Flávio Giannetti Loureiro Chaves

possui graduação em Português e Literatura de Língua Portuguesa/Licen. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Língua e Literatura Italiana Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (1980). Foi professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade de Caxias do Sul, além de professor convidado na Universidade de Rennes, França. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e desenvolve a linha de pesquisa em História e Literatura.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Literatura Brasileira)

1977 - 1980

Universidade de São Paulo
Título: A Cinza e a Semente (Ficção e Regionalismo de Simões Lopes Neto)
Orientador: Dr José Aderaldo Castello
Palavras-chave: Simões Lopes Neto; Regionalismo e universalismo; Estrutura da Narrativa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa

1973 - 1976

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Dr Guilhermino Cesar
Palavras-chave: Erico Verissimo; Narrativa realista; Literatura e sociedade; Sociologia do romance.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação em Português e Literatura de Língua Portuguesa/Licen.

1961 - 1966

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Língua e Literatura Italiana Licenciatura

1961 - 1966

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Fórum de Literatura Brasileira - UFRGS.Machado de Assis. 2008. (Seminário).

XIII Seminário Nacional de Literatura e História - Faculdade Porto-Alegrense.A arte do conto de Guimarães Rosa. 2008. (Seminário).

Machado de Assis: a Centennial Celebration (Biblioteca Brasileira de Nova York ).Machado, Fortunato e Freud. 2008. (Simpósio).

Semana Cultural Machado de Assis - Academia Brasileira de Letras.Machado de Assis: a causa secreta da narrativa. 2008. (Simpósio).

Aula inaugural do curso de Letras da UCS.Machado de Assis: a causa secreta. 2008. (Outra).

Romancistas na Academia Brasileira de Letras.Scliar e a Diáspora de todos nós. 2007. (Simpósio).

VI Encontro Nacional de Estudos Organizacionais da ANPAD.Erico Verissimo e o Rio Grande do Sul. 2006. (Encontro).

Colóquio Internacional Guimarães Rosa.Guimarães Rosa e a universalidade da região. 2006. (Outra).

Aula Inaugural do curso de pós-graduação "lato sensu" - Especialização em Literatura Infanto-Juvenil.A importância da leitura. 2006. (Outra).

Colóquio internacional Les îles atlantiques: réalités et imaginaire.. Sacramento, a ilha imaginária de Erico Verissimo. 1999. (Congresso).

Colóquio internacional Censure et Littérature dans les pays de langues romanes. Incidente em Antares de Erico Verissimo e a censura brasileira. 1998. (Congresso).

Colóquio internacional La Lusophonie: vois/voix océaniques, realizado pela Université Libre de Bruxelles.. A tradição do mar na ficção brasileira. 1998. (Congresso).

Simpósio internacional Canudos: un conflit entre deux visions du monde..Os Sertões: o conflito da linguagem. 1998. (Simpósio).

10º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, ANPOL.O ensino e pesquisa no cotidiano da pós-graduação no Brasil. 1995. (Encontro).

IV Congresso Internacional de Estudos Pessoanos. Comunicação: Pessoa e Borges: uma perspectiva em literatura comparada. 1988. (Congresso).

1 Colóquio Luso-Brasileiro de Professores Universitários de Literaturas de Expressão Portuguesa. Convidado especial ao 1 Colóquio Luso-Brasileiro de Professores Universitários de Literaturas de Expressão Portuguesa. Lisboa. 1984. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alcione Moraes Jacques Maschio

CHAVES, Flávio Loureiro; POZENATO, J. C.; ZINANI, C. J. A.; ZILBERMAN, R.. A paisagem em Darcy Azambuja: outras dimensões. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Cinara Fontana Triches

CHAVES, Flávio Loureiro; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; SARTORI, A. T.; MORENO, C.. Travessia: o conhecimento do outro através da literatura em Língua Estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura Regional) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Lisiane Delai

CHAVES, Flávio Loureiro; ARENDT, João Claudio; RIBEIRO, Cleodes Maria Piazza Julio; BARBIERI, I. B.. Paisagens opostas: Uma leitura da região na Trilogia do Rio e Quaderna, de João Cabral de Melo Neto. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura Regional) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Tânia Perotti

CHAVES, Flávio Loureiro. Nanetto Pipetta: modos de representação.. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Adriane Angheben Eitelven

CHAVES, Flávio Loureiro; PAVANI, C. F.; RETTENMAIER, M.. O pampa além das fronteiras. Identidade e revolução em Sinhá Moça Chorou, de Ernani Fornari.. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Odilse Grasselli Engel

CHAVES, Flávio Loureiro; BERTUSSI, L. T.; FLECK, E. C. D.. Literatura e História: diálogos na sala de aula.. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Allan Abreu Aio

CHAVES, Flávio Loureiro; FARIA, Gentil Luiz de; AMORIM, O. N.. O jornalismo e a literatura em Otto Lara Resende. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marli Cristina Tasca Marangoni

CHAVES, Flávio Loureiro. A infância no pampa: Contos gauchescos e Lendas do Sul . 2006. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Rodrigo Avelar Breunig

CHAVES, Flávio Loureiro. O personagem leitor nos contos de Machado de Assis. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Greice Tomasi

CHAVES, Flávio Loureiro. Leituras na fronteira: um estudo sobre a relação entre Literatura e História nas obras de Caldre e Fião. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Edna Polese

