Simone Castelucci

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2006). Atuou como professora da Universidade Universidade de Sorocaba UNISO, onde ministrou a disciplina de Farmacobotânica, para o curso de Farmácia e Bioquímica. Na Universidade de Araraquara UNIARA ministrou aula na disciplina de Farmacognosia pelo curso de Farmácia e Bioquímica. Pela UNISO orientou alunos de graduação na área botânica ênfase em desenvolvimento de mudas de Plantas Medicinais e Etnobotânica com pesquisa na comercialização de plantas medicinais. Realizou trabalho Etnobotânico, com pesquisa no uso e confecção de medicamentos com plantas medicinais pela Fundação Bernand van Leer na cidade de Jardinópolis em conjunto com a Universidade de Ribeirão Preto UNAERP. Desenvolveu kits de aula prática em Ciências pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural CDCC - USP, São Carlos.Atua nas áreas de Etnobotânica, Etnoecologia, Etnofarmacologia, e Eduação em Ciências/Biologia.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Ciências Farmacêuticas

2001 - 2006

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Título: Estudo etnofarmacognóstico de espécies medicinais da família `Asteraceae` empregadas pela comunidade da Área de Proteção Ambiental de Paracatu - MG
Prof. Dr. Fernando Batista da Costa. Palavras-chave: Althernanthera brasiliana; etnobotânica.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais

1996 - 1999

Universidade Federal de São Carlos
Título: Tradição do uso de remédios caseiros por uma comunidade urbana de São Carlos - SP,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Prof. Dr. Felisberto Cavalheiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: plantas medicinais; São Carlos; Urbana.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Ciências Biológicas

1991 - 1995

Universidade Federal de São Carlos
Título: Utilização de plantas nativas e cultivadas pelos moradores da Reserva Ecológica do Jataí (Município de Luiz Antônio - SP)
Orientador: Prof. Dr. Nivaldo Nordi
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em Difusão: Como Apresentar Seminários. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em SOFT TISSUE THERAPY. (Carga horária: 300h). , FACULTY OF APPLIED SCIENCE - ADLER ERICKSON INSTITUTE, AEI, Austrália.

2001 - 2001

Investigação e simulação em Ciências. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado e Educação - SP, SEE - SP, Brasil.

1998 - 1998

Etnofarmacologia. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

1996 - 1996

Metodologia dos Estudos Etnoecológicos. (Carga horária: 17h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Introdução a Bioespeleologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Controle de Enfermidades de Peixes. (Carga horária: 40h). , Centro de Pesquisa e Treinamento em Aqüicultura, CEPTA, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Int. a Biologia e Fisiologia de Aninais Marinhos. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1993 - 1993

Problemas Ambientais da Cidade de São Carlos. (Carga horária: 33h). , Secretaria do Estado da Cultura de São Carlos, SEC, Brasil.

1992 - 1992

Ecologia de Áreas Alagadas. (Carga horária: 2h). , Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: ETNOECOLOGIA.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Etnobotânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTELUCCI, SIMONE . Excursão. 1995. (Outro).

CASTELUCCI, SIMONE . Palestras Semanais para PET - BIO CAPES. 1994. (Outro).

CASTELUCCI, SIMONE . Visita monitorada a Parques Zoológicos. 1994. (Outro).

CASTELUCCI, SIMONE . Programação Calourada Ufscar. 1994. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ABC na Educação Científica Mão na Massa.Ecossistemas Brasileiros. 2006. (Oficina).

Seminário Nacional e III Mostra de Trabalhos. 2006. (Seminário).

5th INERNATIONAL CONGRESS OF PHARMACEUTICALSCIENCES. Pharmacognostic Study in Species From Asteraceae Family Used as Antiinflamatory in a Traditional Community in Paracatu - MG. 2005. (Congresso).

V Jornada Paulista de Plantas Medicinais - Natureza Ciência e Comunidade.Levantamento Etnofarmacológico no Município de Jardinópolis: Uma Ação Visando a Melhoria da Qualidade de Vida da População Carente. 2001. (Outra).

