Conjunto de aparelhos móveis para atividades esportivas.

  • Número do pedido da patente:
  • MU 7802692-0 U2
  • Data do depósito:
  • 18/03/1998
  • Data da publicação:
  • 30/05/2000
Inventores:
  • Classificação:
  • A63B 63/04
    Alvos ou metas para jogos de bola; / de montagem ajust?vel ou articulada;
    ;

Trata-se de conjunto caracterizado pela união de peças em forma de aparelhos, que facilitam e estimulam as atividades esportivas. Os grupos beneficiados são famílias, escolas, clubes, projetos esportivos e unidades de assistência social. Esta criação, foi desenvolvida para facilitar o transporte e simplificar a montagem de aparelhos esportivos, consequentemente, estimula a prática de atividade física pela população.Este conjunto participa na organização de brincadeiras e jogos de futebol, podendo atuar como subsídio nas aulas de educação física escolar. Particularmente os aparelhos auxiliam a organização de tarefas dirigidas ou livres, tendo boa adaptação a diversos tipos de piso.

Página de 1

Documento

Conjunto de aparelhos móveis para atividades esportivas. Relatório descritivo de patente de modelo de utilidade, do conjunto de aparelhos móveis para prática do futebol. . O conjunto compreende a reunião de aparelhos em uma única embalagem. O invento esta baseado da presente dificuldade de transportar e instalar equipamentos esportivos. Esta 5 criação foi baseada em duas necessidades dirigentes: a primeira esta na produção de materiais esportivos de fácil manipulação por crianças e segundo na necessidade de desenvolver materiais esportivos que estimulem a população a praticar esportes. Podemos considerar que o conjunto de aparelhos leva vantagens no confronto com outros aparelhos esportivos. Neste confronto notamos que os aparelhos usados atualmente apresentam 1° complicados procedimentos de montagem , peso excessivo, dificuldade de transporte e pouco estimulo aos jovens praticantes.

Os usuários ( crianças e/ou adultos ) através dos aparelhos determinam alvos, metas, balizas ou limites básicos no desenvolvimento de brincadeiras e jogos. Os aparelhos esportivos enriquecem atividades de lazer e também ajudam o processo de ensino 15 aprendizagem nas aulas de futebol. Em forma de material didático ou de objetos de lazer, o conjunto é inédito e útil. Por outro lado a matéria prima que compõe os aparelhos é encontrada no mercado. Esta criação proporciona desenvolvimento técnico na matéria prima. Por exemplo, a matéria prima pode ou não; ser revestida por adesivos plásticos em estampas variadas, pode também ser modificada para adaptação e fixação de adereços, 20 como, redes, cordas, elásticos e outros materiais.

A figura A, representa a vista frontal do conjunto de aparelhos, onde; (4 ■ :>olsa ou mochila; (5) bastão rígido; (12) bastão semi- rígido. A bolsa (4) em sua pane externa apresenta três compartimentos (15). Este compartimento através de encaixe elástico por pressão, fixa os bastões (5) e(12) para transporte.

A figura B, representa a vista frontal em corte, da bolsa (4) com seus compartimentos. O compartimento (13) proporciona aos usuários um local para transporte de bola, apitos, revistas, luvas, tênis e outros acessórios necessários para a prática de atividades esportivas. O compartimento (14) fica abaixo do compartimento (13), e este 5 compartimento (14) é o local estabelecido para armazenar as bases (2) e/ou (3).

A figura C, representa a vista lateral da bolsa (4) e seus compartimentos, (13), (14), (15). Assim como também, o bastão (12) e a alça de transporte (17).

A figura D, representa a vista frontal do aparelho básico para uso terrestre. Neste aparelho, (3) é a base de sustentação, (12) é o bastão semi- rígido e (5) é ó bastão rígido. 1° Nesta figura, o aparelho representa uma meta ou gol para a prática do futebol, em solo rígido (19).

A figura E, representa a vista frontal do aparelho para uso aquático. (12) é o bastão semi- rígido, leve e flutuante, (2) é a base de sustentação leve e flutuante, que é fixada ao fundo por um cabo (9) tencionado por peso, onde (18) é o nível de água.

15    A figura F, representa a vista frontal, dos elementos componentes dos aparelhos,

onde (8) é o encaixe superior do bastão (12). (11) é o detalhe do gancho da base (2) para fixação do cabo (9).