CHAVES, Flávio Loureiro. Estudo sobre José Cândido de Carvalho. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Vera Marta Reolon de Oliveira

CHAVES, Flávio Loureiro. Mulheres para um homem, para O homem, A mulher. Constituição do Masculino e do Feminino no Novo Mundo- Estudos de Gênero na Serra Gaúcha. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Candice Soldatelli

CHAVES, Flávio Loureiro. Identidade cultural e resistência da literatura oral: a canção Dona Lombarda na região colonial italiana do Rio Grande do Sul. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Rúpcia Regina Mondardo Sartori

CHAVES, Flávio Loureiro. O tema do mar no conto catarinense. 2004 - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Flaviana Fontoura Espinosa

CHAVES, Flávio Loureiro. De ficção e de heróis: romances políticos de Erico Verissimo. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juarez Poletto

CHAVES, Flávio Loureiro. História, memória e ficção em obras de Carlos Heitor Cony. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lisianne Gonçalves

CHAVES, Flávio Loureiro. Literatura e artes nos anos 30. 2001. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ednei da Rosa Cândido

CHAVES, Flávio Loureiro. Expiando e revelando: Cherchez le Bouc. 1998. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Soares Vieira

CHAVES, Flávio Loureiro. Mário Peixoto, escritor. 1998. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Josalba Fabiana dos Santos

CHAVES, Flávio Loureiro. Precariedade e vulnerabilidade em A Céu Aberto, de João Gilberto Noll. 1998. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Liliana Reales de Ruas

CHAVES, Flávio Loureiro. Onetti: a escritura como universo auto-referente. 1997. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eni Celidonio

CHAVES, Flávio Loureiro. Machado de Assis, um leitor dele mesmo. 1996. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fernando Cerisara Gil

CHAVES, Flávio Loureiro. A poética da destrutividade: texto e contexto em Rubem Fonseca. 1992. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Léa Roland Kiefer

CHAVES, Flávio Loureiro. O drama lírico Farrapos - Em busca de uma identidade. 1992. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Susana Kampf Lages

CHAVES, Flávio Loureiro. Descaminhos da leitura João Guimarães Rosa e o trabalho da saudade. 1990. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Ramona Castillo Villamil

CHAVES, Flávio Loureiro. As personagens femininas no romance latino-americano. 1987. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Beatriz Weigert Behr

CHAVES, Flávio Loureiro. A poética do escuro (uma leitura da poesia de Guilhermino César). 1986. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Terezinha Marques da Rosa

CHAVES, Flávio Loureiro. Antonio Chimango: trapaça salutar de parceiros enfrentados. 1986. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juracy Assmann Saraiva

CHAVES, Flávio Loureiro. Diálogo inconcluso, análise de Quincas Borba. 1983. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Humaitá José J

CHAVES, Flávio Loureiro. Soares. A palavra e o silêncio em Clarice Linspector. 1982. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Moema Pinto Cavalcante

CHAVES, Flávio Loureiro. Na fronteira do mito e da realidade: o gaúcho na ficção romântica. 1982. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Luiza Berwanger da Silva

CHAVES, Flávio Loureiro. A lucidez poética à procura do equílibrio temático. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Olmira Kling Petry

CHAVES, Flávio Loureiro. O animalismo na obra de Dyonélio Machado. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cristina de Macedo Pereyron

CHAVES, Flávio Loureiro. A mulher em O Tempo e o Vento. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Myrna Marisa Bier Appel

CHAVES, Flávio Loureiro. Idéias encernadas: o teatro de Alencar. 1980. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Léa Sílvia dos Santos Massina

CHAVES, Flávio Loureiro. Tese e realidade em Ruínas Vivas de Alcides Maya. 1980. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucia Serrano Pereira

CHAVES, Flávio Loureiro; FISCHER, L. A.; SOUZA, E. L. A.; CAMPOS, M. C. A.; COSTA, A. M. M.. O conto machadiano: uma experiência de vertigem. 2008. Tese (Doutorado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlon Mello de Almeida

CHAVES, Flávio Loureiro; SILVA, M. I. L. E.; WEIGERT, M. B.. Itinerário poético de Guilhermino Cesar. 2008. Tese (Doutorado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ildo Carbonera

CHAVES, Flávio Loureiro; SILVA, Deonísio da; FISCHER, N. B.; FISCHER, L. A.. Trajetórias da narrativa ítalo-brasileira - Dove è la cuccagna?. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Clemente Pozenato

CHAVES, Flávio Loureiro. A Babilônia. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Itana Nogueira Nunes

CHAVES, Flávio Loureiro. David Salles: da crítica de rodapé à crítica universitária. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ivan Marcos Ribeiro

CHAVES, Flávio Loureiro. Érico Veríssimo e Oscar Wilde: vaidade e literatura. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eliana Inge Pritsch

CHAVES, Flávio Loureiro. As vidas de Sepé. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisabeth Torresini

CHAVES, Flávio Loureiro. Modernidade e exercício da medicina no Romance: Olhai os lírios do campo de Érico Veríssimo. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sílvia Lobato Paraense

CHAVES, Flávio Loureiro. Presente, passado, memória: a crônica de Rubem Braga. 1998. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: João Hernesto Weber

CHAVES, Flávio Loureiro. A teoria da literatura brasileira e o instinto de nacionalidade. 1994. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marilene Weinhardt