XL Congresso Brasileiro de Química. Aspectos QuímicoseHistológicos Relacionados à Toxicidade de Plantas da Espécie Diefenbachia. 2000. (Congresso).

IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais.Controle da Produção de Mudas de Althernanthera brasiliana em Dois Tipos de Solo e Ambiente. 1999. (Outra).

IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais.Um Estudo da Espécie Althernanthera brasiliana Segundo o Uso Popular dos Assentados da Fazenda Ipanema, Iperó - SP. 1999. (Outra).

Segundo Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da UNISO.Controle da Produção de Mudas de Althernanthera brasiliana e Lippia alba em Dois Tipos Solo e Ambiente. 1999. (Encontro).

Segundo Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da UNISO.Estudo Preliminar da Venda e do Uso de Plantas Medicinais na Região de Sorocaba. 1999. (Encontro).

1o. Encontro de Iniciação Científica da UNISO.Instalação e Desenvolvimento de um Canteiro Experimental de Plantas Medicinais. 1998. (Encontro).

II Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.O Conhecimento e a Tradição do Uso de Ervas Medicinais Por Uma Comunidade da Zona Urbana da Cidade de São Carlos - São Paulo. 1998. (Simpósio).

III Jornada Paulista de Plantas Medicinais.Uso de Plantas Medicinais em Projetos Paisagísticos. 1997. (Outra).

I Simpósio de Etnobiologia e Etnoecologia.A importância das Plantas Medicinais Para os Moradores da Estação Ecológica de Jataí (Município de Luiz Antônio, SP). 1996. (Simpósio).

IV Congresso de Iniciação Científica de São Carlos. 1996. (Congresso).

VIII Seminário Regional de Ecologia.Plantas Medicinais: Um Estudo Etnobotânico na Comunidade da Estação Ecológica de Jataí. 1996. (Seminário).

XI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. 1996. (Congresso).

III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Utilização de Plantas Nativas e Cultivadas Como Medicamentos Pelos Moradores da Rserva Ecológica do Jtaí (Município de \luiz Antônio - SP). 1995. (Congresso).

II Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Elaboração de Material de Apoio à Realização de Atividades Práticas no Ensino de Ciências. 1994. (Congresso).

III Encontro de Animais Silvestres. 1994. (Encontro).

II Semana de Animais Silvestres. 1993. (Encontro).

I Encontro Sobre Animais Silvestres. 1992. (Encontro).

VII Seminário Regional de Ecologia. 1992. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Giovanni Battista Mario Aldo Strixino

PIRES, J. S.R.;STRIXINO, G.; MORAES, G.. Desenvolvimento e evolução de ecossistemas. 1998. Outra participação, Universidade Federal de São Carlos.

Elenice Mouro Varanda

VARANDA, E. M.. Estudo etnobotânico e farmacognóstico de espécies madicinais da família Asteraceae na área de proteção especial de Paracatu e reserva de Acangaú-MG. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

Jairo Kenupp Bastos

BASTOS, Jairo KenuppVARANDA, Elenice MouroPUPO, Mônica Tallarico. Estudo etnobotânico e Farmacológico de espécies medicinais da família Asteraceae na área de proteção especial de Paracatu e reserva de Acangaú - MG.. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas Fármacos e Medicamentos) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de Sã.

Mônica Tallarico Pupo

BASTOS, Jairo Kenupp; VARANDA, E. M.;PUPO, M. T.. Estudo etnobotânico e farmacognóstico de espécies medicinais da família Asteraceae na área de proteção especial de Paracatu e reserva de Acangaú - MG. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

WILSON ROBERTO CUNHA

COSTA, Fernando Batista; OLIVEIRA, Dionéia Camilo Rodrigues de; NAVICKIENE, Hosana Maria Debonsi; GROPPO JUNIOR, Milton;CUNHA, W. R.. Estudo farmacognóstico de espécies medicinais da família Asteraceae empregadas pela comunidade da Àrea de Proteção Especial de Paracatu-MG. 2006. Tese (Doutorado em Fármacos e Medicamentos) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Usp.

