Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza faleceu em 14 de março de 2017. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1973), mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1983) e doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993), foi professora associada do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas até 2017, com experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: pequenas empresas, comportamento do consumidor, terceirização, marketing e cosméticos.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência Econômica
1989 - 1993
Universidade Estadual de Campinas
Título: As Pequenas e Médias Empresas na Reestruturação Industrial
Dr Wilson Suzigan.
Mestrado em Administração
1976 - 1983
Universidade de São Paulo
Título: A Infuência da Estrutura Organizacional sobre o Desempenho da Empresa,Ano de Obtenção: 1983
Orientador: Dr Adalberto A. Fichmann
Especialização em Especialização em Consultoria para PMEs
1974 - 1974
Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
Pós-doutorado
2001 - 2001
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Capital Humano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Organização de eventos
BACIC, Miguel Juan ; SOUZA, M. C. A. F. . 12ª Reunión Anual de la Red PyMEs MERCOSUR y 5ª. Conferencia de Investigación en Entrepreneurship en America Latina. 2007. (Congresso).
BACIC, M. J. ; SOUZA, M. C. A. F. . IV Seminario da Rede PME Brasil. 2007. (Congresso).
SOUZA, M. C. A. F. . I Jornada de Estudo sobre Gestão de Pessoas. 2000. (Outro).
SOUZA, M. C. A. F. ; BACIC, Miguel Juan . III Seminário PMEs Brasil e Rede PyMEs Mercosur. 1998. (Outro).
SOUZA, M. C. A. F. . I Seminário da Rede PMEs Brasil. 1997. (Outro).
Participação em eventos
28ª. Semana de Engenharia de Alimentos.Estratégia de Empresas. 2009. (Seminário).
Fórum Permanente de Empreendedorismo.Como identificar e se portar diante de uma crise econômica. 2008. (Seminário).
Uma agenda de competitividade para a indústria paulista.A indústria de transformados plásticos. 2008. (Seminário).
V EGEPE Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.Empreendedor e Processo Empreendedor no Brasil: Resultados de uma Pesquisa de Campo. 2008. (Encontro).
Economia? da 26ª. Semana de Engenharia de Alimentos.Agregados básicos da economia. 2007. (Seminário).
Estratégias de empresas.Economia? da 26ª. Semana de Engenharia de Alimentos. 2007. (Seminário).
Gestão de sistemas e tecnologias de informação em organizações. 2007. (Seminário).
XV Congresso de Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Transformações tecnológicas e movimento de fusões e aquisições: efeitos sobre a estrutura industrial do setor de alimentos e bebidas na região de campinas no período. 2007. (Congresso).
Planejamento Estratégico Empresarial?. Fórum Permanente de Empreendedorismo.Definição e importância do planejamento estratégico para o funcionamento e desenvolvimento de uma empresa. 2006. (Seminário).
XV Congresso de Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. O espaço para inserção das pequenas empresas no segmento (oligopólico) de chocolates, balas e gomas de mascar. 2006. (Congresso).
XIII Congresso de Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. O Papel das Inovações Tecnológicas e Organizacionais nas Estratégias de Pequenas Empresas de Longa Permanência no Mercado: Uma Análise na Região Metropolitana de Campinas. 2005. (Congresso).
XIII Congresso de Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Condições de financiamento em pequenas empresas de longa permanência no mercado: uma análise na região metropolitana de Campinas. 2005. (Congresso).
Cerimônia de Entrega do Prêmio CEA PUC Campinas de Excelência em Monografia.Desenvolvimento econômico na Região de Campinas no início do Século XXI. 2004. (Seminário).
Gestão de sistemas e tecnologias de informação em organizações.Sistema local de inovação: dinâmica recente de sua configuração na região de Campinas. 2004. (Seminário).
II Congresso da Indústria Paulista. Região Metropolitana de Campinas: Eixo Anhanguera ? Bandeirantes. 2004. (Congresso).
XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. A Questão Ambiental como Estratégia Competitiva das Empresas: O Caso Natura. 2004. (Congresso).
Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação.As bases conceituais da gestão do conhecimento. 2003. (Seminário).
I Encontro Paulista de Associativismo sistemas produtivos locais.Clusters: conceito, vantagens e fatores fortalecedores. 2003. (Seminário).
XI Congresso de Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Importância e Funcionalidade da Gestão do Conhecimento como Inovação Organizacional. 2003. (Congresso).
SEBRAE e o Empreendedorismo.Empreendedorismo em Países Emergentes: Criação e Desenvolvimento de Novas Empresas na América Latina e Leste Asiático. 2002. (Seminário).