CHAVES, Flávio Loureiro. Figurações do passado: o romance histórico contemporâneo no Sul. 1994. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Claudio Oliveira

CHAVES, Flávio Loureiro. O percurso dos sentidos. 1991. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucia Serrano Pereira

CHAVES, Flávio Loureiro. O conto machadiano: uma experiência de vertigem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Brasileira'. 1998. Universidade Federal do Paraná.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Brasileira. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Comparada. 1996. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Brasileira. 1995. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Brasileira. 1995. Universidade Federal do Paraná.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Teoria Literária. 1994. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Brasileira. 1993. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Titular de Literatura Brasileira. 1991. Universidade Federal de Minas Gerais.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Adjunto de Teoria da Literatura . 1998. Universidade Federal de Santa Maria.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Adjunto de Literatura Brasileira. 1991. Universidade Federal Fluminense.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Auxiliar de Literatura Brasileira. 1991. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Adjunto de Literatura Brasileira. 1983. Universidade Federal de Santa Catarina.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso público de títulos e provas para Professor Assistente de Literatura Brasileira. 1980. Universidade Federal do Paraná.

CHAVES, Flávio Loureiro. Concurso de livre-docência em Literatura Brasileira (Professor Dr. Antônio Dimas de Morais). 2000. Universidade de São Paulo.

CHAVES, Flávio Loureiro. Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Regional da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2000. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CHAVES, Flávio Loureiro. Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas. 1988. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CHAVES, Flávio Loureiro. Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. 1987. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CHAVES, Flávio Loureiro. Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 1984. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

CHAVES, Flávio Loureiro. Licenciatura em Letras da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências de Cachoeira do Sul. 1983. Ministério de Educação e Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luciana Crestana dos Santos

Honra e honor nas tragédias rurais de Federico Garcia Lorca; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Carina Fior Ponstingher Balzan

Carl Winter: um alemão em Santa Fé; 2008; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Karina de Castilhos Lucena

Macondo: além da terra firme (Um estudo sobre a cidade imaginária); ; 2008; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Márcia Carvalho Rodrigues

Livros raros na Universidade de Caxias do Sul (identificação e catalogação descritiva); ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Bianca De Vit Begrow

As mães e seus filhos (Uma leitura d'O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo); 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Nivaldo Pereira da Silva

Deus morto no Pampa; A religiosidade gaúcha no mito fundador proposto por Erico Verissimo; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Tenisa Zanoto Boeira

Erico Verissimo: Literatura e Filosofia; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Alessandra Paula Rech

A indistinção primeira - Amor e interdito social na obra de João Guimarães Rosa; 2005; 122 f; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Carlos Andre Costantin

Anatomia do Bronze: Incursão por símbolos regionais a partir da obra Os pesos e as medidas, de Ítalo Balen; 2004; 145 f; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Suzana Maria Lain Pagot

Sobre a poesia de Oscar Bertholdo; 2004; 100 f; Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Eliana Inge Pritsch

Uma Lira no Coração; (Literatura e Música em Machado de Assis); 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Tânia Viana Pereira

O Diário e a Ficção; (Proposta para uma leitura de Esaú e Jacó e Memorial de Aires de Machado de Assis); 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Ildo Carbonera

A Emboscada Machadiana; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Paulo Ricardo Cunha Mendes

Metáfora e Regionalismo; (Breve ensaio sobre a poesia de Aureliano de Figueiredo Pinto); 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Ginia Maria de Oliveira Gomes

Loucura e Lucidez n'O Continente de Erico Verissimo; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Lélia Almeida

A Sombra e a Chama; (Uma Interpretação da Personagem feminina n'O Tempo e o Vento de Erico Verissimo); 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Sílvia Lobato Paraense

Introdução ao Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles; 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Rosana Candeloro

Machado de Assis e Schopenhauer; (Uma metafísica da vontade); 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Regina da Costa Silveira

Macunaíma e Ti Noel; (Reflexões para uma leitura dialógica); 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Dino de Souza Del Pino

Do Espaço Heterodoxo na Crônica de Luís Fernando Verissimo; 1989; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Lúcia Rebello

História e Mito em Calunga de Jorge de Lima; 1988; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Lúcia Torres e Cardoso

Desmascarando o Poder (Uma Análise do Policarpo Quaresma de Lima Barreto); 1987; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Suzana Fonseca

Floriano Cambará, personagem de O Tempo e o Vento; 1985; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Patrícia lessa Flores da Cunha

Erico Verissimo e Aldous Huxley (Um Caso de Literatura Comparada); 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Leniza Kautz Menda

Literatura e Ideologia (Uma Leitura da Ópera dos Mortos de Autran Dourado); 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Clotilde de Souza Favalli

