Dispositivo de auxílio à manipulação de embalagens com tampas de anel puxador e tampas de roscas

  • Número do pedido da patente:
  • MU 8901626-2 U2
  • Data do depósito:
  • 30/01/2009
  • Data da publicação:
  • 05/07/2011
Inventores:
  • Classificação:
  • B67B 7/18
    Dispositivos de opera??o manual ou mec?nica para abrir recipientes fechados; / para remover chapinhas roscadas;
    ;
    B67B 7/40
    Dispositivos de opera??o manual ou mec?nica para abrir recipientes fechados; / Dispositivos para agarrar tiras, tiras ou linguetas para abrir por rasgamento, p. ex. chaves com fenda para abrir latas de sardinhas;
    ;

DISPOSITIVO DE AUXILIO À MANIPULAÇÃO DE EMBALAGENS COM TAMPAS DE ANEL PUXADOR E TAMPAS DE ROSCAS, objeto do presente pedido de Modelo de Utilidade, tem por objetivo descrever um dispositivo destinado a auxiliar pessoas que possuam limitações para manipular (abrir ou fechar) recipiente com sistema de abertura por meio de tampas e anéis puxadores, sejam estes totalmente ou parcialmente removíveis, destacáveis ou não. Assim como aqueles que apresentarem sistema de abertura e/ou fechamento por meio de tampas rosqueáveis com ou sem a presença de lacre.

Página de 1

Documento

MU8901626-2

“DISPOSITIVO DE AUXÍLIO À MANIPULAÇÃO DE EMBALAGENS COM TAMPAS DE ANEL PUXADOR E TAMPAS DE ROSCAS”

O presente pedido de Modelo de Utilidade tem por objetivo descrever um dispositivo destinado a auxiliar pessoas que possuam limitações para manipular (abrir ou fechar) recipiente com sistema de abertura por meio de tampas e anéis puxadores, sejam estes totalmente ou parcialmente removíveis, destacáveis ou não. Assim como aqueles que apresentarem sistema de abertura e/ou fechamento por meio de tampas rosqueáveis com ou sem a presença de lacre. As limitações que justificam o uso desse item são tais como: fraqueza, deformidades nas mãos, dor, rigidez articular e perda de amplitude de movimento dos quais são sintomas provenientes da Artrite Reumatóide.

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença freqüente, acometendo cerca de 1% da população mundial. Possui também a característica de ser uma doença sistêmica, de cursos progressivos, cuja principal manifestação é a inflamação articular na qual acomete, tipicamente, as articulações das mãos, de forma bilateral. Sua evolução comumente leva a deformidades nas mãos, dor crônica e fadiga. A incerteza sobre o curso da doença e as limitações funcionais que são provocadas com seu desenvolvimento acarreta, muito freqüentemente, dificuldades afetivas, comportamentais e sociais e, conseqüentemente, compromete a execução de muitas atividades do dia a dia do indivíduo. A inflamação das articulações das mãos pode causar deformidades graves de tal forma que o paciente toma-se muito limitado ou incapaz de realizar suas atividades de vida diária (auto cuidado, trabalho e lazer) que demandam movimentos e habilidades manuais para sua execução como, por exemplo, abrir/fechar garrafas com tampa de rosca e abrir latas de refrigerante ou suco.

O modelo de utilidade brasileiro MU8403483, intitulado “Abridor de tampa de galão de água mineral” descreve um abridor específico para tampas utilizadas na vedação de galões de água. O abridor mencionado é capaz de abrir o lacre assim como sacar a tampa de um galão contando com uma alavanca na qual possui extremidade em forma de anzol antecedida por um suporte de apoio que deve ser posicionado sobre a superfície da tampa a ser sacada.

O documento PI9604450 intitulado "Abridor de latas de alumínio, latas com tamo aba-fácl e garrafas com tampa rosqueável”, compreende um corpo tubular, no qual uma das extremidades é achatada permitindo fácil engate em presilhas de tampas do tipo anel puxador presentes em latas de alumínio e tampas do tipo abre fácil promovendo a abertura das mesmas por ação de içamento. Na outra extremidade, há uma concavidade com ranhuras em forma de tampas rosqueáveis de garrafas LONG NECK promovendo a abertura através de rotação no sentido oposto do fechamento da tampa.

O documento EPI087904, intitulado “Multi-purpose opener” reivindica um abridor designado para múltiplas funções (multi-purpose) no qual pode ser utilizado para tampas rosqueáveis e tampas do tipo anel puxador. O abridor em questão utiliza técnicas para abertura distintas das citadas na invenção proposta, não trazendo nenhum tipo de melhoria para o caso no qual o usuário apresenta limitação física manual.

O documento US2005252343, intitulado “Arthritis sufferers multi purpose beverage Container opener/sealer with printable surface ” descreve um abridor para vários propósitos que conta com uma região central alongada e plana ergonometricamente adequada para se encaixar completamente na palma da mão de forma a aumentar a força tanto se o movimento for executado na horizontal ou na vertical.

Já são conhecidos alguns tipos de abridores que agregam múltiplas funções para abertura de diversos tipos de tampas, porém o dispositivo proposto apresenta a solução para usuários específicos que apresentam limitações no manuseio de tais instrumentos. Os dispositivos encontrados, na grande maioria dos casos, não são adequados para os portadores de AR para abertura de tampas do tipo rosca (MU8403483), tampas do tipo anéis puxador (PI9604450), mais de um tipo de tampas com dimensão e espessura reduzidas (EPI087904) e por serem menos eficientes (US2005252343).

