Disposição em bilhete para concurso de prêmios

  • Número do pedido da patente:
  • MU 7302468-6 U2
  • Data do depósito:
  • 15/12/1993
  • Data da publicação:
  • 05/09/1995
Inventores:
  • Classificação:
  • A63F 3/06
    Jogos de mesa; Jogos de sorteio; / Lotos ou jogos de bingo; Sistemas, aparelhos ou dispositivos para confer?ncia de tais jogos;
    ;

A presente patente diz respeito a bilhete para concurso de prêmios compreendido, essencialmente, por um campo "A" com informações originalmente visíveis e constituídas por, pelo menos, duas cartelas de bingo 3 e um campo "B" com informações originalmente vedadas, removíveis e constituídas por caracteres sorteados alfa-numéricos 11, que podem ou não ser reproduzidos por correspondentes caracteres sorteados alfa-numéricos resultantes da interpolação de algarismos/números 4 versus letras periféricas 10 das cartelas de bingo 3.

Página de 1

Documento

Relatório descritivo da Patente de Modelo de Utilidade "DISPOSIÇÃO EM BILHETE PARA CONCURSO DE PRÊMIOS"

A presente patente tem por objeto um modelo de bilhete, pertencente ao campo dos meios usados em concursos de prêmios e que recebeu original disposição, com vistas e proporcionar outras opções para esse tipo de atividade.

Como é sabido, já são co-nhec idos inúmeros t ipos de concursos de prêmios, que envolvem o uso de bilhetes e que têm as mais diferentes caracteriticas para a premiação, destinadas a estimular a participação de um amplo leque de aficionados por esca modalidade de jogo.

A disposição em bilhete para concurso de prêmios, objeto da presente patente, é mais uma contribuição no sentido de enriquecer o universo de possibilidades dentro desse campo e para tanto

4-

referido bilhete compreende, essencialmente, um campo com informações 01iginalmente visíveis e constituídas por, pelo menos, duos carteias de bingo e um campo com informações originalmente vedadas, removíveis e coneti-tuídas por caracteres sorteados alfa-numéricoe, que podem ou não ser reproduzidos por correspondentes caracteres sorteados alfa-numéricoe resultantes de inLerpolação de algarismoe/nümeros versus letras das carteias de bingo.

Essa forma de disposição confere ao bilhete para concurso de prêmios um caráter de "bingo instantâneo" capas de atender às espectativae dos aficionados por esse tipo de jogo.

0 desenho anexo mostra, a título ilustrativo e não restritivo, uma possibilidade de realização do modelo de disposição em bilhete para concurso de prêmios. obj eto da presente patente, no qual:

J5


a fig. 1 mostra o bilhete frontalmente e da forma como é fornecido aos consumidores; e

a fig. 2 mostra o bilhete sendo usado.

20


• ••

Mlt


« •


• •

■ ■ • •• •••II    •« I


De conformidade com o quanto ilustrem as figuras acima relacionadas, o modelo de bilhete pare concurso de prêmios, objeto da presente patente, compreende um corpo de bilhete 1 de material

r

laminado adequado qualquer, preferivelmente papelão ou similares, provido de tiin primeiro campo "A" com as informações originalmc-nte visíveis e um segundo campo "B" com as informações originalmente encobertas - invisíveis- por meio qualquer 2 possível de ser retirado pelo

jogador no momento da aquisição do bilhete.

Ho campo com informações originalmente visíveis "A" apresentam-se impressas, pelo menoe, duas carteias 3 de tipo das usadas em "Jogo de Bingo", ou seja, provida de algarismos e números aleatórios 4, inseridos em respectivas quadrículas regularmente distribuídas em colunas 5 e linhas 6, que definem um quadro 7. Os riúmex^os 4 são variáveis e fazem parte de uma sequência numérica que varia de sero a um número maior 4n.., este subetancialmente maior que a quantidade de algarismos e números previstos em uma carteia 3. A quadrícula central é uma quadrícula livre 8, ou seja, destituída de número ou algarismo. Ha periferia do quadro 7 fica inscrita uma palavra qualquer 9, composta por letras 10 que não se repetem, letras essas em quantidade igual à quantidade de colunas 5 e/ou linhas 8, junto dao quais ficam dispostas e cada letra 10 de referida palavra qualquer 9 fica em correspondência a respectiva coluna 5 e/ou linha 6.