Milton Groppo

GROPPO, M.; COSTA, F. B.; OLIVEIRA, D. C. R.; NAVICKIENE, H. M. D.;CUNHA, W. R.. Estudo etnofarmacológico de espécies medicinais da família Asteraceae empregadas pela comunidade da Área de Proteção Especial de Paracatu-MG. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO.

José Salatiel Rodrigues Pires

PIRES, JOSÉ SALATIEL RODRIGUES. Desenvolvimento e evolução de ecossistemas. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

FERNANDO BATISTA DA COSTA

Da Costa, F. B.. Estudo etnofarmacognóstico de espécies medicinais da família Asteraceae empregadas pela comunidade da área de proteção especial de Paracatu. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sandro Augusto Rosa

Instalação de um canteiro de plantas medicinais e controle de solo e luminosidade na produção de mudas; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Sorocaba; Orientador: Simone Castelucci;

Wanderson dos Reis

Venda e uso de plantas medicinais na região de Sorocaba; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Sorocaba; Orientador: Simone Castelucci;

Rodrigo Lemes Mena

Estudo da venda e uso de plantas medicinais na região de Sorocaba; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Sorocaba; Orientador: Simone Castelucci;

Jefferson Pereira da Silva

Estudo da venda e uso de plantas medicnais na região de Sorocaba; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Sorocaba; Orientador: Simone Castelucci;

Vitor Batista Souza Oliveira

Estudo da venda e uso de plantas medicnais na região de Sorocaba; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Sorocaba; Orientador: Simone Castelucci;

Isaltino Pereira Andrade Junior

Instalação e Desenvolvimento de Um Canteiro de Plantas Medicinais; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Sorocaba; Orientador: Simone Castelucci;

Francinete Gomes Oliveira

Controle de produção de mudas de plantas medicinais em dois tipos de solo e luminosidade; ; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Sorocaba; Orientador: Simone Castelucci;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nivaldo Nordi

Estudo etnobotânico sobre plantas medicinais levantadas junto aos moradores da Estação ecológica de Jataí; ; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Nivaldo Nordi;

FERNANDO BATISTA DA COSTA

Estudo etnofarmacognóstico de espécies medicinais da família Asteraceae empregadas pela comunidade da área de proteção especial de Paracatu; 2006; Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- USP,; Orientador: Fernando Batista da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CASTELUCCI, SIMONE ; ROGERIO, ALEXANDRE DE PAULA ; AMBROSIO, SÉRGIO RICARDO ; ARAKAWA, NILTON SYOGO ; LIRA, SIMONE POSSEDENTE DE ; FACCIOLI, LÚCIA HELENA ; COSTA, FERNANDO BATISTA DA . Anti-inflammatory activity of Dasyphyllum brasiliensis (Asteraceae) on acute peritonitis induced by β-glucan from Histoplasma capsulatum. Journal of Ethnopharmacology , v. 112, p. 192-198, 2007.

  • CASTELUCCI, S. ; LIMA, M. I. S. ; NIVALDO, N. ; MARQUES, J. G. W. . Plantas Medicinais Relatadas pela Comunidade Residente na Estação Ecológica de Jataí, Município de Luiz Antônio/SP: Uma Abordagem Etnobotânica. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso) , v. 3, p. 51, 2000.

  • CASTELUCCI, SIMONE . Levantamento Etnofarmacológico. In: Ana Maria Soares Pereira. (Org.). Implantação da Fitoterapia no Muncípio de Jardinópolis - SP. 1ed.Ribeirão Preto: Legis Summa, 2008, v. 1, p. 19-37.

