Sergio Henrique Cavallaro

Mestre em Engenharia Química, Especialista em Processos e Produção Industrial, Engenheiro Químico e Químico, Docente da PUC Campinas no Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia, atuando no curso de Master of Business Engineering com a disciplina de Gestão e Custo do Clico de Vida de Ativos e no curso de Especialização em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis com a disciplina de Recursos Financeiros. Docente no curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do Centro Universitário SENAC (Campinas), com a disciplina de Gestão de Operações e Processos e no curso de Pós Graduação em Marketing Digital e E-Commerce com a disciplina de Logística Aplicada. Atuando por mais de 15 anos nas áreas de produção, processos e projetos em empresas de grande porte dos ramos alimentício, farmacêutico e químico (MS&D, Eucatex, Saint Gobain, Prysmian e Wacker), como Gerente de Produção fui responsável pelo desenvolvimento, dimensionamento e implementação de uma nova unidade fabril, aumentando a capacidade instalada e o faturamento, fui responsável pela gestão de recursos, melhoria continua de processo e gestão da produção.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Química

2015 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Avaliação do uso de um sulfossilanol como inibidor de corrosão para o aço galvannealed,Ano de Obtenção: 2018
Idalina Vieira Aoki.Palavras-chave: Inibidores de corrosão; Sulfossilanol; Técnicas eletroquímicas; Aço galvannealed; SVET.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Eletroquímica.

Mestrado profissional em Gestão Industrial

2006 - 2007

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Licore- Licores e Doces de Frutas Brasileiras, Ano de Obtenção:
Orientador: Ricardo Sarmento Costa

Graduação em Engenharia Quimica

2006 - 2010

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Processo de Produção de Cachaça de Alambique
Orientador: Dénoyer Freitas Ascensão

Graduação em Quimica

1998 - 2001

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: MTBE - viabilidade de produção e uso no Brasil

Graduação interrompida em 1997 em Química

1994 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Ano de interrupção: 1997

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

1989 - 1992

Escola Técnica Conselheiro Antonio Prado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2006

MBA em Gestão Industrial. (Carga Horária: 860h). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil. , Título: Liquore - licores e doces de frutas do Brasil. , Orientador: Alexandre Pavan Torres.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Químicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Eletroquímica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Eletroanalítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7th Internation Corrosion Meeting - INTERCORR 2018. Avaliação do uso de um sulfossilanol como inibidor de corrosão para o aço galvannealed através de técnicas eletroquímica de EIE e SVET. 2018. (Congresso).

15. Congresso Internacional de Tintas. Estudo de um sulfossilanol como inibidor de corrosão para aço galvannealed em meio ácido contendo cloretos. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Isabella Pacífico Aquino

Aquino, I.P.MELO, H. G.; FALLEIROS, N. A.. Avaliação do uso de um silano como inibidor de corrosão para o aço galvannealed. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Idalina Vieira Aoki

Avaliação do uso de um sulfossilanol como inibidor de corrosão para o aço galvannealed; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Escola Politécnica da USP,; Orientador: Sergio Henrique Cavallaro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Orlando Fatibello Filho

Determinação de Ácidos Voláteis de Percolados de Aterros Sanitários e dos Sub-Produtos da Digestão Anaeróbia de um Reator com Chicanas, através de Métodos Clássicos e em FIA; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Orlando Fatibello Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Avaliação de aditivos para autorreparação de tintas por meio de ensaios de laboratório, acelerados e de campo, Descrição: Avaliar, através de planejamento fatorial de experimentos em escala de bancada, o efeito de diferentes fatores de preparo e sua faixa operacional ou condições limites (parametrização do processo) na obtenção das microcápsulas. Serão avaliados diferentes sistemas de encapsulamento entre formadores de filme (óleo de linhaça e resina éster de epóxi) e inibidores de corrosão (dodecilamina em haloisita e silanol/Ce(III) em microcápsulas de poliestireno. 2)Avaliar em laboratório o desempenho de tintas aditivadas com as microcápsulas obtidas com cada sistema de encapsulamento quando aplicadas sobre corpos de prova de aço carbono usando técnicas eletroquímicas como EIS- espectroscopia de impedância eletroquímica e a técnica localizada de SVET- varredura com eletrodo vibratório e também em testes de corrosão acelerada em câmaras de névoa salina. Em uma segunda fase desta etapa, serão avaliados os efeitos sinérgicos da combinação de dois sistemas de encapsulamento (formador de filme + inibidor de corrosão). 3)Avaliar em testes de campo o desempenho de corpos de prova pintados com tinta aditivada com as microcápsulas já desenvolvidas para as condições e sistemas de encapsulamento selecionados e que obtiveram boa avaliação na etapa 2.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Sergio Henrique Cavallaro - Integrante / Idalina Vieira Aoki - Coordenador / Fernando Cotting - Integrante / André Koebsch - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2018

Escola Politécnica da USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto Petrobras 2964 - Avaliação de aditivos para autorreparação de tintas por meio de ensaios de laboratório, acelerados e de campo. Coordenadora do Projeto - Professora Doutora Idalina Vieira Aoki - POLI USP

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Docente da PUC Campinas no Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia, atuando no curso de Master of Business Engineering e Industria e Serviços 4.0 com a disciplina de Gestão e Custo do Clico de Vida de Ativos e no curso de Especialização em Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis com a disciplina de Recursos Financeiros (Matemática Financeira).

Atividades

  • 08/2019

    Ensino, de Master of Business Engineering, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão e Custo do Clico de Vida de Ativos

  • 08/2019

    Ensino, Construções, comunidades e planejamento sustentável, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Materiais Ecoeficientes

  • 08/2019

    Ensino, Industria e Servições 4.0, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Ativos e Análise do Ciclo de Vida do Ativo

2019 - 2019

Centro Universitário Senac

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Docente no curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do Centro Universitário SENAC (Campinas), com a disciplina de Gestão de Operações e Processos e no curso de Pós Graduação em Marketing Digital e E-Commerce com a disciplina de Logística Aplicada.