O segundo campo "B" de

informações origineimente vedadas - invisíveis - tem

inseridos caracteres sorteados alfa-nurnéricoe 11,

*

compostos por    elgar ísmos/números aleatórios 4, da

mesma sequência numérica de sero a número maior 4n... usada nas carteias de bingo 3, associados a uftia das letras 10 da palavra periférica 9 das carteias de bingo 3. Esses caracteres sorteados alfa-numéricos 11 do campo originalinenle vedado "B" são em quantidade igual à quantidade de elgarísmos/número 4 de uma carteia de bingo 3. 0 valor de cada caracter sorteado alfanumérico 11 do campo originalmente vedado "B" pode ser diferente de todos os caracteres sorteados alfa-numéri-cos resultantes da interpolação entre os algarís-mos/números 4 versus letras 10 da palavra periférica 9 de todas as carteias de bingo 3 do bilhete ou cada caracter sorteado alfa-numéricos 11 pode ser igual a cor-r espondente caracter sorteado elfa-numéríco resultante da interpelação entre os algarísmoB/ntimeros 4 versus letras 10 da palavra periférica 9 de, pelo menos, uma das carteias de bingo 3 do bilhete ou cada caracter sorteado alfa-numéricos 11 pode ser igual a correspondente caracter sorteado alfa-numérico resultante da in-terpolação entre os algarísinos/númercs 4 versus letras 10 da palavra periférica 9 de mais de uma des carteias de bingo 3 do bilhete ou ceda caracter sorteado alfanuméricos 11 pode ser igual a correspondente caracter sorteado alfa-numérico resultante da interpelação entre os algarísmos/números 4 versus letras 10 da palavra periférica 9 de todas as carteias de bingo 3 do bilhete.

4

Assim, quando o jogador adquire o bilhete, vê todas as informações - algaris-moe/rmmeroe 4 e palavra periférica 10 - inseridas no campo originalmente visível "A", mas não vê as informações - caracteres sorteados alfa-numéricos aleatórios

11 - do campo originalmente recoberto - Invisível -■‘B".

Removendo o elemento de oclusão 2 do campo originalmente recoberto "B", o joga-dor tem acesso aoE caracteres sorteados alfa-numéricos 11 até então escondidos e compara-os com os caracteres sorteados alfa-numéricos resultantes da interpelação dos algarísmos/números 4 versus letras 10 das carteias de bingo 3 e marca nestas aqueles caracteres sorteados 10    alfa-numéricos 11 que são reproduzidos pela

interpolação. Em seguida conta os pontos, segundo es regras do concurso de prêmios que podem ser as mais diversas, como, por exemplo: premiação por linhas e/ou por colunas e/ou por diagonais das carteias que sejam 13 inteiramente preenchidas e/ou pela simples quantidade de pontos feitos e/ou outros.

0 bilhete com tal construção e modo de usar tem ainda parte da sua face anterior e a face posterior providas de espaços 30 para in-ro    serções de mensagens publicitárias e/ou de instrução

sobre o concurso de prêmios e^ou outras.

0 bilhete pode ter varia-

*

coes construtivas sem que fuja do âmbito de proteção da patente, como: o coipo de bilhete 1 ter dimensões e/ ou .-5 foi matos e/ou impieesões diferentes.

0 elemento de oclusão 2 pode ser de tipo qualquer, como uma camada de tinta

• B

• ■ • •

B

B B

• PB

B •

• BB

B

• ••

9

• BBB

»

• •

• • •

BBB

B •

B B

9

• ••

• •

B •

B •

»«ftl

k

•• ••

BB

B B

opaca apropriada, que é removida por raspagem e/ou selo opaco e/ou outros.

