Antonio Batista Filho

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP em 1980 e, nessa mesma Universidade, recebeu o título de Mestre e de Doutor na área de Entomologia com especialização em controle biológico de pragas. É Pesquisador Científico nível VI e, exerceu o cargo de Diretor Geral do Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no período de 2004 a 2018.É Coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios a partir de 2019 . É professor responsável pela disciplina "Controle Biológico e Substâncias Naturais na Sanidade Animal e Vegetal" e participa como um dos coordenadores da disciplina ?Produtos e Processos Biotecnológicos Aplicados à Agropecuária? do Programa de Pós-Graduação em "Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio" do Instituto Biológico. Também é responsável pela disciplina ?Microrganismos Entomopatogênicos? da UNESP/Botucatu. É revisor dos periódicos científicos Summa Phytopathologica(desde 2008), revista Citrus R & T (desde 2010). É consultor "ad hoc" da Fapesp e da Revista Colombiana de Entomologia. Faz parte do Comitê de Consultores da Revista Ciência Rural, da Universidade Federal de Santa Maria, RS. É membro do Conselho de Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo (CONSIP). Foi presidente do Conselho Curador da Fundação Fórum Campinas Inovadora no período de 04.04.2012 a 04/04/2015. Foi presidente do Conselho Fiscal da Fundação Parque Zoológico de São Paulo de 01.04.2013 a 01.03.2015. Em 2000 recebeu o Título de Cidadão Campineiro. Desde 2007 é membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio). É coordenador do Programa de Transferência de Tecnologia e Inovação em Controle Biológico. Em 2006 foi laureado pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes. Em 2008 foi homenageado pelos serviços prestados ao Instituto Biológico e ao desenvolvimento do Estado de São Paulo durante o I Simpósio Paulista sobre grãos e produtos armazenados. Foi destaque do ano de 2011 na área de pesquisa, prestação de serviços e divulgação do conhecimento, concedida pelo Instituto Biológico. Publicou, até o momento, 160 trabalhos entre artigos científicos e de divulgação. Foi homenageado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) com a medalha Fernando Costa, na categoria Pesquisa em 2016. Em 2019, foi homenageado pelo Instituto Biológico recebendo o prêmio "Medalha Rocha Lima" .A medalha Rocha Lima é a mais importante honraria entregue em reconhecimento a sua colaboração para a pesquisa ao longo de sua carreira de pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Entomologia (ESALQ)

1993 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Desenvolvimento de formulações de Baculovirus anticarsia
Sérgio Batista Alves. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Baculovirus Anticarsia; Formulacoes.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Entomologia (ESALQ)

1986 - 1990

Universidade de São Paulo
Título: Estudo sobre formulações do Baculovirus anticarsia em condições de laboratório e campo,Ano de Obtenção: 1990
Orientador: Sérgio Batista Alves
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Baculovirus Anticarsia; Formulacoes.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia Agronômica

1977 - 1981

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: museologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

HOJO, H. ; Batista Filho, Antonio ; Kokubu, M.C.C. ; OLIVEIRA, A. A. ; Fujita, A ; Pagnota, A.C . Planeta Inseto no XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia. 2018. (Exposição).

BATISTA FILHO, A. . 30ªReunião Anual do Instituto Biológico. 2017. (Congresso).

Hojo, H. ; BATISTA FILHO, A. ; COSTA, Valmir A ; Kokubu, M.C.C. ; OLIVEIRA, A. A. ; PENNA, D. S. A. ; Fujita, A . Planeta Inseto no XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. 2014. (Exposição).

BATISTA FILHO, A. . 25ª Reunião Anual do Instituto Biológico. 2012. (Outro).

HOJO, H. ; BATISTA FILHO, A. ; SILVA, M. G. M. . Planeta Inseto vai à praia. 2011. (Exposição).

BATISTA FILHO, A. ; HOJO, H. ; REBOUÇAS, Marcia Maria . Planeta Inseto vai ao parque. 2011. (Exposição).

ALMEIDA, J.E.M. ; BATISTA FILHO, A. ; COSTA, V. A. ; LEITE, L G ; SATO, M. E. ; RAMIRO, Z.A., ; GABRIEL, Dalva ; HOJO, H. ; Jocys,T. ; SOUZA FILHO, . 12º Simpósio de Controle Biológico. 2011. (Congresso).

Hojo,H. ; BATISTA FILHO, A. ; Rebouças, M.M. . Planeta Inseto no Colégio Porto Seguro. 2011. (Exposição).

Hojo,H. ; BATISTA FILHO, A. . Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. 2011. (Outro).

Hojo,H. ; BATISTA FILHO, A. . Exposição Planeta Inseto itinerante. 2011. (Exposição).

BATISTA FILHO, A. . Coleta e Acesso ao Patrimônio Genético. 2011. (Outro).

Hojo,H. ; BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto na Unisantos. 2011. (Exposição).

BATISTA FILHO, A. ; HOJO, H. ; REBOUÇAS, Marcia Maria . Planeta Inseto : Biodiversidade. 2010. (Exposição).

BATISTA FILHO, A. ; Hojo,H. ; ALBERTONI, F. F. ; Silva, A.M.C da . Planeta Inseto: conheça este mundo. 2009. (Exposição).

BATISTA FILHO, A. . 16a. Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico cana de açucar. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16 Siconbiol. 2019. (Simpósio).

XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia. Planeta Inseto no XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia. 2018. (Exposição).

15 Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. TESTE DE PATOGENICIDADE DE ISOLADOS ISARIA FUMOSOROSEA PERANTE A DIFERENCIAÇÃO DE TEMPERATURA NO CONTROLE DA Diaphorina citri KUWAYAMA (HEMIPTERA: PSYLLIDAE)?. 2017. (Congresso).

15 Siconbiol. 2017. (Simpósio).

30ªReunião anual do Instituto Biológico.PLANETA INSETO - PÚBLICO E ATRAÇÕES DE 2010 A 2016.. 2017. (Outra).

30ªReunião anual do Instituto Biológico.AÇÕES DO PROGRAMA DE SANIDADE EM AGRICULTURA FAMILIAR (PROSAF) DE 2009 A 2016.. 2017. (Outra).

30ªReunião anual do Instituto Biológico.TESTE DE PATOGENICIDADE DE ISOLADOS DE Isaria fumosorosea RECOLHIDOS DE AMOSTRAS DE SOLO DA REGIÃO SUL DO PAÍS PERANTE A DIFERENCIAÇÃO DE TEMPERATURA NO CONTROLE DA Diaphorina citri KUWAYAMA (HEMIPTERA: PSYLLIDAE).. 2017. (Outra).

30ªReunião anual do Instituto Biológico.IMPLEMENTAÇÃO DO PRIMEIRO CORREDOR VERDE QUALIFICADO PARA POLINIZADORES NA CIDADE DE SÃO PAULO.. 2017. (Outra).

30ªReunião anual do Instituto Biológico.PROGRAMA DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM CONTROLE BIOLÓGICO. (PROBIO).. 2017. (Outra).

30ªReunião anual do Instituto Biológico.TESTE DE PATOGENICIDADE DE ISOLADOS DE Isaria fumosorosea RECOLHIDOS EM AMOSTRAS DO SOLO DE CIDADES PAULISTAS, PERANTE A DIFERENCIAÇÃO DE TEMPERATURA NO CONTROLE DA Diaphorina citri KUWAYAMA (HEMIPTERA: PSYLLIDAE).. 2017. (Outra).

30ªReunião anual do Instituto Biológico.TESTE DE PATOGENICIDADE DE ISOLADOS DE Isaria fumosorosea RECOLHIDOS EM AMOSTRA DO INSETO Bemisia tabaci, PERANTE A DIFERENCIAÇÃO DE TEMPERATURA NO CONTROLE DA Diaphorina citri KUWAYAMA (HEMIPTERA: PSYLLIDAE). 2017. (Outra).

AgTech Valley Summit ESALQSHOW.debatedor mesa controle biológico de pragas e doenças. 2017. (Encontro).

XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia. ?Polinizadores em cafezal urbano. 2016. (Congresso).

14 Simpósio de Controle Biológico.Controle biológico do psilídio dos citros transmissor da bactéria do ?greening. 2015. (Simpósio).

28ª Reunião Anual do Instituto Biológico.Programa de desenvolvimento de biofábrica para a produção de inseticidas microbiológicos à base de fungos entomopatogênicos por fermentação sólida.. 2015. (Outra).

27ª Reunião Anual do Instituto Biologico.Validação de parâmetros para determinação de protocolo quali quantitativa e virulência de inseticidas microbiológicos a base do fungo entomopatog^nico Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin. 2014. (Outra).

47th Annual Meeting of the Socety for invertebrate pathology.Control of sugarcane borer, Diatraea saccharalis, with formlations of Beauveria bassiana and Metarhizium anisopliae. 2014. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro Recursos Genéticos. Coleção de fngos entomopatogênicos: Biodiversidade para o Controle Biológico de Pragas na Agropecuária Brasileira. 2014. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Planeta Inseto no Mseu do Instituto Biológico. 2014. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Planeta Inseto Itinerante: Ciência e pesquisa disponibilizadas a diferentes públicos de forma interativa. 2014. (Congresso).

13 Simpósio de Controle Biológico.Parasitóides (Hymenoptera ( Braconidade e Eulophidae) de Leucoptera coffeella (Lepidoptera:Lynetiidae) em cafezal urbano. 2013. (Simpósio).

26ª Reunião Anual do instituto Biológico.Resultados alcançados pela rede Inovadefesa: defesa animal e defesa vegetal. 2013. (Outra).