Seminário sobre a interação universidade ? empresa e suas responsabilidades na inovação tecnológica.Universidade ? empresa e suas responsabilidades na inovação tecnológica. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
REYDON, Bastiaan Philip;SOUZA, M. C. A. F.; QUADROS, R.. A Sustentabilidade na Estratégia Empresarial: Estudo de Caso do Grupo Siemens AG.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Avaliação de processo de revisão tarifaria periódica das concessionárias de distribuição de energia elétrica no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Proposta de um programa de capacitação de líderes de processos produtivos. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Transformações no capitalismo contemporaneo e politicas publicas de auto-ocupação no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Ações conjuntas no varejo farmacêutico: cenário de mudanças. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. . Reforma do Estado e Política Postal no Brasil: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (1995/2005). 2007 - Universidade São Marcos.
SOUZA, M. C. A. F.. A importância da soja como alimento funcional para qualidade de vida e saúde. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Software livre e inovação tecnológica: uma analise sob a perspectiva da propriedade intelectual. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Método simplificado de gerenciamento de projetos baseado no PMI. Uma aplicação em empresa de bens de capital. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Reestruturação patrimonial na indústria petroquímica brasileira: abordagem a partir dos conceitos de direitos de propriedade, custos de agencia e custos de transação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Aplicação de um processo de melhoria em uma empresa de adesivos utilizando diversificação mercadológica como foco de mudanças. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. A participação da sociedade no Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo. 2006 - Universidade São Marcos.
SOUZA, M. C. A. F.. Proposta de modelo de sistemas de gestão integrada ERP para pequenas e médias empresas. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Plano de metas e ações: um modelo de planejamento e gestão. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Padronização de informação para um sistema de gerenciamento de equipamentos médico-hospitalares. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Instituições e Políticas de Desenvolvimento Local: a UFLA e a microrregião Lavras-Perdões. 2005 - Universidade São Marcos.
SOUZA, M. C. A. F.. Planejamento estratégico: uma ferramenta acessível a microempresa. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Desenvolvimento de recursos humanos e qualidade em serviços: o caso da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Campus de Araraquara. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Estudo de implantação de um programa da qualidade sob ótica da gestão de mudança. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Avaliação da satisfação de consumidores: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Uma analise do processo de planejamento estratégico da pro - reitoria de desenvolvimento universitário da Unicamp. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. A qualidade como base para a diferenciação. Um estudo de caso em uma empresa do segmento de cafés gourmet. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Método para avaliação de interface Web baseado nos princípios de usabilidade ? AvalUWeb. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Planejamento e Gestão Estratégica da Manufatura. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Os impactos da mudança da ISO 9001:1944 para a ISO 9001:2000 em uma empresa metalúrgica. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. A remuneração por competências: uma inovação na administração de salários. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. As Implicações da Difusão de Normas Técnicas para Aperfeiçoamento Tecnológico da Indústria Moveleira. 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Inovação: o local importa? : um ensaio sobre os nexos entre inovação e espaço segundo autores contemporâneos selecionados. 2003. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Reflexão estratégica como um instrumento para o aprendizado organizacional. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. A Estrutura matricial como instrumento de competitividade ? uma aplicação em uma empresa do setor elétrico. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Plano estratégico para o desenvolvimento local. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. QFD - Quality Function Deployment: uma analise de aspectos culturais organizacionais como base para definição de fatores críticos de sucesso (FCS) na implementação da metodologia. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Relação entre a Gestão da Qualidade e a Terceirização. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. O Papel dos bancos de fomento no financiamento da infra-estrutura: estudo de caso da revitalização do transporte urbano sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo. 2003 - Centro Universitário Sant'Anna.
SOUZA, M. C. A. F.. O Papel do Comércio Eletrônico para Micro e Pequenos Exportadores Brasileiros. 2003 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
SOUZA, M. C. A. F.. Relações de coordenação entre a agricultura, industria e distribuição na cadeia produtiva dos produtos minimamente processados. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Políticas para aglomerados setoriais de pequenas empresas: algumas reflexões.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. O Processo de Gestão Estratégica nas Empresas: Proposta de Metodologia para Análise dos Principais Determinantes dos Movimentos e dos Graus de Autonomia das Unidades Produtoras. 2011.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Inovação e Trajetórias Tecnológicas: O Caso dos Dois Sistemas para Extração de Sacarose no Brasil. 2010.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Título. Caracterização dos arranjos produtivos locais (APLs) de base mineral no estado de São Paulo: subsídios ao desenvolvimento sustentável da mineração paulista. 2008.
SOUZA, M. C. A. F.. Autogestão e competitividade: estudo de caso cooperativas industriais brasileiras e bascas/espanholas. 2007.
SOUZA, M. C. A. F.. Certificação ambiental: uma estratégia para conservação da Floresta Amazônica. 2007.
SOUZA, M. C. A. F.. Trabalho em pequenos negócios no Brasil: impactos da crise do final do Século XX. 2007.
SOUZA, M. C. A. F.. Desenvolvimento de um modelo para melhoria e avaliação da pesquisa em laboratórios universitários. 2007.
SOUZA, Maria Carolina A F de. A diferença da igualdade: a dinâmica da economia solidária em quatro cidades do MERCOSUL. 2005.