0 bilhete pode ter outias quantidades de carteias de bingo 3 que não duas, como S descrito, como, por exemplo, quatro carteias 3 ou outras.

A variação numérica à qual pertencem os algarismos e números 4 das carteias de bingo 3 e caracteres sorteados alfa-numéricoe 11 0 pode ter amplitude qualquer adequada.

A palavra periférica 9 pode ser qualquei uma adequada e ter quantidades de letras 10 quaisquer desde que a cada letra 10 corresponda ume coluna 5 e/ou linha 6 da carteia de bingo 3.

3    Assim, e palavra perifé

rica 9 pode ser uma que Identifique o jogo, como, por exemplo, "BINGO" ou outi'ae que identifique a organização promotora do concurso ou que nomeie um evento ou outras.

0    Todos os elementos constitutivos do bilhete, como sejam:    campo visível "A":

campo Invisível ' B‘ e espaços para mensagens 30 podem

I

ter e serem organizados segundo lay-outs quaisquer.

0 bilhete pode ser usado 5 como elemento componente de qualquer tipo de concurso de prêmio adequado, que ee pretenda dar a conotação de um "bingo instatêneo" ou outros.

ltt« 9    II



Reivindicações

1)-MDI3F0SIÇA0 EM BILHETE PARA CONCURSO DE PRÊMIOS*'

compreendido por um corpo de bilhete (1) de material

laminado adequado qualquer, caracterizado pelo foto de

5 ser provido de uin primeiro campo "A" com as informações

originalmente visíveis e um segundo campo "B" com as

informações originalmente encobertas - invisíveis - por

meio qualquer (2) possível de ser retirado pelo

usuário:    dito ornnpo com informações originalmente

1" visíveis "A" tem impíessas, pelo menos, duas carteias

(3) de tipo das usadas em "Jogo de Bingo" - provida de

a}g*vi sinos e números ai eatórioe (4), inseridos em

respectivas quadrículas regularmente distribuídas em

colimas (5) e linhas (6), que definem um quadro (7); os

números (4) são variáveis e fazem parte de uma

sequêncie numérica que varia de sero a um número maior

l-4)n... este eubstancialmente inaior que a quantidade de

<

algai'ísmos e números previstos em uma carteia (3); a quadrícula central é livre (8); na periferia do quadro 2'»    (7) fica inscrita uma palavra qualquer (9), composta

por letras (10) que rião se repetem, letras essas em quantidade igual à quantidade de colunas (5) e/ou li-

99

99

9 9

9

9 9 9

9

9

•«1

*

9 9

99 9

9*9

99

*•••

9

9

9 9999

9 9

9 9

9 9 9

9

9

9

9 9

«llf

mm m

9

IMÍ •

• V

99

nhas (6), junto das quais ficam dispostas e cada letra (10) de referida palavra qualquer (9) fica em correspondência a respectiva coluna (5) e/ou linha (6) - o segundo campo "B" de informações originalmente vedadas - invisíveis - tem inseridos caracteres sorteados alfanuméricos (11), compostos por algarismos/números aleatórios (4), da mesma sequência numérica de zero a número maior (4)n... usada nas carteias de bingo (3), associados a uma das letras (10) da palavra periférica (9) das carteias de bingo (3); ditos caracteres sorteados alfa-numéricos (11) do campo originalmente vedado “B" são em quantidade igual à quantidade de algarísmos/número (4) de uma carteia de bingo (3); o valor de cada caracter sorteado alfa-numárico (11) do campo originalmente vedado "B" pode ser diferente de todos os caracteres sorteados alfa-numéricos resultantes da interpolaçSo entre os algarísmos/números (4) versus letras (10) da palavra periférica (9) de bodas as carteias de bingo (3) do bilhete ou cada caracter sorteado alfa-numéricos (11) pode ser igual a correspondente caracter sorteado alfa-numêrico resultante da interpolaçSo entre os algarismos/números (4) versus

t

letree (10) da pe lavra perif érioa (9) de * polo menos, uma ou de mais de uma ou de todas as carteias de bingo

(3) do bilhete e completando sSo previstos espaços (30) para inserções de mensagens publicitárias e/ou de instrução sobre o concurso de prêmios e/ou outras.