35ª Semana da Citricultura e 44 Dia do Citricultor e 39ª Expocitrus.Sessão " Fitossanidade". 2013. (Outra).

Fórum de Adequação Fitossanitária- Wokshop Agrotóxicos: onde estamos?. 2013. (Outra).

I Seminário Ciência, Tecnologia e Comunicção: Os desafios na agro sociedade. 2013. (Seminário).

Sabor da Colheita. 2013. (Outra).

VI Seminário Meio Ambiente e Saúde- O papel dos hospitais de ensino nas situações de risco epidemiológico.Intersetorialidade no controle do Aedes aegypti: a importância da parceria entre institutos de pesquisa e serviço. 2013. (Seminário).

Workshop: Proposta de Normativa Estadual para Exposição de Invertebrados Terrestres. 2013. (Outra).

25ª Reunião Anual do Instituto Biológico.Instituto Biológico: cafezal urbano com certificação UTZ. 2012. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Qualidade na divulgação científica em entomologia. 2012. (Congresso).

"Conheça a SAA".Instituto Biologico. 2011. (Outra).

12 SICONBIOL.PT.03.32- Interação entre Cotesia flavipes e Metarhizium anisopliae sobre a mortaldiade da broca-da-cana-de-açucar Diatraea saccharalis.. 2011. (Simpósio).

FEINCO. 2011. (Outra).

Sabor da Colheita 2011. 2011. (Outra).

1o Forum da Qualidade em instituições de Pesquisa.Protocolo certificado para análise quali-quantitativa de bioinseticidas a base de fungos entomopatogênicos no laboratório de Controle Biológico do Instituto Biológico.. 2010. (Outra).

An overview of Biocontrol Nematodes:Applied reserch at Biforsk , Normay. 2010. (Outra).

Seminário Introdução de inimigos Naturais exóticos via Quarentena Brasileira. 2010. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Viabilidade dos nematóides Steinernema sp. IBCB N6 e Heterohabditis sp. IBCB N 24 expostos na forma de juvenis.. 2010. (Congresso).

XXIII Reunião Anual do Instituto Biologico.Implantação do sistema ISO 9001:2000 no Laboratório de Entomologia Geral do Instituto Biologico , SP.. 2010. (Outra).

22 Reunião anual do Instituto Biologico.Desempenho do fundo Especial de Despesa do Instituto Biologico. 2009. (Outra).

Curso de Qualidade do Instituto Biológico.Apresentação do Instituto Biológico e suas atividades de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de sndiade animal, vegetal e proteção ambiental. 2009. (Outra).

Sabor da colheita 2009.Em reconhecimento ao apoio para a realização dos eventos da colheita do cafezal do Instituto Biológico. 2009. (Outra).

Treinamento Comportamental: comunicação, liderança, craitividade,organização,planejamento,tomada de decisão e motivação.. 2009. (Outra).

XI Simpósio de Controle Biologico - SICONBIOL.CONTROLE DA BROCA-DA-CANA, Diatraea saccharalis, COM ISOLADOS. 2009. (Simpósio).

2o. Seminário dos programas estratégicos da APTA - Sustentabilidade Ambiental - Qualidade de vida para novas gerações. 2008. (Seminário).

3o.Seminário dos Programas Estratégicos da APTA - Segurança Alimentar- "Tecnologia a Serviço da Vida". 2008. (Seminário).

4o. Seminário dos Programas Estratégicos da APTA - Produtos e Processos Estratégicos para o Agronegócio " Inovar e Viver". 2008. (Seminário).

III Ciclo de Palestras e Debates em Biotecnologia.A Biotecnologia e o Agronégócio.. 2008. (Outra).

III Ciclo de Palestras e debates em Biotecnologia da UEA..Uso de patógenos no controle de insetos e ácaros no Brasil.. 2008. (Outra).

I Workshop de Pesquisa em Horticultura.Pesquisa em Horticultura no Instituto Biológico. 2008. (Outra).

Palestra " Gestão e Gerenciamento de Resíduos Químicos do Instituto Biológico". 2008. (Outra).

Seminário" Instituto Biológico e a ISO 9001. 2008. (Seminário).

Seminário "Instituto Biológico e a ISO 9001. 2008. (Seminário).

Seminário "Procedimentos para a introdução de inimigos anturais no Brasil via Laboratório de quarentena Costa Lima". 2008. (Seminário).

Treinamento Comportamental. 2008. (Encontro).

XVI Curso de Editoração Científica da ABEC. 2008. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Entomologia. 2008. (Congresso).

XXI Reunião Anual do Instituto Biológico. 2008. (Outra).

10. Seminário dos Programas Estratégicos da APTA. 2007. (Seminário).

16a. Reunião itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico cana de açucar.Avanços na Comercialização de agentes de controle biologico depragas da cana de açucar. 2007. (Outra).

2o. Workshop "Análise Prosptectiva da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios". 2007. (Outra).

5o. Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais. 2007. (Congresso).

Encontro dos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo.. 2007. (Encontro).

X Simpósio de Controle Biológico.. 2007. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. 2007. (Congresso).

1ª Mesa Redonda SBW de Cultura de Tecido.SBW de Cultura de Tecido. 2006. (Outra).

ABIPTI 006. ABIPTI 2006. 2006. (Congresso).

XIV Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico.XIV Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico. 2006. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. poster. 2006. (Congresso).

3o. Congresso de Iniciação Científica em ciências Agrárias e Ambientais. 2005. (Congresso).

IV Forum Brasileiro sobre Reforma do Estado. 2005. (Outra).

.Coordenador do Curso de Controle Microbiano de Insetos - Fungos Entomopatogênicos. 2004. (Outra).

.Palestra no XI Curso de Controle Microbiano de Inseto - Fungos Entomopatogênicos. 2004. (Outra).

I Simpósio de Controle Biológico.Palestra intitulada Controle Microbiano. 2004. (Outra).

IV Ciclo de palestras sobre a Heveicultura paulista.IV Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura paulista. 2004. (Outra).

X RIFIB - Café.X Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico. 2004. (Outra).

.Curso. 2003. (Outra).

Fórum Permanente de Agronegócios.Mesa Redonda. 2003. (Outra).

IX RIFIB - Reunião Itinerante do Instituto Biológico.Palestra. 2003. (Outra).

VIII Simpósio de Controle Biológico.Palestra. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Simone Graziele Moio

WILCKEN, Carlos Frederico; SOLEMAN, E. P.;BATISTA FILHO, A.. Identificação, caracterização e avaliação da patogenicidade de diferentes isolados de Fusarium spp. para o controle de Thaumastocoris peregrinus (Hemiptera: Thaumastocoridade). 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Daysi da Silva Andrade Penna

BATISTA FILHO, A.ALMEIDA, José Eduardo Marcondes de; MASSOLA JUNIOR, N. S.. Análise da Diversidade Morfológica e Genética de Isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. e avaliação da virulência em Diatraea saccharalis (Fabricius,1794) (Lepidoptera:Crambidae). 2012. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Ana Paula Ferreira Pinto

BATISTA FILHO, A.; SATO, M. E.; Nogueira de Sá, L.A.. Patogenicidade de Beauveria bassiana (Bálsamo) Vuillemin, 1912 ao psilídeo Diaphorina citri Kuwayama (Waterson)(Hemiptera:Psyllidae) e comaptibilidade com produtos fitossanitários. 2012. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: María Lorena San Román

WILCKEN, Carlos FredericoBATISTA FILHO, A.; BARBOSA, L. R.. Caracterização e Patogenicidade de fungos entomopatogênicos isolados do percevejo bronzeado do eucalipto Thaumastocoris peregrinus (Hemiptera:Traumastocoridae). 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Vagner Meira Teixeira

Nogueira de Sá, L.A.; BOTELHO, Paulo Sérgio Machado;BATISTA FILHO, A.. Eficiência de isolado de Metarhrizium anisopliae (Metsch)Sorok no controle de ninfas de cigarrinhas das pastagens (Homoptera:Cercopidae) em capim marandu (Brachiaria bryzantha)aplicado à agricultura familair em Corumbiara, Rondônia.. 2010. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luciano Olmos Zappelini

BATISTA FILHO, A.ALMEIDA, J.E.M.WILCKEN, Carlos Frederico. Seleção de isolados dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae visando o controel da broca da cana de açucar Diatraea saccharalis ( Lepidoptera: Crambidae). 2009. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Alexandre Cândido da Silva

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Silvia R SLEITE, L.g.. Potencial de nematóides entomopatogênicos para o controle da mosca do mediterrâneo, Ceratits capitata e do gorgulho da goiaba, Conotrachelus psidii. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mario Henrique Ferreira do Amaral Dal Pogetto

WILCKEN, Carlos FredericoBATISTA FILHO, A.LEITE, L G. Avaliação de produtos comerciais de fungos entomopatog~enicos no controle do psilideo de concha Glycaspsis brimblecombei ( hemiptera : Psilidae). 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernando Henrique Carvalho Giometti

LEITE, L GWENZEL, Inajá MarchizeliBATISTA FILHO, A.. Avaliação de nematoides entomopatogênicos para o controle de Sphenophorus levis Vaurie, 1978 (Coleoptera: Curculionidae). 2009. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Gabriel Moura Mascarin

Delalibera Junior, Ìtalo; LOPES, J. R. S.;BATISTA FILHO, A.. Controle Microbiano da traça da batata Phthorimaea operculella(Zeller, 1873)(Lepidoptera:Gelechiidae)com granulovirus. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.

