Disposição construtiva introduzida em porta-moeda com conjunto de alvéolos escalonados

  • Número do pedido da patente:
  • MU 8901377-8 U2
  • Data do depósito:
  • 29/07/2009
  • Data da publicação:
  • 22/05/2012
Inventores:
  • Classificação:
  • G07D 9/00
    Contagem de moedas; Manipula??o de moedas n?o abrangida pelos demais grupos desta subclasse;
    ;
    G07D 3/04
    Aparelhos que separam um volume misto de moedas nas respectivas denominações; Seleção por meio de orifícios calibrados; dispostos em um trilho inclinado ;
    ;

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA-MOEDA COM CONJUNTO DE ALVÉOLOS ESCALONADOS, mais precisamente trata-se de um porta-moeda (1), notadamente desenvolvido para facilitar a manipulação e a indicação visual da quantidade de moedas acondicionadas e, consequentemente, contagem imediata do valor total contido na embalagem; dita porta-moeda (1) apresenta-se no formato de um receptáculo (2), alongado no sentido longitudinal e de formato preferencialmente cilíndrico,sendo configurado por um compartimento principal (2a) de seção semicircular de cujas bordas laterais longitudinais (2b) se desenvolvem abas laterais (2c), onde são praticados vincos longitudinais (V) conformando lingúetas de fechamento (2d); na superfície plana de cada aba lateral (2c) se desenvolvem duplas deformações alongadas (2e) de formato retangular conformando degraus estruturais (2f) e área longitudinal (AL) para a aplicação de adesivos (1) ou impressões gráficas de publicidade; cada lingúeta defechamento (2d) contempla porção abaulada (2g) onde são previstas múltiplas deformações oblongas (2h) de forma a configurar travas do tipo macho e fêmea conformando o meio de fechamento duplo (MD); ao longo do compartimento principal (2) é distribuída uma pluralidade de alvéolos escalonados (3), eqúidistantes entre si, conformado múltiplos degraus (3a) ligeiramente angulares (a), degraus estes que são praticados no setor de parede semicircular (2i) do referido compartimento principal (2).

Página de 1

Documento

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA-MOEDA COM CONJUNTO DE ALVÉOLOS ESCALONADOS".

CAMPO TÉCNICO

Trata o presente modelo de utilidade de uma nova disposição construtiva introduzida em porta-moeda com conjunto de alvéolos escalonados, notadamente desenvolvido para facilitar a manipulação e a indicação visual da quantidade de moedas acondicionadas e, consequentemente, contagem imediata do valor total contido na embalagem, além de apresentar meio de fechamento duplo que permite a abertura da embalagem com um único movimento, proporcionando agilidade na manipulação das moedas. FUNDAMENTOS DA TÉCNICA

De uma forma geral, estabelecimentos comerciais, tais como, supermercados, farmácias, lotéricas, padarias, lojas de conveniência, empresas de transporte, entre outras recebem moedas como forma de pagamento pelas mercadorias e/ou serviços prestados.

Entretanto, a dificuldade de armazenamento das moedas, principalmente, moedas de valor reduzido proporcionam grandes prejuízos para os estabelecimentos comerciais, pois a desorganização no acondicionamento das mesmas impossibilita uma contagem de real dos valores arrecadados permitindo, até mesmo, desvio do rendimento.

Para tanto, atualmente existe no mercado inúmeros modelos de porta-moedas, os quais são muito utilizados por estabelecimentos comerciais para o armazenamento e organização de moedas de qualquer valor. Um destes convencionais modelos é configurado por um receptáculo de formato retangular onde são previstas múltiplas cavidades, todas de seção circular, para o acondicionamento de múltiplas moedas, sendo que sobrepondo pelo menos parte das referidas cavidades é previsto uma aba protetora que retêm as moedas acondicionadas.

O principal inconveniente do referido modelo de porta-moeda reside no fato da sobreposição das moedas nas cavidades impossibilitarem a visualização imediata da quantidade armazenada.