O Mito em Primeiras estórias de Guimarães Rosa; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávio Giannetti Loureiro Chaves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O fruto dentro da casca. Nonada (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 8, p. 13-17, 2005.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Érico Veríssimo e a construção de um épico brasileiro. Cult (São Paulo) , São Paulo, n.86, p. 46-49, 2004.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Literatura e compromisso. Revista Porto e Vírgula, Porto Alegre, n.40, 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A fronteira da literatura. Revista Vox, Porto Alegre, n.12, 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Ler e escrever. Revista de Letras (São Paulo) , Santa Maria, n.15, p. 111-124, 1997.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Do cotidiano e da pesquisa na área de literatura. Boletim Informativo da ANPOLL, João Pessoa, n.24, p. 57-64, 1996.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Notícia de Guilhermino Cesar. Revista Poesia Sempre, Rio de Janeiro, n.5, 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Umberto Eco: uma avenida de mão dupla. Revista Porto e Vírgula, Porto Alegre, v. 1, n.20, p. 1, 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O homem é aquilo que ele faz. Revista Almanakh, Porto Alegre, 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Relíquias do baú. Revista Porto e Vírgula, Porto Alegre, v. 1, n.21, p. 1, 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O tirano e sua descendência (Sobre Ramón del Valle - Inclán). Revista Escrita, São Paulo, n.36, 1987.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Dominadores e dominados em Simões Lopes Neto. Revista Oitenta, Porto Alegre, n.5, 1981.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Verissimo e a crise do liberalismo. Revista Oitenta, Porto Alegre, n.3, 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Verissimo e a criação literária. Revista Correio Filatélico, Brasília, v. 4, n.44, 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Depoimento sobre Erico Verissimo. Revista Ficção, Rio de Janeiro, v. III, n.13, 1977.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Veríssimo, escritor e humanista. Revista Colóquio Letras, Lisboa, n.30, 1976.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Literatura e sociedade na ficção de Erico Veríssimo. Revista Cultura, MEC- Brasília, n.18, 1975.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Uma perspectiva do barroco literário colonial. Revista Organon da Faculdade de Filosofia Ufrgs, Porto Alegre, n.14, 1970.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Para a crítica de Manoel de Oliveira Paiva. Revista Organon da Faculdade de Filosofia Ufrgs, Porto Alegre, n.12, 1969.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A temporalidade na poesia de Manuel Bandeira. Revista Organon, Porto Alegre, n.13, 1969.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Atualidade de Gil Vicente. Boletim do Gabinete Português de Leitura, Porto Alegre, 1966.

  • CHAVES, Flávio Loureiro (Org.) ; RIBEIRO, Cleodes Maria Piazza Julio (Org.) . Matrícula - 40 anos. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2007. v. 2. 287p .

  • CHAVES, Flávio Loureiro (Org.) ; BATTISTI, Elisa (Org.) . Cultura Regional: língua, história, literatura 2. Caxias do Sul: Educs, 2006. 131p .

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Ponta de Estoque. Caxias do Sul: Educs, 2006. 144p .

  • CHAVES, Flávio Loureiro (Org.) ; BATTISTI, Elisa (Org.) . Cultura Regional: língua, história, literatura. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. 138p .

  • CHAVES, Flávio Loureiro (Org.) . Leituras de Drummond. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. v. 1. 192p .

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Simões Lopes Neto. 2ª. ed. Porto Alegre - RS: Editora da UFRGS, 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Verissimo: o escritor e seu tempo. Porto Alegre - RS: Editora da UFRGS, 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . História e literatura. 3ª. ed. Porto Alegre - RS: Editora UFRGS, 1999. 112p .

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Matéria e invenção. Porto Alegre - RS: Editora da Universidade, 1994.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Verissimo: realismo e sociedade. 2ª. ed. Porto Alegre - RS: Mercado Aberto, 1981.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O ensaio literário no Rio Grande do Sul (1868 - 1960). Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves e INL-MEC, 1979.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O brinquedo absurdo. São Paulo - SP: Polis, 1978.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O mundo social do Quincas Borba. Porto Alegre - RS: Movimento/IEL-SEC, 1974.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Ficção latino-americana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1973.

  • CHAVES, Flávio Loureiro (Org.) . O contador de histórias (40 anos de vida literária de Erico Veríssimo). Porto Alegre: GLOBO, 1972.