Aluno: Luciano Olmos Zappelini

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Carlos FredericoALMEIDA, José Eduardo Marcondes de. Seleção e caracterização molecular de isolados dos fungos entomopatogênicos Beuaveria bassiana e Metarhizium anisopliae visando o controle de Diatraea saccharalis na cultura de cana de açucar. 2008. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Cristiane Moretto

BATISTA FILHO, A.; Guzzo, S.D.; Silva,E.A.B.R. da. Viabilidade do uso de agentes de controle biológico contra Penicillium digitatum na fase depós - colheita.. 2008. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Fernando hHenrique Carvalho Giometti

LEITE, L GWENZEL, Inajá MarchizeliBATISTA FILHO, A.. Avaliação de nematóides entomopatogênicos para controle de Sphenophorus levis, 1978 ( Coleoptera: Curculionidae).. 2008. Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Alexandre Cândido da Silva

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Silvia R S; CROCOMO, Wilson Badiali. Controle de qualidade de bioinseticidas de origem microbiano. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernando Martins Tavares

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Carlos FredericoLEITE, L G. Avaliação de nematóides entomopatogênicos contra o bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Vaurie, 1978 e efeito da associação desses agentes com inseticidas químicos. 2006. Dissertação (Mestrado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Mariana Hollanda Gassen

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Carlos FredericoALMEIDA, José Eduardo Marcondes de. Patogenicidade de fungos entomopatogênicos sobre o psílideo da goiabeira Triozoida sp. (Heiptera: Psyllidae) e compatibilidade de agrotóxicos utilizados na cultura da goiaba sobre estes agentes de controle biológico. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Érica Regina Rodrigues Cintra

BATISTA FILHO, A.ALMEIDA, J.e.m.; CROCOMO, Wilson Badiali. Avaliação de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. para o controle de Fidicinoides pronoe (Hemiptera: Cicadidae) e sua compatibilidade com produtos fitossanitários utilizados na cultura do café. 2004. Dissertação (Mestrado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: LUIZ CLÁUDIO GARCIA

RAETANO, Carlos Gilberto; Ramos, H. H.;BATISTA FILHO, A.. Efeito da pressurização na aplicação. 2003. Dissertação (Mestrado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Emma Luize Ottati

WILCKEN, Carlos FredericoBATISTA FILHO, A.LEITE, L.g.. Suscetibilidade de Thyrinteina arnobia (Stoll, 1782) (Lepidoptera, Geometridae) ao TaV (THYRINTEINA ARNOBIA VIRUS) e avaliação de duas formulações do entomopatógeno. 2003. Dissertação (Mestrado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Inajá Marchizeli Wenzel

MONTEIRO, A C;BATISTA FILHO, A.; CORREIA, A. C. B.. Aspectos nutricionais e produção em massa de Verticillium lecanii em meios naturais sólidos e líquidos. 2002. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Faculdade de Ciência Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.

Aluno: Cassiano Orlato

WILCKEN, Carlos FredericoBATISTA FILHO, A.; MOINO JUNIOR, A.. Avaliação do TaV (Thyrinteina arnobia virus) no controle de Thyrinteina arnobia (Lep. Geometridae). 2002. Dissertação (Mestrado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Helio Minoru Takada

BATISTA FILHO, A.ALMEIDA, J.E.M.WILCKEN, Carlos Frederico. Patogenicidade e seleção de isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin e Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. para o controle de Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) (Coleoptera:Curculionidae). 2002. Dissertação (Mestrado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Elisângela de Souza Loureiro

MOINO JUNIOR, A.; BUENO, V. H. P.;BATISTA FILHO, A.. Compatibilidade de fungos entomopatogênicos com outros produtos fitossanitários e sua interação com Myzus persicae (Sulzer, 1776), Aphis gossypii Glover, 1877 (Hemiptera, Aphididae) e Orius insidiosus (Say, 1832) (Hemiptera, Anthocoridae). 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Entomologia)) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Érica Yabarra Tannuri de Godoy

MONTEIRO, Antonio Carlos; COSTA, C.;BATISTA FILHO, A.. Crescimento, esporulação e virulência de Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana após cultivo sucessivo em meios com substratos específicos para a produção de exoenzimas. 2000 - Instituto de Química/UNESP.

Aluno: Jordana de Cássia Vieira Paião

MONTEIRO, Antonio Carlos;BATISTA FILHO, A.; CORREIA, A. C. B.. Compatibilidade dos fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae com carrapaticidas químicos utilizados no controle de Boophilus microplus (Acari:Ixodidae). 2000 - Faculdade De Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.

Aluno: Marco Antonio Tamai

ALVES, S.b.BATISTA FILHO, A.; MORAES, G. J.. Avaliação de fungos entomopatogênicos para o controle de Tetranychus urticae Koch. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.

Aluno: João Luciano Andrioli

BATISTA FILHO, A.; MONTEIRO, A C; NAHAS, E.. Estabilidade dos fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, formulados em diferentes veículos, com vista à produção de micoinseticida. 1998 - Instituto de Química/UNESP.

Aluno: Andréia Márcia Vaine Tavares Arantes

FREITAS, S.;BATISTA FILHO, A.; CORREIA, A. C. B.. Prevalência de fungos associados a parlatoria ziziphus (Lucas) (Hemiptera: Diaspididae) em citros. 1997 - Faculdade De Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.

Aluno: Lucas Detogni Simi

BATISTA FILHO, A.. Controle de Sphenophorus levis e Conotrachelus humeropictus pelo uso combinado de nematóides e fungos entomopatogênicos. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Helio Minoru Takada

SILVA, C. R. S.; GESSNER, A. A. F.; ROCHA, O.; LABINAS, A. M.;BATISTA FILHO, A.. Biologia de Semiaphis dauci (Fabricius, 1775) e Aulacorthum solani (Kaltenbach, 1843) (Hemiptera: Aphididae) associados à Arracacia xanthorrhiza (Bancroff, 1825).. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Maria Fernanda Miori de Zarzuela

Campos, A.E. de C.; Bueno, O.C.; Rodrigues, A.;LEITE, L GALMEIDA, J.E.M.BATISTA FILHO, A.; BERTI FILHO, E.; FORTI, L. C.. Isolamento de entomopatógenos em colônias de formigas invasoras e sua palicação para o controle. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biologicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernando Martins Tavares

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Carlos FredericoWILCKEN, Silvia R SMACHADO, L.a.WENZEL, Inajá Marchizeli. Subsídio para o controle de Bradysia mabiusi com nematóides entomopatogênicos. 2010. Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu.

Aluno: Dinalva Alves Mochi

MONTEIRO, Antonio Carlos; Bresciani, Katia Denise Saraiva;BATISTA FILHO, A.ALVES, L.f.a.. Fungos entomopatogênicos para o controle das moscas dos chifres Haematobia irritans em laboratório e campo. 2009. Tese (Doutorado em Microbiologia Agropecuária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Leila Aparecida Gardiman Barci

PRADO, A.P.; LINHARES, A.X.;BATISTA FILHO, A.; MONTEIRO, Antonio Carlos; TUCCI, E.. Seleção de isolados do fungo Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. para o controle de larvas do carrapato Boophilus microplus (Canestrini). 2007. Tese (Doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agron) - Instituto Biológico.

Aluno: Laerte Antonio Machado

BATISTA FILHO, A.; HABIB, M e M; PRADO, A P; SALGUEIROSA, C F A; BERTI FILHO, Evôneo. Estudos biológicos e comportamentais de Migdolus fryanus (Westwood,1863)(Coleoptera:Vesperidae) e sua interação com nematóides entomopatogênicos e outros agentes de mortalidade. 2006. Tese (Doutorado em BIOLOGIA ANIMAL) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: LUIZ CLÁUDIO GARCIA

BATISTA FILHO, A.RAETANO, Carlos Gilberto; CROCOMO, Wilson Badiali;LEITE, L.g.RAMOS, Hamilton H. Técnicas de aplicação. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Inajá Marchizeli Wenzel

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Carlos FredericoALMEIDA, J.e.m.LEITE, L G; MONTEIRO, A C. Patogenicidade de Lecanicillium lecanii (Zimm.) Zare & Gams ao ácaro rajado Tetranychus urticae e sua compatibilidade a agrotóxicos e organismos biocontroladores utilizados na cultura do crisântemo.. 2005. Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Elisâgela de Souza Loureiro

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Carlos Frederico; FURTADO, E. L.;ALMEIDA, J.e.m.LEITE, L.g.. Seleção e avaliação de campo de isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. para o controle da cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar, Mahanarva fimbriolata (Stal, 1854) (Hemiptera:Cercopidae). 2004. Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: João Luciano Andrioli

MONTEIRO, Antonio Carlos; MACHADO, J. O.; CORREIA, A. C. B.; BRAGA, G. U. L.;BATISTA FILHO, A.. Alterações na viabilidade e virulência de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. causadas por técnicas usadas para obtenção de conídios e formulação de bioinseticida. 2003 - Instituto de Química/UNESP.

Aluno: Ostenildo Ribeiro Campos

CROCOMO, Wilson Badiali;WILCKEN, Carlos Frederico; BOIÇA JUNIOR, A. L.;BATISTA FILHO, A.; LABINAS, A. M.. Resistência de genótipos de algodoeiro a mosca branca Bemisia tabaci (Gennadius, 1889) Biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae). 2003. Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Luis Garrigós Leite

BATISTA FILHO, A.ALVES, S.b.. ocorrência, produção e preservação de micélio seco de Batkoa sp. e Furia sp., patógenos das cigarrinhas das pastagens. 2002. Tese (Doutorado em Entomologia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.

