Quem Somos

O Escavador surgiu em dezembro de 2014, com o objetivo de transformar o Brasil em um país mais transparente, utilizando a tecnologia para facilitar o acesso às informações públicas, que é um direito de todos os cidadãos. Desde o começo, sabíamos que a procura por informações de pessoas e empresas era grande, mas, encontrar esses dados de procedência confiável e organizados em um único lugar, era algo sem precedentes e um desafio muito ambicioso, com potencial de gerar grande impacto na sociedade. Com a oportunidade definida, começamos a trabalhar.

O acesso à informação pública é um direito constitucional de todos os brasileiros e deve ser regra, sendo o sigilo a exceção. A publicidade dos atos oriundos do Estado aos seus cidadãos é de sua responsabilidade e uma das bases que assegura o estado democrático de direito. No Brasil, há um volume enorme de informações públicas, porque existem muitas fontes e um regime de publicação diário e descentralizado, então acaba sendo estabelecida uma lacuna entre a população e essas informações disponibilizadas pelo governo.

Adotamos como missão, atuar para reduzir esse hiato, facilitando o exercício desse direito ao centralizar e distribuir o conteúdo de inúmeras fontes públicas através do Escavador. Com isso, damos poder ao cidadão brasileiro, auxiliando-o no exercício dos seus direitos fazendo com que assuma o papel de protagonista, ganhando autonomia e, consequentemente, mais conhecimento.

Realizamos esse trabalho ao coletar, organizar e armazenar de forma automática as informações que vêm direto das fontes públicas oficiais. Utilizamos tecnologias da área de computação, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para o que elas foram destinadas a fazer de melhor, que é processar dados e dar significado à eles.

Começamos com os dados de currículos Lattes, em seguida, evoluímos para os Diários Oficiais e, hoje, contamos também com o banco de patente do INPI e os sistemas de tribunais do Judiciário. Atualmente temos três soluções: O portal Escavador.com, o Painel de Monitoramentos e a API - integração entre sistemas.

No Portal, oferecemos pesquisas gratuitas de informações dos diários oficiais e currículos Lattes.

O Painel de Monitoramentos é um assistente jurídico, que atua através de um serviço de assinatura com diferentes tipos de planos. Oferecemos o monitoramento de nomes e termos nos Diários Oficiais e acompanhamento de processos diretamente nos sistemas dos tribunais. Coletamos e estruturamos as informações, que são enviadas de forma automatizada com todas as novidades para nossos clientes, que ganham autonomia, agilidade e transparência na sua vida jurídica.

Já a API, facilita a integração entre sistemas, funciona em parceria com empresas de tecnologia que querem receber esses dados em grandes volumes, diretamente em seus sistemas.