Tabuada elétrica.

  • Número do pedido da patente:
  • PI 8801124-0 A2
  • Data do depósito:
  • 08/03/1988
  • Data da publicação:
  • 03/10/1989
Inventores:

Página de 1

Documento

Relatório Descritivo da Patente de Invenção ""“TABUADA ELÉTRICA".

Refere-se o presente invento a um jogo de tabua-da elétrica cuja finalidade é o aprendizado da tabua-5    , da de multiplicação do 1 ao 10.

No desenho que acompanha e integra esse relatório a figura única mostra uma vista externa da tabua-da mostrando colunas (l) que compoem a tabuada da mui tipljLòação < do 1* ao 10, colunas de respostas, instru-10 çÕes (3), led (4), pinol (5), pino 2 (6).

A esquerda parte superior Ia coluna esta localizada a tabuada de multiplicação do 1.>A esquerda parte superior 2a coluna esta a tabuada de multiplicação do 2. A esquerda parte superior 3a coluna esta a tabu 15 ada do 3. A esquerda parte superior 4a coluna está a tabuada do 4. A esquerda parte superior está a tabuada do 5 na 5a coluna.

A esquerda parte inferior Ia coluna está localizada a tabuada de multiplicação do 6. A esquerda par-20 te inferior 2a coluna está a tabuada de multiplicação do 7. A esquerda parte inferior 3a coluna está a tabu ada de multiplicação do 8. A esquerda parte inferior 4a coluna está a tabuada de multiplicação do 9. A es-

querda parte Inferior 5* coluna está a tabuada de mui tiplicação do 10*

A direita das colunas da tabuada de multiplicação parte superior estão as respostas das multiplica-5 çães (2) dispostas aleatoriamente» Sao os seguintes números: 1, 6, 8, 3» 4, 7, 9-j 16, 12, 10, 14, 20, 15, 24, 70, 21, 18, 49, 80, 5, 64, 100, 32, 63, 70,    72,

40, 27, 30, 28, 50, 36, 81, 90, 60, 25, 35, 45, 56 , 42, 48, 54.

10    Parte inferior direita localiza-se instruções

para o uso da tabuada elétrica que sao : coloque o pi, no em um dos furos da tabuada. Em seguida, com o outro pino procure a resposta que vocé achar correta do lado direito, se o led acender vocé acertou, se não a 15 cender tente outra vez, até acertar. A tabuada é ln dispensável para a sua vida escolar. Aprenda brincando. BOA SORTE.

Entre as colunas das respostas e as colunas da tabuada está localizada o led, que ao se colocar o pjL 20 no 1 na coluna da multiplicação e o pino 2 na coluna das respostas, se as respostas estiverem certas,o led acenderá, se a resposta    estiver errada    ele    não    vai a-

cender. 0 led é de 2,2v    e é alimentado    por    2    pilhas

pequenas de l,5v cada.

25    Logo abaixo do led    encontramos dois furos    pelo

qual saem os fios, onde    estão oà pinos    1 e    2.sãõ dois

fios (5,6) com um plug na ponta cada um. Os pinos vao ligados interiormente no led e no polo positivo da pi^ lha. 0 pino 1 vai ligado no led e o pino 2 vai ligado no polo positivo da pilha fechando o circuito ponte.

- 3 -

Na coluna das tabuadas da multiplicação como por exemplo, na coluna das tabuadas do 1 a multiplicação 1 vezes 1, aí esta ligado um fio, a outra ponta desse fio vai ligado na coluna de respostas, que no caso e o número 1, e assim por diante até chegar ao número 10 vezes 10 que é 100.

A tabuada elétrica tem forma quadrada, é feita de madeira, na parte frontal esta um papel resistente onde situa-se as tabuadas da multiplicação, respostas, instruções, led, pino 1, pino 2.

A parte de trás esta pintada com verniz.

Os lados são formados por madeirinhas de 5 cm.

Lado direito parte debaixo, localiza-se o suporte de pilha, que fica do lado de dentro, a madeirinha abre o suporte de pilha aparece possibilitando a troca da pilha.

Ao lado de cada multiplicação e cada resposta ej3 tá um furo. Debaixo desses furos encontram-se contados nlquelados que possibilitam a circulação de corrente quando se coloca os pinos em uma das perguntas e na respectiva resposta, dessa forma o led acende.

A parte interna ou seja as diversas ligações,entre tabuadas de multiplicação e respostas está interligada com fios que fecham o circuito ponte quando há a ligação da resposta com a pergunta, exemplo: 1 vezes 1 ss l aí a corrente circulará e consequentemente acenderá o led.

A tabuada elétrica é de grande auxílio para o a-prendizado da tabuada, pois é um jogo que para funcionar (acender o led), é preciso que a resposta esteja

certa» Assim a pessoa que está jogando vai pegando in teresse pela tabuada de multiplicação e dessa forma vai aprendendo as diversas multiplicações sem se dar conta que está estudando a tabuada.