SOUZA, M. C. A. F.. Finanças, comunidades e inovações: organizações financeiras da agricultura familiar - o Sistema Cresol (1995-2003). 2005.
SOUZA, M. C. A. F.. Sistema de custeio baseado em atividades para gerenciamento do processo de manutenção de equipamentos medico - assistenciais. 2005.
SOUZA, M. C. A. F.. Produção outsourcing, esquemas restringidos na transferência de informação e aprendizado produtivo inter-firma: o caso da cadeia da computação no México. 2005.
SOUZA, M. C. A. F.. Especialização produtiva e aglomeração industrial: uma análise da indústria de confecções de Ibitinga/SP. 2005. Tese (Doutorado em GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS) - UNIVERSIDDE ESTADUAL DE SÃO PAULO.
SOUZA, M. C. A. F.. Concorrência Sob Condições Oligopolísticas: Contribuição dos Mercados. 2003.
SOUZA, M. C. A. F.. As novas cores da linha branca: os efeitos da desnacionalização da indústria brasileira de eletrodomésticos nos anos 1990. 2003.
SOUZA, M. C. A. F.. Dinâmica de arranjos produtivos locais: um estudo de caso em Santa Gertrudes, a nova capital da cerâmica brasileira. 2003 - ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADEDE SÃO PAULO.
SOUZA, M. C. A. F.. Modernização Produtiva e a Estrutura do Emprego Formal nos Anos 90. 2002.
SOUZA, Maria Carolina A F de. O seguro como indicador econômico de sustentabilidade para a mineração. 2011 - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Alterações no enquadramento financeiro institucional bancário ? o impacto da adoção de finanças sustentáveis no desenvolvimento econômico socioambiental de atividades minerarias. 2010 - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Caracterização dos arranjos produtivos locais (APLs) de base mineral no estado de São Paulo: subsídios ao desenvolvimento sustentável da mineração paulista. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Análise e modelos de geração de produtos. 2007 - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Cooperação: um dos caminhos para a competitividade? Estudo de caso das cooperativas industriais brasileiras e bascas/espanholas.. 2007 - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Certificação ambiental: estratégia competitiva para as comunidades florestais da Amazônia. 2006 - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Emprego e condições de trabalho em pequenos negócios. 2006 - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. A indústria de software: o modelo brasileiro em perspectiva comparada. 2006 - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, Maria Carolina A F de. Aprendizado por interação e por transbordamento de conhecimento: o caso das PMEs inseridas em programas de apoio governamentais. 2005 - Universidade de São Paulo.
SOUZA, M. C. A. F.. A diferença da igualdade: a dinâmica da economia solidária em quatro cidades do MERCOSUL. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
REYDON, Bastiaan Philip;SOUZA, M. C. A. F.; STEFANUTO, R. C.. A sustentabilidade na gestão estratégica empresarial: um estudo de caso sobre o grupo Siemens AG. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Desenvolvimento Econômico) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. O Programa AGROALT e seus impactos na dinâmica e na estrutura do agronegócio na Região do Alto Tietê. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Reestruturação patrimonial na Indústria. Petroquímica Brasileira: abordagem a partir dos conceitos de direitos de propriedade, custos de agencia e custos de transação. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Software livre e inovação tecnológica: uma analise sob a perspectiva da propriedade intelectual. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Desenvolvimento local em Porto Alegre e Santo André. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Relações de coordenação entre agricultura, indústria e distribuição no Sistema Agroindustrial dos produtos minimamente processados. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Membro da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Público de Provas e Títulos para Professor Doutor nível MS-3, em RTP, na área de Economia e Gestão, nas disciplinas Contabilidade I e II, Análise de Custos e Controladoria, na Faculdade de Ciências Aplicadas - Campus Limeira. 2011. Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Membro titular da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Público de Provas e Títulos para a função de Professor Doutor, nível MS-3, em RTP, Área de Finanças, nas disciplinas, Contabilidade I e Matemática Financeira, junto à Faculdade de Ciências Aplicadas - Campus Limeira. 2009. Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Membro titular da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Público de Provas e Títulos para a função de Professor Doutor, nível MS-3, em RTP, Área de Finanças, nas disciplinas, Contabilidade I e II, Matemática Financeira, Mercado Financeiro de Capitais, Gestão Financeira, Controladoria e Finanças Corporativas, Gestão de Finanças Internacionais I e II e Noções de Administração e Gestão.. 2009. Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Membro (presidente) da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Público para preenchimento de função de Professor Doutor, nível MS-3, na Área de Finanças, junto à Parte Especial do Quadro Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas - Campus Limeira. 2008. Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Membro (presidente) da Comissão Julgadora do Concurso de Professor Doutor, na Área de Microeconomia, Disciplina CE 461 ? Microeconomia II do Instituto de Economia. 2008. Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Livre Docência na Área de Economia Brasileira, disciplina HO 313 - Política Econômica e Desenvolvimento Regional de Fernando Cezar de Macedo Motta. Título: Inserção Externa e Território: impactos do comércio exterior na dinâmica regional e urbana no Brasil (1989 ? 2008).. 2011. Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. Miguel Juan Bacic. Área Economia das Empresas. Título: Estratégia e Inovação na Indústria: são antagônicas as perspectivas defendidas por Porter e por Hamel e Prahalad?. 2003. Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, M. C. A. F.. 3a. Apresentação Ciesp Ações Regionais. 2004. Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
SOUZA, M. C. A. F.. 2a. Apresentação de Ações Regionais - XIV Convenção do CIESP. 2002. Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
Orientou
Projeto: ?Impactos da comercialização de gás de xisto nos setores petroquímico e químico brasileiros: uma proposta para um rumo alternativo a esse setor?; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
