Pedro Augusto Lelis

Possui graduação em Bacharelado em Ciência & Tecnológia pela Universidade Federal do ABC(2012).

Informações coletadas do Lattes em 02/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica

2009 - Atual

Universidade Federal do ABC

Graduação em Bacharelado em Ciência & Tecnológia

2009 - 2012

Universidade Federal do ABC

Formação complementar

2014 - 2014

ROS Summer School. (Carga horária: 120h). , Fachhochschule Aachen.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Foi orientado por

João Ricardo Sato

Otimização de parâmetros do algoritmo Word2Vec para língua portuguesa; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC,; Orientador: Joao Ricardo Sato;

Ronaldo Cristiano Prati

Análise de Dados de espectroscopia ótica para diagnóstico médico com algoritmos de aprendizado de máquina; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC; Orientador: Ronaldo Cristiano Prati;

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Análise de utilização de similaridade fuzzy para classificação multirrótulo com algoritmos de aprendizado, Descrição: Com o aumento na quantidade de dados armazenados digitalmente, sejam dados científicos, transacionais, páginas de Internet, vídeos, músicas ou mesmo uma notícia de jornal, a tarefa de classificá-los torna-se cada vez mais difícil, exigindo o uso de algoritmos de aprendizado de máquina (AM) para solucionar esse problema. Para a classificação desse dados, que podem pertencer a mais de uma classe, são usados classificadores multirrótulo. Neste trabalho, a fim de maximizar o desempenho de algoritmos de AM multirrótulo baseados em transformação do problema foi proposto o uso de classificadores fuzzy, os quais permitem classificar os exemplos dando a eles um grau de pertinência em cada classe. Mesmo com o melhor desempenho sendo do algoritmo de adaptação, na maioria das vezes havia alguma abordagem com desempenho muito próximo baseada no algoritmo de transformação fuzzy, o que não acontece em os algoritmos que não utilizam classificadores fuzzy. Essa abordagem também se mostrou mais eficaz quando usado na base de dados com atributos nominais, pois o algoritmo de adaptação usado calcula as distâncias entre pares de exemplos, o que não faz muito sentido para atributos nominais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Augusto Lelis - Coordenador / Ronaldo Cristiano Prati - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Análise de dados de espectroscopia óptica para diagnóstico médico com algoritmos de aprendizado de máquina, Descrição: O diagnóstico médico de muitas doenças é um processo complexo e muitas vezes ineficaz. A fim de obter diagnósticos mais precisos e rápidos, a equipe coordenada pelo Prof. Dr. Martinho (Penteado et al, 2006) explorou a técnica FT-Raman, a qual consiste em incidir um feixe de Laser sobre uma amostra de tecido e anotar as frequências refletidas. Esses dados foram analisados com pacote Weka (Witten, 2005) a fim de verificar se técnicas de mineração de dados e aprendizado de máquina são capazes de suprir as necessidades de diagnóstico mais avançadas. Os algoritmos de aprendizado de máquina mostraram-se ser uma maneira eficaz para se obter classificadores para diagnóstico médico entre tecidos doente e não doente, porém não foram obtidos bons resultados no que se refere à graduação da doeça.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Augusto Lelis - Coordenador / Ronaldo Cristiano Prati - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. , Rua Santa Adélia, 166, Bangu, 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil, Telefone: (11) 49963166, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2015

Jenoptik

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio no departamento de P&D na empresa Jenoptik, a qual é uma desenvolvedora de tecnologia optoeletrônica. Principais atividades: Estudo dos protocolos de comunicação e programação de um anel de controle a fim de aumentar a eficiência do processo, calibração do robô, determinação dos parâmetros de controle.

2011 - 2013

Cabot Brasil Indústria e Comércio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio realizado no departamento de Manutenção na empresa Cabot, a qual é uma petroquímica líder mundial na fabricação de Negro de Fumo. Principais atividades: Propor melhorias na concepção e no desenvolvimento de novos projetos, apoiar à gestão de processos segundo a normalização técnica e realização de manutenção em equipamentos técnicos.

2010 - 2011

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.