Isabela Marques Caldeira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais(2010).

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2013 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Enfermagem

2006 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SENA, R. R. ; CALDEIRA, I. M. . I Fórum Regional de Promoção da Saúde nas práticas cotidianas dos serviços: estratégias de gestão, ensino, assistência e controle social. 2008. (Outro).

GRILLO, M. J. C. ; SENA, R. R. ; CALDEIRA, I. M. . Oficina de Educação Permanente da Macrorregião Centro de Minas Gerais Gestão Estratégica de Educação em Saúde. 2007. (Outro).

GRILLO, M. J. C. ; SENA, R. R. ; CALDEIRA, I. M. . Seminário de Educação Permanente em Saúde da Macrorregião Centro de Minas Gerais. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jordhana Maria de Vasconcellos Valadão Cardoso Costa Gomes

MACHADO, F. Q.; NAVARRO, A. L.;COSTA GOMES, J. Mª V. V. C.. O Reconhecimento da Multiparentalidade e suas Implicações para o Direito de Família e Direito Sucessório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Luisa de Navarro Moreira

NAVARRO MOREIRA, Ana Luisa de.; GOMES, J. M. V. V. C. C.; CARVALHO, F. Q. M.. Reconhecimento da Multiparentalidade e suas Implicações para o Direito de Família e Direito Sucessório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roseni Rosangela de Sena

Atenção domiciliar: cartografias de gestão e de cuidado; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roseni Rosângela de Sena;

Ana Luisa de Navarro Moreira

O reconhecimento da multiparentalidade e suas implicações para o Direito de Família e Direito Sucessórios; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Ana Luisa de Navarro Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Avaliação das Experiências de Educação Permanente em Saúde desencadeadas a partir da formação à distância de tutores e facilitadores em todas as regiões do Brasil, Descrição: Considerando a potencial importância da Educação Permanente em Saúde para a consolidação do SUS, é fundamental não perder a oportunidade de acompanhar e analisar par i pasu - as experiências que estejam em desenvolvimento no país, considerando diferentes contextos e diferentes acumulações regionais implicados em cada uma delas. É por isso que esta investigação tem como objeto de análise as experiências de educação permanente em saúde desencadeadas a partir da formação à distância de tutores e facilitadores pelo Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde em todo o país. Tem-se como objetivos: mapear os efeitos e movimentos desencadeados a partir da formação de tutores e facilitadores de educação permanente em saúde, identificar e analisar a produção divulgada de Educação Permanente em saúde relacionada à formação de tutores e facilitadores de educação permanente em saúde, analisar a produção de protagonismo na construção de práticas inovadoras e de novas tecnologias de gestão, cuidado e educação em saúde a partir da formação de tutores e facilitadores de educação permanente em saúde, identificar fatores dificultadores e facilitadores do desenvolvimento das experiências de educação permanente em saúde, identificar e analisar nos projetos selecionados para o estudo de caso seu potencial de inovação, articulação e produção de tecnologias (de educação, de gestão, de cuidado, de participação social), identificar e sistematizar potenciais estratégias para produção de sustentabilidade do protagonismo e dos projetos nos casos selecionados para estudo em profundidade e constituir grupos locais de pesquisa e produção tecnológica no campo da gestão da educação em todas as regiões do país, capazes de seguir apoiando o SUS local no desenvolvimento da educação permanente em saúde. No desenvolvimento do projeto adotaremos a abordagem quanti-qualitativa para o cumprimento dos objetivos propostos, pois, compartilhamos da idéia que as abordagens qualitativa .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabela Marques Caldeira - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Atenção Domiciliar no município de Belo Horizonte: cartografias de gestão e de cuidado, Descrição: O presente estudo que tem como objeto, a organização da atenção domiciliar no município de Belo Horizonte pretendendo traçar a cartografia dos modos de gestão e de cuidado dessa modalidade de assistência à saúde. Apresenta-se como objetivo do estudo conhecer e analisar experiências importantes no âmbito da atenção domiciliar no município, com o intuito de subsidiar a construção das Diretrizes Municipais de Atenção Domiciliar em Belo Horizonte. Pretendemos conhecer quais são as lógicas que orientam a constituição de redes substitutivas de cuidado, tendo o domicílio como lócus do cuidado. Para isso, os modos de operação, a inserção institucional, as tecnologias utilizadas para o cuidado, a conformação, o financiamento e a regulação e a dinâmica das equipes de saúde são alguns dos temas de interesse da pesquisa. A pesquisa será aportada na abordagem qualitativa utilizando-se do referencial de Estudo de casos. O percurso metodológico deste estudo deverá compor-se de quatro fases: Fase 1: etapa exploratória com identificação e reconhecimento dos serviços de atenção domiciliar no município de Belo Horizonte, em instituições públicas e privadas; Fase 2: entrevistas com os gestores dos serviços de atenção domiciliar; Fase 3: análise das experiências selecionadas a partir da reconstituição de casos traçadores que contenham boas práticas , de gestão e de cuidado na atenção domiciliar; Fase 4: Seminário de discussão com a participação de representantes dos serviços analisados na pesquisa, o grupo de pesquisa, representantes da gestão municipal de saúde e convidados estratégicos. Em todas as etapas da pesquisa serão observadas as questões éticas relativas a estudos envolvendo seres humanos atendendo-se à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Ética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabela Marques Caldeira - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    A Construção da Integralidade da atenção ao recém-nascido: Desafios e Oportunidades, Descrição: Este estudo possui como objetivo apreender os sentidos de integralidade revelados nos âmbitos da gestão, da assistência e da formação a partir dos cuidados prestados ao recém-nascido internado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Com este objetivo a pesquisa foi organizada em três subprojetos: A integralidade do cuidado ao recém-nascido e sua interface com a formação profissional; A integralidade na gestão de serviços de saúde no cuidado ao recém-nascido; Sentidos de integralidade na assistência ao recém-nascido. Os subprojetos serão sustentados pela abordagem qualitativa e orientados pelo referencial teórico-metodológico da dialética. Os sujeitos, os instrumentos e os procedimentos para coleta de dados foram definidos respeitando-se as particularidades do objeto de investigação de cada subprojeto. Para a definição dos cenários adotamos como critério hospitais que possuem maternidade e UTIN e que tenham ainda uma equipe multiprofissional conforme as determinações do Ministério da Saúde, que se localizam no município de Belo Horizonte ? Minas Gerais. A análise dos dados empíricos será construída considerando as orientações da Análise de Discurso, utilizará uma fundamentação teórica, bem como será considerado a experiência de cada pesquisador. Todas as etapas da pesquisa serão desenvolvidas tendo em observância as questões éticas relativas a estudos envolvendo seres humanos atendendo à Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Ética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabela Marques Caldeira - Integrante / Roseni Rosângela de Sena - Coordenador / Elysângela Dittz Duarte - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem. , Av. Alfredo Balena 190 sala 434, Santa Efigênia, 30130-100 - Belo Horizonte, MG - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Científica do NUPEPE/ EEUFMG (CNPQ/PIBIC)

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntária de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Voluntária de Iniciação Científica do NUPEPE (Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e a Prática de Enfermagem) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

    Atividades

    • 08/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem, .,Linhas de pesquisa