  • CASTELUCCI, SIMONE ; ROGERIO, ALEXANDRE DE PAULA ; LIRA, SIMONE POSSEDENTE DE ; FACCIOLI, LÚCIA HELENA ; COSTA, FERNANDO BATISTA DA . PHARMACOGNOSTIC STUDY IN SPECIES FROM ASTERACEAE FAMILY USED AS ANTIINFLAMATORY IN A TRADITIONAL COMMUNITY IN PARACATU - MG. In: 5th INERNATIONAL CONGRESS OF PHARMACEUTICALSCIENCES, 2005, RIBEIRÃO PRETO. 5th INERNATIONAL CONGRESS OF PHARMACEUTICALSCIENCES - CIFARP. RIBEIRÃO PRETO, 2005. v. 41. p. 326-326.

  • CASTELUCCI, S. ; PEREIRA, A. M. S. . Levantamento Etnofarmacológico no Município de Jardinópolis: Uma Ação Visando a Melhoria da Qualidade de Vida da População. In: V Jornada Paulista de Plantas Medicinais - Natureza Ciência e Comunidade, 2001, Botucatu. V Jornada Paulista de Plantas Medicinais - Natureza Ciência e Comunidade, 2001.

  • RIBEIRO, M. C. A. ; CASTELUCCI, S. . Aspectos Químicos e Histológicos Relacionados à Toxicidade de Plantas da Espécie Dieffenbachia. In: XL Congresso Brasileiro de Química, 2000, Recife. XL Congresso Brasileiro de Química - Química: Ontem , Hoje e Amanhã, 2000.

  • CASTELUCCI, S. ; ALMEIDA, L. C. F. ; CHIERICE, G. O. ; PREVIGLIERI, T. S. ; ANTUNES, A. P. . Um Estudo da Espécie Althernanthera brasiliana Segundo o Uso Popular dos Assentados da Fazenda Ipanema, Iperó - SP. In: IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1999, Ribeirão Preto. IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1999. p. 98-98.

  • OLIVEIRA, G. F. ; ANDRADE JUNIOR, P. I. ; ROSA, A. S. ; CASTELUCCI, SIMONE ; FREITAS, N. P. . Controle da Produção de Mudas de Althernanthera brasiliana e Lippia alba em Dois Tipos de Solo e Ambiente. In: Segundo Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da UNISO, 1999, Sorocaba. Segundo Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da UNISO, 1999. p. 81-82.

  • REIS, W. ; MENA, R. L. ; OLIVEIRA, V. B. S. ; SILVA, J. P. ; CASTELUCCI, SIMONE ; FREITAS, N. P. . Estudo Preliminar da Venda e do Uso de Plantas Medicinais na Região de Sorocaba. In: Segundo Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da UNISO, 1999, Sorocaba. Segundo Encontro de Iniciação Científica e Pesquisadores da UNISO, 1999. p. 83-83.

  • OLIVEIRA, G. F. ; ANDRADE JUNIOR, P. I. ; ROSA, A. S. ; CASTELUCCI, S. ; FREITAS, N. P. . Controle da Produção de Mudas de Althernanthera brasiliana em Dois Tipos de Solo e Ambiente. In: IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1999, Ribeirão Preto. IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1999. p. 64-64.

  • CASTELUCCI, S. ; CAVALHEIRO, F. . O Conhecimento e a Tradição do Uso de Ervas Medicinais Por Uma Comunidade da Zona Urbana da Cidade de São Carlos - São Paulo. In: II Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 1998, São Carlos. II Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 1998. p. 34-34.

  • ANDRADE JUNIOR, P. I. ; OLIVEIRA, G. F. ; PELEGRINI, A. P. S. ; CASTELUCCI, SIMONE ; FREITAS, N. P. . Instalação e Desenvolvimento de um Canteiro Experimental de Plantas Medicinais. In: 1o. Encontro de Iniciação Científica da UNISO, 1998, Sorocaba. 1o. Encontro de Iniciação Científica da UNISO, 1998. p. 35-35.

  • CASTELUCCI, SIMONE ; CAVALHEIRO, F. . Uso de Plantas Medicinais em Projetos Paisagísticos: Um estudo Preliminar. In: III Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1997, Campinas. III Jornada Paulista de Plantas Medicinais - CPQBA - UNICAMP, 1997. p. 87-87.

