Arranjo para acoplamento dos passadores de um compressor hermético à tubulação de um sistema de refrigeração

  • Número do pedido da patente:
  • PI 9903691-6 A2
  • Data do depósito:
  • 20/08/1999
  • Data da publicação:
  • 08/05/2001
Inventores:
  • Classificação:
  • F25B 31/00
    Disposi??es dos compressores;
    ;

"ARRANJO PARA ACOPLAMENTO DOS PASSADORES DE UM COMPRESSOR HERMÉTICO À TUBULAÇÃO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO", cada passador (12) compreendendo uma extensão tubular, provida de uma projeção anelar interna (13), no interior da qual é folgada e telescopicamente introduzida e fixada uma porção extrema (21) da tubulação (20), sendo que cada projeção anelar interna (13) apresenta um diâmetro interno inferior ao diâmetro externo da porção extrema (21) da tubulação (20), definindo um batente para assentamento dessa última.

Página de 1

Documento

"ARRANJO PARA ACOPLAMENTO DOS PASSADORES DE UM COMPRESSOR HERMÉTICO À TUBULAÇÃO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO".

Campo da Invenção

Refere-se a presente invenção a uma solução construtiva 5 aplicada aos passadores de sucção e de descarga de um compressor hermético do tipo utilizado em sistemas de refrigeração de pequeno porte.

Histórico da Invenção

Compressores herméticos consistem, geralmente, de um 10 conjunto motor-compressor montado no interior de uma carcaça hermeticamente selada.

Estes compressores são geralmente dotados de bocais providos em sua carcaça e que permitem a comunicação entre o interior do compressor e o meio ambiente externo. Nestas 15 construções, em um dos bocais é provido um passador de spcção, enquanto que em um outro bocal é provido um passador de descarga, cada um de ditos passadores sendo projetante para fora da carcaça do compressor, para ser hermeticamente acoplado a uma porção extrema de uma 20 tubulação, por exemplo, de um circuito de refrigeração do qual o compressor é parte integrante.

Para fixar cada porção extrema da tubulação a um respectivo passador do compressor, cada dita porção extrema deve ser dimensionada de modo a ser folgada e telescopicamente 25 encaixada no interior do respectivo passador, para então ser a este fixado. A fixação ocorre, geralmente, por aplicação de solda entre as paredes interna do passador e externa da tubulação.

A tubulação dos pequenos sistemas de refrigeração 30 geralmente não apresenta um padrão dimensional constante, conduzindo a respectivas porções extremas com diâmetro variando em relação a um valor nominal de projeto em relação ao qual são dimensionados os passadores.

Dependendo do grau de variação diametral da porção extrema 35 da tubulação, seu acoplamento telescópico no interior do passador pode ser tão justo que inviabilize o próprio encaixe ou a aplicação da solda de fixação e vedação, ou

tão folgada que conduza ao escoamento da solda para o interior do passador, ultrapassando a borda da porção extrema da tubulação. Esse excesso de solda pode alcançar um valor suficiente para provocar o estrangulamento do fluxo de gás através do passador.

Sumário da Invenção

Assim é um objetivo da presente invenção apresentar um arranjo para acoplamento dos passadores de um compressor hermético à tubulação de um sistema de refrigeração, que garanta um encaixe telescópico folgado no interior dos passadores, de porções extremas da referida tubulação, apresentando diâmetro externo variando dentro de certos limites, em relação a um valor nominal de projeto, sem permitir que haja um escoamento da solda para o interior dos passadores, independentemente da folga existente no referido encaixe telescópico.

Esse e outros objetivos são alcançados a partir de um arranjo para acoplamento dos passadores de um compressor hermético à tubulação de um sistema de refrigeração, cada passador compreendendo uma extensão tubular projetante para fora de uma carcaça do compressor hermético e no interior da qual é folgada e telescopicamente introduzida e fixada uma porção extrema da tubulação, sendo que a extensão tubular de cada passador incorpora uma projeção anelar interna apresentando um diâmetro interno inferior ao diâmetro externo da porção extrema da tubulação, definindo um batente para assentamento dessa última.

Breve Descricão dos Desenhos

A seguir a invenção será descrita com base no único desenho em anexo, onde a figura 1 representa, esquemática e parcialmente, uma vista em corte longitudinal da região de acoplamento de um dos passadores do compressor hermético, construído de acordo com a presente invenção, estando montado a este passador, o extremo da tubulação de um sistema de refrigeração.

Descricão da Configuração Ilustrada

A presente invenção será descrita para um compressor do tipo utilizado em sistemas de refrigeração, por exemplo, de pequeno porte, dito compressor hermético apresentando uma carcaça 10 tendo passadores 12, dos quais apenas um é apenas ilustrado, cada passador 12 compreendendo uma extensão tubular projetante para fora de da carcaça 10 e no interior da qual é telescopicamente introduzida e fixada porção extrema de uma tubulação 20 de um sistema de refrigeração.

De acordo com a presente invenção, cada passador 12 incorpora, em uma porção de sua extensão tubular, uma projeção anelar interna 13 apresentando um diâmetro interno inferior ao diâmetro externo da porção extrema 21 da tubulação 20 e que define um batente para esta última. O acoplamento da porção extrema 21 da tubulação 20 ao passador 12 define, entre a parede interna deste e a parede externa da porção extrema 21 da tubulação 20, um canal anelar 30 internamente fechado pela projeção anelar interna 13, e onde será depositada a solda para fixação de das partes de porção extrema 21 da tubulação 20 e de passador 12 .

A projeção anelar interna 13 é obtida, por exemplo, por deformação radial e circunferencial da parede da extensão tubular do passador 12. Com a construção da presente invenção é possível se obter a montagem telescópica ao passador, de tubulações com diferentes diâmetros, limitando a penetração da solda pelo interior do passador 12.

1


REIVINDICAÇÕES

1-    Arranjo para acoplamento dos passadores de um compressor hermético à tubulação de um sistema de refrigeração, cada passador (12) compreendendo uma extensão tubular projetante

5 para fora de uma carcaça (10) do compressor hermético e no interior da qual é folgada e telescopicamente introduzida e fixada uma porção extrema (21) da tubulação (20), caracterizado pelo fato de dita extensão tubular de cada passador (12) incorpor

10 ar uma projeção anelar interna (13) apresentando um diâmetro interno inferior ao diâmetro externo da porção extrema (21) da tubulação (20), definindo um batente para assentamento dessa última.

2-    Arranjo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado 15 pelo fato de a projeção anelar interna (13) ser obtida por

deformação radial e circunferencial da parede da extensão tubular do passador (12).

1/1

30



FIG. 1

1


••• t

t r. * • « > -

• • • »


RESUMO

"ARRANJO PARA ACOPLAMENTO DOS PASSADORES DE UM COMPRESSOR HERMÉTICO À TUBULAÇÃO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO", cada passador (12) compreendendo uma extensão tubular, provida 5 de uma projeção anelar interna (13), no interior da qual é folgada e telescopicamente introduzida e fixada uma porção extrema (21) da tubulação (20), sendo que cada projeção anelar interna (13) apresenta um diâmetro interno inferior ao diâmetro externo da porção extrema (21) da tubulação 10    (20), definindo um batente para assentamento dessa última.