FATORES SUBJETIVOS NA CONTRUÇÃO DO VALOR DE MARCA: O PESO DA SUSTENTABILIDADE; ; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
Criação de Empresas e Emprego por meio de políticas de apoio ao Empreendedorismo; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
TERCEIRIZAÇÃO E INVESTIMENTOS EM MARCA ? UMA ANÁLISE NO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
Marca como fator de concorrência via diferenciação; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);
A evolução do comportamento do consumidor e seu impacto nas estratégias de marketing; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Mudanças no comportamento de consumo, percepção da imagem da marca e influência na decisão de compra: um estudo no setor de cosméticos; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA NO ÂMBITO DA ECONOMIA EMPRESARIAL; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
A Importância da Soja como Alimento Funcional para a Qualidade de Vida e Saúde; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Estudo de Competências, como Fundamento de Gestão da Qualidade; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Desenvolvimento de Recursos Humanos e Qualidade em Serviços: O Caso da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Campus de Araraquara; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Planejamento Estratégico: Uma Ferramenta Acessível à Microempresa; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Qualidade de Vida no Trabalho e os Programas de Qualidade Total nas Empresas - Estudo de Caso numa Indústria de Curtume; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A estrutura matricial, como instrumento de competitividade - uma aplicação em uma empresa do setor elétrico; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Políticas para Aglomerações Setoriais de Pequenas Empresas; 2002; Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Qualidade na Prestação de Serviços: Uma Avaliação Utilizando a Escala Servqual com Clientes Internos; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Gestão da Qualidade como Eixo de Sustentação para Organizações em Transformaçõa; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Gerenciamento e Qualidade em Empresas de Pequeno Porte: Um Estudo de Caso no Segmento de Farmácia de Manipulação; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Gestão das Pessoas: Característica Fundamental de Diferenciação Competitiva; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Competências Essenciais - Um Novo Enfoque para a Área de RH; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Elementos da Agenda de Transformação Estratégica das Empresas para Ambientes em Transição; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Empresas Brasileiras Desenvolvedoras de Software: Uma Avaliação das Condições de Qualidade e Competitividade; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Uma Análise das Potencialidades da Atividade de Software no Brasil à Luz das Práticas Concorrenciais no Setor; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Custo e Qualidade: Um Estudo de Caso Na Industria Têxtil; 1997; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Neto; Qualidade e Estratégias Competitivas: Análise do Papel da Qualidade Na Construção de Vantagens Competitivas; 1997; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Integração Cliente-Fornecedor na Estratégia de Qualidade: Um Estudo em uma Empresa do Setor Automotivo; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Uma Ampliação da Fronteiras da Qualidade: Ações de Marketing Cultural na Estratégia Competitiva dos Bancos no Brasil; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Um Modelo de Diagnóstico Organizacional; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Aglomerações Setoriais ou Distritos Industriais: Um Estudo das Indústrias Têxtil e de Calçados no Brasil; 1996; Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Serafim; Aprimoramento do Desempenho Humano em Melhoria de Qualidade dos Processos; 1996; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Implementação da ABM como Processo de Mudanças Organizacionais; 1995; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
C; R; I; A; R; : Uma Vantagem Competitiva na Era da Informação; 1995; Dissertação (Mestrado em Qualidade) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Tendências Recentes nos Mercados de Trabalho: Limites das Propostas de Flexibilização e Regulamentação; 1994; Dissertação (Mestrado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O PROCESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA NAS EMPRESAS: PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS DETERMINANTES DOS MOVIMENTOS E DOS GRAUS DE AUTONOMIA DAS UNIDADES PRODUTORAS; 2011; Tese (Doutorado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Políticas de Apoio às Pequenas Empresas Industriais: Uma Avaliação a Partir da Experiência Internacional; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Tendências Atuais nas Relações Interfirmas: Um Estudo em Empresas de Autopeças do Rio Grande do Sul e de São Paulo; 1995; Tese (Doutorado em Ciência Econômica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Plano de Marketing Aplicado a uma Empresa do Setor Varejista de Roupas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing Organizacional) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE PREÇO DO FORNECEDOR: a sensibilidade de preço como componente da estratégia de formação de preço de um fornecedor tier one no ramo automotivo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing Organizacional) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Sistemas Informativos de Gestão de Empresas - ERP e CRM; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Características do mercado cervejeiro no Brasil e a importância da propaganda na decisão de compra dos consumidores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Características Estruturais e Terceirização na Indústria de Produtos de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos ? PHPPC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Dinâmica do setor de vinho brasileiro: vinhos finos e a concorrência internacional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Batista; "Evolução dos gastos com propaganda e publicidade (comunicação) em períodos de crescimento e de retração econômica ? uma análise com base em dados do Brasil e de países selecionados?; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A evolução do cinema nacional: uma perda de identidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Políticas públicas para o cinema no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O setor metalomecânico : caracterização e contribuição das pequenas e médias empresas para geração de renda no período de 2000 a 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS VAREJISTAS NO BRASIL: FORMAÇÃO DE REDES ASSOCIATIVISTAS COMO FORMA DE LIDAR COM O PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO DE MERCADO; UM CASO DO SETOR DE INFORMÁTICA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
DIVERSIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO VAREJISTA DE PNEUS: UM ESTUDO DE CASO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Os impactos da Crise Mundial de 2008 no Setor Sucroalcooleiro Brasileiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Marca como uma Vantagem Competitiva: um estudo sobre o reconhecimento das marcas e das empresas com maiores vendas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Um Estudo sobre o Financiamento para Pequenas e Microempresas no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Acesso ao Espaço Urbano e os Congestionamentos na cidade de São Paulo: caracterização e possíveis soluções; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Políticas e Ações Voltadas para a Preservação do Meio Ambiente como Diferencial Competitivo das Empresas: um estudo do setor de cosméticos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Considerações sobre Economia da Saúde; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Reflexões sobre a Configuração e as Estratégias da Indústria Cinematográfica no Brasil; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Reflexões para o desenvolvimento da indústria cinematográfica no Brasil; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O funcionamento da teoria do comportamento do consumidor nas abordagens neoclássica, institucional e do marketing; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Relação Cliente/Fornecedor no Marketing Industrial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A internacionalização como estratégia de crescimento: o caso da Natura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O Consumo de Bens de Luxo e a Concentração de Renda no Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A regulação em transporte público: o caso de Campinas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Alimentos funcionais - Analise do mercado e estratégia da nova fronteira de negócios da indústria de alimentos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Pereira; Dificuldades enfrentadas pela PMEs no acesso ao financiamento bancário no Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Distritos industriais e competitividade: um estudo das análises recentes dos ganhos de eficiência das aglomerações industriais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Estratégia de Reação da Indústria Tabagista Frente a um Cenário Adverso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Responsabilidade social das empresas como um componente das estratégias competitivas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O Papel das Inovações Tecnológicas e Organizacionais nas Estratégias de Pequenas Empresas de Longa Permanência no Mercado: Uma Análise na Região Metropolitana de Campinas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Estratégia e planejamento estratégico: uma ilustração com o caso da Natura; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Análise Setorial e Desempenho do Setor Produtor de Papel e Celulose no Brasil entre 1997 e 2004; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A funcionalidade do marketing nas empresas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Problemas e oportunidades para o desenvolvimento de jogos eletrônicos no Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Estudo das estratégias da Motorola: sua influência na competição pelo mercado de telecomunicações brasileiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Pontos Fortes e Fracos das Melhores Empresas Para se Trabalhar no Brasil - Uma Análise a partir do Guia Exame das Melhores Empresas para se Trabalhar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Um Estudo sobre o Processo de Obtenção de Material de Emprego Militar no Exterior; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O progresso da gestão operacional enxuta e suas implicações no desenvolvimento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A participação nos lucros ou resultados: um incentivo na relação agente/ principal; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Empreendedorismo: oportunidade ou necessidade? A crescente importância do empreendedorismo na sociedade moderna; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Estudo de caso: NIKE - estratégia de marketing e terceirização de produção; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Importância e funcionalidade da gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A influência da tecnologia no planejamento estratégico; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
P; Nascimento; Ciclo de Desenvolvimento do Produto; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
de Oliveira; A pesquisa de mercado nas decisões das empresas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Transformações da indústria e dos serviços na Região Metropolitana de São Paulo e regiões do seu entorno (1989-2001); 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Ramos; De Aglomerações Setoriais a Clusters Virtuosos: O Papel das Instituições; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Políticas Públicas Locais: Um passo Necessário para a Transformação de Aglomerações Regionais/Setoriais em Clusters; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Relações Interfirmas no Setor Automobilístico Brasileiro; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Importância das Micro e Pequenas Empresas na Estrutura Produtiva do Brasil; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
As Estratégias Competitivas e a Evolução do Setor Metal-Mecânico na Indústria de Bens de Capital sob Encomenda; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Estratégias de Marketing na Internete; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Sistemas Locais de Inovações em uma Economia Globalizada: Algumas Reflexões sobre o Caso de campinas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Cursinhos Alternativos: Um Caminho Viável de Acesso ao Ensino Superior; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Transferência de Tecnologia e seus Efeitos no Sistema de Franchising; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Qualidade Total e Vantagens Competitivas; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