Aluno: Maria de Lourdes Nascimento

WILCKEN, Carlos Frederico; FORTI, L. C.; KITAJIMA, E. W.;BATISTA FILHO, A.; REZENDE, J. A. M.. Caracterização parcial e patogenicidade de um vírus isolado de Thyrinteina arnobia (Stoll, 1782) (Lepidoptera: Geometridae). 2001. Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Luis Francisco Angeli Alves

BATISTA FILHO, A.ALVES, S.b.. Desenvolvimento de formulação granulada de Bacillus sphaericus. 1999. Tese (Doutorado em Entomologia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.

Aluno: ALCIDES MOINO JÜNIOR

ALVES, S.b.BATISTA FILHO, A.; BOTELHO, Paulo Sérgio Machado; PASCHOLATI, S. F.; LOPES, J. R. S.. Fatores que afetam a eficiência de Beauvaria bassiana e Metarhizium anisopliae no controle de Heterotermes tenuis (Isoptera, Rhinotermitidae). 1998. Tese (Doutorado em Entomologia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.

Aluno: LUIZ ANTONIO ALVES JOSE

NAKANO, O.; VENDRAMIM, J. D.;ALVES, S.b.; BOICA JUNIOR, A. L.;BATISTA FILHO, A.. Atividade do Baculovirus de Autographa californica (Speyer) - vEGTDEL sobre Heliotis virescens (F.). 1998. Tese (Doutorado em Entomologia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz.

Aluno: Fabíola Rodrigues Medeiros

BATISTA FILHO, A.RAETANO, Carlos Gilberto; BALDIN, E. L. L.. Impacto ambiental de entomopatógenos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu.

Aluno: Ana Paula Ferreira Pinto

BATISTA FILHO, A.; BALDIN, E. L. L.;WILCKEN, Carlos Frederico. Seletividade de fungos entomopatogênicos a produtos quimicos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu.

Aluno: Lucas Detogni Simi

BATISTA FILHO, A.; BALDIN, E. L. L.; BUENO, R. C. O. F.. Produção e Uso de nematóides. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu.

Aluno: Luciano Olmos Zappelini

BATISTA FILHO, A.; BUENO, R. C. O. F.;WILCKEN, Carlos Frederico. Controle Biológico de Doenças de Plantas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mariana Hollanda Gassen

BATISTA FILHO, A.RAETANO, Carlos Gilberto; FORTI, L. C.. Controle de qualidade de microrganismos entomopatogênicos& Segurança de entomopatógenos a vertebrados. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu.

Aluno: Fernando Martins Tavares

BATISTA FILHO, A.; CROCOMO, Wilson Badiali;WILCKEN, Silvia R S. Nematóides Entomopatogênicos. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Agricultura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Érica Araujo Rodrigues Silva

SILVA, Érica Araujo Rodrigues;BATISTA FILHO, A.. Produção de Fungos entomopatogênicos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Emma Luize Ottati de Lima

LIMA, Emma Luize Ottati de;BATISTA FILHO, A.; FORTI, L. C.;WILCKEN, Carlos Frederico. Segurança de entomopatógenos a vertebrados. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Inajá Marchizeli Wenzel

BATISTA FILHO, A.WILCKEN, Carlos Frederico; CROCOMO, Wilson Badiali. Uso de fungos entomopatogênicos no controle de pragas agrícolas. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas.

Aluno: Raquel Moraes Costa Pereira

BATISTA FILHO, A.; ALMEIDA, J. E. M.; PINTO, A. S.. Eficiência do fungo Beauveria bassiana (Hypocreales:Cordycipitaceae) IBCB66 contra a Broca-do-café Hypothenemus hampei (Coleoptera:Curculionidae), por diferentes métodos de aplicação. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Isabella Alice Gotti

BATISTA FILHO, A.; Bueno,C.J.; Wenzel, I.M.. Produção de Metarhizium anisopliae (Metsch) Sorok por fermentação liquida. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico.

Aluno: Mariana Garcia Martinez da Silva

BATISTA FILHO, A.LEITE, Luis GarrigósWENZEL, Inajá Marchizeli. Seleção de isolados de Beauveria bassiana (Bálsamo) Vuillemin, 1912 e nematoides entomopatogênicos para o controle da broca da bananeira Cosmoplites sordidus (germar,1824)(Coleoptera:Curculionidae). 2012.

Aluno: Aline Maria Belasco de Almeida

ALMEIDA, Aline Maria Belasco deBATISTA FILHO, A.. Seleção de isolados de Beauveria bassiana para o controle de Cosmopolites sordidus (Coleoptera: Curculionidae). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Elisângela de Souza Loureiro

MONTEIRO, Antonio Carlos;BATISTA FILHO, A.; BARBOSA, J. C.. Patogenicidade de isolados dos fungos Beauveria bassiana (Bals.) Vuill., Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin e Paecylomices farinosus (Holm ex SF Gray) Brown & Smith sobre Atta sexdens sexdens (Linnaeus, 1758) em condições de laboratório. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade De Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.

Busoli, A.C.;BATISTA FILHO, A.; Messias,C.L.. Concurso Publico de Títulos e Provas para preenchimento de um emprego publico de professor Assistente Doutor em RDIDP-Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. 2010. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Campus Jaboticabal-UNESP.

BATISTA FILHO, A.; BERTI FILHO, E.; FREITAS, S.. Concurso Público de Títulos e provas para provimento de um cargo de professor assistente em R.D.I.D.P. 2003. Faculdade de Ciência Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Evoneo Berti Filho

BATISTA FILHO, Antonio;BERTI FILHO, Evoneo. Estudo sobre formulaceos de Baculovirus anticarsia em condições de laboratório e campo. 1990. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Em Entomologia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Zuleide Alves Ramiro

VENDRAMIM, J. D.; ALVES, S. B.; OMOTO, C.;RAMIRO, Z. A.; CAPALBO, D. M. F.. Estudo sobre formulações de Baculovirus anticarsia em condições de laboratório e campo. 1990. Tese (Doutorado em Entomologia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

José Roberto Postali Parra

PARRA, J. R. P.. desenvolvimento de formulações de Baculovirus anticarsia.. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Entomologia) [Esalq]) - Universidade de São Paulo.

Joao Roberto Spotti Lopes

VENDRAMIM, José Djair; ALVES, S. B.; OMOTO, C.; RAMIRO, Z. A.; CAPALBO, D. M. F.;LOPES, J. R. S.; CORREIA, A. C. B.; LEMOS, Manoel Victor Franco. Desenvolvimento de formulações de Baculovirus anticarsia. 1997. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade de São Paulo.

Celso Omoto

ALVES, Sérgio Batista; VENDRAMIM, José Djair;OMOTO, C.; RAMIRO, Zuleide Alves;CAPALBO, D. M. F.. Desenvolvimento de Formulações de Baculovirus anticarsia. 1997. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raquel Moraes Costa Pereira

VERIFICAÇÃODA EFICIÊNCIA DO FUNGO ENTOMOPATOGÊNICO BEAUVERIA BASSIANA (HYPOCREALES:CORDYCIPITACEAE)NO CONTROLE DE HYPOTHENEMUS HAMPEI (FERRARI1867) (COLEOPTERA:CURCULIONIDAE), A BROCA-DO-CAFÉ, POR DIFERENTES MÉTODOS DE APLICAÇÃO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico; (Orientador);

Ricardo Augusto de Souza

ESTUDO DA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA A Leucoptera coffeella, Hemileia vastatrix E Pseodomonas syringae pv; garcae POR Trichoderma spp; E ISOLAMENTO DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ENTOMOPATOGÊNICOS NO CAFEEIRO; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Érika Von Nowakonski

Patogenicidade de fungos entomopatogênicos a mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi Ashby 1903 (Hemiptera:Aleyrodidae) e compatibilidade de produtos fitossanitários utilizados na cultura dos citros; 2017; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

Isabella Alice Gotti

Produção de Metarhizium anisopliae em meio líquido; 2016; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico, Biosoja; Orientador: Antonio Batista Filho;

Mariana Garcia Martinez da Silva

Seleção de isolados de Beauveria bassiana (Bals; )Vuill; e nematóides entomopatogênicos para o controle da broca da bananeira Cosmopolites sordidus (Germar) (Coleoptera: Curculionidae); 2013; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

Nayte Vitiello

Sanidade e sistema de gestão da qualidade em inStituição pública: estudo de transição da NBR ISO 9001 para NBR ISO/IEC 17025; 2013; Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agron) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Ana Paula Ferreira Pinto

Seleção de fungos entomopatogênicos para o controle do psilídeo Diaphorina citri Kuwayama (Waterson)(Hemiptera:Psyllidae) transmissor da bactéria causadora do; 2012; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola; Orientador: Antonio Batista Filho;

Daysi da Silva Andrade Penna

Análise da Diversidade Morfológica e Genética de Isolados de Metarhzium anisopliae (Metsch; ) Sorok e avaliação da virulência em Diatraea saccharalisb(Fabricius,1794)(lepidoptera:Crambidae); 2012; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Diogo Miranda

Efeito de fatores edafoclimáticos sobre a atividade do fungo Metarhizium anisopliae (Metsch; ) Sorok; no controle da cigarrinha-da-raíz da cana-de-açúcar Mahanarva fimbriolata (Satl, 1854) (Hemiptera: Cercopidae); 2011; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Mariana Garcia Martinez da Silva

SELEÇÃO DE ISOLADOS DE Beauveria bassiana e nematóides entomopatogênicos para o controle da borca da bananeira Cosmopolites sordidus (Germar, 1824) (Coleoptera: Curculionidae); ; 2011; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Nayte Vitiello