Aparelho desportivo caracterizado por bolsa ou mochila (4), constituída de variados tipos de materiais (pano, nylon, borracha...) apresenta compartimentos específicos para 20 armazenar os aparelhos e objetos dos usuários. O compartimento interno (13) permite a colocação de objet-is pessoais do usuário como, calção, tênis, camisas, revistas, livros, bolas, etc.. O compartimento interno (14) permite a colocação das bases de sustentação (2) e (3). O compartimento externo (15) permite a fixação por encaixe elástico dos bastões (5) e (12).

O bastão (12) flexível constituído de material, leve, colorido e flutuante, apresenta em cada extremidade um encaixe (8) diferenciado. Em uma das extremidades, parte superior, um sulco em forma de T determina o local de apoio do bastão rígido leve (5). Na outra extremidade o bastão permanece com as características normais, permitindo assim, união por pressão natural do bastão contra a base (2) e (3). Este procedimento, o encaixe do bastão (12) com as bases (2) ou (3), visa manter o bastão na posição vertical durante a prática de brincadeiras e jogos. O bastão, por ser de material esponjoso, pode também ser perfurado ou recheado com diversos tipos de materiais como alumínio, madeira, etc. adequando aos objetivos dos usuários.

A base leve e flutuante (2) possui uma perfuração central (10) para o encaixe por pressão do bastão (12). A base, pode ser geometricamente, em forma de cone ou em semi circulo, visando manter o bastão (12) em equilíbrio vertical no meio liquido. A parte inferior ou de fundo, apresenta um adereço plástico (11), tipo gancho, colado, para o engate do cabo tencionado (9).

A base semi- rígida (3), é disposta em quadrado ou círculo. Na parte central apresenta uma perfuração (10), que permite manter o bastão (12) na vertical. Apresenta também furos espaçados (1) para melhor fixação da base em solo muito rígido.

O quadrado de material esponjoso (7) compõe o conjunto aumentando o número de possibilidades na construção de atividades. A perfuração interna (16) permite a fixação por encaixe deste aparelho a traves ou balizas. O ouadrado apoiado pelo bastão (12), pode ser utilizado na delimitação de regras ou objetivos de atividades de lazer ou de ensino. O quadrado (7), pode ser estampado com números tomando- o um dado, para efeito de desempate em jornadas esportivas.

É

« «• * • * • »•» « «• « •* « «•

Reivindicação

Conjunto de aparelhos esportivos, caracterizados por constituir-se de bastões (12) encaixados a dois tipos de bases (2) e (3). Estes bastões dispostos paralelamente ou não, formam alvos, metas, ou objetivos de jogos ou brincadeiras. As bases (2) e (3) constituídas 5 de materiais leves e flutuantes tem aberturas centrais que permitem posicionar o bastão de forma vertical. A base (2) tem encaixe em forma de gancho para prender o peso tencionado (9). A base (3) tem furos espaçados (1) para melhor fixação da base em solo rígido, isto é, ela é pregada ao solo. O quadrado é de matéria prima esponjosa e estimula a criatividade dos usuários proporcionando variadas atividades. Este conjunto também é 10 caracterizado pela bolsa (4) que permite fácil armazenamento e transporte das bases (2) e (3), dos bastões (12) e (5), assim como possibilita o usuário de armazenar outros objetos no seu compartimento

9

3/3


• «


* • • # * •    •

•*    t    4 94»    •

♦    •    *    9    •    ♦    .

t •    «    *    ■    4


• •

* # •

•    I

*    «

• •


Figura F

(j^



* 8



« * _ v*«


» •

t

*## *


Resumo

Trata- se de conjunto caracterizado pela união de peças em forma de aparelhos, que facilitam e estimulam as atividades esportivas. Os grupos beneficiados são famílias, escolas, clubes, projetos esportivos e unidades de assistência social Esta criação, foí desenvolvida para facilitar o transporte e simplificar a montagem de aparelhos esportivos, consequentemente, estimula a prática de atividade física pela população. Este conjunto participa na organização de brincadeiras e jogos de futebol, podendo atuar como subsídio nas aulas de educação física escolar. Particularmente os aparelhos auxiliam a organização de tarefas dirigidas ou livres, tendo boa adaptação a diversos tipos de piso.