Maleta sanfonada

  • Número do pedido da patente:
  • BR 20 2012 032314 7 U2
  • Data do depósito:
  • 18/12/2012
  • Data da publicação:
  • 09/09/2014
Inventores:
  • Classificação:
  • B42F 7/08
    Apetrechos para arquivamento sem meios de fixa??o; / Pastas ou caixas com v?rios compartimentos; / expans?veis;
    ;
    A45C 3/02
    Sacos de viagem; Bolsas de m?o; / Porta-documentos ou similares;
    ;

Maleta Sanfonada. É descrito uma disposição construtiva introduzida em pasta maleta com estrutura sanfonada dotada de tampa (14) proveniente de prolongamento de sua porção posterior, que inclui uma alça (16) para carregamento, dita tampa (14) se une a porção frontal da pasta no formato maleta (10), permitindo seu fechamento, através do fecho de encaixe (18).

Página de 1

Documento

"Maleta Sanfonada".

Refere-se a presente patente de modelo de utilidade a uma nova disposição construtiva introduzida em pastas, pertencente ao setor técnico de artigos de escritório.

No estado da arte atual, existem vários modelos de pastas sanfonadas, as quais apresentam como característica principal o fato de possuirem uma pluralidade de subdivisões lado a lado, o que permite armazenar determinadas quantidades de documento de forma organizada e delimitada. Contudo, limitam-se ao uso, em razão de restrições de forma. Conforme nos revela o documento MU 8502761-8, essa limitação se constata, por exemplo, no fato de que as pastas sanfonadas existentes utilizam um sistema de fechamento rudimentar, através de cordão. Além disso, elas são compostas por marcações de dobra na base inferior que as tornam flexivel, causando inconvenientes para seu manuseio ou mesmo para seu armazenamento, por exemplo, em uma prateleira, onde o sistema organizacional de arquivo necessite de sobreposição dos objetos. Outra limitação verificada é que essas pastas sanfonadas não possuem componente que auxilie no seu transporte.

Atentando a estes problemas e buscando proporcionar maior funcionalidade, foi desenvolvida uma disposição “construtiva" introduzida' ém pastas sanfonadas, objeto da presente patente, que vem solucionar tais inconvenientes, proporcionando outras vantagens decorrentes de sua concepção.

O modelo de utilidade em questão consiste em prover uma pasta no formato maleta com estrutura sanfonada, que torna seu manuseio, transporte e armazenagem mais práticos e eficazes.

O presente modelo será melhor compreendido através dos desenhos em anexo, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

FIGURA 1

- vista em

perspectiva

da

maleta

sanfonada

aberta;

FIGURA 2

- Vista em

perspectiva

da

maleta

sanfonada

fechada;

Conforme

o ilustrado,

a nova

disposição

construtiva introduzida em maleta

sanfonada,

objeto da

presente

patente, e

aqui representada através

das

figuras

acima descritas, compreende inicialmente de uma pasta no formato maleta (10), composto por uma pluralidade de subdivisões (12) dispostas lado a lado, sendo que ditas subdivisões são parcialmente unidas uma na outra.

Referida pasta no formato maleta (10) é dotada de tampa (14) proveniente de prolongamento de sua porção posterior, que inclui uma alça (16) para carregamento. Dita tampa (14) se une a porção frontal da pasta no formato maleta (10), permitindo seu fechamento, através do fecho de encaixe (18) .

Com a maleta sanfonada assim obtida, ela oferece maior funcionalidade para o usuário, além de possuir um visual agradável.

REIVINDICAÇÃO

1. - Maleta, caracterizada pelo fato de que compreende uma pasta no formato maleta (10), definindo uma pluralidade de subdivisões (12) dispostas lado a lado em seu interior, 5 sendo que ditas subdivisões são parcialmente unidas uma na outra, a dita pasta no formato maleta (10) é dotada de tampa (14) proveniente de prolongamento de sua porção posterior, que inclui uma alça (16) para carregamento, sendo dita tampa (14) configurada para se unir a porção 10 frontal da pasta no formato maleta (10), permitindo seu fechamento, através do fecho de encaixe (18).

1/2

Figura 1


14


1/2

Figura 1


14


RESUMO

"Maleta Sanfonada".

É descrito uma disposição construtiva introduzida em pasta maleta com estrutura sanfonada dotada de tampa 5    (14) proveniente de prolongamento de sua porção posterior,

que inclui uma alça (16) para carregamento, dita tampa (14) se une a porção frontal da pasta no formato maleta (10), permitindo seu fechamento, através do fecho de encaixe (18) .