Sanidade e Qualidade nos agronegócios: estudo da transição do sistema de gestão da qualidade, baseada na ISO/IEC 17025 em instituição pública certificada na ISO 9001; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Marcio Macedo de Oliveira

Bioecologia e etologia da ?Broca-do-ramo? Epacroplon cruciatum (Aurivillius, 1899) (Coleoptera: Cerambycidae), em plantação comercial de citros no município de Coronel Macedo,SP; 2010; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Luciano Olmos Zappelini

SELEÇÃO DE ISOLADOS DOS FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae VISANDO O CONTROLE DA BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR, Diatraea saccharalis (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE); ; 2009; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Alexandre Cândido da Silva

Potencial de nematóides entomopatogênicos para o controle da mosca do mediterrâneo, Ceratitis cpaitata e do gorgulho da goiaba , Conotrachelus psidii; 2009; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Cristiane Moretto

Viabilidade do uso de agentes de controle biológico contra Penicillium digitatum na fase de pós colheita de frutos cítricos; 2009; Dissertação (Mestrado em Sanidade,Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Érica Araujo Rodrigues Silva

Seleção de isolados de fungos para o controle de Leptopharsa heveae Drake & Poor (Hemiptera: Heteroptera, Tingidae); 2007; Dissertação (Mestrado em Proteção d e Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Fernando Martins Tavares

Avaliação de nematóides entomopatogênicos contra o bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Vaurie, 1978 e efeito da associação desses agentes com inseticidas químicos; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola; Orientador: Antonio Batista Filho;

Mariana Hollanda Gassen

Patogenicidade de fungos entomopatogênicos os psilídeo da goiabeira Triozoida sp; (Hemiptera: Psyllidae) e a compatibilidade de agrotóxicos utilizados na cultura da goiaba sobre estes agentes de controle biológico; 2006; 110 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

Érica Regina Rodrigues Cintra

Avaliação de Metarhizium anisopliae (Metsch; ) Sorok; para o controle microbiano de Fidicina sp; (Hemiptera: Cicadidae) e sua compatibilidade com produtos fitossanitários utilizados na cultura do café; 2004; 46 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

EMMA LUIZE OTTATI-DE-LIMA

PRODUÇÃO DE Metarhizium anisopliae (METSCH; ) SOROK; E; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Batista Filho;

H

M; TAKADA; Patogenicidade e seleção de isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch; ) Sorokin e Beauveria bassiana (Bals; ) Vuill; para o controle de Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) (Coleoptera:Curculionidae); 2002; 75 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Simone Maria Costa de Oliveira

Exigências físicas e nutricionais para a produção de Sporothrix insectorum em meios de cultura líquido; ; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Antonio Batista Filho;

Fabíola Rodrigues Medeiros

Patogenicidade de fungos a mosca negra dos citros e compatibilidade entre agrotóxicos e Purpureocilliul lilacinum; 2016; Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

Ana Paula Ferreira Pinto

Avaliação de fungos entomopatogênicos para o controle de Diaphorina citri Kuwayama,1908 (Hemiptera:Liviidae); 2016; Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Lucas Detogni Simi

Controle de Sphenophorus levis e Conotrachelus humeropictus pelo uso combinado de nematóides e fungos entomopatogênicos; 2014; Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdadede Ciências Agronômicas da UNESP - Campus Botucatu, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Fabíola Rodrigues Medeiros

Compatibilidade de agrotóxicos com fungos entomopatogênicos para o uso no manejo integrado de citros; 2012; Tese (Doutorado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Ana Paula Ferreira Pinto

Avaliação de fungos entomopatogênicos para o controle de Diaphorina citri; 2012; Tese (Doutorado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Lucas Detogni Simi

Sinergismo de fungos e nematóides entomopatogênicos no controle do bicudo da cna-de-açucar Sphenophorus levis (VAURIE, 1978); 2011; Tese (Doutorado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Mariana Hollanda Gassen

Produção e eficiência de isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch; ) Sorok; no controle da cigarrinha-das-raízes da cana-de-açúcar, Mahanarva fimbriolata (Stal, 1854) (Hemiptera: Cercopidae); 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Fernando Martins Tavares

AVALIAÇÃO DE NEMATÓIDES ENTOMOPATOGÊNICOS NO CONTROLE DE; 2010; Tese (Doutorado em Agronomia (Protecao de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Antonio Batista Filho;

Emma Luize Ottati de Lima

Produção de Metarhizium anisopliae (Metsch; ) Sorok; e Beauveria bassiana (Bals; ) Vuill; em diferentes substratos e efeito da radiação ultravioleta e da temperatura sobre estruturas infectivas desses entomopatógenos; 2007; Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

Inajá Marchizeli Wenzel

Patogenicidade de Lecanicillium lecanii (Zimm; ) Zare & Gams ao ácaro rajado Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae) e sua compatibilidade a agrotóxicos e organismos biocontroladores utilizados no crisântemo; ; 2005; 84 f; Tese (Doutorado em Proteção de Plantas) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

Elisângela de Souza Loureiro

Seleção de isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch; ) Sorok (Deuteromycotina: Hyphomycetes) para o controle da cigarrinha da cana-de- açucar, Mahanarva fimbriolata (Hemiptera: Cercopidae) (Stal, 1854); 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Batista Filho;

Inajá Wenzel

Obtenção de conídios dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae microencapsulados e seu uso no controle de Diatraea saccharalis e Sphenophorus levis em cultivos de cana-de-açúcar; 2011; Universidade Federal de São Carlos,; Antonio Batista Filho;

Clóvis Lamas

Análise de risco e avaliação do impacto ambiental decorrente do uso de agentes de controle biológico; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Agronômica) - Centro Espírito Santo do Pinhal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Jaqueline Lyra Saltorato

?Seleção fungos entomopatôgenicos para o controle de Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae) e produção de conídios?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Lucas Vitor

Seleção de fungos entomopatogênicos para o controle de Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae) e produção de conídios; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Antonio Batista Filho;

Aline Maria Belasco de Almeida

Seleção de isolados entomopatogênicos para controle de Rhynchophorus palmarum Linnaeus, 1764 (Coleoptera: Curculionidae) e compatibilidade desses agentes microbianos com produtos fiotssanitários utilizados na cultura da banana; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Antonio Batista Filho;

Daniel Oliveira Lainetti

Estudo da biodiversidade de microrganismos entomopatogênicos no estado de São Paulo para programa de controle microbiano de insetos; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Érica Regina Rodrigues Cintra

Estudo de produção e formulação do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Antonio Batista Filho;

Daniel Oliveira Lainetti

Estudo da biodiversidade de microrganismos entomopatogenicos no Estado de São Paulo para programa de controle microbiano de insetos; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Carolina Franklin

Desenvolvimento de processos de produção deSsporothrix insectorum; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Andrea Galotti de Souza

Formação de um banco de microrganismos entomopatogênicos no Laboratório de Controle Biológico do Centro Experimental do Instituto Biológico; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

Andrea Galotti de Souza

Efeito da temperatura e radiação ultravioleta na estabilidade de formulações de Baculovirus anticarsia; ; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Batista Filho;

ALISSON ÉDER BALBIN

Manutenção do banco de entomopatógenos; 2002; Orientação de outra natureza; (Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Antonio Batista Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sérgio Batista Alves

Desenvolvimento de formulações de Baculovirus anticarsia; 1997; Tese (Doutorado em Entomologia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz,; Orientador: Sérgio Batista Alves;

Raquel Moraes Costa Pereira

Eficiência do fungo Beauveria bassiana no combate ao besouro Hypothenemus hampei, por diferentes métodos de aplicação; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Sanidade e Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) - Instituto Biológico (SP), Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA FILHO, A. ; COSTA, V. A. ; Hojo, H. . Neodusmetia sangwani (Subba Rao) (Hymenoptera: Encyrtidae) to control Antonina graminis (Maskell) (Hemiptera: Pseudococcidae) in pastures in Brazil: a revision. ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO (ONLINE) , v. 84, p. 1, 2018.

  • MEDEIROS, FABÍOLA RODRIGUES ; LEMOS, RAIMUNDA NONATA SANTOS DE ; RODRIGUES, ANTONIA ALICE COSTA ; Batista Filho, Antonio ; OLIVEIRA, LEONARDO DE JESUS MACHADO GOIS DE ; ARAÚJO, JOSÉ RIBAMAR GUSMÃO . Occurrence of Purpureocillium lilacinum in citrus black fly nymphs. Revista Brasileira de Fruticultura , v. 40, p. 1, 2018.

  • SIMI, L. D. ; LEITE, L. G. ; TREVISAN, O. ; COSTA, J. N. M. ; OLIVEIRA, L. E. ; SCHMIDT, F.S. ; BUENO, R. N. S. ; BATISTA FILHO, A. . Mortality of Conotrachelus humeropictus in response to combined application of the nematode Steinernema brazilense and the fungus Beauveria bassiana. ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO (ONLINE) , v. 85, p. 1-9, 2018.

  • WENZEL, Inajá Marchizeli ; BATISTA FILHO, A. ; GIORDANO, ISABELLA BARICHELLO ; DENADAE, BÁRBARA EVELIN ; FERNANDES, JOÃO BATISTA ; FORIM, MOACIR ROSSI . Compatibility of polymers to fungi Beauveria bassiana and Metarhizium anisopliae and their formulated products stability . ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY , v. 39, p. 457, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BATISTA FILHO, A. ; Hojo,H. . Planeta Inseto. 2010.