OProcesso de Abertura dos Mercados e sua Influência no Processo de Concorrência Intercapitalista; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Política Industrial no Plano Real: Um Incentivo ao Desenvolvimento da Indústria Nacional?; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Parques Temáticos no Brasil: Um Setor Particular da Moderna Indústria do Turismo; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Talli; Terceirização como Estratégia Competitiva; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Políticas para as Pequenas Empresas no Brasil: Diagnósticos e Avaliação das Medidas Recentes; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Exportação e as Pequenas e Médias Empresas: O Setor Moveleiro; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O Processo de Crescimento e Internalionalização das Firmas: Ênfase para o Caso da Natura; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Indústria do Turismo no Brasil: Análise Estrutural e Possibilidades como Instrumento de Desenvolvimento; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Novas Tendências nas Relações entre Montadoras e Fornecedores de Autopeças no Brasil: Cenário Atual e Perspectivas; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Importância da Cooperação para o Sistema de Franchising; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Defesa da Concorrência no Brasil: Desafios no Contexto das Transformações dos anos 90; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Reengenharia como Processo de Mudanças: Significado e Alcance; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Joly; Evolução e Inserção da Organização Empresarial no Cenário Competitivo Atual: Desafios para a nova Gestão das Empresas; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Reflexos Econômicos do Avanço Ambientalista; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Tendência à Externalização nas Estratégias das Grandes Empresas no Contexto dos Anos 90; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Zaituni; Decisões de Terceirização: Enfocando os Efeitos para os Funcionários Terceirizados; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Subcontratação no Processo de Desverticalização das Empresas; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Bérgamo; Condicionantes para Sobrevivência de Pequenas e Médias Empresas na Indústria de Sabão em Barras; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Interdependência Setor Industrial/Setor Terciário como Reflexo da Reestruturação Produtiva; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Qualidade Total e seus Impactos nas Relações de Trabalho; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O Processo de Terceirização na Indústria de Calçados - Um Estudo de Caso no Região de Jaú; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
da Cunha; Qualidade Total e Gestão de Custos; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O Processo de Terceirização: Um Estudo de Caso na Promom; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Revenda de Produtos para a Confecção Artesanal de Alimentos: Condiconantes da Competitividade; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Franquia: Um Caso de Terceirização; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Mudanças no comportamento de consumo, percepção da imagem da marca e influência na decisão de compra: um estudo no setor de cosméticos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Considerações sobre a Prática de Obsolescência Planejada no Âmbito da Economia Empresarial; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A evolução do comportamento do consumidor e seu impacto nas estratégias de comunicação e marketing das empresas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Transformações tecnológicas e movimento de fusões e aquisições: efeitos sobre a estrutura industrial do setor de alimentos e bebidas na região de Campinas no período 1975/2005; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O espaço para inserção das pequenas empresas no segmento (oligopólico) de chocolates, balas e gomas de mascar; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Condições de financiamento em pequenas empresas de longa permanência no mercado: uma análise na região metropolitana de Campinas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Questão Ambiental como Estratégia Competitiva das Empresas: O Caso Natura; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
O Papel das Inovações Tecnológicas e Organizacionais nas Estratégias de Pequenas Empresas de Longa Permanência no Mercado: Uma Análise na Região Metropolitana de Campinas; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A; J; Bettini; Importância e Funcionalidade da Gestão do Conhecimento como Inovação Organizacional; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Fresca; O Perfil do Sistema de Franquias no Brasil; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Joly; A Divisão do Trabalho das Empresas no Novo Paradigma: Análise da Função Marketing; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A ISO 9000 como Novo Requisito de Competitividade; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Apoio Ao Ensino e Pesquisa Unicamp; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
A Divisão do Trabalho das Empresas no Novo Paradigma: Análise da Função Marketing; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Vilhena; Mudanças Estratégicas das PMEs no Japão; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Apoio Ao Ensino e Pesquisa Unicamp; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Material Didático de Apoio para Desenvolvimento de Curso de Matmática Financeira e Orçamento Familiar; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Apoio Ao Ensino e Pesquisa Unicamp; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Estratégias de Fidelização do Segmento Hoteleiro no Mercado Brasileiro: Estudo de Caso Novotel; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade São Marcos; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Estratégia Competitiva em Ambiente Dinâmica: Um Estudo de Caso no Setor de Telefonia Móvel na Região Metropolitana de São Paulo; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade São Marcos; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Área de Desenvolvimento Econômico; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Área Economia das Empresas; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
As Implicações da Difusão de Normas Técnicas para Aperfeiçoamento Tecnológico de Indústria Modeleira; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Inovação: O Local Importa?; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza;
Produções bibliográficas
-
2014 SOUZA, Maria Carolina A F de ; MAZZALI, Leonel ; SILVEIRA, R. L. F. ; BACIC, M. J. . Pequenas empresas industriais de longa permanência no mercado: uma análise a partir da literatura e de evidências empíricas. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , v. 21, p. 157-170, 2014.
