfica de computador de um usuário pode ser utilizada como uma ferramenta de planejamento de ações futuras, revisão de tarefas passadas, organização de reuniões e lançamento de outras ferramentas de software. Este sistema suportaria a listagem e visualização das seqüências de etapas de um projeto o que definiría o projeto como um todo até o seu 30 objetivo, a realização de um vínculo entre estas etapas e softwares para a execução

destas etapas e a execução destes softwares para a realização destas etapas, o agendamento de reuniões em alinhamento com a execução das etapas do projeto, além do fornecimento de informações a respeito das etapas do projeto.

O pedido de patente norte-americano US 2003/0135399 descreve um sistema e método para otimização de processos que incluem metodologias, processos, medidas e ferramentas para a facilitação da gestão dos processos do projeto através do seu ciclo de vida, incluindo sua concepção, planejamento, execução e revisão após sua implantação. Este pedido de patente descreve uma matéria que inclui um sistema de gestão de projetos compreendendo quatro etapas distintas de processamento em um portfólio de gestão, planejamento de valor, gestão personalizada de projetos e revisão pós-implantação, podendo incluir também uma funcionalidade de governança para gerir as quatro etapas de processamento anteriormente descritas.

O pedido de patente norte-americano US2005/0119959 descreve um sistema automatizado para otimização de riscos de projetos sob a perspectiva do patrocinador do projeto. Através deste pedido de patente, o projeto, as funcionalidades do projeto e as opções de funcionalidades são definidos utilizando dados de um sistema de projetos e um sistema financeiro de modo que os resultados do projeto são apresentados em forma de matrizes de valor e risco para o patrocinador do projeto. O sistema calcula o valor para o projeto identificando a seleção de funcionalidades que maximizam o valor esperado do projeto sob o ponto de vista de seu patrocinador. O sistema descrito por este pedido de patente também permite identificar a seleção de funcionalidades que maximiza o valor do projeto com o menor risco possível.

O pedido de patente WO 2008/039741 descreve um sistema e método para controle e gestão de processos através do qual são providos métodos de controle, gestão, verificação, certificação e comunicação.

Contudo, apesar destes estudos, existe ainda a necessidade de sistemas e métodos que sejam voltados para a otimização da distribuição de recursos entre as etapas de um projeto permitindo a maximização de sua eficiência durante sua execução. Não existe na técnica um trabalho que foque na otimização da distribuição de recursos entre as etapas de um projeto para que o mesmo seja executado da forma mais eficiente.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

Conforme visto anteriormente e de um modo geral, a execução de projetos está correlacionada com a realização de etapas em seqüência e/ou em paralelo. A correta e eficiente execução destas etapas determina a correta e eficiente execução dos projetos. Deste modo, os objetivos finais são alcançados, sendo as etapas executadas por um ou mais indivíduo que interagem em um fluxo de processamento de um ou mais pacotes de trabalho. Sendo assim, na realização de projetos, há eventualmente a interação entre executantes de certas etapas do projeto com clientes ou com outros executantes de outras etapas, de forma que a execução de todas as etapas e conseqüentemente dos projetos sejam realizadas. Eventualmente uma parte do trabalho de um executante pode ter fim em uma determinada etapa, sem a necessidade de continuação do fluxo de etapas para esta determinada quantidade específica de um ou mais pacotes de trabalho.

Para a realização das etapas e conseqüentemente do projeto, são disponibilizados recursos. Estes recursos, por serem limitados, devem ser distribuídos da melhor fonna possível para a realização das etapas, de modo a tomar o processo como um todo eficiente e não somente um conjunto de etapas relacionadas. Usualmente, todavia, os executantes do projeto geralmente distribuem os recursos disponíveis de forma intuitiva, o que impacta desnecessariamente em maior tempo e acúmulo de trabalho a serem feitos ao longo das etapas do projeto.

Através do projeto fluem pacotes de trabalho que são processados pelos executantes dos projetos nas suas diversas etapas. Para realizar este processamento, são dependidos recursos, recursos estes que são limitados e devem ser distribuídos corretamente.

Utilizando a análise estatística, especificamente a análise estatística com base na teoria das filas, é feita a otimização da distribuição dos esforços limitados entre as etapas de um ou mais projetos de modo que os objetivos de um ou mais projetos possam ser atingidos com eficiência. Deve ser ressaltado que métodos e variantes do revelado neste pedido que seriam decorrentes de maneira evidente para um técnico no assunto estão dentro do escopo de proteção da presente invenção.

DEFINIÇÕES

Uma “etapa de trabalho” é definida como uma combinação de uma fila de pacotes de trabalho que possui um serviço de processamento.

Um “pacote de trabalho” é entendido como um conjunto de atividades a serem executadas.

O significado do termo “processamento” é entendido como sendo o esforço necessário para executar pacotes de trabalho.

Um “projeto” é definido como uma seqüência de etapas de trabalho, etapas estas que podem ser combinadas de diversas formas, em série e/ou paralelo dentre outras, formando projetos maiores e mais complexos.

Um “cenário” é definido como uma seleção específica de projetos e etapas de projetos que se relacionam e um conjunto específico de parâmetros.