Outro convencional modelo de porta-moeda consiste numa caixa organizadora cuja porção interna apresenta múltiplas colunas paralelas entre si, sendo que ditas colunas apresentam múltiplos rebaixos desalinhados entre si para o acondicionamento de moedas em geral, sendo que ladeando referidos rebaixos são previstos impressos de graduação.

O principal inconveniente do referido porta-moeda reside no fato de o objeto em si apresentar-se com volume avantajado, impossibilitando o manejo prático e rápido das moedas acondicionadas, além de não contemplar tampa de proteção, permitindo que, durante uma movimentação súbita da caixa organizadora, as moedas se desloquem dos rebaixos, desorganizando a contagem exata das mesmas.

Em pesquisas realizadas em banco de dados especializado foi encontrado um documento de n°. PI 9403390-0 que trata de um porta-moeda o qual é conformado por lacunas que correspondem a determinado tipo de moeda de acordo com o seu valor, sendo que na porção interna das referidas lacunas é previsto um sistema de molas que permite o travamento das mesmas no local definitivo; dito porta-moeda apresenta, ainda, uma alça disposta na porção posterior e uma saliência para permitir a colocação de fita visando a segurança no seu transporte, além de apresentar visores na parte frontal que permite a contagem de valores dentro do porta-moeda.

A pesquisa revelou outros documentos estrangeiros, particularmente norte americanos, sendo um deles de n°. US 4290523 que trata de um suporte de moeda configurado por um corpo alongado, oco e cilíndrico conformado em duas partes, sendo que cada parte apresenta secção transversal semicircular; ditas partes semicirculares são conectadas por uma dobradiça longitudinal disposta ao longo de uma das bordas adjacentes de cada parcela do metade-corpo; uma das parcelas do corpo alongado apresenta uma pluralidade de aberturas geométricas as quais são praticadas longitudinalmente de modo que cada moeda retida no suporte seja visível e possa ser contada; a outra parcela do corpo alongado apresenta uma parede cuja face externa contemplam de impressões gráficas.

O inconveniente do referido suporte para moedas reside no fato do compartimento não apresentar divisórias internas impossibilitando a organização adequada das moedas acondicionadas.

Outro documento norte americano de n°. US 4183432 trata de um suporte confeccionado em material transparente que compreende dois receptáculos interconectados ao longo de uma borda comum e cada receptáculo apresenta seção substancialmente semicircular; a partir da borda periférica de uma das paredes semicirculares se desenvolve uma aba de fechamento onde são previstos múltiplos orifícios dispostos de forma paralela, enquanto que a porção central da face externa da parede semicircular oposta a referida aba    são previstos    múltiplos ressaltos circulares correspondentes aos referidos orifícios permitindo o fechamento do suporte.

O inconveniente do referido documento reside no fato da aba de fechamento não apresentar facilidade durante a abertura, ou seja, para o destacamento dos ressaltos dos respectivos orifícios é necessária a utilização das duas mãos dificultando o manejo das moedas acondicionadas.

Outro documento encontrado de n°.U.S. 6,851,551 trata de um receptáculo alongado no sentido longitudinal e seção trapezoidal cuja superfície interna apresenta múltiplos frisos separadores conformando múltiplos compartimentos; a partir de cada borda lateral do referido receptáculo se desenvolvem abas de fechamento onde são previstos múltiplas deformações oblongas as quais se encaixam entre si permitindo o travamento do receptáculo.

O inconveniente do referido receptáculo reside no fato da seção trapezoidal impossibilitar o assentamento adequado das moedas, além dos frisos separadores não apresentarem dimensão adequada para a conformação de blocos de moedas.