  • CHAVES, Flávio Loureiro (Org.) . Aspectos do modernismo brasileiro. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1970.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O Rio Grande sem máscara. In: KETZER, Solange Medina; MOREIRA, Maria Eunice. (Org.). Múltiplas leituras. Porto Alegre: Edipucrs, 2008, v. 1, p. 63-75.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A crônica do Continente. In: Balala Campos. (Org.). Parques eólicos de Osório. Porto Alegre: Ventos do Sul Energia, 2007, v. , p. 92-93.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Na trilha de Simões. In: Cláudia Laitano e Elmar Bones. (Org.). Carlos Reverbel: textos escolhidos. 1ed.Porto Alegre: Já Editores, 2006, v. , p. 17-21.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O narrador como testemunha da história. In: Maria da Glória Bordini. (Org.). Caderno de pauta simples. 1ed.Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2005, v. , p. 227-242.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A História vista pela Literatura. In: Flávio Loureiro Chaves; Elisa Battisti. (Org.). Cultura Regional: língua, história, literatura. Caxias do Sul: EDUCS, 2004, v. , p. 09-18.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A fronteira da literatura. In: RIBEIRO, C. M. P.; POZENATO, J. C.. (Org.). Cultura, imigração e memória: percursos e horizontes - 25 anos ECIRS.. Caxias do Sul: Educs, 2004, v. , p. 217-222.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A glorificação do medo (Euclides da Cunha, leitor de Dante).. In: Giorgio de Marchis. (Org.). Criação e Crítica. Lisboa: Caminho, 2003, v. 1, p. 77-85.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Augusto Meyer, uma leitura do Rio Grande. In: Augusto Meyer. (Org.). Prosa dos pagos. 4ed.Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2002, v. , p. 5-11.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Drummond, mineiro e universal. In: Flávio Loureiro Chaves. (Org.). Leituras de Drummond.. 1ed.Caxias do Sul e Porto Alegre: EDUCS e Nova Prova, 2002, v. 1, p. 71-77.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A metáfora da tirania. In: Luis Augusto Fischer. (Org.). Graciliano Ramos. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 1993, v. , p. -.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Para a leitura do Dom Casmurro. In: Vários autores. (Org.). O amor na literatura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1992, v. , p. -.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O ensino da literatura brasileira. In: Vários autores. (Org.). Seminário de literatura brasileira. São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura, 1990, v. , p. -.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O compromisso da literatura. In: Maria da Glória Bordini. (Org.). Erico Veríssimo. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura e Sulina, 1990, v. , p. -.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Perfil de Riobaldo. In: Eduardo de Faria Coutinho. (Org.). João Guimarães Rosa (Fortuna Crítica). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983, v. , p. 77-102.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O Brasil na literatura latino-americana. In: Edla Steen. (Org.). Primeiro Encontro com a Literatura Brasileira. : São Paulo- SP, 1977, v. , p. 71-85.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Verissimo e o mundo das personagens. In: Flávio G. Loureiro Chaves. (Org.). O Contador de Histórias (40 Anos de Vida Literária de Erico Verissimo). Porto Alegre: Globo, 1972, v. , p. -.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Contribuições de Oswald e Mário de Andrade ao romance brasileiro. In: Flávio G. Loureiro Chaves. (Org.). Aspectos do Modernismo Brasileiro. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1970, v. , p. 9-38.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Os Sertões: crise e tragédia. In: Cesar Guilhermino. (Org.). Euclides da Cunha. Porto Alegre - RS: Faculdade de Filosofia da UFRGS, 1966, v. , p. 95-106.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Cartas e demônios de Martha Medeiros.. Zero Hora, Porto Alegre, p. 03 - 03, 14 nov. 2007.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico: leituras e perspectivas. Zero Hora, Porto Alegre, , v. 2, p. 4 - 5, 30 jul. 2005.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Crônicas da degradação. O Estado de São Paulo, São Paulo, 03 abr. 2005.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O romance político de Erico Verissimo. Jornal de Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 01 mar. 2005.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um resumo do mundo. Zero Hora, Porto Alegre, 28 mar. 2004.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O sentido e a máscara.. Jornal da UFRGS, Porto Alegre, 10 set. 2002.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O esqueleto dentro do armário (Somerset Maugham). Zero Hora, Porto Alegre, 13 abr. 2002.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Poesia nos pagos. Zero Hora, Porto Alegre, 19 jan. 2002.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Darcy Azambuja, o narrador da transição. Zero Hora, Porto Alegre, 08 dez. 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O mal onipresente. Zero Hora, Zero Hora, 24 nov. 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Cecília Meireles no espelho do tempo. Zero Hora, Porto Alegre, 03 nov. 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Drummond, mineiro e universal. Zero Hora, Porto Alegre, 27 out. 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Jorge Amado, narrador múltiplo. Zero Hora, Porto Alegre, 22 ago. 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Releitura de Moysés Vellinho. Zero Hora, Porto Alegre, 28 abr. 2001.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Cony entre memória e ficção. Zero Hora, Porto Alegre, 25 mar. 2000.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O romance da dúvida. Zero Hora, Porto Alegre, 09 out. 1999.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O narrador como testemunha da história. Zero Hora, Porto Alegre, 18 set. 1999.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O engenhoso mestre do romance de longo curso. Zero Hora, Porto Alegre, 14 mar. 1998.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A tela branca. Zero Hora, Porto Alegre, 09 ago. 1997.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Entre a história e a literatura. Zero Hora, Porto Alegre, 05 jul. 1997.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Josué Guimarães: a sátira decifra a História. Zero Hora, Porto Alegre, 23 mar. 1996.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O poeta José Paulo Paes translê tradição. Zero Hora, Porto Alegre, 10 fev. 1996.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O último patriarca da literatura (Sobre Cyro Martins). Zero Hora, Porto Alegre, 16 dez. 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um alegre passeio ao jardim de Eros. Zero Hora, Porto Alegre, 02 dez. 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A caça interminável a Moby Dick. Zero Hora, Porto Alegre, 18 nov. 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um macunaíma na corte (Sobre José Roberto Torero). Zero Hora, Porto Alegre, 31 out. 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Em busca de um lugar ao sol (Erico Verissimo). Zero Hora, Porto Alegre, 02 set. 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A modernidade não tem data (Sobre Machado de Assis). Zero Hora, Porto Alegre, 26 ago. 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Assis Brasil e a trilogia da decadência. Jornal da Tarde, São Paulo, 25 fev. 1995.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Lya Luft investiga o universo feminino. Jornal da Tarde, São Paulo, 15 out. 1994.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Luís Fernando Veríssimo e suas crônicas. Jornal da Tarde, São Paulo, 08 out. 1994.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A cidade violentada de Márcio Souza. Jornal da Tarde, São Paulo, 17 set. 1994.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um guia nos bosques da ficção (Umberto Eco). Jornal da Tarde, São Paulo, 10 set. 1994.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Guilhermino e o Rio Grande. Zero Hora, Porto Alegre, 08 dez. 1993.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Mário de Andrade mudou a maneira de pensar do Brasil. Zero Hora, Porto Alegre, 09 out. 1993.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A crônica do réu sem culpa: Graciliano Ramos. Zero Hora, Porto Alegre, 24 out. 1992.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O amor contrariado de Caldre e Fião. Zero Hora, Porto Alegre, 05 set. 1992.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Machado e a modernidade. Zero Hora, Porto Alegre, 17 jun. 1989.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Literatura gaúcha: uma perspetiva crítica. Zero Hora, Porto Alegre, 04 maio 1989.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A literatura e as atrações fatais. Zero Hora, Porto Alegre, 27 mar. 1988.