Um “grupo de trabalho” é definido como um ou um conjunto de indivíduos de um projeto que realizam atividades de mesma natureza, de modo que seja possível definir os projetos, incluindo as possíveis interações entre os eventuais projetos e etapas de trabalho, em que parte do fluxo de trabalho de um projeto é encaminhada a outro.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

A Figura 1 representa uma etapa de trabalho de um projeto, em que existe uma fila de pacotes de trabalho a serem processados com n posições e na posição zero um serviço processando os pacotes de trabalho da fila da etapa do projeto.

A Figura 2 representa a chegada de um novo pacote de trabalho à etapa de trabalho, pacote este que entra na última posição da fila.

A Figura 3 representa o fim do processamento de um pacote de trabalho na posição zero por parte do serviço da etapa de trabalho e o conseqüente movimento de todos os pacotes de trabalho para uma posição mais adiantada.

A Figura 4 representa um projeto realizado em uma única etapa.

A Figura 5 representa um projeto realizado em duas etapas.

A Figura 6 representa um projeto realizado em duas etapas, em que uma percentagem do fluxo de entrada de pacotes de trabalho do projeto é concluída após a primeira etapa do projeto.

A Figura 7 representa um projeto realizado em P etapas, em que percentagens dos fluxos de entrada de pacotes de trabalho do projeto são concluídas após cada etapa do projeto.

A Figura 8 representa dois projetos independentes realizados em diversas etapas, em que percentagens dos fluxos de entrada de pacotes de trabalho do projeto são concluídas após cada etapa de cada projeto.

A Figura 9 representa dois projetos dependentes realizados em diversas etapas, em que percentagens dos fluxos de entrada de pacotes de trabalho do projeto são concluídas após cada etapa de cada projeto.

A Figura 10 representa o processamento da fase de levantamento de dados e avaliação de desempenho.

A Figura 11 representa a fase de estabelecimento de metas.

A Figura 12 representa a fase de estabelecimento de metas considerando a seleção e fixação de tempo médio de processamento de um pacote de trabalho ou a quantidade média de pacotes de trabalho para etapas específicas do projeto.

A Figura 13 representa a fase de estabelecimento de metas considerando a ampliação da capacidade total de processamento de pacotes de trabalho.

A Figura 14 representa a fase de estabelecimento de metas considerando um espectro de taxas de envio de novos pacotes de trabalho para cada projeto j.

A Figura 15 representa a fase de estabelecimento de metas considerando um espectro de percentuais de retirada de fluxo após cada etapa de trabalho i de cada projeto

j-

A Figura 16 representa a fase de estabelecimento de metas considerando um espectro de número de etapas de trabalho de cada projeto j.

A Figura 17 representa a integração entre as fases do processo.

A Figura 18 representa um projeto relativo aos trâmites administrativos de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 19 representa um projeto relativo aos trâmites técnicos de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 20 representa um projeto relativo aos trâmites administrativos seguidos dos trâmites técnicos de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 21 representa um projeto relativo aos trâmites de primeira instância de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 22 representa dois projetos dependentes relativos aos trâmites de primeira e segunda instâncias de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 23 representa dois projetos independentes relativos aos trâmites de primeira e segunda instâncias de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 24 representa três projetos dependentes relativos aos trâmites de primeira e segunda instâncias e ação judicial de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 25 representa três projetos dependentes relativos aos trâmites de primeira e segunda instâncias e ação judicial de um escritório de patentes, em que parte do fluxo de saída do projeto de primeira instância é encaminhada para o projeto de ação judicial e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 26 representa três projetos independentes relativos aos trâmites de primeira e segunda instâncias e ação judicial de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 27 representa três projetos dependentes relativos aos trâmites de recebimento de um pedido de patente por um escritório receptor de PCT, de realização de relatório internacional de busca e de realização de relatório internacional de exame preliminar de uma autoridade de busca e exame internacional e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 28 representa três projetos independentes relativos aos trâmites de recebimento de um pedido de patente por um escritório receptor de PCT, de realização de relatório internacional de busca e de realização de relatório internacional de exame preliminar de uma autoridade de busca e exame internacional e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 29 representa as possíveis interações entre diferentes autoridades de busca e exame internacional de pedidos PCT projetos dependentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 30 representa projetos independentes representando diferentes autoridades de busca e exame internacional de pedidos PCT projetos e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 31 representa as possíveis fontes de depósitos de pedidos de patentes em um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 32 representa os possíveis destinos de patentes e pedidos de patentes a partir de um escritório de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 33 representa as possíveis fontes de depósitos de pedidos de patentes em uma autoridade internacional de busca e exame de pedidos PCT e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 34 representa os possíveis destinos de patentes e pedidos de patentes a partir de uma autoridade internacional de busca e exame de pedidos PCT e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 35 representa o projeto genérico de processamento de pedidos de patente por um examinador de patentes e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

A Figura 36 representa o projeto de processamento de pedidos de patente por um 5 examinador de patentes sendo executado em até 3 etapas por parte do examinador e as devidas respostas dos depositantes ou clientes externos ao escritório de patentes.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A invenção propõe um sistema e processo de análise e otimização da distribuição 10 de recursos para a realização de etapas seqüenciais e/ou em série, de forma que o tempo total de conclusão de um pacote de trabalho específico seja o menor possível e a quantidade de trabalho acumulada a ser feita seja a menor possível sem que a quantidade de recursos disponíveis para a realização destas etapas seja necessariamente aumentada.