Microdestilador para analise de nitrogenio em solo,material vegetal e agua

  • Número do pedido da patente:
  • MU 6301096-8 U2
  • Data do depósito:
  • 28/07/1983
Inventores:
  • Classificação:
  • B01D 3/00
    Destila??o ou processos de troca correlatos, nos quais os l?quidos est?o em contato com meios gasosos, p. ex. extra??o;
    ;

Página de 1

Documento

Relatõrio Descritivo da patente de Modelo de Utilidade de um "MICRODESTILADOR PARA ANÁLISE DE NITROGÊNIO EM SO LO, MATERIAL VEGETAL E ÁGUA".

A presente patente refere-se a um microdestila-dor de construção simples, compacto e eficiente, para analise de nitrogênio nas formas nítrica e amoniacal, em solo, material vegetal e agua.

A FIG. 1 que acompanha e integra este relatório, constitui uma vista geral do aparelho.

O sistema de destilação construído em vidro estã formado de um reservatório de vapores (1); reservatório de solução (2) a ser analisada; tubo de admissão de vapo res (3); pinos centralizadores (4) do reservatório (2); copo com torneira (5) para admissão de solução; ampola para retenção de excessos (6); tubo de condensação (7) e torneira de descarga (15).

O sistema de aquecimento estã formado por uma mi crocaldeira de vidro (10) cujas partes superiores e infe riores estão unidas através de molas (9); resistência e letríca cobreada (8); plugue (12) de conecção da resistência (8); mangueira de látex (.17) e válvula de retenção de agua (11).

O sistema de sustentação de microdestilador es; tã constituido por uma placa de metal (12) formato em "L", na qual se encontra o regulador de voltagem (13) lâmpada piloto (14) e garras metálicas (16).

Na prática os vapores gerados na caldeira (10) fazem borbulhar a amostra a ser analisada em meio básico contida no reservatório (2), desprendendo a amonia a qual se liquefaz ao passar pelo condesador (7), recolhido em meio ácido e posteriormente quantificada.

REIVINDICAÇÕES

1- "MICRODESTILADOR PARA ANÁLISE DE NITROGÊ NIO EM SOLO, MATERIAL VEGETAL E ÁGUA", caracterizado por, uma iuicrocaldeira de vidro, no interior da qual se aloja

05 uma resistência elétrica cobreada. O abastecimento com a gua desta microcaldeira, se faz mediante um tubo de lãtex o qual contém em sua extremidade uma válvula de retenção.

2.    "MICRODESTILADOR PARA ANÁLISE DE NITROGÊ NIO EM SOLO, MATERIAL VEGETAL E ÁGUA", caracterizado por,

10 um reservatório de solução a ser analisada, o qual contém na sua parte superior um copo com torneira para admissão da solução a ser analisada.

3.    "MICRODESTILADOR PARA ANÁLISE DE NITROGÊ NIO EM SOLO, MATERIAL VEGETAL E ÁGUA", caracterizado por,

15 uma ünica ampola para retenção de excessos durante o pro cesso de destilação.

4.    "MICRODESTILADOR PARA ANÁLISE DE NITROGÊ NIO EM SOLO, MATERIAL VEGETAL E ÁGUA", caracterizado por, um suporte metálico formato em "L", o qual contém um regu

20 lador de voltagem e limpada piloto. Serve de sustentação para o microdestilador.

RESUMO

Patente de Modelo de Utilidade de um "MICRODESTILADOR PA RA ANÁLISE DE NITROGÊNIO EM SOLO, MATERIAL VEGETAL E ÃGUA".

Esta formado por uma microcaldeira de 05 reabastecimento automático no momento de descarga da solu ção analisada. A adição da amostra se faz mediante um co po com torneira colocado na parte superior do reservatô -rio de solução e contêm apenas uma ampola para retenção de excessos, Todo conjunto se encontra fixado a um suporte metálico no qual se encontra o regulador de voltagem e lâmpada piloto.