Outras produções
SOUZA, M. C. A. F. . Elaboração de um diagnóstico e plano de marketing para a Associação Hospitalhaços, organização não governamental, sem fins lucrativos. 2011.
SOUZA, M. C. A. F. . Diagnóstico e proposta de sistema de custos do hotel e restaurante da Casa do Professor Visitante (CPV)/FUNCAMPD. 2007.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Gestão & Produção. 2015.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Gestão&Produção. 2015.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Revista brasileira de ciências ambientais - rbciam. 2014.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Gestão e Produção. 2014.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Economia e Sociedade. 2014.
SOUZA, Maria Carolina A F de . XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,. 2013.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD. 2013.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso). 2013.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Revista Brasileira de Inovação. 2013.
SOUZA, Maria Carolina A F de . Gestão & Regionalidade. 2013.
SOUZA, Maria Carolina A F de . 3er Congreso Trasatlántico de Contabilidad, Auditoría, Control de Gestión y Gestión de Costos -Crisis y Prosperidad. 2013.
SOUZA, M. C. A. F. . Estudo da Competitividade por Cadeias Integradas: Um Esforço Coordenado de Criação de Estratégias Compartilhadas. 2002.
SOUZA, M. C. A. F. . Oportunidade e Restrições para as PequenasEmpresas no Processo Recente de Reestruturação Industrial. 2002.
SOUZA, M. C. A. F. . Diagnóstico Sócio Econômico de 40 Municípios no âmbito do PRODER. 2001.
SOUZA, M. C. A. F. . Projeto Estudo Comparado sobre Empreendedorismo na América Latina e na Ásia. 2001.
SOUZA, M. C. A. F. ; BACIC, Miguel Juan . Projeto Fórum de Competitividade. 2000.
SOUZA, M. C. A. F. ; GARCIA, R. C. . O Arranjo Produtivo de Indústrias de Alta Tecnologia da Região de Campinas. 1999.
SOUZA, M. C. A. F. . Tipologia de Municípios do Estado de São Paulo. 1999.
SOUZA, M. C. A. F. . Diagnóstico Sócio Econômico de 26 Municípios no âmbito do PRODER. 1999.
SOUZA, M. C. A. F. ; GARCIA, R. C. . Sistemas Locais de Inovações no Estado de São Paulo. 1998.
SOUZA, M. C. A. F. . Inserção Competitiva das Empresas de Pequeno Porte. 1998.
SOUZA, M. C. A. F. . O Setor de Transformação na Cadeia Petroquímica: Um Potencial a Explorar. 1998.
SOUZA, M. C. A. F. ; SOUZA, M. U. A. F. ; RIBEIRO, T. C. G. S. . Equipamentos de Segurança no Trabalho: Diagnóstico e Proposta para o Incremento da Competitividade Industrial com Base no Design. 1997.
SOUZA, M. C. A. F. . Sistemas de Custeio & Custos da Qualidade. 1997.
SOUZA, M. C. A. F. ; BACIC, Miguel Juan . Projeto para Criação e Desenvolvimento de uma Rede PMEs para o Brasil. 1996.
SOUZA, Maria Carolina A F de . ?Prospectar é Sobreviver?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, M. C. A. F. . Mão de obra com conhecimento - a terceirização deve englobar muito mais aspectos que a simples redução de custos operacionais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, M. C. A. F. . Campinas - os desafios da Metrópole. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, M. C. A. F. ; BACIC, M. J. . Vivência Empresarial. 2004.
SOUZA, M. C. A. F. . A dissolução do círculo virtuoso. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, M. C. A. F. . O Dólar Pesado. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUZA, M. C. A. F. . O Roteiro do Sucesso. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
REIS, Gustavo ; SOUZA, M. C. A. F. ; GORAYEB, Daniela Salomão ; REIS, M. C. . Panorama do Setor de Transformados Plásticos. 2009. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, M. C. A. F. ; GORAYEB, Daniela Salomão . PIB - Perspectivas do Investimento no Brasil - bloco Indústria: subsistema produtivo Limpeza, Higiene e Cosméticos. 2009. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, M. C. A. F. ; GORAYEB, Daniela Salomão ; REIS, M. C. . PIB - Perspectivas do Investimento no Brasil - bloco Indústria: documento setorial do subsistema produtivo Artefatos Plásticos. 2009. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, M. C. A. F. ; GORAYEB, Daniela Salomão . Uma Agenda de Competitividade para a Indústria Paulista. 2008. (Relatório de pesquisa).