  • CASTELUCCI, SIMONE ; LIMA, M. I. S. ; NORDI, N. . Plantas Medicinais: Um estudo Etnobotânico na Comunidade da Estação Ecológica de Jataí. In: VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996, São Carlos. Caderno de Resumos VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996. p. 324-324.

  • CASTELUCCI, SIMONE ; LIMA, M. I. S. ; NORDI, N. . A Importância das Plantas Medicinais Para os Moradores da estação Ecológica de Jataí (Município de Luiz Antônio, SP). In: I Simpósio de Etnobiologia e Etnoecologia, 1996, Feira de Santana. I Simpósio de Etnobiologia e Etnoecologia, 1996. p. 49-49.

  • CASTELUCCI, SIMONE ; LIMA, M. I. S. ; NORDI, N. . Utilização de Plantas Nativas e Cultivadas Como Medicamentos Pelos Moradores da Reserva Ecológica do Jataí (Município de luiz Antônio - SP). In: III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1995, São Carlos. III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1995. p. 218-218.

  • CASTELUCCI, S. ; PERDIGAO, A. L. R. V. . Elaboração de Material Didático de Apoio a Relização de Atividades Práticas no Ensino de Ciências. In: II Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1994, São Carlos. II Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1994. p. 280-280.

  • CASTELUCCI, SIMONE . Ambientes Aquáticos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTELUCCI, SIMONE . Combustíveis Alternativos: reduzindo a poluição. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTELUCCI, SIMONE . Origem da Vida. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTELUCCI, SIMONE . Conhecendo Melhor seu Aluno. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASTELUCCI, SIMONE . A Nutrição e os Alimentos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ORTEGA, A. C. ; CASTELUCCI, SIMONE . Plantas Medicinais. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTELUCCI, SIMONE . Experimentoteca Pública Nacional - Subprojeto II ' Expansão e Consolidação em Experimentoteca nas 6a. e 8a. séries do 1o. Grau em 20 Centros de Ciências do Brasil'. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1998 - 1999

    Controle da produção de mudas da plantas medicinais com dois tipos de solo e ambiente, Descrição: Pesquisa preliminar para controle de produção de mudas das espécies Althernanthera brasiliana e Lippia alba, com respeito a dois tipos de solo e dois tipos de ambiente (dentro de estufa climatizada e em ambiente aberto sem controle).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Castelucci - Coordenador / G. F. Oliveira - Integrante / P. I. Andrade Junior - Integrante / A. S. Rosa - Integrante / N. P. Freitas - Integrante.

  • 1998 - 1999

    Estudo preliminar da venda e do uso de plantas medicinais da região de Sorocaba., Descrição: Projeto temático que visa um estudo dos pontos de venda de plantas medicinais in natura na ciade de Sorocaba e região. Foi realizado também o levantamento das plantas mais compradas pela população. Algumas destas espécies foram adquiridas para serem submetidas a análise microscópica e comparativa a padrões quanto a presença de indicadores de drogas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone Castelucci - Coordenador / N. P. Freitas - Integrante / Wandersom dos Reis - Integrante / Rodrigo Lemes Mena - Integrante / Vitor Batista Souza Oliveira - Integrante / Jefferson Pereira da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1995

Prêmio Jovem Pesquisador, III CIC - Universidade de São Carlos.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2003 - 2004

    Universidade de Araraquara

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Farmacognosia, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Ministrei aulas teóricas e práticas na disciplina de Farmacognosia para o curso de Farmácia e Bioquímica.

    Atividades

    • 02/2003 - 12/2004

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacognosia

  • 1998 - 2000

    Universidade de Sorocaba

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular de Farmacobotânica, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ministrei aulas teóricas e práticas de Farmacobotânica para o curso de Farmácia e Bioquímica. Orientei alunos de graduação na área de botânica, avaliando o desenvolvimento de plantas medicinais em diferentes tipos de solo e luminosidade. Realizei trabalho de pesquisa com alunos de graduação na área de Etnobotânica, fazendo um levantamento dos pontos de comercialização de plantas medicinais na região. Orientei a instalação do laboratório de aulas práticas para a disciplina de Farmacobotânica e instalação de uma estufa de plantas medicinais para pesquisa e fornecimento de materiais para aulas práticas no Campus 2 da UNISO.