• «

P*

*

• t •

« P »•

* P

*•*

m p t

* * p

t

• tt

PPPP

i t ■

• Pt

!!•

t »

P P

P 1 M

• •

*

■ ■

< •

• IIV

p P.P

PP ««M

«

• P

2) -"DISP0SIÇA0 EM BILHETE PARA CONCURSO DE PRÊMIOS" conforme reivindicado em 1, caracterizado pelo fato de gue, numa construeAo preferida, o elemento de oclusêo (2) dos caracteres sorteados alfa-numéricos (11) é uma

5 camada de tinta opaca apropriada, removivel por raspa-gem.

3) -"DISPOSIÇÃO EM BILHETE PARA CONCURSO DE PRÊMIOS" conforme reivindicado em 1, caracterizado pelo fato de que, numa possibilidade de construção, o bilhete tem

10 quatro carteias de bingo (3).

X


J

t-«

r-

ti

£

u

ji

*M

*A

o

s

\

r*

«A.

o.

S*

r-

■ar

o.

Xk

fM

«—»

lil

H.

rs

ST

*

* *

« ^ «k 1

-5

mA


3


3

is

sJ

ey

3

o

J-

**>Lr «r Kr

X

INi

■a

O-

r-

r*

-j

í*«

4

■M

ç-

£

ar

£

H


5-


3*

3"


ICC


CM


-T Z

-f -

m

l.

•f

«ft

<•!

:4>

SJ

**

■*J

V

\

sT

P*

o

Cl

J*

r-

r

o

Ç-

»3n

J

*■

r*.

?

3

r-

cC

w

O*

O

r*

il

•», • i

iM

^ l«l

' «iil


«*    *»f«l

iJ o ,flg| tf?

fc

sJL

sJ r+t*

-J

s.O

r*

v/^

Ti

sr

2-

'cw

l

/

P

Ci

3*

O

r

Oj

<3

>o

á

*

ps

í'

13


<NJ ST



A

J

1-

t:

r*

M>

t-

-1

K

t~

**•*

J

J

J

W

ar

•T

f

«*J

<&

r*

►<P

u

sf

H*

S^i

Y-

P*

t-

%■*

_

tJ*

3

i

1 ■*

**■

¥

*.»

•I*


—^s——ti

£

Sj

r—

f*

r-

a'

p*

uP

«X

ü

*sP

*

o

-1

9*

w

p

P*

J

V

N

J

«r

•tal

IN

JL1

J

•j

i

m\ *fc\l


CL


-J

íS

w

§

1

O

?

\

LA

r“

c.

s

J

w/

r

p

r-

ar

L

ar

f*

o

|M

«s.

<U

£

O

V

J

*r

Ci,

* i

p 1 1 1

■ P|pl'li •»»*“' ■■ ' M HL|


\f

L.


J

sTi

rw

sJ

m/

sJ

Pm

*-

IP

., r

s^.

N

h*

X

J

sT»

T

®\

X

"■s*

O

O

sA

ÍS

rs

N

du

J

sJ

£

Ml

'»M*1,

* •••!•».< r


?3 024 6 8

99 99

m 9

' •

m

• •

999 99

9

m

• «•••• 41

9

9

■ •

m 99

m

• ••• *

99 99

9


Re sumo

Patente de Modelo de Utilidade "DISPOSIÇÃO EM BILHETE PARA CONCURSO DE PRÊMIOS"

A presente patente diz ? repeito a bilhete para concurso de prêmios compreendido, essencialmente, por um campo "A" com informações originalmente visíveis e constituídas por, pelo menos, duas carteias de bingo 3 e um campo "B" com informações originalmente vedadas, removíveis e constituídas por 10 caracteres sorteados alfa-numéricos 11, que podem ou não ser reproduzidos por correspondentee caracteres sorteadoB alfa-numéricos resultantes da interpolação de algarisinos/números 4 versus letras periféricas 10 das carteias de bingo 3.