O modelo de utilidade, aqui descrito, resolve esses problemas com um dispositivo simples e portátil, leve, de tamanho reduzido e de fácil manuseio, podendo ser construído com vários materiais tais como plástico, madeira, metal, etc.

Com o dispositivo, os indivíduos acometidos por AR conseguem abrir latas de refrigerante ou suco, bem como outras embalagens do mesmo sistema como latas de sardinha/atum, milho verde, ervilha, etc. Poderão abrir/fechar embalagens com tampa de rosca de vários tamanhos tais como garrafas pet, remédios, achocolatados, maionese, etc, de forma fácil, sem necessidade de pedir ajuda a terceiros e sem prejudicar as articulações das mãos, que já se encontram bem comprometidas. Portadores de deformidades nas mãos como, por exemplo, seqüelas de queimadura graves e amputações que também levem a limitações funcionais, poderão ser beneficiados com este dispositivo. O dispositivo pode também ser utilizado por qualquer pessoa que por qualquer razão, temporária ou não, deseje utilizá-lo, potencializando sua capacidade de abertura e ou fechamento das embalagens do tipo indicado acima.

A invenção proposta se destina a auxiliar a manipulação na ação de abrir e/ou fechar embalagens com os seguintes tipos de tampas:

-    Tampas contendo sistema de abertura através de anéis puxadores, sejam estas tampas totalmente ou parcialmente removíveis, sejam os anéis puxadores destas tampas destacáveis ou não.

-    Tampas com sistema de abertura e ou fechamento através de sistemas por roscas com ou sem a presença de lacre.

As figuras abaixo relacionadas ilustram, de forma não limitativa, o Dispositivo de auxílio à manipulação de embalagens, objeto do presente modelo de utilidade, sendo:

A figura 1 mostra o dispositivo de auxílio à manipulação de embalagens.

A figura 2 mostra o sistema de abertura através de anéis puxadores.

A figura 3 mostra o sistema de abertura e fechamento das tampas por

roscas.

O dispositivo é melhor compreendido pela figura 1, consistindo em uma parte central (1) com forma, dimensão e textura que facilitam a empunhadura; um sistema de abertura através de anéis puxadores localizado em uma extremidade constituída de uma barra de apoio (2) e uma haste de movimentação do anel puxador (3); um sistema de abertura e fechamento das tampas por rosca localizado na extremidade oposta, constituído de uma haste retrátil do tipo dente-serra (4), que ao ser posicionado para fora do corpo do dispositivo (5) possibilita o encaixe e travamento de tampa de rosca.

O sistema de abertura através de anéis puxadores ilustrado na figura 2, é constituído de uma barra de apoio (2) e uma haste de movimentação do anel puxador (3) que deve ser introduzida no anel puxador do recipiente que se deseja abrir procurando-se colocar a ponta da barra de apoio (2) na borda da embalagem para que se estabeleça 5 então um sistema de alavancas onde o usuário, através da região central, consegue obter uma vantagem mecânica com a redução da força necessária para promover o movimento desejado.

O sistema de abertura e fechamento das tampas por roscas ilustrado na figura 3, conta com uma haste retrátil do tipo dente-serra (4) que possibilita, com o 10 posicionamento correto do dispositivo (haste retrátil à esquerda ou à direita da tampa) e o giro na direção correta, o encaixe e travamento da tampa de rosca. É possível abrir, com a possibilidade de rompimento de lacre ou fechar a embalagem, mantendo a sua estanqueidade se for o caso. A tampa rosqueável ficará compreendida entre (4) e (5), e assim, mais uma vez, estabelece-se um sistema de alavancas onde o usuário, através da 15 região central, consegue obter uma vantagem mecânica com a redução da força necessária para promover o movimento desejado.

REIVINDICAÇÕES

“DISPOSITIVO DE AUXÍLIO À MANIPULAÇÃO DE EMBALAGENS”,

caracterizado por consistir em uma parte central (1) com forma, dimensão e textura que facilitam a empunhadura; um sistema de abertura através de anéis puxadores localizado em uma extremidade constituída de uma barra de apoio (2) e uma haste de movimentação do anel puxador (3); um sistema de abertura e fechamento de tampas por rosca localizado na extremidade oposta, constituído de uma haste retrátil do tipo dente-serra (4), que ao ser posicionado para fora do corpo do dispositivo (5) possibilita o encaixe e travamento de tampa de rosca.

1/2


FIGURAS



Figura 3

RESUMO

“DISPOSITIVO DE AUXÍLIO À MANIPULAÇÃO DE EMBALAGENS COM TAMPAS DE ANEL PUXADOR E TAMPAS DE ROSCAS”, objeto do presente pedido de Modelo de Utilidade, tem por objetivo descrever um dispositivo destinado a auxiliar pessoas que possuam limitações para manipular (abrir ou fechar) recipiente com sistema de abertura por meio de tampas e anéis puxadores, sejam estes totalmente ou parcialmente removíveis, destacáveis ou não. Assim como aqueles que apresentarem sistema de abertura e/ou fechamento por meio de tampas rosqueáveis com ou sem a presença de lacre.