BREVE DESCRIÇÃO DO OBJETO

Analisando o estado da técnica e visando proporcionar melhorias ao mercado consumidor, o requerente desenvolveu uma nova disposição construtiva em porta-moeda com conjunto de alvéolos escalonados notadamente desenvolvido para facilitar a manipulação e a indicação visual da quantidade de moedas acondicionadas e, consequentemente, contagem imediata do valor total contido na embalagem.

Dito porta-moeda é preferencialmente confeccionado em polímero termoplástico reciclável e transparente conformado em peça única laminar o qual é configurado por um receptáculo alongado no sentido longitudinal de formato cilíndrico sendo conformado por um compartimento principal de seção semicircular, sendo que a partir das bordas laterais longitudinais do referido compartimento principal se desenvolvem abas articuláveis de fechamento.

Dito compartimento principal apresenta o conjunto de alvéolos escalonados que, por sua vez, é conformado por múltiplas deformações angulares as quais são praticadas na base do referido compartimento principal de forma a permitir a montagem de blocos de moedas desalinhados entre si para a contagem automática das moedas acondicionadas.

Cada aba lateral articulável de fechamento contempla múltiplas deformações oblongas de forma a configurar travas do tipo macho e fêmea conformando o meio de fechamento duplo, além de apresentar uma área longitudinal dotada de deformação alongada para a aplicação de adesivos ou impressões gráficas de publicidade.

Dita deformação alongada configura, também, um reforço estrutural contra o impacto em caso de queda do porta-moeda permitindo a proteção integral das moedas acondicionadas.

Outra vantagem do porta-moeda ora inovado consiste no meio de fechamento permitir a abertura rápida e pratica, ou seja, o usuário pode manipular o porta-moeda com uma única mão facilitando a transação comercial.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do modelo de utilidade e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:

a figura 1 representa uma vista em perspectiva superior do porta-moedas ilustrando as abas laterais em posição aberta;

a figura 2 revela uma vista em perspectiva inferior do porta-moedas ilustrando as abas laterais em posição aberta;

a figura 3 mostra uma vista em perspectiva e meio corte do porta-moedas em posição fechada ilustrando a disposições dos blocos de moedas;

a figura 4 ilustra um corte transversal do

porta-moedas; e

a figura 5 revela uma vista em corte longitudinal do porta-moedas.

DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO

Com referências aos desenhos ilustrados, o presente modelo de Utilidade se refere a uma nova "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA-MOEDA COM CONJUNTO DE ALVÉOLOS ESCALONADOS", mais precisamente trata-se de um porta-moeda (1), notadamente desenvolvido para facilitar a manipulação e a indicação visual da quantidade de moedas acondicionadas e, consequentemente, contagem imediata do valor total contido na embalagem.

Segundo o presente modelo de utilidade compreende um porta-moeda (1), preferencialmente confeccionado em polímero transparente, passível de ser reciclável, obtido em peça única a partir de uma lâmina termoformada, a qual apresenta-se no formato de um receptáculo (2), alongado no sentido longitudinal e de formato preferencialmente cilíndrico, sendo configurado por um compartimento principal (2a) de seção semicircular de cujas bordas laterais longitudinais (2b) se desenvolvem abas laterais (2c), onde são praticados vincos longitudinais (V) conformando lingüetas de fechamento (2d).

Na superfície plana de cada aba lateral (2c) se desenvolvem duplas deformações alongadas (2e) de formato retangular conformando degraus estruturais (2f) e área longitudinal (AL) para a aplicação de adesivos (I), impressões gráficas de publicidade ou aplicação de relevo de caracteres da linguagem em braile.

Cada lingüeta de fechamento (2d) contempla porção abaulada (2g) onde são previstas múltiplas deformações oblongas (2h) de forma a configurar travas do tipo macho e fêmea conformando o meio de fechamento duplo (MD).

Ao longo do compartimento principal (2) é distribuída uma pluralidade de alvéolos escalonados (3), eqüidistantes entre si, conformado múltiplos degraus (3a) ligeiramente angulares (a), degraus estes que são praticados no setor de parede semicircular (2i) do referido compartimento principal (2). A angulação (a) permite a montagem e o assentamento de blocos (B) de moedas (M), cuja organização de forma escalonada permite a imediata visualização para uma contagem automática das moedas acondicionadas.