BAJAY, S. V. ; BACIC, M. J. ; PACCOLA, J. A. ; SOUZA, M. C. A. F. ; SALES, J. C. F. ; FURTADO, A. . A Metodologia da Empresa de Referência como Ferramenta de Gestão dos Custos Operacionais. 2006. (Relatório de pesquisa).
BACIC, M. J. ; SOUZA, M. C. A. F. . Diagnóstico de funcionamento das equipes da Fiscalização Direta de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. 2005. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, M. C. A. F. . Região Metropolitana de Campinas: eixo Anhangüera - Bandeirantes. 2004. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, M. C. A. F. . Liderança, Marketing Pessoal e Empreendedorismo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, M. C. A. F. . Importância e Funcionalidade da Gestão do Conhecimento como Inovação Organizacional - XI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. 2003. (Congresso).
BACIC, M. J. ; SOUZA, M. C. A. F. ; VASCONCELOS, L. A. T. ; GORAYEB, Daniela Salomão ; MARTINES, J. W. . Entrepreneurship in emerging economies: the creation and development of new firms in Latin America and East Asia. 2002. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, M. C. A. F. . Segunda Apresentação de Ações Regionais - XVI Convenção do CIESP. 2002. (Convenção).
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2005
Potencialidade Produtiva das PMEs na Região Metropolitana de Campinas, Descrição: Cadastro ativo de agentes promotores de desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza - Coordenador / PedroLuiz Barros Silva - Integrante.
Prêmios
1994
Prêmio Editorial SEBRAE Quem é Micro e Pequena Empresa no Brasil, SEBRAE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica. , CAIXA POSTAL 6135, BARAO GERALDO, 13093-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6135, Telefone: (19) 37885766, Fax: (19) 32891512, URL da Homepage:
Experiência profissional
1974 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Atividade realizada, Pareceres (FAEP/UNICAMP).
-
04/2001
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Instituto de Economia/UNICAMP.
-
03/2000
Ensino, Ciência Econômica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Empresas e Relações Industriais, Microeconomia
-
01/1997
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Direção.
-
03/1994
Extensão universitária , Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Atividade de extensão realizada, Docência e Coordeção.
-
01/1994
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão.
-
01/1994
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Representante do IE no Conselho de Extensão.
-
01/1994
Ensino, Especialização Em Gestão e Estratégia de Empresas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Produção, Gestão de Custos, Estratégia Empresarial, Gestão de Marketing
-
01/1994
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Atividade realizada, Pareceres (FAPESP).
-
01/1992
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Linhas de pesquisa
-
01/1988
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia - NEIT.
-
03/1978
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia I e II, Economia das Empresas para Engenharia, Tópicos Especiais de Economia I e II, Introdução à Administração, Teoria das Organizações, Teoria Neoclássica I e II, Economia e Organização Industrial, Marketing (Tópicos especiais para economia)
-
03/1992 - 12/2001
Ensino, Qualidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Custo da Qualidade, Estratégia Empresarial, Vantagem Competitiva e Competitividade
-
06/2000 - 08/2001
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Atividade realizada, Coordenação do Diagnóstico Sócio-Econômico e Potencialidades de Geração de Emprego e Renda - PRODER 40 Municípios.
-
01/2000
Ensino, Desenvolvimento Econômico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia
-
06/1993 - 04/2000
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação.
-
03/1999 - 11/1999
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Atividade realizada, Coordenação do Diagnóstico Sócio-Econômico e Potencialidades de Geração de Emprego e Renda - PRODER - 26 Municípios.
-
02/1998 - 09/1998
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Atividade realizada, Coordenação do Diagnóstico Sócio-Econômico, Tendências e Potencialidades dos Municípios e da Região do Grande ABC.
-
06/1996 - 08/1998
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnolia - NEIT.
-
01/1998 - 07/1998
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Atividade realizada, Coordenação do Projeto de Pesquisa Inserção Competitiva das Empresas de Pequeno Porte.
-
08/1994 - 03/1997
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Membro do Comisão Setorial de Avaliação de Recursos Humanos.
-
02/1994 - 02/1997
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Economia, Instituto de Economia.,Atividade realizada, Coordenação do Projeto de Pesquisa Metodológica para Estruturação de Fornecedores da Rhodia.
-
03/1994 - 12/1995
Ensino, Economia Social e do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Empresas e Relações Industriais
-
06/1990 - 11/1995
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Administração.
-
01/1993
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Representante do IE na Subcomissão de Educação e Gestão Tecnológica do PACTI do MCT.
-
02/1989 - 12/1992
Direção e administração, Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Cargo ou função, Representante da Categoria MS-2.
-
01/1974
Serviços técnicos especializados , Instituto de Economia, Departamento de Teoria Econômica.,Serviço realizado, Técnica Docente do Centro Técnico de Assessoria à Pequena e Média Empresa - CTAE.
Você é Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?