    Atividades

    • 02/1998 - 12/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, CEBS - Curso de Farmácia e Bioquímica.,Linhas de pesquisa

    • 02/1998 - 12/2000

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacobotânica

  • 2004 - 2008

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Cargo, Carga horária: 33

    Outras informações:
    Atuei como professora de Ciências Físicas e Biológicas para ensino fundamental e como professora de Biologia para ensino médio.

    Atividades

    • 02/2004 - 07/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

    • 02/2004 - 07/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências Físicas e Biológicas

  • 2000 - 2001

    Fundação Bernanrd Van Leer

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Etnobotânico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Realizei um estudo Etnobotânico do uso de plantas medicinais pela população da cidade de Jardinópolis, SP. O objetivo do estudo foi conhecer os costumes populares do uso de plantas como medicamento pelos moradores da cidade. Este estudo abrangeu entrevistas diretas, identificação popular das espécies vegetais, formas de uso e elaboração do medicamento caseiro, coleta das espécies, montagem de exsicatas e identificação das espécies.

    Atividades

    • 10/2000 - 02/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Bernanrd Van Leer - SP - Brasil, .,Linhas de pesquisa

  • 2002 - 2003

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrei aulas como professora de Educação Ambiental para cursos Técnicos em Administração e Mecânica.

    Atividades

    • 02/2003 - 12/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

  • 1992 - 1994

    Universidade de São Paulo - São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora e Pesquisadora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuei como monitora do plantão de dúvidas nas disciplinas Biologia e Ciências Físicas e Biológicas. Participei na elaboração de kits de aulas práticas no Projeto Experimentoteca Pública Nacional, para elaboração e aplicação de atividades práticas dos temas: evolução, doenças no Brasil, mundo microscópico, cadeia alimentar, susseção ecológica, adaptação dos seres vivos, interações/associações dos seres vivos, reprodução, metabolismo das plantas e morfologia vegetal.

    Atividades

    • 08/1992 - 02/1994

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC USP, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1992 - 02/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Monotoria de Biologia

    • 08/1992 - 02/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitoria em Ciências Físicas Biológicas

  • 1995 - 1999

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalho etnobotânico realizado junto a comunidade urbana de São Carlos, com a finalidade de identificar a presença de plantas medicinais em jardins residenciais e a utilização destas plantas pelos moradores.

  • 1995 - 1995

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Acompanhou e orientou, de forma indidualizada, alunos na elaboração de instrumentos para o ensino teórico e prático de biologia.

  • 1993 - 1995

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do PET - BIO, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Neste programa realizei palestras mensais sobre assuntos diversos dentro da área de Biologia; Participei de seminários semestrais ministrados para os alunos do PET - Bio e de outros programas PET da UFScar; Organizei visitas e excursões para alunos de graduação e palestras ministradas por professores da UFScar para alunos de graduação de diferentes cursos; Elaborei o Curso de Extenção Universitária Introdução a bioespeleologia; Elaborei atividades para a Calourada UFScar de 1994 e 1995.

    Atividades

    • 03/1995 - 09/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, .,Linhas de pesquisa

  • 1991 - Atual

    Parque Ecológico Dr. Antônio T. Viana

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuou como monitora no evento Semana do Meio Ambente de 03 a 07 de junho.

  • 1994 - 1994

    Centro de Biologia Marinha

    Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitoria em Educação Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalho realizado no Programa de Visitação Pública do CEBIMar, com o objetivo de esclarecer os visitantes sobre ambiente marinhos e sua importância. O trabalho também envolvia coleta e devolução das espécies marinhas no ambiente aquático.