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Umberto Eco: um narrador para o nosso tempo. Zero Hora, Porto Alegre, 05 jul. 1987.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A poesia de um maldito no exílio (Sobre Constantino Kaváfis). Diários do Sul, Porto Alegre, 20 dez. 1986.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A Revolução Farroupilha e a literatura gaúcha. Zero Hora, Porto Alegre, 20 set. 1985.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Uma personalidade dedicada ao livro e à literatura. Zero Hora, Porto Alegre, 10 nov. 1984.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . História e ficção na literatura brasileira. O Estado de São Paulo, São Paulo, 02 set. 1984.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O livro dos seres imaginários (Sobre Jorge Luis Borges). Folha de São Paulo, São Paulo, 19 ago. 1984.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Vinte anos de literatura gaúcha. Zero Hora, Porto Alegre, 04 maio 1984.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O gaúcho: literatura e ideologia. O Estado de São Paulo, São Paulo, 30 out. 1983.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Graciliano Ramos: o prisioneiro e o cárcere. O Estado de São Paulo, São Paulo, 02 out. 1983.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Fantoches. Correio do Povo, Porto Alegre, 18 dez. 1982.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Achados & Guardados. Correio do Povo, Porto Alegre, 05 dez. 1981.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O tirano e sua descendência. Correio do Povo, Porto Alegre, 10 out. 1981.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um escritor regionalista?. Correio do Povo, Porto Alegre, 29 ago. 1981.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um depoimento de Lilian Hellman. Correio do Povo, Porto Alegre, 15 ago. 1981.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Memórias de Adriano (Sobre Marguerite Yaurcenar). Correio do Povo, Porto Alegre, 08 ago. 1981.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O aniversário de Brás Cubas. Zero Hora, Porto Alegre, 06 dez. 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Para a releitura de O Quinze (Sobre Rachel de Queirós). Correio do Povo, Porto Alegre, 15 nov. 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A conquista da linguagem. Correio do Povo, Porto Alegre, 01 nov. 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Blau e Vancê. Correio do Povo, Porto Alegre, 18 out. 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A viagem de Blau Nunes. Correio do Povo, Porto Alegre, 11 out. 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Cinco notas para a interpretação de Augusto Meyer. Correio do Povo, Porto Alegre, 12 jul. 1980.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A hora do compromisso. Zero Hora, Porto Alegre, 28 nov. 1979.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Moysés Vellinho e a crítica literária. Correio do Povo, Porto Alegre, 06 jan. 1979.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O Rio Grande sem máscara. Correio do Povo, Porto Alegre, 05 dez. 1978.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A força do destino. Minas Gerais, Belo Horizonte, 25 nov. 1978.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A poesia da resistência. Minas Gerais, Belo Horizonte, 07 out. 1978.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Crônicas e mitos de Rubem Braga. Correio do Povo, Porto Alegre, 12 ago. 1978.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A narrativa da violência. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 03 dez. 1976.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Cyro Martins e a saga do gaúcho sem montaria. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 24 out. 1976.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Mário Quintana, a poesia e seu espaço mítico. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 set. 1976.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Luis Fernando Verissimo ou os avessos da realidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 07 fev. 1976.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O ovo apunhalado (Sobre Caio Fernando Abreu). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 24 jan. 1976.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Verissimo, narrador e personagem. Correio do Povo, Porto Alegre, 27 dez. 1975.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Breve roteiro do contador de histórias. Zero Hora, Porto Alegre, 17 dez. 1975.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . As raízes de O Tempo e o Vento. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 06 dez. 1975.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Os sinos da agonia (Sobre Autran Dourado). Minas Gerais, Belo Horizonte, 28 dez. 1974.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Erico Verissimo/Primeiros romances/Releitura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 jul. 1974.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Moacyr Scliar. Correio do Povo, Porto Alegre, 15 set. 1973.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Kafka e a crise do poder. Correio do Povo, Porto Alegre, 12 ago. 1972.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O reino deste mundo (Sobre Alejo Carpentier). Correio do Povo, Porto Alegre, 18 set. 1971.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um compêndio narrativo da era colonial. Correio do Povo, Porto Alegre, 15 maio 1971.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Augusto Meyer e a poética da luminosidade. Correio do Povo, Porto Alegre, 08 maio 1971.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Nota sobre Maurina. Correio do Povo, Porto Alegre, 05 dez. 1970.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Julio Cortàzar e a novela latino-americana. Correio do Povo, Porto Alegre, 22 ago. 1970.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Julio Cortàzar: o mundo devastado. Correio do Povo, Porto Alegre, 04 abr. 1970.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O mundo poético de Eduardo Guimaraens. Correio do Povo, Porto Alegre, 08 nov. 1969.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Camões e a idade média. Diário de Notícias, Porto Alegre, 22 ago. 1965.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Romance no Rio Grande. Correio do Povo, Porto Alegre, 20 jun. 1965.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Camões, poeta da renascença. Correio do Povo, Porto Alegre, 06 jun. 1965.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Cinema e universidade. Correio do Povo, Porto Alegre, 29 mar. 1964.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A visão histórica de Jean Renoir. Correio do Povo, Porto Alegre, 17 jan. 1964.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Madre Joana: implicações. O Estado de São Paulo, São Paulo, 03 ago. 1963.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A humilde rua. Correio do Povo, Porto Alegre, 09 jul. 1963.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Cinema e realidade cultural. O Estado de São Paulo, São Paulo, 27 out. 1962.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um ensaio sem concessões. In: PEREIRA, Nivaldo. Deus Morto no Pampa. Caxias do Sul: Biblioteca Pública Municipal.. Caxias do Sul, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Apresentação. In: BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cabeças de segunda-feira. São Paulo, Global.. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um corte transversal na sociedade da província. In: RIBEIRO, Célia. Fernando Gomes (Um mestre no século XIX). Porto Alegre, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Apresentação. In: DIMAS, Antônio. Bilac, o jornalista.. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O arquipélago de Vianna Moog. In: MOOG, Vianna. Uma interpretação da literatura brasileira.. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A realidade pelo avesso. In: MEDEIROS, Martha. A sedução do texto.. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Tradição e renovação. In: SCLIAR, Moacyr. A escrita de um homem só.. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Alencar: matriz de uma tradição literária. In: ALENCAR, José. O gaúcho.. Fortaleza, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Na trilha de Simões. In: LAITANO, Cláudia; BONES, Elmar (Orgs.). Carlos Reverbel: textos escolhidos.. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A conquista do realismo. In: VERISSIMO, Erico. Olhai os lírios do campo.. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um diálogo com Machado. In:CARBONERA, Ildo. A emboscada machadiana. Cascavél: EDUNIOESTE, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Crônica e memória. In: CHEUICHE, Alcy. Na garupa de Chronos.. Porto Alegre, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Discurso de posse na cadeira 7. Porto Alegre: Academia Rio-Grandense de Letras, 1999 (Folheto).