Enquanto se descreve a realização preferida do presente modelo de utilidade, quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro do escopo de modelo de utilidade, enquadrando-se perfeitamente nos critérios que o definem, ou seja, a combinação e modificação de elementos já conhecidos em nova forma ou disposição, resultando em melhoria

funcional no seu uso ou em sua fabricação.

REIVINDICAÇÕES

Ia) "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA-MOEDA COM CONJUNTO DE ALVÉOLOS ESCALONADOS", mais precisamente trata-se de um porta-moeda (1), notadamente desenvolvido para facilitar a manipulação e a indicação visual da quantidade de moedas acondicionadas e, consequentemente, contagem imediata do valor total contido na embalagem; caracterizado pelo fato do porta-moeda (1) apresentar-se no formato de um receptáculo (2), alongado no sentido longitudinal e de formato preferencialmente cilíndrico, sendo configurado por um compartimento principal (2a) de seção semicircular de cujas bordas laterais longitudinais (2b) se desenvolvem abas laterais (2c), onde são praticados vincos longitudinais (V) conformando lingüetas de fechamento (2d); na superfície plana de cada aba lateral (2c) se desenvolvem duplas deformações alongadas (2e) de formato retangular conformando degraus estruturais (2f) e área longitudinal (AL) para a aplicação de adesivos (I), impressões gráficas de publicidade ou aplicação de relevos de caracteres da linguagem em braile; cada lingüeta de fechamento (2d) contempla porção abaulada (2g) onde são previstas múltiplas deformações oblongas (2h) de forma a configurar travas do tipo macho e fêmea conformando o meio de fechamento duplo (MD); ao longo do compartimento principal (2) é distribuída uma pluralidade de alvéolos escalonados (3), eqüidistantes entre si, conformado múltiplos degraus (3a) ligeiramente angulares (a), degraus estes que são praticados no setor de parede semicircular (2i) do referido compartimento principal (2).

2a) "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA-MOEDA COM CONJUNTO DE ALVÉOLOS ESCALONADOS", de

acordo com a reivindicação anterior; caracterizado pelo fato do porta-moeda (1) ser confeccionado em polímero transparente.

FIG.3


MD *

FIG.4


F\G.5


RESUMO

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA-MOEDA COM CONJUNTO DE ALVÉOLOS ESCALONADOS", mais precisamente trata-se de um porta-moeda (1), notadamente desenvolvido para facilitar a manipulação e a indicação visual da quantidade de moedas acondicionadas e, consequentemente, contagem imediata do valor total contido na embalagem; dita porta-moeda (1) apresenta-se no formato de um receptáculo (2), alongado no sentido longitudinal e de formato preferencialmente cilíndrico, sendo configurado por um compartimento principal (2a) de seção semicircular de cujas bordas laterais longitudinais (2b) se desenvolvem abas laterais (2c), onde são praticados vincos longitudinais (V) conformando lingüetas de fechamento (2d); na superfície plana de cada aba lateral (2c) se desenvolvem duplas deformações alongadas (2e) de formato retangular conformando degraus estruturais (2f) e área longitudinal (AL) para a aplicação de adesivos (I) ou impressões gráficas de publicidade; cada lingüeta de fechamento (2d) contempla porção abaulada (2g) onde são previstas múltiplas deformações oblongas (2h) de forma a configurar travas do tipo macho e fêmea conformando o meio de fechamento duplo (MD); ao longo do compartimento principal (2) é distribuída uma pluralidade de alvéolos escalonados (3), eqüidistantes entre si, conformado múltiplos degraus (3a) ligeiramente angulares (a), degraus estes que são praticados no setor de parede semicircular (2i) do referido compartimento principal (2).