REIVINDICAÇÕES

1    - "Tabuada elétrica", caracteriza-se por um jo go de tabuada de multiplicação do 1 ao 10. A tabuada elétrica tem forma quadrada, é feita de madeira, a parte é constituída de um papel de material resisten-

.te onde está localizada as multiplicações do 1 ao 10, ^respostas das multiplicações, instruções, pino 1 e pjL no 2»

2    - "Tabuada elétrica" de acordo com a reivindicação um, caracterizada por um Jogo de tabuada de mu^ tiplicaçao do 1 ao 10. a parte de trás está pintada com verniz.

3    - "Tabuada elétrica" de acordo com as reivindl caçoes um e dois, caracterizada por um jogo de tabuada de multiplicação do 1 ao 10. Entre as colunas das respostas e as colunas da tabuada está localizado o led, que ao colocar ò pino 1 na coluna da multiplicação e o pino 2 na coluna das respostas estiver certa o led acenderá,se a resposta estiver errada ele não vai acender. 0 led é de 2,2v e é alimentado por duas pilhas pequenas de l,5v cada. Abaixo do led encontramos dois furos pelos quais saem os fios, onde estão os pinos 1 e 2. são dois fios com um plug na ponta ca

fti«i

.. .. «1

9

I

«. *

.. M * í . . . • . ■ . . . a ■ .

«

. .

2-i?

da um. Os pinos vão ligados interiormente no led e no polo positivo da pilha. 0 pino 1 vai ligado no led e

0    pino 2 vai ligado no polo positivo da pilha fechando o circuito ponte. Na coluna das tabuadas da multi-

5 plicação como por exemplo, na coluna das tabuadas do

1    está a multiplicação 1 vezez 1, aí’ está ligado um fio, a outra ponta desse fio vai ligado na coluna das respostas, que no caso é o numero 1, e assim por dian te até chegar ao número 10 vezes 10 que é igual a 100.

10    4 - "Tabuada elétrica" de acordo com as reivindi

cações um, dois, trés, caracterizada por um jogo de tabuada de multiplicação do 1 ao 10. Usarei circuito impresso para fazer as interligações internas. Futura mente a caixinha onde está o jogo da tabuada vai ser 15 de material plástico, agora estou usando de madeira. Aplicarei o mesmo sistema para tabuada de divisão do 1 ao 10. Para a matéria sobre o corpo humano. Para ca pitais e países de todo o mundo.

■ «•I • •

* <


fs


*•11 *• •* »»


* •• m ••


d


~*Z

vc

77j

-p

Vft

~R[

**»

*

tr

j

-SC

Vi

O r

S

i'

tr

V

fcr

i

$

\r

T*

"wj

cJ

•j

7y|

■^T

7?

-w

n

rH

3“

XTc

o]

T*

£

*

•)JÜ

•yC

V

>4

V-

p ■

T-

-srj

xr

3

3*

rr

73

-tí

~c7

O

ítf

"5"

cv

*i\l

V,

*4

C

d*

V

m

çD

-íll

fl

íf

~oj

o i

V

*■#1

• i*

li,

"cã]

"A

H

3-

*<

3

3

$

•a

ci

<*

d

V

«

"T-

"3

s>

It

3

u

5

S

y

$

s

?!

l —

«*»

JI


*>1

V

o

tf

V

O

0

J

V

o

*w

ko

■v

Q

lt:

3"

r*-

V

£

tf

cp

V

2

"3“

v

o

f;l

w

17"

T

"tf

T”

J

rs

<w\

.w

V

•©

r*-

<T»

rív

y|

veí

•y

•v

V

V

■S<r

V

cr

Cf\

*r

oi

CT

73|

ca

0.1

u

tf!

Cl

*

tf

0

-J

d

etv

3-

Vft

va

j»L

<9=

•<

%t<i

K/

v!

V

vj

>d

vi

%

<30

CO

o*j

Oq

fí]

aO

91

1

O

tf

“3T

O

tf

"tf"

■d

JT

•o

<*'

rs

<19

d*i

V

■aí.

V

•v

V

-u\

->/

V

C

r

r-

O

r

r-

N

r-

P'

B

■»

■s

o

“5

li

"5

T5

E

■M

*<■

J3

•sT

vo

£

*?o

' >

V

*

*5

*>

y

*

*

P

VD

SC

•£

«a

V

<


r


RESUMO DA INVEHCÃO

Patente do Invonção: “TABUADA Er.ÉTItICÀ".

Patente do Invenção de uma tabuada olétrica, compreen defera um Jogo    para o    aprendizado da tabuada    de multi-

5    plicação do 1    ao 10.    A tabuada olétrioa tem    forma    qua

drada, é feita de madeira,‘na parte frontal está um

■ , ■    ■' i'    r r :■

papel resistente onde eàtá looalizada as tabuadas do

multiplicação do 1 ao 10, respostas das multiplica -

ções, ins,truções para o manusoios, led, pino 1 e pino

10 a.

A alimentação á-feita através de duas pilhas pequenas 1,5v cada. A parte de tras está envernizada. 0 acend_i mento do led se dá devido a corrente que pasaa através do pino 1    e pino    2 que fecha o circuito    ponte

15    quando ocorre    a multiplicação correta ou seja, se    a

resposta estiver oerta o led acendo, caso contrário ficará apagada.