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O cancioneiro resgatado. In: PARAENSE, Sílvia. Cecília Meireles, mito e poesia. Santa Maria: UFSM/CAL, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A crítica de Plínio Moraes. In: KOUTZI, Jacob. A tela branca. Porto Alegre: Prefeitura, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A sombra e a chama. In: ALMEIDA, Nélia. A sombra e a chama (As mulheres d'O tempo e o vento). Santa Cruz do Sul/POA: UNISC/UFRGS, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A narrativa histórica de Deonísio da Silva. In: SILVA, Deonísio. Avante, soldados: para trás. São Paulo: Siciliano, 1993. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FIÃO, José Antônio Do Vale Caldre e . A divina pastora. Porto Alegre: RBS, 1992 (Edição crítica: fixação do texto, ensaio e bibliografia por Flávio Loureiro Chaves).

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A viagem de Blau Nunes. In: LOPES NETO, João Simões. Contos gauchescos e lendas do sul. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1991. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Carta - Prefácio. In: PROENÇA FILHO, Domicio. Oratório dos Inconfidentes. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editor, 1989. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Simões Lopes Neto. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro/ Ministério da Cultura, 1987 (Fascículo).

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A terra de Erico. Porto Alegre: S.A Mionhos Rio-Grandense - SAMRIG, 1985 (Álbum).

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Moacyr Scliar. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro- SEC, 1985 (Fascículo).

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Gaúcho escrito. Porto Alegre: S.A. Moinhos Rio-Grandense- SAMRIG, 1982 (Álbum).

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Batalha naval. In: TUTIKIAN, Jane. Batalha naval. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Sangue, suor e solidão. In: PÓLVORA, Hélio. Estranhos e assustados. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VERÍSSIMO, Erico . Solo de clarineta. v.2, póstumo. Porto Alegre: Globo, 1976 (Edição crítica: fixação do texto, notas e bibliografia por Flávio Loureiro Chaves).

  • ASSIS, Joaquim Maria Machado de . Esaú e Jacó. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976 (Edição comentada: notas e bibliografia por Flávio Loureiro Chaves).

  • CHAVES, Flávio Loureiro ; HOHLFELDT, Antonio . Exposição Erico Verissimo. Porto Alegre: Museu de Comunicação Social Hipólito da Costa, 1976 (Catálogo).

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Um testemunho humanista. In: VERISSIMO, Erico. Saga. Porto Alegre: GLOBO, 1976. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A narrativa da solidão. In: VERISSIMO, Erico. Noite. Porto Alegre: GLOBO, 1975. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . O romance de Tônio Santiago. In: VERISSIMO, Erico. O resto é silêncio. Porto Alegre: GLOBO, 1974. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . Releitura de Clarissa. In: VERISSIMO, Erico. Clarissa. Porto Alegre: GLOBO, 1973. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A crônica da decadência. In: VERRISMO, Erico. Musica ao longe. Porto Alegre: GLOBO, 1973. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CHAVES, Flávio Loureiro . A poesia (Introdução à crítica e história da poesia e da literatura), de Benedeto Croce. Porto Alegre: Faculdade de Filosofia da UFRGS, 1967. (Tradução/Livro).