BATISTA FILHO, A. . Auxílio a participação em evento. 2009.

BATISTA FILHO, A. . Parecer em bolsa de mestrado - FAPESP. 2009.

BATISTA FILHO, A. . Parecer projeto PIP - FAPESP. 2009.

BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto:Biodiversidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto : Biodiversidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto:Biodiversidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . PLANETA INSETO. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Agricultura familiar. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . colheita cafe. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Cafezal do Instituto Biologico. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Biotecnologia e Agronegócio. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Broca da bananeira. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Broca do café. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Cafezal do Instituto Biologico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Cafezal do Instituto Biologico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Controle Biologico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Dia do café - um cafezal na cidade de São Paulo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Louva a Deus. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Cigarrinha das pastagens. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . A broca do café. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Ações do Instituto Biológico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Cafezal do Instituto Biológico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Controle Biologico. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Inauguração da UPD de Bastos. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Biotecnologia e Agronegócio. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA FILHO, A. . Insetos I. 2009. .

BATISTA FILHO, A. . O Instituto Biologico e a sua contribuição para a Agricultura Brasileira. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BATISTA FILHO, A. . Pesquisa em horticultura no Instituto Biológico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA FILHO, A. ; ALMEIDA, José Eduardo Marcondes de ; LEITE, Luis Garrigós . Avaliação do Controle microbiano no Brasil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, J.E.M. ; BATISTA FILHO, A. . Cupins: Pragas em àreas Agrícolas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim Técnico).

BATISTA FILHO, A. . Avanços e Comercialização de agentes de controle biológico de pragas de cana de açucar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA FILHO, A. . Produção de virus entomopatogênicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BATISTA FILHO, A. . Insetos. 2007. .

ALMEIDA, J.E.M. ; BATISTA FILHO, A. ; COSTA, V. A. ; LEITE, L G . Manejo de Pragas das Pastagens. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim Técnico).

ALMEIDA, J.E.M. ; BATISTA FILHO, A. . Controle Biologico da Cigarrinha da Raiz da Cana de Açucar com Fungo Metarhrizium anisopliae. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim Técnico).

BATISTA FILHO, A. ; ALMEIDA, J.E.M. ; MACHADO, L.a. ; LEITE, L G ; SATO, M e ; SATO, M. E. ; COSTA, V. A. ; Perioto, N.W. ; Lara, R.I.R. ; Lara, R.I.R. ; Lara, R.I.R. ; Lara, R.I.R. ; Lara, R.I.R. ; Lara, R.I.R. ; Lara, R.I.R. . Controle Biológico de Insetos e Ácaros. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim Técnico).

BATISTA FILHO, A. . Controle biológico da broca da bananeira. 2005. (Palestra).

BATISTA FILHO, A. ; Barros, B.C. ; COSTA, V. A. ; PATRÍCIO, F. R. A. ; Oliveira, S.H.F. ; OLIVEIRA, C. M. G. ; RAGA, A ; RAMIRO, Z.A., . Manejo Integrado de Pragas e doenças das culturas. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Boletim Técnico).

BATISTA FILHO, A. . Planeta Inseto. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa dos Institutos Estaduais de Pesquisa no Estado de São Paulo, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / César Junior Bueno - Integrante / Mario Eidi Sato - Integrante / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / LUIS GARRIGÓS LEITE - Integrante / Valmir Antonio Costa - Integrante / Ricardo Harakava - Integrante / Edwiges Maristela Pituco - Integrante / Márcia Cristina Mendes - Integrante / Suzete Aparecida Lanza Destéfano - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2017

    Obtenção de conídios dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae microencapsulados e seu uso no controle de Diatraea saccharalis e Sphenophorus levis em cultivos de cana-de-açúcar, Descrição: A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do agronegócio brasileiro e a cada ano sua área de plantio cresce significativamente. Com a publicação de leis proibindo a queima da cana-de-açúcar no estado de São Paulo é crescente a cada ano o número de hectares da planta que vem sendo colhido mecanicamente. Esse crescimento da área de colheita de cana crua reflete no aumento dos índices de pragas da cultura, pois, o fogo deixa de ser um meio de controle natural. A broca Diatraea saccharalis e o bicudo da cana-de-açúcar Sphenophous levis são pragas, atualmente, preocupantes na cultura devido aos graves prejuízos e danos que causam. O controle microbiano com fungos torna-se uma alternativa à medida que gera um controle mais efetivo ao longo dos anos e também devido ao seu aspecto ambientalmente benéfico. Os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae são os principais fungos produzidos e utilizados em escala comercial no Brasil. Entretanto, em termos de formulação ainda há muito a ser feito. A formulação é uma das etapas mais importantes na padronização do bioinseticida e de grande importância para a sua viabilização comercial, pois, vai garantir maior aderência do produto no inseto ou na planta proporcionando maior eficiência na aplicação e no controle. Outro fator importante da formulação é garantir maior estabilidade do produto na prateleira para que possa ser armazenado por um tempo maior mantendo suas características principais como viabilidade dos conídios e virulência sobre o inseto que se deseja controlar. Entre as tecnologias atualmente disponíveis a microencapsulação dos conídios usando polímeros biodegradáveis se mostra promissora. Assim, entre os objetivos deste projeto destaca-se a obtenção de microformulações à base de fungos (B. bassiana e M. anisopliae) que sejam economicamente viáveis, estáveis, eficazes e com amplo potencial de controle e epizootia sobre diversas pragas que atacam culturas de importância econômica no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / Inajá Marchizeli Wenzel - Integrante / Moacir Rossi Forim - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2017

    PATOGENICIDADE DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS A MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS, Aleurocanthus woglumi Ashby E COMPATIBILIDADE DESTES AGENTES BIOCONTROLADORES AOS DEFENSIVOS QUÍMICOS UTILIZADOS NA CULTURA DO CITROS., Descrição: O controle biológico é uma alternativa viável para o combate de pragas e patógenos e vantajosa em relação ao controle químico, especialmente quanto ao impacto ambiental, custo, especificidade e ao desenvolvimento de resistência. Neste contexto o objetivo desta pesquisa é avaliar a virulência de fungos entomopatogênicos sobre a mosca-negra-dos-citros e o efeito de diferentes produtos químicos sobre o desenvolvimento destes fungos in vitro e semi-campo. Os ensaios serão desenvolvidos no Núcleo de Biotecnologia Agronômica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e os experimentos in vivo serão realizados em casa de vegetação do mesmo laboratório, sediado em São Luís ? MA. Serão utilizados isolados de fungos entomopatogênicos Lecanicillium lecanii (IBCB 537), Metarhizium anisopliae (IBCB 425), Beauveria bassiana (IBCB 66), Isaria fumosorosea (IBCB 201), Aschersonia aleyrodis (isolado local) pertencente à Coleção de Fungos Entomopatogênicos ?Oldemar Cardim Abreu? do Laboratório de Controle Biológico do Instituto Biológico reconhecida como fiel depositária pelo IBAMA. Serão avaliados o crescimento vegetativo, a esporulação e a viabilidade do entomopatógeno. Plantas de citros, mantidas em casa de vegetação, serão tratadas com os produtos fitossanitários Provado, Ampligo, Kohinor 200 SC, Timon 200 SC, Stimulate e extrato de nim e seus efeitos observados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Fabíola Rodrigues Medeiros - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2018

    Controle de Sphenophorus levis e Conotrachelus humeropictus pelo uso combinado de nematoides e fungos entomopatogênicos,, Descrição: O presente trabalho objetiva avaliar a ação de isolados dos fungos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana, sendo aplicados pré, pós e concomitantemente à aplicação dos nematóides entomopatogênicos Sterneinema sp. e Heterorhabditis sp., visando o controle do bicudo da cana-de-açúcar Sphenophorus levis. Serão realizados ensaios de laboratório e campo. Os insetos serão fornecidos pelo Centro de Tecnologia Canavieira de Piracicaba, SP. Os isolados dos entomopatógenos são mantidos em cultura estoque do Laboratório de Controle Biológico do Instituto Biológico de Campinas, SP. Será feita uma seleção de isolados para determinar CL50, CL90, TL50 e TL90. Posteriormente realizar-se-á ensaios em campo utilizando-se armadilhas com colmo de cana-de-açúcar e aplicações manuais e tratorizadas. As avaliações serão realizadas periodicamente após a aplicação; insetos mortos serão acondicionados em câmara úmida mantida a 28 0,5 C com fotofase de 12 h para observação da extrusão do patógeno. A análise de variância será realizada por meio do teste F e a média serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / J.E.M. de Almeida - Integrante / L G Leite - Integrante / Simi, L.D. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Seleção de isolados de Beauveria bassiana e nematóides entomopatogênicos para o controle da broca da bananeira Cosmopolites sordidus (GERMAR, 1824) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)., Descrição: O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de banana no mundo, entretanto alguns fatores contribuem para a perda de produção e baixos índices de exportação, entre eles o constante ataque por pragas. Destaca-se como principal praga da cultura o moleque da bananeira (C. sordidus), broca que chega a gerar até 30% de perda. Atualmente, o controle químico é o mais utilizado para o controle da broca, porém como o consumo da banana é quase na totalidade "in natura", há uma preocupação quanto ao efeito destes insumos no meio ambiente e na saúde, tanto do consumidor quanto do aplicador. Medidas alternativas tem sido investigadas e a utilização de agentes de controle biológico como os fungos e nematóides entomopatogênicos tem se mostrado bastante promissores. Devido a variabilidade genética destes organismos torna-se necessário buscar a seleção de novos isolados mais virulentos. Embora muito promissores, ainda são raros os trabalhos que utilizam nematóides para o controle de C. sordidus. Diante disso, este trabalho tem por objetivo testar o potencial de novos isolados do fungo Beauveria bassiana e de nematóides dos gêneros Steinernema e Heterorhabditis no controle de C. sordidus, e a compatibilidade entre estes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / J.E.M. de Almeida - Integrante / L G Leite - Integrante / Silva, M.G.M.da - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2009 - Atual

    Epizootiologia do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae no controle da cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata Stal) em cana-de-açúcar colhida sem queima no Estado de São Paulo., Descrição: O controle biológico da cigarrinha-da-raíz da cana-de-açúcar, Mahanarva fimbriolata, com o fungo Metarhizium anisopliae vem demonstrando bons resultados no Estado de São Paulo, havendo, portanto, necessidade de novos estudos para uma aplicação racional desses microrganismos, com a seleção de isolados mais virulentos e de boa produção massal, além de estudos de estratégias de aplicação. O Instituto Biológico, através de seus pesquisadores e estrutura para a pesquisa, possui ampla competência para desenvolver tecnologia a ser utilizada no controle da cigarrinha-da-raíz da cana. Os objetivos deste projeto são: Estudar a ocorrência natural do fungo M. anisopliae em diferentes regiões do Estado de São Paulo em áreas de cana colhida sem queima e sem aplicação artificial do patógeno; estudar o efeito de um isolado selecionado de M. anisopliae no controle da cigarrinha-da-raíz para a detecção da curva epizoótica e avaliação dos fatores bióticos e abióticos que influenciam na ocorrência da doença; e por fim, estudar a ecologia de M. anisopliae no Estado de São Paulo, visando à caracterização de isolados para efeitos de comparação com os de ocorrência natural e os aplicados, facilitando assim, a seleção de novos isolados mais eficientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / J.E.M. de Almeida - Integrante / Mariana Hollanda Gassen - Integrante / Miranda,D. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Controle microbiano da broca da cana de açucar Diatraea saccharalis com fungos entomopatogênicos, Descrição: A partir dos resultados obtidos nesse projeto, foi possível concluir que: a espécie de fungo Beuveria bassiana está bem adaptada ao ambiente da cana-de-açúcar, sendo a mais isolada nas diferentes amostras de diferentes localidades pelo método aplicado. As CL50 dos isolados padrões de B. bassiana e M. anisopliae são diferentes em relação à virulência, sendo para B. bassiana (IBCB 66) para lagartas de 0,5 cm ? 1,1x108 conídios/mL e lagartas de 1,5 cm 5x108 conídios/mL para M. anisopliae. Os isolados de B. bassiana, IBCB 215, IBCB 278, IBCB 279, IBCB 281, IBCB 300, IBCB 302, IBCB 593, IBCB 597, IBCB 598 e IBCB 600 causam maior mortalidade total e confirmada. Os isolados de M. anisopliae, IBCB 351, IBCB 353, IBCB 383, IBCB 384, IBCB 410, IBCB 417, IBCB 418, IBCB 425 e IBCB 481 foram os que apresentaram maior mortalidade total e confirmada. Os isolados IBCB 600, IBCB 598, IBCB 279, IBCB 302 e IBCB 597 de B. bassiana são os mais virulentos à lagartas da broca-da-cana. Os isolados mais virulentos à broca-da-cana, de M. anisopliae IBCB 384, IBCB 383, IBCB 481, IBCB 418 e IBCB 417. Quanto à produção de conídios por grama de arroz pré-cozido dos isolados mais virulentos de B. bassiana, verificou-se que os isolados IBCB 215, IBCB 279 e IBCB 598 são os que mais produzem. Os isolados IBCB 481 e IBCB 417 de M. anisopliae são os mais produtivos em arroz pré-cozido. O fungo B. bassiana pode ser utilizado no controle de D. saccharalis em condições de campo com a dosagem de 6 kg de arroz + fungo/ha, quando a infestação inicial estiver com no máximo 2% de lagartas pequenas. O fungo M. anisopliae pode ser utilizado no controle de D. saccharalis em condições de campo com a dosagem de 10 kg de arroz + fungo/ha, quando a infestação inicial estiver com no máximo 2% de lagartas pequenas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / J.E.M. de Almeida - Integrante / Luciano Olmos Zappelini - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2009

    Controle do bicudo da cana de açucar Sphenophorus levis, com nematoides entomopatogênicos, Descrição: O projeto tem por objetivos: avaliar novos isolados de nematóides entomopatogênicos com adultos de S. levis;avalair a virulência de Sternernema sp. IBCB -n06 replicado em duas espécies de hospedeiros contraadultos de S.levis;avalair a eficiência de Sternernema sp. contra S. levis em área de cana de açucar com e sem cobertura de palha; determinar a época de aplicação de Sternernema sp. no controle de S. levis;avaliar a efeiciência de Sternernema sp. em áreas de cana de açucar tratadas com o nematóide e a eficiência do agente no controle de S. levis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / L.A. MACHADO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / F M TAVARES - Integrante / L G Leite - Integrante / SILVA, A.C. - Integrante / Carmen M.A. Ginarte - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2010

    Subsídios para o controle de Bradysia mabiusi com nematóides entomopatogênicos ., Descrição: Nematóides entomopatogênicos (NEPs) dos gêneros Heterorhabditis e Steinernema vem sendo utilizados para o controle de moscas dos fungos de diversos países. Esse estudo teve por objetivo avaliar diferentes isolados de NEPs, contra larvas de Bradysia mabiusi, em condições de laboratório e casa de vegetação. Nos testes de seleção de isolados, o nematóide Heterorhabditis indica apresentou melhor desempenho comparado a todos os demais isolados, proporcionando mortalidade do inseto de até 98%.Para o estudo em casa de vegetação, avaliou-se o efeito dos nematóides entomopatogênicos Heterorhadbitis índia e Steinernema feltiae, na dosagem de 10, 50 e100 JI/cm, em cultivo protegido de Chrysanthemum sp. Foram realizados 3experimentos. Houve diferença significativa entre os tratamentos somente no terceiro teste, entretanto, nos três testes os nematóides demonstraram uma tendência de redução de população do inseto em função do aumento das dosagens, o que sugere o efeito dos agentes no controle do inseto.Da mesma forma, em todos os testes, o nematóide H. indica apresentou maior redução na população da moscas-dos- fungos que o S. feltiae, confirmando sua maior eficiência com níveis de controle variando de 6 a 67,5% no primeiro ensaio, de17 a 77,5% no segundo, e de 62,5 a 78,5% no terceiro. Os resultados revelam que H. indica apresenta potencial de uso para o controle da moscas-dos-fungos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / J.E.M. de Almeida - Integrante / F M TAVARES - Integrante / Carlos Frederico Wilcken - Integrante / L G Leite - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Estudo da bioecologia e controle biológico de Rhyncophorus palmarum ( Coleoptera: Curculionidae), Descrição: Estabelecer a bioecologia da praga , flutuação populacional e agentes de controle biológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / Aline Maria Belasco de Almeida - Integrante / L G Leite - Integrante / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / H. Hojo - Integrante / Helio Minoru Takada - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2004

    Avaliação e Controle de pragas, Doenças e Persistência de Herbicidas em agroecossistemas de cana de açucar com sitema de colheita mecanizada, sem queima., Descrição: O objetivo deste projeto foram: avaliar o efeito do controle biológico da cigarrinha das raízes da cana de açucar(Mahanarva fimbriolata);monitorar a população e controle da cigarrinha da raiz da cana de açucar Mahanarva fimbriolata; determianr a perssitência dos herbicidas;avalair a incid~encia e severidade do carvão da cana , assim como os danos causados em plantios comerciaisutilizando a colheita mecanizada sem o uso da queimada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / L.A. MACHADO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / Elisângela de Souza Loureiro - Integrante / V A COSTA - Integrante / F M G BLANCO - Integrante / Emma Luize Ottati de Lima - Integrante / Paulo Sérgio Machado Botelho - Integrante / José Francisco Garcia - Integrante / L G Leite - Integrante / S. B. ALVES - Integrante / Ednei de Conti Macedo - Integrante / Amaury Silva Santos - Integrante / Marcos Cesar Gonçalves - Integrante / Daniella Macedo - Integrante / Newton Macedo - Integrante / Maria B.S.Campos - Integrante / Jose Rodrigo Vitor - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2007

    Controle biológico do cupim subterrâneo Heterotermes tenuis com fungos entomopatogênicos com iscas Termitrap na cana-de-açúcar, Descrição: O cupim Heterotermes tenuis é considerada, atualmente, uma importante praga da cultura da cana-de-açúcar, principalmente porque os métodos de controle com inseticidas aplicados em área total não são suficientes para controlá-la, além de encarecer o produto final. Para tanto, novas alternativas de controle tem surgido, como a aplicação de iscas atrativas, como Termitrap, com fungos entomopatogênicos, visando inocular essas doenças nas colônias de cupins, eliminando-as. Portanto, os objetivos desse projeto são: coletar e identificar as espécies de cupins atraídas pela isca Termitrap em diferentes regiões do Estado de São Paulo, isolar patógenos de cupins coletados nas iscas, estudar a flutuação populacional de H. tenuis em áreas de cana-de-açúcar colhida mecanicamente e em área de colheita manual e verificar o controle de H. tenuis com iscas impregnadas com fungos entomopatogênicos em condições de laboratório e campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Integrante / J.E.M. de Almeida - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 1999 - 2002

    Desenvolvimento de Processos de Produção e Formulação dos fungos entomopatogênicos Beuaveria bassiana , Metarrhrizium anisopliae e Sporotrix insectorum., Descrição: Os fungos entomopatogênicos Beauveria abssiana, Metarhizium anisopliae e Sporotrix insectorum são considerados os mais importantes no controle biologico de praga das apstagens, cana de açucar, café, banana e seringueira, porém ainda são escassos os estudos de produção e formulação desses fungos, viabilizando a utiização em larga escala. Os objetivos deste projeto form:desenvovler meios de cultura liquido para a produção do micélio eblastóporos de B. bassiana e M. anisoplaie; estudar novos métodos de extração dos conídios de B. bassiana e M.a nisopliae do meio de cultura sólido;desenvovler formulações em pellets, micélio seco,granulados e suspensões concentradas de B. bassiana e M. anisopliae;estudar o efeito de nitrogênio e carbono na produção,;virulência e tolerância a dessecação de blastóporos de S. insectorum;selecioanr fontes de nitrogênio e carbono para os meios de cultura de S. insectorum e estudar as concentrações de fontes de nitrogênio e carbono visando o aumento an produção de blastóporos de S. insectorum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / N. T. AUGUSTO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / L G Leite - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 1998 - 2000

    Formação de um banco de microrganismos entomopatogênicos no Laboratório de Controle Biologico do Centro Experimental do Instituto Biológico., Descrição: O principal objetivo deste projeto foi a formação de um banco de microrganismos e isolados desses entomopatogenos para suporte aos programas de controle biologico de pragas, mais especificamente voltado ao controle microbiano de insetos. Essa linha de trabalho vêm sendo desenvolvida no Laboratório de Controle Biológico do Centro Experimental do Instituto Biológico, em Campinas-SP. Será realizado um trabalho de recuperação,isolamento e armazenamento dos microrganismos e isolados do próprio laboratório. Será firmada uma parceria com outras Unidades do Inst. Biológico, Empresas, Agricultores, Institutos e Universidades,para um intercambio de isolados e coletas. Será editado um boletim com dados da coleção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 1998

    Laboratório de Controle Biológico-Adequação da sala para a instalação de uma Câmara Climática., Descrição: É solicitada a adequação de um laboratório com vistas ao desenvolvimento de trabalhos (bioensaios) que demandam grande área e exijam controle de temepratura e umidade. Basicamente pretende-se transformar o laboratório em câmara climática através da isntalação de equipamentos e construção adicional de uma parede de madeira isolada com isopor. Dessa forma, atende-se às necessidades dos projetos em desenvolvimento nesta área de especialização, principalemnte quando se introduzem planatas nos experimentos ou recipientes de grande porte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1998

    Adequação e Modernização das isntalações da Seção de Controle Biológico das Pragas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 1997

    Desenvolvimento de dietas artificiais para a criação massal da broca da bananeira Cosmopolites sordidus em alboratório., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Programa de inovação e transferência de tecnologia em controle biológico (PROBIO), Descrição: O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível; contudo, o emprego inadequado desses insumos tem levado a situações de risco. Por outro lado, existe a consciência de que é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre a crescente demanda de produção de alimentos e a preservação do ambiente para o futuro. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da agricultura moderna e, o controle biológico uma importante ferramenta para ser explorada. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Mario Eidi Sato - Integrante / Harumi Hojo - Integrante / LUIS GARRIGOS LEITE - Integrante / Valmir Antonio Costa - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Programa de inovação e transferência de tecnologia em controle biológico (PROBIO), Descrição: O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível; contudo, o emprego inadequado desses insumos tem levado a situações de risco. Por outro lado, existe a consciência de que é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre a crescente demanda de produção de alimentos e a preservação do ambiente para o futuro. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da agricultura moderna e, o controle biológico uma importante ferramenta para ser explorada. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Mario Eidi Sato - Integrante / Harumi Hojo - Integrante / LUIS GARRIGOS LEITE - Integrante / Valmir Antonio Costa - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Programa de inovação e transferência de tecnologia em controle biológico (PROBIO), Descrição: O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível; contudo, o emprego inadequado desses insumos tem levado a situações de risco. Por outro lado, existe a consciência de que é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre a crescente demanda de produção de alimentos e a preservação do ambiente para o futuro. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da agricultura moderna e, o controle biológico uma importante ferramenta para ser explorada. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2017 - Atual

    Programa de inovação e transferência de tecnologia em controle biológico (PROBIO), Descrição: O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível; contudo, o emprego inadequado desses insumos tem levado a situações de risco. Por outro lado, existe a consciência de que é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre a crescente demanda de produção de alimentos e a preservação do ambiente para o futuro. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da agricultura moderna e, o controle biológico uma importante ferramenta para ser explorada. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Mario Eidi Sato - Integrante / Harumi Hojo - Integrante / LUIS GARRIGOS LEITE - Integrante / Valmir Antonio Costa - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Programa de inovação e transferência de tecnologia em controle biológico (PROBIO), Descrição: O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível; contudo, o emprego inadequado desses insumos tem levado a situações de risco. Por outro lado, existe a consciência de que é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre a crescente demanda de produção de alimentos e a preservação do ambiente para o futuro. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da agricultura moderna e, o controle biológico uma importante ferramenta para ser explorada. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Mario Eidi Sato - Integrante / Harumi Hojo - Integrante / LUIS GARRIGOS LEITE - Integrante / Valmir Antonio Costa - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Programa de inovação e transferência de tecnologiaem controle biológico (PROBIO), Descrição: O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível; contudo, o emprego inadequado desses insumos tem levado a situações de risco. Por outro lado, existe a consciência de que é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre a crescente demanda de produção de alimentos e a preservação do ambiente para o futuro. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da agricultura moderna e, o controle biológico uma importante ferramenta para ser explorada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Mario Eidi Sato - Integrante / Harumi Hojo - Integrante / LUIS GARRIGOS LEITE - Integrante / Valmir Antonio Costa - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Manejo de pragas associadas a seringueira, Descrição: O projeto consiste na seleção de entomopatógenos altamente virulentos a praga e manejo na condição de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Antonio Batista Filho - Coordenador / M. E. SATO - Integrante / J.E.M. de Almeida - Integrante / V A COSTA - Integrante / L G Leite - Integrante / Érica Araujo Rodrigues Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio Medalha "Rocha Lima", Instituto Biológico.

2016

Prêmio medalha Fernando Costa - modalidade pesquisa, Associação dos Engenheiros Agronônomos do Estado de São Paulo.

2011

Medalha Constitucionalista, Sociedade Veteranos de 1932 M.M.D.C.

2011

Honra ao Mérito - Destaque do ano 2011 na área de pesquisa,prestação de serviços e divulgação do conhecimento, Instituto Biológico.

2011

Destaque do ano de 2011 na área de pesquisa, prestação de serviços e divulgação do conhecimento, Instituto Biologico.

2010

Homenagem por ocasião da 53a. Semana, Escola Superior de Agricultura.

2009

Hospede Oficial do Município de Bastos, durante visita oficial na 50a. festa do ovo, Prefeitura Municipal de Bastos.

2009

Em reconhecimento ao apoio para a realização dos eventos da colheita do cafezal do Instituto Biológico., ABIC.

2008

Serviços prestados a Instituição, a ciência eo desenvolvimento do Estado de São Paulo, I Simpósio Paulista sobre grãos e produtos armazenados.

2007

Honra ao Mérito - 80 Anos do Instituto Biológico, Instituto Biológico.

2006

Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, Sociedade Brasileira de artes, Cultura e Ensino.

2000

NEAG PRIZE - Effect of thiamethoxam (Actara 250 WG) on entomopathogenic microorganisms, Novartis Biociências S.A..

2000

Cidadão Campineiro, Câmara Municipal de Campinas.

1997

PREMIO VICENTE DO AMARAL NA AREA DE PROTECAO VEGETAL TRABALHO: ESTABILIDADE E PERSISTENCIA DE FORMULACOES DE BACULOVIRUS ANTICARSIA DESENVOLVIDAS PELO INSTITUTO BIOLOGICO, Instituto Biológico/IB.

1988

PREMIO INSTITUTO BIOLOGICO TRABALHO: OBSERVACOES SOBRE A ACAO DO BACULOVIRUS ANTICARSIA LIOFILIZADO EM CONDICOES DE CAMPO, Instituto Biológico/IB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Biológico, Diretoria Geral. , Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, 04014-002 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55794234, Fax: (11) 50871796, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1983 - Atual

Instituto Biológico

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PESQ. CIENTIFICO VI, DIRETOR GERAL, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
DIRETOR GERAL DO INSTITUTO BIOLOGICO DESDE FEVEREIRO 2004; Responsável pela disciplina de pós graduação : Controle Biologico de Pragas e Doenças na Programa de Pós-Graduação em "Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio".no Instituto Biologico e na disciplina de Microrganismos entomopatogênicos na pós graduação da UNESP - campus Botucatu

Atividades

  • 02/2004

    Direção e administração, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Diretor Geral.

  • 05/1998 - 02/2004

    Direção e administração, Centro Experimental do Instituto Biológico - Lab. de Controle Biológico, .,Cargo ou função, Diretor Técnico Centro.

  • 05/1998 - 02/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro Experimental do Instituto Biológico - Lab. de Controle Biológico, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1990 - 04/1998

    Direção e administração, Seção de Controle Biológico das Pragas, .,Cargo ou função, Chefe de Seção Técnica.

  • 11/1983 - 04/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Seção de Controle Biológico das Pragas, .,Linhas de pesquisa