  • CHAVES, Flávio Loureiro ; PASQUINI, Maria Tereza . Silêncio e palavra, de Michele Federicco Sciacca. Porto Alegre: Faculdade de Filosofia da UFRGS, 1967. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2009

    Literatura e Região (A idéia de região na ficção sul-riograndense do século XX), Descrição: A região como elemento temático da literatura produzida no Rio Grande do Sul. Análise e interpretação dos recursos narrativos utilizados para representar a região. A universalidade da região nos narradores do século XX; sua inclusão na literatura brasileira. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Flávio Giannetti Loureiro Chaves - Coordenador / Demirse Marilva Ruffato - Integrante / Júlia Darol Dall Alba - Integrante / Luciana Crestana dos Santos - Integrante / Karina de Castilhos Lucena - Integrante / Carina Fior Ponstingher Balzan - Integrante.

  • 2002 - 2005

    Política e Literatura no Rio Grande do Sul, Descrição: Estudo transdisciplinar de história e literatura. As principais manifestações da ficção no Rio Grande do Sul e sua vinculação com as ideologias e/ou estruturas políticas vigentes na formação do Brasil meridional. A expressão literária: alegoria e metáfora na ultrapassagem do contexto ideológico. A literatura política de 1847 à 1971. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Flávio Giannetti Loureiro Chaves - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 1988 - 1994

    A narrativa histórica na literatura brasileira, Descrição: Tipologia e classificação do romance histórico no sistema literário brasileiro. Análise das etapas decisivas do romance histórico de José de Alencar a Erico Verissimo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Flávio Giannetti Loureiro Chaves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4

  • 1981 - 1984

    Ficção e regionalismo na literatura, Descrição: As manifestações literárias do regionalismo brasileiro e sua expressão na literatura. Regionalidade e universalidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Flávio Giannetti Loureiro Chaves - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Prêmio Simões Lopes Neto (Trezentas Onças), Instituto João Simões Lopes Neto - Pelotas, RS.

2008

Medalha do Mérito Machado de Assis, União Brasileira de Escritores - Seção de Nova York - USA.

2007

Sócio-Titular, PEN CLUB do Brasil.

2006

Patrono da 22ª Feira do Livro, Caxias do Sul.

2002

Sócio-Titular do Instituto Histórico e Geográfico do RS, Instituto Histórico e Geográfico do RS.

1998

Membro da Academia Rio-Grandense de Letras - Cadeira 7, Academia Rio-Grandense de Letras.

1990

Prêmio Erico Verissimo, Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

1988

Convidado oficial do Governo dos Estados Unidos ao seminário Cultural Programming in Academia, Washington, Governo dos USA.

1987

Membro do Conselho de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

1986

Vice-presidente, Associação Nacional de Literatura Comparada - ABRALIC.

1984

Membro do Conselho Deliberativo, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - ANPOLL.

1980

Distinção Acadêmica, Universidade de São Paulo.

1973

Prêmio de Ensaios Estado do Rio Grande do Sul, Governo do Estado do RS.

1973

Delegado da International Federation for Modern Languages and Literatures à 12ª Assembléia Geral do Internacional Council for Philosophy and Humanistic Studies, UNESCO.

1963

Presidente, Clube de Cinema de Porto Alegre.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - 2009

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2007 - 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

  • 03/2005 - 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor, Editora da Universidade de Caxias do Sul.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial.

  • 08/2002 - 02/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura Regional, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2002 - 02/2009

    Ensino, Letras, Cultura e Regionalidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Regionalidade no Sistema Literário Brasileiro

  • 03/2002 - 02/2009

    Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Coordenadoria de Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras e Cultura Regional.

  • 03/2002 - 12/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

1997 - 1999

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2004 - 05/2004

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Guimarães Rosa e a narrativa contemporânea

  • 03/1997 - 12/1999

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

1997 - 1999

Université de Rennes II

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1997 - 03/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa

1992 - 1993

Universidade de Brasília

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/1993 - 05/1993

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Machado de Assis e a literatura contemporânea

  • 03/1992 - 03/1992

    Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Professor Ministrante do Curso de Extensão: Literatura e Regionalismo.

1990 - 1999

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1990 - 12/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Área de Letras, Letras.,Linhas de pesquisa

1988 - 1989

Escola Superior de Jornalismo do Porto Portugal

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

1967 - 1974

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1992 - 03/1996

    Direção e administração, Reitoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Assessor do Reitor.

  • 03/1992 - 03/1994

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenador do projeto de implantação do Instituto de Estudos Avançados da América Latina.

  • 03/1980 - 03/1994

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira em Pós-Graduação

  • 03/1967 - 03/1994

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira em Graduação

  • 03/1989 - 03/1992

    Direção e administração, Instituto de Letras, Direção.,Cargo ou função, Diretor da Revista Organon.

  • 08/1984 - 08/1988

    Direção e administração, Reitoria, Pró Reitoria de Extensão.,Cargo ou função, Pró-Reitor.

  • 03/1983 - 03/1984

    Direção e administração, Instituto de Letras, Programa de Pós Graduação Em Letras.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras.

  • 03/1982 - 03/1984

    Direção e administração, Reitoria, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Conselho de Ensino e Pesquisa.

  • 03/1970 - 03/1979

    Direção e administração, Reitoria, Editora da Universidade.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial.

  • 03/1975 - 03/1977

    Direção e administração, Reitoria, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Carreira de Letras.

  • 06/1970 - 06/1974

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental.

  • 03/1971 - 12/1972

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura