Rosemeire Aparecida de Almeida

Rosemeire Aparecida de Almeida é Geógrafa, Doutora em Geografia pela Unesp, Campus de Presidente Prudente, com Pós-Doutorado pela Universidade de Córdoba, Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC), Espanha. É professora Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, onde trabalha nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia. Atua como professora colaboradora no Programa de Mestrado em Educação e Territorialidade junto a FAIND-UFGD, Linha 2: Território e Sustentabilidade. É Tutora do Grupo PET-Geografia/CPTL. Assessorou a Comissão Pastoral da Terra/MS e o Instituto Mãe Terra (IMT) ? Mato Grosso do Sul nos períodos 2013 a 2016 e 2014 a 2017, respectivamente. Compôs, no período 2007-2008, a primeira diretoria da ADleste ? Seção Sindical do Andes SN e, a última, 2017-2019. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas (2003; 2012) e atuou como representante efetivo da UFMS/CPTL junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Três Lagoas/MS ? CMDR (2011-2012). É editora chefe da Revista Eletrônica de Educação Tutorial (REPET) - Três Lagoas/MS e líder do grupo "Estudos Agrários/CNPq". Parecerista Ad Hoc da Capes, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e membro de Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa: "Implantação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica: dinamização da agricultura familiar no Território Rural do Bolsão-MS" (MCTIC/MAPA/MEC/SEAD ? CASA CIVIL/CNPq N 21/2016). Possui publicações em periódicos especializados sobre movimentos sociais, recriação camponesa, reforma agrária, educação do campo e agroecologia. É autora do livro: (Re)criação do Campesinato, Identidade e Distinção: a luta pela terra e o habitus de classe (Unesp, 2006), co-autora do livro: "Terra e Território: a questão camponesa no capitalismo" (Expressão Popular, 2010). É organizadora dos livros: "A Questão Agrária em Mato Grosso do Sul: uma visão multidisciplinar" (UFMS, 2008); "A Práxis Agroambiental no Chão do Assentamento" (UFMS, 2015). É também co-organizadora dos livros: "Práticas de Ensino e Pesquisa em História e Geografia" (UFMS, 2008); "Educação no/do Campo em Mato Grosso do Sul" (UFMS, 2008); ?Território e Territorialidades em Mato Grosso do Sul? (Expressão Popular, 2011); Educação do Campo: fundamentos filosóficos, sociológicos, históricos, políticos e econômicos (UFMS, 2013); "Repercussões Territoriais do Desenvolvimento Desigual-Combinado e Contraditório em Mato Grosso" (UFMS, 2015).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

1999 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Identidade, Distinção e Territorialização: o processo de (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul
Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LUTA PELA TERRA; Movimentos Sociais; Mato Grosso do Sul.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural.

Mestrado em Geografia

1992 - 1996

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Diferentes modos de organização de explorações familiares no Pontal do Paranapanema: Reassentamento Rosana e Assentamento Santa Clara,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Fatima Rotundo da Silveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LUTA PELA TERRA; Camponeses; Explorações Familiares; Assentamento e Reassentamento.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural.

Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado

1988 - 1991

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Conquista da Terra pelo MST no Pontal do Paranapanema: as ocupações das fazendas São Bento e Santa Clara
Orientador: Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes

Graduação em Estudos Socias Licenciatura Curta

1987 - 1988

Universidade do Oeste Paulista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade de Córdoba, UCO, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: geografia agrária/Especialidade: Educação do Campo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALMEIDA, Rosemeire A. . XXII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos- ENSUL. 2017. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; NARDOQUE, S. ; KUDLAVICZ, M. . Transição Agroecológica: limites e possibilidades. 2014. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . III Fórum regional de programas de pós graduação em geografia do centro-oeste e triângulo mineiro. 2012. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . I Encontro Terra, Trabalho e Saúde: em busca da sustentabilidade.. 2012. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . I Simpósio sobre a formação do complexo celulose-papel em Mato Grosso do Sul: limites e perspectivas. 2011. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos. 2010. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; SILVA, Edima Aranha . 4º Encontro Nacional dos Grupos PET GEOGRAFIA. 2009. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; KUDLAVICZ, M. . Vamos Cuidar do Rio Paraná. 2007. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; PAULINO, E. T. ; MARCOS, V. ; FABRINI, J. E. ; OLIVEIRA, A. U. ; FERNANDES, Bernardo Mançano . III Simpósio Internacional de Geografia Agrária. IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Jornada Orlando Valverde.. 2007. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; BORGES, Maria Celma . III Ciclo de Palestras: práticas de ensino e pesquisa em História e Geografia. 2007. (Outro).

SILVA, Edima Aranha ; ALMEIDA, Rosemeire A. . XIV Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos: produção e uso do Território e novas tecnologias do conhecimento geográfico. 2006. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Geografia em Debate: ciclo de palestras. 2005. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; BORGES, Maria Celma . Seminários das Águas: agua um direito de todos. 2004. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . XII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia: produção e preservação do espaço regional. 2003. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Plebiscito Nacional sobre a ALCA. 2002. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Seminário sobre a Questão Agrária. 2002. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . IV SEMANA DA GEOGRAFIA DO CEUD - O ENSINO DA GEOGRAFIA NO FINAL DO SÉCULO XX. 1997. (Outro).

ALMEIDA, Rosemeire A. . TERRA E ALIMENTAÇÃO (TERRA: PLANETA EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO). 1994. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Encontro Cacerense de Economia Solidária: Processos Participativos, Organização Comunitária.Territorialização e Territorialidade na Constituição de Identidades Coletivas. 2019. (Encontro).

1 Seminário de Projetos da Chamada MCTI/MAPA/SEAD/MEC/CNPq n 21/2016.IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA: dinamização da agricultura familiar no Território Rural do Bolsão-MS. 2018. (Seminário).

3 Seminário de Agroecologia da América do Sul - AGROECOL.REDES DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2018. (Seminário).

Encontro Nacional de Geografia Agrária - ENGA.Educação do Campo e Educação Escolar Indígena: desafios contemporâneos. 2018. (Encontro).

I Encontro em Comemoração ao Dia do Geógrafo.PET-Geo 30 anos. 2018. (Encontro).

VII Congresso Internacional de Agroecologia. Reforma agrária, mulheres e agroecologia: lutas contra a exclusão econômica e social. 2018. (Congresso).

10 Encontro de Extensão Universitária da UFMS.Agroecologia e canais curtos de comercialização: dinamização da agricultura familiar camponesa em Três Lagoas/MS. 2017. (Encontro).

I Encontro INTEGRA UFMS e XIII Interpet.Amostra de Banners do Interpet. 2017. (Encontro).

VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária (SINGA).Recriação camponesa no Bolsão/MS em tempos de impérios de papel: ambiguidade e resistência. 2017. (Simpósio).

XXII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos- ENSUL.PET-GEOGRAFIA/UFMS (1988-2017): histórico, propósitos e realizações. 2017. (Encontro).

12 Feira - Sementes Nativas e Crioulas. 5 Seminário sobre uso e conservação do cerrado do sul de MS. 2016. (Seminário).

I Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão.Terra, Luta e Permanência Camponesa. 2016. (Encontro).

I Encontro de jovens camponeses do Bolsão/MS. 2016. (Encontro).

I Seminário do Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia - Alta Floresta/MT.O processo de apropriação do território pelo capital e sua influência junto a agricultura de base familiar. 2016. (Seminário).

IX Ciclo de Palestras..Terra, Memória e Poder. 2016. (Outra).

VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária.DINAMIZANDO A AGRICULTURA CAMPONESA E O CONSUMO AGROECOLÓGICO EM TRÊS LAGOAS-MS. 2015. (Simpósio).

XI ENANPEGE.GT: Geografia Agrária. 2015. (Encontro).

1 Seminário de Agroecologia da América do Sul.Os desafios enfrentados e demandas da sociedade para o desenvolvimento da Agroecologia. 2014. (Seminário).

Transição Agroecológica: limites e possibilidades.Transição Agroecológica e Políticas de Estado. 2014. (Seminário).

V Congreso Internacional de Agroecología y Agricultura Ecológica. Educação do cmapo e Agroecologia: enlace de paradigmas. 2014. (Congresso).

XXII Encontro Nacional de Geografia Agrária.Desenvolvimento Rural, Estado e Políticas Públicas. 2014. (Encontro).

Seminário de Direito e Meio Ambiente.Relação Cidade-Campo e Meio Ambiente em Três Lagoas. 2013. (Seminário).

Tribunal Popular da Terra - Furnas do Dionisio.Conjuntura Agrária: povos da Terra em Mato Grosso do Sul; Agricultura Familiar; Agronegócio e Agrotóxicos.. 2013. (Encontro).

XIV Encontro de Geógrafos da América Latina.A Nova Fronteira do Eucalipto e a Crise da Reforma Agrária. 2013. (Encontro).

8ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos. 2012. (Outra).

Encontro Estadual de Mulheres Camponesas.O avanço do agronegócio no MS e suas consequências para a classe trabalhadora. 2012. (Encontro).

I Encontro da Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação.Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária. 2012. (Encontro).

I Encontro Terra, Trabalho e Saúde: em busca da sustentabilidade..Meio Ambiente e Saúde: biodiversidade, agronegócio e população indígena.. 2012. (Encontro).

III Fórum regional de programas de pós graduação em geografia do centro-oeste e triângulo mineiro.REFORMA AGRÁRIA E AGRONEGÓCIO NOS MUNICÍPIOS DE CÁCERES/MT E SELVÍRIA/MS: INTEGRAÇÃO E RESISTÊNCIA CAMPONESA. 2012. (Outra).

Movimentos sociais em rede de diálogos.Assentamentos rurais: rede de diálogos e possibilidades. 2012. (Seminário).

XIII Semageo "Geografia, Práxis e Reflexões".Relação Cidade-Campo no Brasil Contemporâneo. 2012. (Outra).

XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária.TERRITORIALIZAÇÃO COMPLEXO EUCALIPTO-CELULOSE-PAPEL EM MATO GROSSO DO SUL. 2012. (Encontro).

Conferencia Geográfica Regional - UGI. Impactos socioambientales de la expansión del eucalipto en el cerrado brasileo. 2011. (Congresso).

I Simpósio sobre a formação do complexo celulose-papel em Mato Grosso do Sul: limites e perspectivas.I Simpósio sobre a formação do complexo celulose-papel em Mato Grosso do Sul: limites e perspectivas. 2011. (Simpósio).

IX Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ANPEGE.Impactos socioambientais do complexo territorial eucalipto-celulose em Mato Grosso do Sul. 2011. (Encontro).

Tribunal Popular da Terra em Mato Grosso do Sul (TPT/MS).O Estado Brasileiro e a luta pela terra em MS: camponeses, indígenas e quilombolas - aspectos históricos, sociais, culturais e jurídicos.. 2011. (Seminário).

I Simpósio Internacional de História. X Encontro de História de Mato Grosso do Sul. XIII Semana de História.O campo da educação do campo em Mato Grosso do Sul. 2010. (Simpósio).

XVI Encontro Nacional de Geógrafos.Dinâmica Agrária e transformações na última década: o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.. 2010. (Encontro).

XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA TERRA EM MATO GROSSO DO SUL COM BASE NOS CENSOS AGROPECUÁRIOS 1995/96 E 2006. 2010. (Encontro).

12 Encuentro de geógrafos de América Latina.A questão agrária na contemporaneidade e os desafios do movimento camponês no Brasil. 2009. (Encontro).

4 Encontro Nacional de Grupos PET GEOGRAFIA.A trajetória da Geografia no Brasil. 2009. (Encontro).

II Seminário Vida de Mulheres: limites e perspectivas.Assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul: espaços em construção. 2009. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária/V Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Terra-territórios na contemporaneidade: o caso brasileiro em questão. 2009. (Simpósio).

VII Encontro Nacional da ANPEGE.Aliança terra-capital em Mato Grosso do Sul: redefinições no campo e na cidade. 2009. (Encontro).

XI Simposio Regional de Geografia - EREGEO.A relação Cidade/Campo. 2009. (Simpósio).

IX Semana de Geografia da UNEMAT.Questão agrária e movimentos sociais no Brasil. 2008. (Outra).

XV Encontro Nacional de Geógrafos.A Reforma Agrária na Microrregião de Três Lagoas/MS: projetos em disputa. 2008. (Encontro).

1 Seminário de Estudos sobre as Transformações Rurais em Mato Grosso do Sul: dilemas e perspectivas.Transformações Rurais no Mato Grosso do Sul: os assentamentos rurais. 2007. (Seminário).

I Encontro em Análise do Discurso: limites e perspectivas.Movimentos Sociais em Análise do Discurso. 2007. (Encontro).

III Ciclo de Palestras - Práticas de Ensino e de Pesquisa em História e Geografia.A História e a Geografia na Graduação: práticas de ensino e de pesquisa. 2007. (Outra).

III Simpósio Internacional de Geografia Agrária. IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária - Jornada Orlando Valverde..Reforma Agrária e produção de autoconsumo em assentamentos rurais no município de Santa Rita do Pardo/MS. 2007. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Geografia Agrária. IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária - Jornada Orlando Valverde..Educação no campo e práticas de desenvolvimento territorial. 2007. (Simpósio).

II Seminário Temático de Geografia do Norte do Paraná. XXIII Semana de Geografia da UEL.Agronegócio X Agricultura Camponesa: impasses e perspectivas no campo brasileiro. 2007. (Seminário).

I Seminário Regional sobre território, fronteira e cultura.A luta pela terra em áreas de fronteira. 2007. (Seminário).

XV Encontro Sul-mato-grossense de Geógrafos.Produção da cidade e do campo sul-mato-grossense. 2007. (Encontro).

1 Encontro de História - Noroeste Paulista - olhares Interdisciplinares.A questão da terra no noroeste paulista: acesso e permanência. 2006. (Encontro).

1 Seminário aos Professores e Coordenadores do Projeto Saberes da Terra.Geografia Física e Humana - Economia Mundializada e Perspectivas de Desenvolvimento. 2006. (Seminário).

Assentamentos da região de Andradina: situação atual e perspectivas. 2006. (Seminário).

Encontro Nacional de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.Encontro Nacional de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. 2006. (Encontro).

I Encontro de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.A questão agrária-ambiental no Pontal do Paranapanema/SP: construindo a interação entre o saber acadêmico e o saber popular. 2006. (Encontro).

I Seminário de Educação do Campo.Caracterização sócio-econômica dos assentamentos do município de Santa Rita do Pardo: limites e potencialidades. 2006. (Seminário).

Semana de História 2006: a questão indígena para além da história dos vencidos.Análise das atividades não-agrícolas nos assentamentos da microrregião de Três Lagoas/MS na perspectiva do habitus camponês. 2006. (Encontro).

VII Encontro de Iniciação Científica.Analise das atividades não-agrícolas nos assentamentos da microrregião de Três Lagoas/MS: a questão das carvoarias. 2006. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Geógrafos.Territorio e campesinato: referenciais para uma análise geográfica. 2006. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Geógrafos.Movimentos Sociais, Nacionalismos e Internacionalismos. 2006. (Encontro).

XIV Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.Caracterização sócio-economica dos assentamentos rurais na microrregião de Três Lagoas/MS: limites e potencialidades. 2006. (Encontro).

XIV Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.A Diversidade das lutas na luta pela terra. 2006. (Encontro).

XIV Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.Comunicação Coordenada: Caracterização Sócio-Econômica dos Assentamentos Rurais na Microrregião de Três Lagoas/MS: limites e potencialidades. 2006. (Encontro).

I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo.I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. 2005. (Encontro).

III Simpósio Nacional de Geografia Agrária e II Simpósio Internacional de Geografia Agrária/Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira.As contribuições do conceito de habitus para o debate da classe camponesa. 2005. (Simpósio).

III Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional de Geografia Agrária/Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira.III Simpósio Nacional e II Simpósio Internaciona lde Geografia Agrária/Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira. 2005. (Simpósio).

I Seminário Estadual sobre a Educação Básica do Campo e Desenvolvimento Territorial.I Seminário Estadual sobre a Educação Básica do Campo e Desenvolvimento Territorial. 2005. (Seminário).

Semana de História.Semana de História. 2004. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. A herança da terra como habitus da classe camponesa. 2004. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. Frações camponesas do território no Brasil: unidade na diversidade. 2004. (Congresso).

VII Encontro de História de Mato Grosso do Sul.VII Encontro de História de Mato Grosso do Sul. 2004. (Encontro).

I Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista.I Fórum Regional de Educação Popular do Oeste Paulista. 2003. (Outra).

II Seminário de Estudos da Linguagem - Identidades.II Seminário de Estudos da Linguagem - Identidades. 2003. (Seminário).

XII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia.A Produção e Preservação do Espaço Regional. 2003. (Encontro).

XII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia.Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e a Formação de Communitas. 2003. (Encontro).

II Expedição Geográfica da UNIOESTE.II Expedição Geográfica da UNIOESTE. 2001. (Encontro).

Seminário Internacional Educação na Reforma Agrária: Sociedade, Terra e Cidadania.Seminário Internacional Educação na Reforma Agrária: Sociedade, Terra e Cidadania. 2001. (Seminário).

Seminário Sobre a Questão Agrária: reforma agrária, desenvolvimento e emprego..Seminário Sobre a Questão Agrária: reforma agrária, desenvolvimento e emprego.. 2001. (Seminário).

V Encontro Regional de História.V Encontro Regional de História. 2000. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Geografia Agrária.XV Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2000. (Encontro).

II Forum de Ciências da FCT.II Fórum de Ciências da UNESP/FCT. 1999. (Outra).

IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia.IV Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 1999. (Encontro).

X Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia.X Encontro Sul-Mato-Grossense de Geografia. 1999. (Encontro).

I Seminário de estudos e trabalho sobre questões de Educação.I Seminário de estudos e trabalho sobre questões de Educação Básica/ensino Fundamental 1ª a 8ª série. 1998. (Seminário).

IX Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.IX Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos. 1998. (Encontro).

Seminário de Biologia.Seminário de Biologia. 1998. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Geógrafos.XI Encontro Nacional de Geógrafos. 1998. (Encontro).

IV Semana da Geografia do CEUC.IV Semana da Geografia do CEUC. 1997. (Seminário).

Seminário de Geografia Agrária.Seminário de Geografia Agrária. 1997. (Seminário).

Simpósio Multidisciplinar Internacional.Simpósio Multidisciplinar Internacional. 1997. (Simpósio).

V Encontro Estadual de Estudantes de História: história e movimentos sociais.V Encontro Estadual de Estudantes de História: História e Movimentos Sociais. 1996. (Encontro).

V Semana de Geografia.V Semana de Geografia. 1996. (Seminário).

III Encontro Nacional de Ensino de Geografia.III Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 1995. (Encontro).

III Encontro Nacional de Ensino de Geografia.Trabalho de Campo: visita a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Santa Clara em Mirante do Paranapanema. 1995. (Encontro).

V Encuentro de Geografos de América Latina.V Encuentro de Geografos de América Latina. 1995. (Encontro).

II Seminário sobre o pensamento geográfico no Brasil.II Seminário sobre o pensamento geográfico no Brasil. 1994. (Seminário).

Intervenção do Estado no setor agrário nordestino:.Intervenção do Estado no setor agrário nordestino: expansão fundiária e exclusão. 1994. (Seminário).

ll Congresso de Educação para Integração da América Latina.. ll Congresso de Educação para Integração da América Latina.. 1994. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Geógrafos. V Congresso Brasileiro de Geógrafos. 1994. (Congresso).

A natureza no ensino da Geografia.A natureza no ensino da Geografia. 1993. (Encontro).

l Encontro de Pesquisadores em Assentamentos Rurais.l Encontro de Pesquisadores em Assentamentos Rurais. 1993. (Encontro).

l Encontro Paulista de Ensino de Geografia.l Encontro Paulista de Ensino de Geografia no final do século: problemas e alternativas do Estado de São Paulo/SP. 1993. (Encontro).

Curso Preparatório para Concurso de Professor 3..Curso Preparatório para Concurso de Professor 3.. 1992. (Outra).

Encontro Regional de Formação.Encontro Regional de Formação. 1992. (Encontro).

Geografia, Educação e Modernidade.Geografia, Educação e Modernidade. 1992. (Encontro).

lV Congresso de Iniciação Científica. lV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 1992. (Congresso).

lX Encontro Nacional de Geógrafos.lX Encontro Nacional de Geógrafos. 1992. (Encontro).

Normalizações de publicações técnico-científicas.Normalizações de publicações técnico-científicas. 1992. (Outra).

Semana de Aniversário da F.C.T..Semana de Aniversário da FCT/UNESP. 1992. (Outra).

Venha nos Conhecer.Venha nos Conhecer. 1992. (Outra).

I Seminário sobre o Conhecimento Geográfico no BR-.I Seminário sobre o Conhecimento Geográfico no BR- Rupturas Epistemológicas. Natureza e Práxis. 1991. (Seminário).

Seminário.Seminário Conhecimento e Verdade segundo as óticas do Positivismo e do Materialismo Histórico. 1990. (Seminário).

Isto se Aprende com o Ciclo Básico.Isto se Aprende com o Ciclo Básico Projeto Ipê. 1987. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Letícia Alves Leonardo

NARDOQUE, Sedeval;ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma. Questão Agrária e Patrimônios Religiosos na Dioceses de Três Lagoas (MS). 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rodrigo Ferreira Costa

COSTA, R. F.;ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.CAMACHO, Rodrigo Simão. Território Rural do Bolsão (MS): análise das escolas no campo e da produção acadêmica sobre Educação do Campo. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cristiane Gonçalves Ribeiro

RIBEIRO, C. G.; SILVA, Tânia Paula da.;ALMEIDA, Rosemeire A.; SOUZA, E. A.; ZART, L. L.. Vozes da Juventude: Práticas e Aprendizados dos Jovens No Processo socioespacial de Recriação Camponesa no Assentamento Roseli Nunes em Mirassol D'oeste - MT. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Patrícia Tozzo de Matos Mercadante

ALMEIDA, Rosemeire A.; NARDOQUE, Sedeval; RIZZO, M. R.. Soberania Alimentar e Transição Agroecológica no Assentamento 20 de Março, Três Lagoas(MS). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Widson Tainan Ros Martins

NARDOQUE, Sedeval; LOCATEL, C. D.;ALMEIDA, Rosemeire A.. Monopolização do território pelo capital e resistência camponesa: as contradições da citricultura na microrregião geográfica de jales.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Clariana Vilela Borzone

ALMEIDA, Rosemeire A.; NARDOQUE, Sedeval; MENEGAT, Alzira Salete. Mulheres camponesas no território rural do Bolsão/MS: protagonismo, resistências e contradições. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Vieira Queiroz

ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.; BORGES, Maria Celma. Agricultura familiar camponesa em Tres Lagoas/MS: experiencias de transição agroecológica e soberania alimentar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gleicy Jardi Bezerra

SCHLINDWEIN, M. M.;ALMEIDA, Rosemeire A.; PADOVAN, M. P.. Agricultura familiar em Dourados/MS: limites e possibilidades para o desenvolvimento das propriedades e a geração de renda. 2016. Dissertação (Mestrado em AGRONEGÓCIOS) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Mariana Vasconcelos da Silva Castro

ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.CAMACHO, Rodrigo Simão. A questão agrária e o ensino de geografia nos anos iniciais em Ilha Solteira (SP): relação campo-cidade e novas práticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Claudomiro Morales Torres

BORGES, Maria Celma;ALMEIDA, Rosemeire A.; MENEGAT, Alzira Salete. Nova casa verde: a reforma agrária e a criação da vila em espaço de assentamento rural. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Marco Aurelio da Silva Arlindo

ALMEIDA, Rosemeire A.; TOMIASI, E. P.; SANTANA, A. L.. Territorialização Camponesa no Assetnamento Primavera II em Mirandopólis/SP: limites e potencialidades. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Danilo Souza Melo

ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.SILVA, Tânia Paula da. Geografia das ocupações e manifestações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000 ? 2012). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Raimundo Nonato Silva de Oliveira

ROSSETO, O. C.;ALMEIDA, Rosemeire A.; VILARINHO NETO, C. S.. Gestão territorial e sustentabilidade socioambiental do povo Xavante de Marãiwatsédé, Município de Bom Jesus do Araguaia-MT. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Eliana Menossi da Silva Floriano

NARDOQUE, S.ALMEIDA, Rosemeire A.; CLEMENTE, E. C.. Relação Campo-Cidade, Currículo e Abordagens no Ensino de Geografia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mariele de Oliveira Silva

ALMEIDA, Rosemeire A.; FABRINI, J. E.;NARDOQUE, S.. A (re)criação do campesinato em Cáceres/MT e no contexto de expansão territorial do agronegócio em Três Lagoas e Selvíria/MS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Tayrone Roger Antunes de Asevedo

ALMEIDA, Rosemeire A.; MARQUES, M. I. M.;NARDOQUE, S.. Territorialização e Reestruturação Produtiva dos Agronegócios no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: desdobramentos e desafios para as classes subalternas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Rosangela Bedun

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JR, Francisco José; MIZUSAKI, Márcia Y. Os desafios da agricultura familiar camponesa frente à territorialização do agronegócio: perspectivas para o município de Tupi Paulista e seu entorno regional. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gláucia de Oliveira Fialho

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; BORGES, Maria Celma. As estratégias para permanecer na terra: os assentados do projeto Estrela da Ilha em Ilha Solteira/SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Dóri Edson Lopes

ALMEIDA, Rosemeire A.; FABRINI, J. E.; COSTA, E. A.. A questão agrária e as formas de resistência camponesa nos municípios de Andradina/SP e Castilho/SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Waldélia Neves Dutra de Freitas

ALMEIDA, Rosemeire A.; MARCOS, V.; COSTA, J. J. D.. A luta pela Educação no/do Campo. A conquista do assentamento Santa Clara no municipio de Bataguassu/MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Guilherme Marini Perpetua

ALMEIDA, Rosemeire A.; THOMAZ JÚNIOR, Antonio; MORETTI, E. C.. A mobilidade espacial do capital e da força de trabalho na produção de celulose e papel: um estudo a partir de Três Lagoas (MS). 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Mieceslau Kudlavicz

ALMEIDA, Rosemeire A.; GONÇALVES; THOMAZ JÚNIOR, Antonio. Dinâmica Agrária e a formação do complexo celulose/papel na microrregião de Três Lagoas/MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Tosati Nogueira

ALMEIDA, Rosemeire A.; MIZUSAKI, Márcia Y; PEREIRA, Jacira H. V.. Homens e mulheres fronteiriços: diferentes territorialidades no assentamento Itamarati I - MS. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Edson Issamu Suguimoto

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JR, Francisco José; COSTA, E. A.. A expansão da cana e a dinâmica agrária na microrregião de Birigui/SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alzemiro Prando

ALMEIDA, Rosemeire A.; FABRINI, J. E.; SANTOS, R. A.. Políticas Públicas para assentamentos de sem-terra: o caso do assentamento Perseverança em Marmeleiro-PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Eduardo Roberto Mendes

ALMEIDA, Rosemeire A.; FABRINI, J. E.; MARCOS, V.. Comunidade Yuba: limites e perspectivas da produção comunitária camponesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eduardo Parro de Oliveira

ALMEIDA, Rosemeire A.PAULINO, E. T.; BRAGUETO, C. R.. Desdobramentos da política de assentamentos rurais para a dinâmica territorial local: o caso de Santa Rita doPardo-MS. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Mirian Grasiela Teodoro Benevides

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; COSTA, E. A.. O acampamento como território da luta pela terra e da produção de territorialidades camponesas. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Carlos Vitório Martins Joviano

ALMEIDA, Rosemeire A.; THOMAZ JÚNIOR, Antonio; MIZUSAKI, Márcia Y. Expropriação, luta e resistência: a questão camponesa no bairro "maquininha", município de Dracena-SP. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: RODRIGO SIMÃO CAMACHO

ALMEIDA, Rosemeire A.PAULINO, E. T.; GUERRA, M. D. S.. O Ensino da Geografia e a Questão Agrária nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Antonio Carlos da Silva

ALMEIDA, Rosemeire A.; BARONE, L. A.; MIZUSAKI, Márcia Y. Viabilidade econômica social do assentamento rural Carlos Lamarca em Itapetininga/SP. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Mirian Grasiela Teodoro Benevides

ALMEIDA, Rosemeire A.; COSTA, E. A.; AVELINO JR, Francisco José. O território de luta e resistência dos acampamentos em Andradina: as territorialidades para (re)criação do campesinato. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anderson Bem

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma; FABRINI, J. E.. A informalidade de produtos do campo como mecanismo de resistência camponesa ao capital: o caso dos camponeses produtores de leite da microrregião de Toledo/PR. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

Aluno: Regiane Maritins de Oliveira Sabu

AVELINO JR, Francisco José;ALMEIDA, Rosemeire A.; MENEGAT, Alzira Salete. Os camponeses do oeste catarinense. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

Aluno: Janério Manoel Jacinto

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma; MIZUSAKI, Márcia Y. O assentamento Antônio Companheiro Tavares no contexto de formação do campesianto e (re)criação do espaço agrário em São Miguel do Iguaçu/PR: situação atual e perspectivas. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia).

Aluno: RODRIGO SIMÃO CAMACHO

ALMEIDA, Rosemeire A.PAULINO, E. T.; GUERRA, M. D. S.. O ensino da geografia e a questão agrária nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.

Aluno: Anderson Bem

ALMEIDA, Rosemeire A.; FABRINI, J. E.; BORGES, Maria Celma. Resistência camponesa ao capital: o caso dos camponeses produtores informais de leite da microrregião de Toledo/PR. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Claudio Ribeiro dos Anjos

ALMEIDA, Rosemeire A.; FABRINI, J. E.; MIZUSAKI, Márcia Y. Reforma Agrária e produção camponesa nos assentamentos Indaiá e Lua Branca em Itaquiraí/MS: limites e potencialidades. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Tânia Paula da Silva

ALMEIDA, Rosemeire A.; SIMONETTI, Mirian Cláudia Lourenção; FERNANDES, Bernardo Mançano. As Formas Organizacionais de Produção dos Camponeses Assentados no Município de Batayporã/MS. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Sônia Maria Ribeiro de Souza

ALMEIDA, Rosemeire A.; THOMAZ JÚNIOR, Antonio; GUIMARÃES, Raul Borges. Discursos em Confronto no Território da Luta pela Terra no Pontal do Paranapanema: MST e imprensa. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Juliano Ricciardi Floriano Silva

SILVA, J. R. F.;PAULINO, E. T.ALMEIDA, Rosemeire A.; SANTOS, J. L.. Subordinação, Resistência e Recriação: Faces do Campesinato no Município de Itapetininga/SP. 2019. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fábio Luiz Zeneratti

PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E.; FERNANDES, Bernardo Mançano;ALMEIDA, Rosemeire A.; FRAGA, N. C.. Cooperativismo e recriação camponesa: contribuições e limites dos modelos de cooperativismo empresarialista e camponês na messoregião norte central paranaense. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ticiana Petean Pina

SANTANA, A. L.;ALMEIDA, Rosemeire A.; TARSIANO, M. A. A.; PROENCA, E. R.; MATOSO, A. O.. A influencia da pedagogia da agricultura alternância na formação de jovens sucessores da agricultura familiar: a escola técnica agrícola de Andradina (SP) como promotora de valorização do modo de vida rural. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Cláudio Ribeiro Lopes

MIRANDA, N.;ALMEIDA, Rosemeire A.; SIMON, A. V. S.; PADILHA, N. S.; MADEIRA FILHO, W.. Cativeiros de papel: desertos verdes, papeleiras e conflitos socioambientais na região de Três Lagoas/MS (2009-2015). 2016. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Fernando Woff

ALMEIDA, Rosemeire A.; GALAN, C.; PADILLA, M. C.. Sistemas agroflorestais apícolas: instrumento para la sustentabilidad de la agricultura familiar, asentados de la reforma agraria, afrodescendientes quilombolas e indígenas guaraníes.. 2014. Tese (Doutorado em Recursos Naturales y Sostenibilidad) - Universidad de Córdoba - Espanha.

Aluno: Joao Bosco André Gordiano

ALMEIDA, Rosemeire A.; GUZMAN, Eduardo S.; FERRE, Marta G. R.. Red de Agricultores tradicionales del Estado de Amazonas-Reata como instrumento de consolidación de agroecosistemas. 2014. Tese (Doutorado em Recursos Naturales y Sostenibilidad) - Universidade de Córdoba.

Aluno: Dorival Borelli Filho

ALMEIDA, Rosemeire A.PAULINO, E. T.; SOUZA, J. G.; BOMBARDI, L. M.; ALVES, V. E. L.. A (re)construção do território camponês nos projetos de desenvolvimento sustentável da região de Ribeirão Preto-SP. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Munir Jorge Felício

ALMEIDA, Rosemeire A.; FERNANDES, Bernardo Mançano;PAULINO, E. T.; SOUSA, Roberto G.; FELICIANO, Carlos A.. Contribuição ao debate paradigmático da questão agrária e do capitalismo agrário. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luiz Alberto Morelli

ALMEIDA, Rosemeire A.; Suertegaray, Dirce M. A.. A monocultura do eucalipto e as implicações territoriais: uma constituição oligopolista na metade sul do Rio Grande do Sul. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: María Franco Garcia

ALMEIDA, Rosemeire A.. Luta pela Terra sob o enfoque de Gênero: os lugares da diferença no Pontal do Paranapanema. 2004 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mariele de Oliveira Silva

ALMEIDA, Rosemeire A.; TOMIASI, E. P.; ARAUJO JUNIOR, M. E.. Monopolização da terra e do mercado: impasses à agricultura camponesa e à soberania alimentar. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Lucas Atanásio Catsossa

CATSOSSA, L. A.;CAMACHO, Rodrigo SimãoALMEIDA, Rosemeire A.; FABRINI, J. E.. Conflitos Territoriais entre o Campesinato e o Agronegócio no Corredor de Nacala em Moçambique. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Silas Rafael da Fonseca

PAULINO, E. T.; MARCOS, V.;ALMEIDA, Rosemeire A.. A função social da terra sob o julgo do latifúndio no Paraná. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fábio Luiz Zenaratti

ALMEIDA, Rosemeire A.PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E.. Cooperativismo e recriação camponesa: contribuições e limites dos modelos de cooperativismo empresarialista e camponês na mesorregião norte central paranaense. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Adenilso dos Santos Assunção

CAMACHO, Rodrigo SimãoALMEIDA, Rosemeire A.; BERNARDELLI, M. L. F. H.. Educação do Campo em Alternância: a Práxis Pedagógica da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Vânia dos Santos Pontin

NARDOQUE, S.; BORGES, Maria Celma;ALMEIDA, Rosemeire A.. Reforma agrária e educação no/do campo em Selvíria-MS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rodrigo Ferreira Costa

COSTA, R. F.;ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.CAMACHO, Rodrigo Simão. Análise da produção acadêmica sobre Educação do/do campo no Território Rural do Bolsão (2007-2017). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Widson Tainan Ros Martins

NARDOQUE, S.ALMEIDA, Rosemeire A.; LOCATEL, C. D.. Monopolização do território pelo capital e resistencia camponesa: as contradições pela citricultura no noroeste paulista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Clariana Vilela Borzone

ALMEIDA, Rosemeire A.; MENEGAT, Alzira Salete; TEIXEIRA, J. C.. Mulheres camponesas no território rural do Bolsão/MS: resistências e contradições. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Patrícia Tozzo de Matos Mercadante

ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.; RIZZO, M. R.. Soberania alimentar e transição agroecológica no assentamento 20 de Março em Tres Lagoas(MS). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Vieira Queiroz

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma;NARDOQUE, S.. Agricultura familiar camponesa em Três Lagoas/MS: experiências de transição agroecológica e soberania alimentar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Raimundo Nonato Silva de Oliveira

ALMEIDA, Rosemeire A.; ROSSETO, O. C.; VILARINHO NETO, C. S.. Gestão territorial e sustentabilidade socioambiental do povo Xavante de Marãiwatsédé, Município de Bom Jesus do Araguaia-MT. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gleicy Jardi Bezerra

ALMEIDA, Rosemeire A.; SCHLINDWEIN, M. M.; PADOVAN, M. P.. Potencialidades e deficiências dos agricultores familiares de Dourados/MS para geração de renda: enfoque para as políticas públicas existentes para o seguimento.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em AGRONEGÓCIOS) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Claudomiro Morales Torres

BORGES, Maria Celma;ALMEIDA, Rosemeire A.; MENEGAT, Alzira Salete. Vila nova Casa Verde: existência a partir dos assentamentos de reforma agrária. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Mariana Vasconcelos da Silva Castro

ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.CAMACHO, Rodrigo Simão. Os alunos do campo e da cidade: o olhar geográfico sobre a realidade agrária no Ensino Fundamental I. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thiago Rocco dos Santos

NARDOQUE, S.ALMEIDA, Rosemeire A.; SOUZA, J. G.. Desenvolvimento econômico e as contradições na produção do espaço em Três Lagoas/MS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mariele de Oliveira Silva

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma;NARDOQUE, S.. A (Re)Criação do Campesinato no Contexto de Expansão Territorial do Agronegócio em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 2013.

Aluno: Valter Tadeu do Carmo Monteiro

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma; FARIAS, M. F. L.. Os camponeses da fazenda Primavera e o processo de luta pela terra em Andradina-SP. 2012.

Aluno: Tayrone Roger Antunes de Asevedo

ALMEIDA, Rosemeire A.; OLIVEIRA, Vítor Wagner Neto de; MARQUES, M. I. M.. As geografias contraditórias da agricultura: a propósito do estado capitalista, relações de trabalho e lutas por reforma agrária nas microrregiões de Tangará da Serra/MT e Três Lagoas/MS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Inez Rezende de Souza

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma; TEIXEIRA, J. C.. Trajetória de Construção da Educação no/do Campo na Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões em Selvíria-MS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Guadalupe Brandão de Souza Gomes

ALMEIDA, Rosemeire A.; TEIXEIRA, J. C.; BERSANI, A. R. S.. Considerações temporais e espaciais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Paulicéia/SP. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Vinicius Paschoal Belon

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; BORGES, Maria Celma. Da perda da terra à terra conquistada: o caso do reassentamento Piaba em Três Lagoas-MS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Sociedade) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucas Felipe Pereira

RAOUL, M. D.;NARDOQUE, S.ALMEIDA, Rosemeire A.. A construção do lugar como morada da vida: estudo das famílias do PA 20 de Março, em Três Lagoas/MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Iolanda Rodrigues Soares Bispo

MERCADANTE, P. T. M.;ALMEIDA, Rosemeire A.; BORZONE, C. V.. Das Hortas Agroecológicas do PA 20 de Março à Organização do Consumo na UFMS/CPTL: histórico, sujeitos e conquistas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Letícia Alves Leonardo

NARDOQUE, S.ALMEIDA, Rosemeire A.SILVA, Edima Aranha. O regime de enfiteuse e a extração de renda da terra em Aparecida do Taboado(MS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luana Fernanda Luiz

NARDOQUE, S.KUDLAVICZ, M.ALMEIDA, Rosemeire A.. Reforma agrária de mercado no território rural do Bolsão, Tres Lagoas/MS: desdobramentos e entraves para a recriação do campesinato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mariana Santos Lemes

ALMEIDA, Rosemeire A.NARDOQUE, S.; BERSANI, A.. Transformação Territorial e Educação do Campo: estudos da escola Elma Garcia Lata Batista no Distrito de Garcias em Três Lagoas-MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Victor Hugo Marcoviq Borges

ALMEIDA, Rosemeire A.KUDLAVICZ, M.; BERSANI, A. R. S.. Consideraçoes temporais e espaciais acerca do programa de aquisição de alimentos (PAA) em Mato Grosso do Sul/MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Adono da Silva

CASTRO, L. M. G. S.; SANTOS, I. D. C.;ALMEIDA, Rosemeire A.. O direito à posse da terra como manutenção dos demais direitos dos povos indígenas na CF/88. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliana Vieira Queiroz

ALMEIDA, Rosemeire A.KUDLAVICZ, M.; BORGES, Maria Celma. Agricultura Familiar Camponesa e Agroecologia em Três Lagoas/MS: algumas aproximações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Victor Hugo Marcoviq Borges

ALMEIDA, Rosemeire A.; RIBEIRO, Júlio C.; OLIVEIRA, Vítor Wagner Neto de. Complexo celulose/papel em Três Lagoas: os migrantes temporários em questão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Ferreira da Silva

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JR, Francisco José;KUDLAVICZ, M.. História, memória e reterritorialização dos ribeirinhos de Ilha Comprida na região do Alto Paraná, Castilho-SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: José Aparecido dos Santoa

ALMEIDA, Rosemeire A.; FAISTING, A. L.; OLIVEIRA, B. C.. As relações de trabalho e emprego no assentamento Pe. Adriano Van de Vem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Adriana Alves Grassieli

ALMEIDA, Rosemeire A.; MENEGAT, Alzira Salete; AVELINO JÚNIOR, Francisco José. Estratégias de (re)produção familiar na reforma agrária em MS: estudo de caso dos projetos Areias, Aldeia, São Manoel e Padroeira do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Adriano Aparecido Santana de Oliveira

ALMEIDA, Rosemeire A.; MIZUSAKI, Márcia Y; MARSCHNER, W. R.. Os impactos da usina Eldorado no modo de vida dos assentados do Pana em Nova Alvorada do Sul. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Cristiane Paula Morais Vilasboa

ALMEIDA, Rosemeire A.; MENEGAT, Alzira Salete; AVELINO JR, Francisco José. Campesinato, uma história de luta e resistência: um estudo de caso do assentamento Ranildo da Silva, estratégias e conflitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Tayrone Roger Antunes de Asevedo

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; RIBEIRO, Júlio C.. Agroindustrialização canavieira em Aparecida do Taboado/MS: o antagonsimo capital/trabalho na (re)produção da espacialidade capitalista do lugar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Mariana Santos Lemes

ALMEIDA, Rosemeire A.CAMACHO, Rodrigo Simão; GUERRA, M. D. S.. Análise preliminar da escola 'Elma Garcia Lata Batista" no distrito de Garcias, Três Lagoas/MS: a educação do campo em questão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Silas Rafael da Fonseca

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma;KUDLAVICZ, M.. Análise geográfica da terra no Cinturão Verde em Três Lagoas/MS: uma discussão sobre terra-território. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucian Junior Ferrari

ALMEIDA, Rosemeire A.KUDLAVICZ, M.; CALIXTO, Jodenir. Análise da utilização da terra na microrregião de Três Lagoas/MS com base no censo agropecuário 2006. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ivan de Sousa Soares

ALMEIDA, Rosemeire A.CAMACHO, Rodrigo Simão; AVELINO JR, Francisco José. Alternativas de uso do território: o caso do CEPPEC no Assentamento Andalucia em Nioaque-MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Paulo Sérgio Tavares

LEAL, Hansi Miller Quintino;ALMEIDA, Rosemeire A.; OLIVEIRA, Mariana E.. Migrações temporárias e questão territorial: estudo de caso do setor sucro-alcooleiro de Mirandópolis/SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Hercules Domingos Douradinho

ALMEIDA, Rosemeire A.; OLIVEIRA, Vítor Wagner Neto de; COSTA, Ester P.. Considerações sobre a espacialização do movimento estudantil da UFMS em Três Lagoas no período de 1997 a 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lauro Lúcio M

ALMEIDA, Rosemeire A.; DOURADO, L. A.; OLIVEIRA, A. M.. de Oliveira.A questão habitacional em Três Lagoas/MS: o caso da Vila Piloto V. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eduardo Roberto Mendes

ALMEIDA, Rosemeire A.SILVA, Edima Aranha; OLIVEIRA, Vítor Wagner Neto de. A vida e obra do geógrafo anarquista Kropotkin e seus ideiais na atualidade: estudo de caso da comunidade Yuba em Mirandopólis/SP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Dóri Edson Lopes

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; LEAL, Hansi Miller Quintino. O processo capitalista de ocupação do território em Castilho/SP: contradições e desafios em sua reestruturação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: André Luiz Amorim de Oliveira

ALMEIDA, Rosemeire A.; OLIVEIRA, Vítor Wagner Neto de; TEIXEIRA, J. C.. Terceiro Setor: da superação das contradições a elemento de parceria na construção do espaço geográfico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: TALITA VIEIRA DA SILVA

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma; DOURADO, L. A.. Caracterização da produção e comercialização: estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária São Tomé em Santa Rita do Pardo/MS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Arilton Ferreira

ALMEIDA, Rosemeire A.; BORGES, Maria Celma; ROCHA, Paulo César. A formação do lago artificial da usina de Porto Primavera e os impactos sócio-ambientais no distrito de Jupiá-Três Lagoas/MS: a questão dos pescadores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jeorgia Patricia Bassan Trevisolli Dias

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; DOURADO, L. A.. Territórios da violência na cidade de Ilha Solteira/SP: um olhar sobre a infância. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Iolanda de Almeida Diniz

ALMEIDA, Rosemeire A.SILVA, Tânia Paula da. O trabalho das mulheres no assentamento Pontal do Faia em Três Lagoas/MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Hansi Miller Quintino Leal

ALMEIDA, Rosemeire A.; OLIVEIRA, Vítor Wagner Neto de; CALIXTO, Jodenir. As estratégias de resistência camponesa diante do avanço do capital monopolista do setor sulcro-alcooleiro em Mirandópolis/SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daniela Ferreira da Silva

ALMEIDA, Rosemeire A.SILVA, Tânia Paula da; AVELINO JÚNIOR, Francisco José. A Geografia dos Acampamentos de Sem-Terra: estudo de caso do acampamento Moeda em Três Lagoas/MS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Tânia Paula da Silva

SILVA, T. P. DAALMEIDA, Rosemeire A.; CALIXTO, Jodenir. A organização do trabalho coletivo e as transformações territoriais no assentamento São Manoel, em Anastácio/MS. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eloiza da Silva

SILVA, E. DA;ALMEIDA, Rosemeire A.. Turismo em Corumbá - uma atividade geradora de emprego. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jocilene Ferreira Torres

TORRES, J. F.;ALMEIDA, Rosemeire A.. Impactos da globalização e das novas tecnologias sobre a qualificação da mão-de-obra na indústria brasileira. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Fabiana dos Santos Pereira

PEREIRA, F. DOS S.;ALMEIDA, Rosemeire A.. Os impactos de novas tecnologias no brasil. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gilson Freitas de Souza

SOUZA, G. F. DE;ALMEIDA, Rosemeire A.. CAND: Os Colonos da Vila São Pedro no município de Dourados/MS. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Fernando José Xavier dos Santos

SANTOS, F. J. X. DOS;ALMEIDA, Rosemeire A.. Atingidos por barragens: reassentamento laranjeiras. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luiz Carlos Flávio

FLÁVIO, L. C.;ALMEIDA, Rosemeire A.. Os trabalhadores bóias-frias do município de Taciba: uma contribuição à análise do cotidiano e da memória no processo de construção e arranjo do espaço. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Waldemir Roberto da Silva

SILVA, W. R. DA;ALMEIDA, Rosemeire A.. Movimentos Sociais e Cidadania: a questão dos atingidos por barragens no Pontal do Paranapanema. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ALMEIDA, Rosemeire A.; GUERRA, M. D. S.; ARAUJO, Ana Paula C.. Concurso público para ingresso na carreira do magistério superior na classe de professor assistente. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, Edima AranhaALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José. Concurso Público para ingresso na carreira do magistério superior na classe de professor adjunto. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SOUZA, Neusa M. M.;ALMEIDA, Rosemeire A.; RODRIGUES, Rauer R.. Concurso público para ingresso na carreira do magistério superior na classe de professor assistente. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Rosemeire A.; VANDERLINDE, T.; ENDLICH, A. M.. Concurso Público para Provimento de um cargo de Professor em Geografia Humana na Unioeste. 2007. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

ALMEIDA, Rosemeire A.; SEABRA; SUZUKI, J. C.; POVOA NETO, H.; GONÇALVES. Concurso Público para Provimento de um cargo para professor doutor na FFCH-USP. 2006. Universidade de São Paulo.

ALMEIDA, Rosemeire A.; OLIVEIRA, Wallace de; ROCHA, Paulo César. Concurso Público para Ingresso na Carreira de Magistério Superior da UFMS. 2005. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Rosemeire A.SILVA, Edima Aranha; Pinto, André Luis; AVELINO, P. H. M.. Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Mestrado em Geografia da UFMS. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Rosemeire A.; AVELINO JÚNIOR, Francisco José; Pinto, André Luis. Seleção Pública de Candidatos para o Programa de Mestrado em Geografia da UFMS. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Rosemeire A.; SILVA, Édima Aranha; AVELINO, P. H. M.. Seleção Pública para cargo de professor Substituto para Geografia. 2007. UFMS/CPTL.

ALMEIDA, Rosemeire A.. Seleção de Candidatos para o Programa de Mestrado em Geografia da UFMS. 2006. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Rosemeire A.. Banca examinadora de seleção para professor substituto. 1998. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Rosemeire A.. Banca de seleção de professor substituto. 1997. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ALMEIDA, Rosemeire A.. Banca Examinadora do Colóquio de Apresentação de Pré-Projeto de Pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Geografia. 1993. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Stela Lemos Borges

BORGES, M. S. L.; OLIVEIRA, A. U.; FERNANDES, B. M.; THOMAZ JUNIOR, A.; PAULINO, E. T.. Identidade, Distinção e Territorialização: o processo de (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul. 2003. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Vera Lucia Silveira Botta Ferrante

FERRANTE, V. L. S. B.. Diferentes modos de organização de explorações familiares no Pontal do Paranapanema: reassentamento Rosana e assentamento Santa Clara. 1996 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Bernardo Mançano Fernandes

FERNANDES, B. M.; THOMAZ JUNIOR, A.; OLIVEIRA, A. U.; BORGES, M. S. L.; TOMIASI, E.. Identidade, Distinção e territorialização: o processo de recriação camponesa no Estado do Mato Grosso do Sul. 2003. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Eliane Tomiasi Paulino

PAULINO, E. T.; THOMAZ JUNIOR, A.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de; FERNANDES, Bernardo Mançano; BORGES, M. S. L.. Identidade, distinção e territorialização: o processo de (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul. 2003 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Thomaz Junior

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de; FERNANDES, Bernardo Mançano;THOMAZ JÚNIOR, Antonio; BRAGA, Maria Stela Lemos; PAULINO, Eliane Tomiasi. Identidade, distinção e territorialização: o processo de (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul. 2003. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Thomaz Junior

THOMAZ JÚNIOR, Antonio. O MST no Mato Grosso do Sul. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Amanda Emiliana Santos Baratelli

TERRA, ESTADO E CAPITAL: A EXPANSÃO DO EUCALIPTO NO TERRITÓRIO RURAL DO BOLSÃO-MS; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriela Nogueira de Medeiros

OS CONFLITOS POR TERRA E TERRITÓRIO EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2014-2020; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Francielle Rodrigues de Macedo

Agroecologia camponesa no grupo da horta do PA 20 de Março, em Três Lagoas/MS: avanços e desafiosos caminhos da criação do núcleo de Agroecologia no PA 20 de Março, em Três Lagoas/MS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Pablo Ferraiolo Cafeo

Levantamento do perfil socioeconômico das famílias residentes no Assentamento Rural 20 de Março, em Três Lagoas/MS; ; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rodrigo Ferreira Costa

Território Rural do Bolsão (MS): análise das escolas no campo e da produção acadêmica sobre Educação do Campo; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Clariana Vilela Borzone

A Luta pela Terra na microrregião de Três Lagoas/MS: histórias de mulheres assentadas; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Juliana Vieira Queiroz

Agricultura familiar camponesa em Três Lagoas/ms: experiências de transição agroecológica e canais curtos de comercialização; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Patrícia Tozzo de Matos Mercadante

Soberania alimentar e o impacto do marketing da indústria alimentícia sobre a dinâmica social nos hábitos de consumo; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Marco Aurelio Arlindo

A TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA NO ASSENTAMENTO PRIMAVERA II EM MIRANDÓPOLIS/SP : LIMITES E POTENCIALIDADES; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Danilo de Souza Melo

ESTUDO SOBRE AS OCUPAÇÕES E MANIFESTAÇÕES DO CAMPO NOS ESTADOS MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2000 A 2012: DIFERENÇAS E SIMILITUDES; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mariele de Oliveira Silva

Reforma Agrária e agronegócio em Selviria/MS e Alto Pantanal/MT: integração e resistência camponesa; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mariana Vasconcelos

A expansão do complexo eucalipto-celulose-papel e os desdobramentos territoriais na cidade de Três Lagoas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Dóri Edson Lopes

A questão agrária e as formas de resistência camponesa nos municípios de Andradina/SP e Castilho/SP; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Gláucia de Oliveira Fialho

As estratégias camponeses para na terra permanecer: o caso do assentamento Estrela da Ilha em ilha Solteira/SP; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mieceslau Kudlavicz

Dinâmica Agrária e a formação do complexo celulose/papel na microrregião de Três LagoasLagoas/MS; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Tayrone Roger Antunes de Asevedo

A territorialização do agronegócio no MS e no MT na última década censitária: estudo comparativo; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

RODRIGO SIMÃO CAMACHO

O Ensino da Geografia e a Questão Agrária nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Janério Manoel Jacinto

Formação do campesinato e (re)organização do espaço agrário em São Miguel do Iguaçu/PR; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Anderson Bem

Resistência camponesa ao capital: o caso dos camponeses produtores informais de leite da microrregião de Toledo/PR; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Claudio Ribeiro dos Anjos

Reforma Agrária e Produção Camponesa nos assentamentos Indaiá e Lua Branca em Itaquiraí: limites e potencialidades; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

RODRIGO SIMÃO CAMACHO

Paradigmas em disputa na educação do campo; 2014; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

RODRIGO SIMÃO CAMACHO

Paradigmas e Políticas Públicas de Educação do Campo; 2011; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Marine Dubos Raoul

2019; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Rosemeire Aparecida de Almeida;

Edevaldo Aparecido Souza

2016; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Rosemeire Aparecida de Almeida;

RODRIGO SIMÃO CAMACHO

2015; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Rosemeire Aparecida de Almeida;

Dener José da Silva Nunes

A Trajetória da Educação Tutorial na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e as Contribuições do PET ? Geografia para o Curso de Licenciatura; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ministério da Educação; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Amanda Emiliana Santos Baratelli

A DINÂMICA DO PROCESSO DE EXPANSÃO DO EUCALIPTO E A MAJORAÇÃO DO PREÇO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ministério da Educação; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Jhiovana Eduarda Braghin Ferreira

Os caminhos de sustentabilidade e transição agroecológica no assentamento 20 de Março, em Três Lagoas/MS: estudo do grupo das Hortas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Inez Rezende de Souza

A quem interessa o Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Guadalupe Brandão de Souza Gomes

Considerações temporais e espaciais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Paulicéia/SP; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ana Flávia Miranda Martins

Educação do Campo e Agroecologia: construindo novas práticas em Brasilândia/MS; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Onivan de Lima Correa

A participação dos Movimentos Sociais na construção da proposta de Educação do Campo no Município de São Gabriel do Oeste/MS; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Alessandra Rocha Okidoi Castelo Branco

Entre o ficar e o sair do campo: a cidade no horizonte dos assentados em Santa Rita do Pardo/MS; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Alexandra Rocha Okidoi Felipe

Camponeses de Bataguassu/MS e suas Estratégias para Permanecer no Campo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Cleyton Luiz dos Santos Gomes

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): diagnóstico dos projetos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul no período de 1998 a 2011; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Vinicius Belon

Os impactos socio-ambientais da usina hidreletrica Porto Primavera: o caso do reassentamento Piaba; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Sociedade) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ricardo Rodrigues Leite Filho

Estudos preliminares sobre as questões agrária e ambiental na sub-bacia da Lagoa Negra/MS; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Ambientais Em Microbacias Hidrográficas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

CAMILA CAMARGO

O modo de vida rural na visão dos jovens assentados no PA 20 de Março, Três Lagoas/MS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Lucas Felipe Pereira

A construção do lugar como morada da vida: estudo das famílias do PA 20 de Março, em Três Lagoas/MS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Iolanda Rodrigues Soares Bispo

Das Hortas Agroecológicas do PA 20 de Março à Organização do Consumo na UFMS/CPTL: histórico, sujeitos e conquistas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mariana Santos Lemes

Transformação Territorial e Educação do Campo: estudos da escola Elma Garcia Lata Batista no Distrito de Garcias em Três Lagoas-MS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Victor Hugo Marcoviq Borges

Considerações temporais e espaciais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Mato Grosso do Sul/MS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Adriana Ferreira da Silva

História, memória e reterritorialização dos ribeirinhos de Ilha Comprida na região do Alto Paraná, Castilho-SP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Adriano Aparecido Santana de Oliveira

Os impactos da usina Eldorado no modo de vida dos assentados do PANA em Nova Alvorada do Sul; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Adriana Alves Grassieli

Estratégias de (Re)Produção Familiar na Reforma Agrária em MS: estudo de Caso dos Projetos Areias, Aldeia, São Manoel e Padroeira do Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Victor Hugo Marcoviq Borges

Complexo celulose/papel em Três Lagoas: os migrantes temporários em questão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mariana Santos Lemes

Análise preliminar da escola Elma Soares Lata no distrito de Garcias em Três Lagoas/MS: a educação do campo em questão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Silas Rafael da Fonseca

Análise geográfica da terra no Cinturão Verde em três Lagoas/MS: uma discussão sobre terra-território; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Lucian Junior Ferrari

Análise da utilização da terra na microrregião de TL-MS com base no Censo Agropecuário 2006; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Eduardo Parro de Oliveira

A Produção de Milho e Feijão na Safra 2005/2006 e as Práticas de Manejo da Terra no Assentamento São Tomé: Desafios Rumo a Produção de Sementes Próprias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ana Carolina Fresqui

Produção para o auto-consumo e as relações de reciprocidade no universo camponês na área do cinturão verde, Três Lagoas - MS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Nathália Campos Dourado

O sentido da terra para os assentados da Reforma Agrária na microrregião de Três Lagoas/MS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ivan de Sousa Soares

O Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado- CEPPEC - no assentamento Andalucia em Nioaque/MS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Hercules Domingos Douradinho

Considerações sobre a espacialização do movimento estudantil da UFMS em Três Lagoas no período de 1997 a 2006; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Paulo Sérgio Tavares

Migrações temporárias e questão territorial: estudo de caso do setor sucro-alcoleiro de Mirandópolis/SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Eduardo Roberto Mendes

A vida e obra do geógrafo anarquista Kropotkin e seus ideiais na atualidade: estudo de caso da comunidade Yuba em Mirandopólis/SP; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Dóri Edson Lopes

O processo capitalista de ocupação do território em Castilho/SP: contradições e desafios em sua reestruturação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Lauro Lúcio M

de Oliveira; A questão habitacional em Três Lagoas/MS: o caso da Vila Piloto V; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

André Luis Amorim de Oliveira

Terceiro Setor: da superação das contradições a elemento de parceria na construção do espaço geográfico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

TALITA VIEIRA DA SILVA

Caracterização da produção e comercialização: estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária São Tomé em Santa Rita do Pardo/MS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Arilton Ferreira

A Formação do Lago Artificial da Usina de Porto Primavera e os Impactos Sócio-Ambientais no Distrito de Júpia-Três Lagoas/MS; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Jeorgia Patricia Bassan Trevisolli Dias

Territórios da Violência na Cidade de Ilha Solteira/SP: um olhar sobre a infância; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Iolanda de Almeida Diniz

O Trabalho da Mulher no Assentamento Pontal do Faia em Três Lagoas/MS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Daniela Ferreira da Silva

A GEOGRAFIA DOS ACAMPAMENTOS DE SEM-TERRA: ESTUDO DE CASO DO CAMPAMENTO MOEDA EM TRÊS LAGOAS/MS; ; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Hansi Miller Quintino Leal

AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA CAMPONESA DIANTE DO AVANÇO DO CAPITAL MONOPOLISTA DO SETOR SULCRO-ALCOOLEIRO EM MIRANDÓPOLIS/SP; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Tânia Paula da Silva

A organização do trabalho coletivo e as transformações territoriais no assentamento São Manoel em Anastácio/MS; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Eder Vaine Gomes Freitas

O uso e ocupação do solo no assentamento Esmeralda em Pereira Barreto e Mirandopólis/SP; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Doriangley Magnus Peres

A evasão escolar do assentamento Taquaral-Corumbá/MS; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Eliane Pinheiro Campos

O processo de formação do assentamento Tamarineiro I; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Eudes de Arruda

A migração campo-cidade na história de vida dos índios guatós; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Roberto Façanha

Da luta pela terra à permanência na terra: Projeto de Assentamento Urucum: um estudo sobre as famílias atingidas por barragens; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ivanete Olliveira Mota

Os problemas enfrentados pelos pequenos agricultores do distrito de Culturama; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Jhiovanna Eduarda Braghin Ferreira

Levantamento de indicativos de sustentabilidade no assentamento 20 de Março, em Três Lagoas/MS: estudo do grupo das hortas em transição agroecológica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Jessica Oliveira Ferreira

DIAGNÓSTICO DO PERFIL PRODUTIVO DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE TRÊS LAGOAS-MS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Glaucimar Alves Pinha

As estratégias de comercialização da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento ?20 de Março?: estudo da contribuição das Feiras no CPTL/Unidade II e no Condomínio Don El Chall para a recriação camponesa em Três Lagoas; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Gabriela Nogueira de Medeiros

As estratégias de comercialização da Associação dos Produtores do Campo (ASPROCAMPO): estudo da contribuição das Feiras no CPTL/Unidade I e no Condomínio Alto dos Ipês para a recriação camponesa em Três Lagoas; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Fernando Carmona de Moraes Falco

Acompanhamento e Análise das Experiências de Transição Agroecológica dos agricultores familiares camponeses em Três Lagoas/MS; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Francielle Rodrigues de Macedo

DIAGNÓSTICO DO PERFIL PRODUTIVO DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE TRÊS LAGOAS-MS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Gabriela Nogueira de Medeiros

DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DAS TERRAS AGRÍCOLAS EM TRÊS LAGOAS-MS E AS REPERCUSSÕES PARA A REFORMA AGRÁRIA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Lucas Alves Machado

Diagnóstico e Acompanhamento das Experiências de Transição Agroecológica no Território Rural do Bolsão-MS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Andre Luis da Silva Dantas

Estudo dos resultados socioeconômicos do PAA para as famílias da Associação de atividades Pluriagrícolas de Três Lagoas-MS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Gabriela Nogueira de Medeiros

Estudo da participação no PAA da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento ?20 de Março? em Três Lagoas/MS no tocante ao impacto na reprodução social das famílias associadas; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ivete Silva Dourado

Distribuição dos estabelecimentos em 2006 no Mato Grosso por valor da produção (R$) e tamanho (ha) a partir dos dados do censo agropecuário do IBGE: a pequena unidade de produção em debate; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Gabriela Nogueira de Medeiros

A expansão do agronegócio e a redefinição do campo e da cidade: o caso de Sapezal/MT; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Talita Sgobi Martins

O Trabalho das Mulheres no assentamento Sadia em Cáceres/MT: estudo de caso da Associação das Mulheres Agricultoras Familiares Araras do Pantanal; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

José Antonio Lopes da Silva Junior

Estudo dos resultados socioeconômicos do PAA para as famílias da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiar Flor do Ipê do assentamento Facão/Bom Jardim em Cáceres/MT; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Larissa Suellen Gil Borges

Introdução aos estudos do censo agropecuário do IBGE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mariele de Oliveira Silva

Identificação do perfil produtivo dos assentamentos rurais localizados nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra em Mato Grosso; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Talita Sgobi Martins

Caracterização dos assentamentos rurais localizados nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra em Mato Grosso; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mariele de Oliveira Silva

Diagnóstico da Aplicação do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR - em Três Lagoas: Limites e Perspectivas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Fabio Stramasso Barreto

Análise dos efeitos reais da lei n 10; 267/2001 sobre o ordenamento fundiário de Três lagoas/MS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ricardo Pattini Neto

Mapeamento da Dinâmica Territorial de Mato Grosso do Sul por Meio da Análise da Estrutura Fundiária a partir dos Dados Censitários do IBGE; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Danilo Souza Melo

Análise comparativa da utilização da terra em Mato Grosso do Sul com base nos censos agropecuários1995/6 e 2007; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Lucian Junior Ferrari

Análise da Produção de Milho e Feijão por grupo de área no município de Santa Rita do Pardo/MS por meio do Censo Agropecuário 1995/6 e da Produção Agrícola Municipal-PAM/2005; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ivan de Sousa Soares

Diagnóstico preliminar dos problemas ambientais no assentamento São Tomé em Santa Rita do Pardo/MS: uma proposta de integração da análise espacial com a percepção dos assentados; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Eduardo Parro de Oliviera

Agricultura familiar e biodiversidade: o processo de troca de sementes crioulas no assentamento São Tomé, em Santa Rita do Pardo/MS; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ivan de Sousa Soares

Análise comparativa da utilização da terra em Mato Grosso do Sul com base nos censos agropecuários 1995/6 E 2007; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Waldélia Neves Dutra de Freitas

Discursos sobre a questão agrária regional: análise dos documentos do Iajes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Lucian Junior Ferrari

Mapeamento da dinâmica territorial de mato grosso do sul por meio da análise da estrutura fundiária a partir dos dados censitários do IBGE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Andreia Aparecida Silva de Barros

Introdução aos Estudos Geográficos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Eduardo Parro de Oliviera

Levantamento da produção convencional de milho e feijão na safra 2005/2006 e das práticas de manejo da terra junto às famílias do assentamento São Tomé selecionadas para o melhoramento genético participativo de sementes crioulas; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Miriam Natalie Pereira Ramos

Agricultura familiar e biodiversidade: o processo de troca de sementes crioulas junto aos camponeses do distrito de Arapuã, em Três Lagoas/MS; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Vivian Helena A'Vila

Análise das atividades não-agrícolas nos assentamentos da microrregião de Três Lagoas: a questão das carvoarias; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria da Pós-Graduação; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ivan de Sousa Soares

Experiências de agregação de valor e comercialização direta nos assentamentos da microrregião de Três Lagoas/MS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria da Pós-Graduação; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ana Carolina Fresqui

Ocupação e uso da terra no assentamento de reforma agrária Mutum em Ribas do Rio Pardo/MS: considerações sobre o autoconsumo e as formas de trabalho solidário; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Scarlet Betânia D

Santana; Introdução a pesquisa em Geografia; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - UFMS/CPTL, Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Caio Escremim de Paula

Levantamento Bibliográfico e Produção de Sinopses acerca do assunto sementes crioulas e manejo agroecológico junto aos Portais Brasileiros de Informação Científica; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

TALITA VIEIRA DA SILVA

A experiência de agregação de valor e comercialização direta no assentamento São Tomé em Santa Rita do Pardo/MS; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Vivian Helena Ávila

Análise das atividades não-agrícolas nos assentamentos do município de Santa Rita do Pardo/MS: a questão das carvoarias; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Ricardo Rodrigues Leite Filho

Estudo preliminar da evolução do uso e ocupação da terra e sua relação com as mudanças na caracterização ambiental da sub-bacia Lagoa Negra na década de 90; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

LUCIENE GOMES NOGUEIRA

A ocupação e uso da terra no Projeto de Assentamento Urucum da sub-Bacia Lagoa Negra - Corumbá/MS; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Mieceslau Kudlavicz

IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA: dinamização da agricultura familiar no Território Rural do Bolsão-MS; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Clariana Vilela Borzone

Núcleo de Estudos em Agroecologia do Bolsão-MS (NEA-BOLSAO); 2019; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Amanda Emiliana dos Santos Baratelli

Monitoria na Disciplina Geografia Agrária; 2018; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Isabella Carvalho Tronconi

Hábitos Alimentares e Agroeocologia; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Matheus Bernava Manzano

Programação e automatização do sistema de irrigação; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Juliana Adono da Silva

Feira de produtos da transição agroecológica da agricultura camponesa de Três Lagoas/MS; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Bruno Anderson Pinheiro

Feira de produtos em Transição Agroecológica da Agricultura Camponesa em Três Lagoas-MS; 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Lucas Alves Machado

Horta Agroecológica no campus de Três lagoas/MS; 2016; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Danilo de Souza Melo

Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros/Seção Três Lagoas; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Everton Luiz Ribeiro

A UFMS/CPTL no jornal Correio do Estado; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Tiago Augusto Gonçalves dos Santos

A UFMS/CPTL no jornal Correio do Estado; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Luiz Otavio Siqueira dos Santos

Educação e percepção socioambiental: a questão do complexo celulose/papel em Três Lagoas; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Danilo Souza Melo

Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

João Baccarin Xisto Paes

A UFMS/CPTL no jornal do Povo; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Victor Hugo Marcoviq Borges

A mídia impressa e o padrão de manipulação da questão agrária; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Tiago Augusto Gonçalves dos Santos

A mídia impressa e o padrão de manipulação da questão agrária; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Victor Hugo Marcoviq Borges

Análise do Censo Agropecuário 2006: posse e uso da terra em Três Lagoas; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Cleber Marcel Sacai

Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS; 2009; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Caio Escremim de Paula

Revista eletrônica da associação dos geógrafos brasileiros/seção de Três Lagoas/MS; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Nathália Campos Dourado

Trabalho com fontes orais nos assentamentos da microrregião de Três Lagoas/MS; 2007; Orientação de outra natureza; (Geografia - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Katia Cristina Savio

Organização da Livraria da AGB/TL; 2006; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Katia Cristina Savio

A Questão Agrária-Ambiental na Borda Ocidental da Bacia do Paraná na Interface com a Bacia do Paraguai: construindo a interação entre o saber acadêmico e o saber popular; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia - Bacharelado) - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Nathália Pereira Dourado

Trabalho com Fontes Orais; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Talita Vieira

A Questão Agrária-Ambiental no Pontal do Paranapanema: construindo a interação entre o saber acadêmico e o saber popular; 2005; Orientação de outra natureza; (Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Tânia Paula da Silva

PRONERA-Mato Grosso do Sul; 1999; Orientação de outra natureza; (Geografia) - UFMS/CPTL; Orientador: Rosemeire Aparecida de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manoel Carlos Toledo Franco de Godoy

Águas subterrâneas e poços tubulares; 1992; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Manoel Carlos Toledo Franco de Godoy;

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

Identidade, distinção e territorialização: o processo e (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Ariovaldo Umbelino de Oliveira;

Bernardo Mançano Fernandes

O processo de conquista da terra pelo MST no Pontal do Paranapanema: as ocupações das fazendas São Bento e Santa Clara; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Bernardo Mançano Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VILELA BORZONE, CLARIANA ; APARECIDA DE ALMEIDA, ROSEMEIRE . Protagonismo das mulheres assentadas no Território Rural do Bolsão-ms: gênero, território e resistência camponesa. CUADERNOS DE GEOGRAFÌA , v. 28, p. 241-254, 2019.

  • MERCADANTE, P. T. M. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . REFORMA AGRÁRIA E TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: EXPERIÊNCIAS DE SUSTENTABILIDADE NO ASSENTAMENTO 20 DE MARÇO EM TRÊS LAGOAS/MS. REVISTA NERA (UNESP) , v. 22, p. 111-149, 2019.

  • PEREIRA, A. A. ; ULGUIM, N. ; FARIA, G. R. ; GEMINIANO, M. M. ; CAMPOS, L. S. ; ALMEIDA, ROSEMEIRE APARECIDA DE . 6 Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão-MS: apropriação e construção participativa do conhecimento. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MS , v. 1, p. 57-81, 2019.

  • BARATELLI, A. E. S. ; SILVA, L. E. ; NUNES, D. J. S. ; LIMA, P. C. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Problematizando o ?8 de Março?: a mulher como ser social e a importância do espaço de diálogo no ambiente escolar. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial -Três Lagoas/MS , v. 1, p. 103-111, 2019.

  • ARLINDO, M. A. S. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . O papel do programa de aquisição de alimentos (PAA) na luta contra a monopolização do território pelo capital. BOLETIM DE GEOGRAFIA (ONLINE) , v. 36, p. 88, 2018.

  • PINHA, G. A. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . A contribuição das feiras agroecológicas na UFMS/campus II e no condomínio Don El Chall para a soberania alimentar em Três Lagoas/MS. Entre Lugar , v. 9, p. 118-135, 2018.

  • MEDEIROS, G. N. ; ALMEIDA, ROSEMEIRE APARECIDA DE ; PINHA, G. A. . As Estratégias de Comercialização da Associação dos Produtores do Campo (Asprocampo): Estudo da Contribuição das Feiras no CPTL/Unidade I e no Condomínio Alto dos Ipês para a Recriação Camponesa em Três Lagoas/MS. Cadernos Agroecológicos , v. 13, p. 01-10, 2018.

  • PINHA, G. A. ; ALMEIDA, ROSEMEIRE APARECIDA DE . As Feiras Agroecológicas da Reforma Agrária em Três Lagoas/MS: Produção Sustentável e Consumo Informado. Cadernos Agroecológicos , v. 13, p. 01-10, 2018.

  • BISPO, I. R. S. ; FERREIRA, J. E. B. ; ALMEIDA, ROSEMEIRE APARECIDA DE . Feira Agroecológica da UFMS/CPTL: origem e Sustentabilidade. Cadernos Agroecológicos , v. 13, p. 01-07, 2018.

  • PAULINO, E. T. ; MOREIRA, Rosangela Maria Pinto ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Produção Agroecológica para Construção de Autonomias no Campo e na Cidade: Uma Experiência em Três Lagoas-MS e em Londrina-PR. Cadernos Agroecológicos , v. 13, p. 1-8, 2018.

  • PINHA, G. A. ; MEDEIROS, G. N. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . AS ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DO CAMPO (ASPROCAMPO): estudo da contribuição das feiras no CPTL/unidade I e no condomínio Alto dos Ipês para a recriação camponesa em Três Lagoas (MS). Cadernos de Agroecologia , v. 13, p. 1-10, 2018.

  • BORZONE, C. V. ; ALMEIDA, Rosemeire A. ; NARDOQUE, S. . Mulheres Camponesas em Movimento: a experiência do Comitê de Mulheres no Território Rural do Bolsão/MS. Boletim DATALUTA , v. 1, p. 2-8, 2017.

  • SILVA, M. O. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . TERRITÓRIO RURAL DO BOLSÃO/MS: A MOBILIDADE DO COMPLEXO EUCALIPTO/CELULOSE E SEUS IMPACTOS EM COMUNIDADES CAMPONESAS. GEOGRAFIA EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 10, p. 77-94, 2017.

  • ARLINDO, M. A. S. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Luta pela terra em Mirandópolis (SP): trajetória do Acampamento Nova Esperança. REVISTA NERA (UNESP) , v. 1, p. 163-180, 2017.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . PET-GEOGRAFIA/UFMS (1988-2017): histórico, propósitos e realizações. REVISTA ELETRÔNICA DA ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, SEÇÃO TRÊS LAGOAS , v. 1, p. 243-253, 2017.

  • ARLINDO, MARCO AURÉLIO DA SILVA ; ALMEIDA, ROSEMEIRE APARECIDA DE . Práticas de resistência camponesa no assentamento Primavera II em Mirandópolis (SP). Campo.Território , v. 12, p. 309-334, 2017.

  • ARLINDO, M. A. S. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Contribuições para a compreensão da questão agrária e campesinato no Brasil. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, p. 66-86, 2016.

  • GOMES, G. B. S. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Considerações espaciais e temporais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Paulicéia/SP. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, p. 9-30, 2016.

  • SOUZA, I. R. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Relato de Experiência: trajetória de construção da Educação no/do Campo na Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões em Selvíria-MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, p. 79-110, 2016.

  • NARDOQUE, S. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Território Rural do Bolsão (MS): realidade e perspectivas. Boletim DATALUTA , v. 1, p. 2-8, 2015.

  • GALLAR HERNANDEZ, David ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Revisitando la agroecología: entrevista a Eduardo Sevilla Guzmán. REVISTA NERA (UNESP) , v. 1, p. 280-295, 2015.

  • MARTINS, T. S. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . O assentamento Margarida Alves/MT-Brasil: o conflito de classes no campo e a questão de gênero.. Revista Pegada Eletrônica (Online) , v. 15, p. 151-170, 2014.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. ; GALLAR HERNANDEZ, David ; CALLE COLLADO, Ángel . A ?nova? questão agrária em Andalucía: processos de recampesinização em tempos de impérios agroalimentares. Revista NERA (UNESP) , v. 1, p. 09-39, 2014.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Questão agrária, internacionalização e crise agroambiental. Campo - Território , v. 9, p. 01-27, 2014.

  • SILVA, Mariele de O. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Esgotamento da Política Pública de Reforma Agrária?. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, p. 60-84, 2014.

  • SILVA, Mariele de O. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Reforma agrária nos municípios de Cáceres/MT e Selvíria/MS : agronegócio, subordinação e emancipação camponesa. Revista NERA (UNESP) , v. 1, p. 88-101, 2014.

  • Silva Júnior, J. A. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Estudo dos resultados Socioeconômicos do PAA para a Reprodução Social das Famílias no Assentamento Facão-Cáceres/MT. Estudos Geográficos (UNESP) , v. 1, p. 145-158, 2014.

  • KUDLAVICZ, M. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Em tempos de ?Privatização' da Reforma Agrária, a necessária práxis do bem comum. Boletim DATALUTA , v. 1, p. 1-6, 2014.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Impactos socioambientales de la expansión del complexo territorial eucalipto-celulosa-papel en el cerrado brasilleo. Revista Estudios Sociales Contemporâneos , v. 5-6, p. 15-26, 2012.

  • LOPES, Dori E. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municipios de Castilho e Andradina/SP. Revista Pegada Eletrônica (Online) , v. 13, p. 122-138, 2012.

  • SILVA, T. P. DA ; ALMEIDA, Rosemeire A. ; KUDLAVICZ, M. . Os Assentamentos Rurais em Mato Grosso: espaço de vida e luta camponesa. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, p. 62-82, 2012.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . A Nova Fronteira do Eucalipto e a Crise da Reforma Agrária. Boletim DATALUTA , v. 1, p. 02-10, 2012.

  • LOPES, Dori E. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . O tempo da fronteira: a formação do espaço agrário na região de Andradina/SP. Revista GeoPantanal , v. 7, p. 83-96, 2012.

  • SILVA, Tânia Paula da. ; ALMEIDA, Rosemeire A. ; KUDLAVICZ, M. . OS ASSENTAMENTOS RURAIS EM CÁCERES/MT: espaço de vida e luta camponesa. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, p. 62-82, 2012.

  • BEM, Anderson ; ALMEIDA, Rosemeire A. . A reprodução camponesa na contramão da formalidade do capital. Campo - Território , v. 6, p. 113-130, 2011.

  • SILVA, Edima Aranha ; Pinto, André Luis ; ALMEIDA, Rosemeire A. ; JURADO, S. R. . Industrialização, Dinâmica Territorial e Implicações Socioambientais em Mato Grosso do Sul/BR. Revista Geografica de America Central , v. 1, p. 1-15, 2011.

  • PAULINO, E. T. ; ALMEIDA, Rosemeire A. . A eficiência da produção camponesa no Brasil: estudo comparativo. Terra Livre , v. 35, p. 17-34, 2010.

  • CAMACHO, Rodrigo Simão ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental em Debate. Formação (Presidente Prudente) , v. 15, p. 36-60, 2008.

  • Mendes, Eduardo ; ALMEIDA, Rosemeire A. . A vida e obra do geógrafo anarquista Kropotkin e seus ideiais na atualidade: estudo de caso da comunidade Yuba em Mirandopólis/SP.. Revista NERA (UNESP) , v. 10, p. 109-121, 2007.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . A Sociologia da Prática de Bourdieu e o Campesinato. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , http://www.ceul.ufms.br/agbtl/, v. 03, n.03, p. 92-109, 2006.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . O MST e a Formação da Consciência de Classe Trabalhadora: ideologia política ou realidade camponesa?. Formação (Presidente Prudente) , UNESP/FCT, v. 01, n.N 12, p. 239-286, 2005.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. ; LEAL, Hansi Miller Quintino . AGRICULTURA E A SUJEIÇÃO DA RENDA DA TERRA EM MIRANDÓPOLIS/SP. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , http://www.ceul.ufms.br/agbtl, v. 02, n.2, p. 5-20, 2005.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . O Conceito de Classe Camponesa em Questão. Terra Livre , Revista Terra Livre, v. 21, p. 73-87, 2004.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . CLASSE CAMPONESA E HABITUS ESPECÍFICO: IDENTIDADE E DISTINÇÃO NO CAMPO. Ave Palavra (UNEMAT) , Revista AvePalavras- UEMT, v. 1, n.5, p. 22-63, 2004.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Mobilidade Social e a Questão Territorial: mais que um ir e vir. Formação (Presidente Prudente) , Revista Formação/UNESP/FCT, v. 02, n.n 09, p. 207-237, 2002.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. ; SILVA, Tânia Paula da . A Experiência do Trabalho Coletivo e as Transformações Territoriais no Assentamento São Manoel, em Anastácio/MS.. Revista de Geografia (São Paulo) , Revista de Geografia da UEL, v. 11, n.02, p. 185-194, 2002.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . PROCERA versus PRONAF: Vejo o futuro repetir o passado. Geografia (Londrina) , v. 09, n.JAN/JUN, p. 83-87, 2000.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Análise Preliminar da Assistência Técnica nos Assentamentos de Reforma Agrária no Estado do Mato Grosso do Sul. Revista NERA (UNESP) , v. 03, n.JULHO/2000, p. 58-67, 2000.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Fundamentos Teóricos para o entendimento da Questão Agrária: breves considerações. Geografia (Londrina) , v. 09, n.02, p. 113-126, 2000.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . A Heterogeneidade do Campesinato: o caso dos assentamentos no Pontal do Paranapanema/SP. Http Www Cpp Inf Br Dados Desrur Html, Site Internet, 2000.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . A Luta pela Terra no Brasil. Fronteiras Revista de História da Ufms, v. 03, n.06, p. 133-147, 1999.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Algumas Considerações Sobre a Agricultura Cubana. Revista de Geografia, v. 01, p. 39-42, 1998.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Os (des)caminhos do campesinato brasileiro: o ontem e hoje nos assentamentos do Pontal do Paranapanema. Caderno Prudentino de Geografia , v. 01, n.19/20, p. 42-58, 1998.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Os (Des) caminhos do Campesinato brasileiro: o ontem e hoje nos assentamentos do Pontal do Paranapanema-SP. Revista Dimensão, v. 01, p. 28-38, 1997.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . As vicissitudes da estrutura fundiária brasileira: o caso da grilagem de terras no Pontal do Paranapanema. Revista Geopantanal, v. 1, p. 29-35, 1997.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . Resenha - A Questão Agrária no Brasil. Revista de Geografia Agb Dourados, v. 01, n.03, p. 51-54, 1996.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . A luta pela terra e a estrutura fundiária do Pontal do Paranapanema. Caderno Prudentino de Geografia , v. 01, n.16, p. 157-167, 1994.

  • ALMEIDA, Rosemeire A. . A conquista da terra pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - e a estrutura fundiária do Pontal do Paranapanema. Cidadania Textos Gemde Unicamp, v. 01, n.02, p. 75-83, 1993.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, Rosemeire A. . Revista Perspectiva Geográfica (Parecer em Artigo). 2007.

ALMEIDA, Rosemeire A. . A mística na luta pela terra (Parecer). 2005.

ALMEIDA, Rosemeire A. . O Rural Urbanizado: sonhar é preciso (Parecer). 2005.

ALMEIDA, Rosemeire A. . Lazer nos Espaços Urbanos (Parecer). 2005.

ALMEIDA, Rosemeire A. . Cultura, trabalho e lutas sociais entre trabalhadores agro-extrativistas do rio Valparaíso na Amazônia Acreana (Parecer). 2005.

ALMEIDA, Rosemeire A. . O Conhecimento Geográfico veiculado pelos paramêtros curriculares nacionais de geografia e o espaço agrário brasileiro: reflexões para uma geografia crítica em sala de aula (Parecer). 2004.

ALMEIDA, Rosemeire A. . Geografia e Economia: aproximações a partir da história da geografia econômica no interior do pensamento geográfico (Parecer). 2004.

ALMEIDA, Rosemeire A. . As Cooperativas nos Assentamentos de Sem-Terra (Parecer). 2003.

ALMEIDA, Rosemeire A. . Geografia e Gênero: um estudo necessário (Parecer). 2002.

ALMEIDA, Rosemeire A. . PET-GEO 30 ANOS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALMEIDA, Rosemeire A. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; FALCO, F. C. M. ; SAITO, R. ; SILVA, L. . UFMS incentiva produção agroecológica e ajuda na renda de assentados. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALMEIDA, Rosemeire A. . TERRA, MEMÓRIA E PODER. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALMEIDA, Rosemeire A. . A questão agrária-agrícola em Mato Grosso do Sul. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; KUDLAVICZ, M. . Expansão do complexo eucalipto-celulose-papel no cerrado e impactos socioambietnais campo-cidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; LOPES, Cláudio R. ; OLIVEIRA, Vítor Wagner Neto de . Meio Ambiente e Saúde: biodiversidade, agronegócio e população indígena.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Universidade e o complexo celulose-papel geram debate e controvérsias. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Qualidade e Saúde: do plantio ao prato. A organização do consumo sustentável em Três Lagoas - MS. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Jogo Educativo: problematizando a especulação Imobiliária. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, ROSEMEIRE APARECIDA DE ; KUDLAVICZ, M. ; SAITO, J. C. . Feira demonstrativa de sementes crioulas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária.. 2015. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; PAULINO, E. T. ; KUDLAVICZ, M. . Agropecuária e Transformações Territoriais no Mato Grosso do Sul e no Paraná na última década: estudo comparativo dos dados censitários.. 2010. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Consultoria Ad-hoc junto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UEG. 2009. (Pesquisa).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Assessoria à Assembléia Estadual da Comissão Pastoral da Terra/MS. 2009. (Assessoria).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Fascículo de estudos de fundamentos e metodologia do ensino de geografia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmcia).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS. 2008. (Editoração/Periódico).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; PAULINO, E. T. ; KUDLAVICZ, M. ; SOARES, Ivan S. ; Oliveira, Eduardo P. ; MOREIRA, R. M. P. ; FERREIRA, J. M. . Resgate, conservação e melhoramento genético participativo de sementes crioulas junto aos camponeses: fomento a agroecologia. 2008. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Fundamentos teórico-metodológicos da questão agrária. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS. 2007. (Editoração/Periódico).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; ÁVILA, V. H. ; BORGES, Maria Celma ; FRESQUI, A. C. ; KUDLAVICZ, M. ; SILVA, T. P. DA ; SOARES, Ivan S. ; Oliveira, Eduardo P. ; Dourado, Nathalia C. . A composição de renda nos assentamentos de reforma agrária na microrregião de Três Lagoas/MS: análise das atividades agrícolas e não-agrícolas. (Relatório Final). 2007. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; FABRINI, J. E. ; OLIVEIRA, A. U. ; PAULINO, E. T. . Política de Assentamentos Estaduais: o exemplo do pólo agroflorestal Dom Moacir no município de Bujari/AC. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . A questão agrária no Brasil: agricultura camponesa e agronegócio. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS. 2006. (Editoração/Periódico).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; ÁVILA, V. H. ; KUDLAVICZ, M. ; SAVIO, Kátia C. ; SILVA, T. P. DA ; SILVA, Talita Vieira da . A composição de renda nos assentamentos de reforma agrária na microrregião de Três Lagoas/MS: análise das atividades agrícolas e não-agrícolas. (Relatório Parcial). 2006. (Relatório de pesquisa).

SILVA, Talita Vieira da ; ALMEIDA, Rosemeire A. . Experiências de agregação de valor e comercialização direta no assentamento São Tomé em Santa Rita do Pardo-MS. 2006. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Rosemeire A. . A Herança da Terra na História Oral. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS. 2005. (Editoração/Periódico).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Elaboração de Projetos para o Estudo de História, Memória e Oralidade da Região de Três Lagoas e Oeste de São Paulo. 2005. (Projeto de Ensino).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; SILVA, Tânia Paula da . Fontes Orais e Questão Agrária: caminhos e descaminhos na elaboração do projeto de pesquisa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS. 2004. (Editoração/Periódico).

ALMEIDA, Rosemeire A. . A Herança da Terra na História Oral. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Estudos Sócio-Ambientais para o cadastramento das famílias da área do cinturão verde no município de Três Lagoas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Evolução da Reforma Agrária no Mato Grosso do Sul (1980-2000). 2002. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ALMEIDA, Rosemeire A. . Introdução ao Debate da Área de Livre Comércio das Américas - ALCA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . A ALCA e as suas consequencias para a sociedade brasileira e o continente. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; PAULINO, E. T. . PRODUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS: UM SÉCULO EM DEBATE. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; PAULINO, E. T. . MINI-CURSO: QUESTÃO AGRÁRIA CONTEMPORÂNEA: RECONSTRUINDO O REFERENCIAL TEÓRICO. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . MINI-CURSO: METODOLOGIA DO ENSINO EM ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . O ENSINO DA GEOGRAFIA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. . ASSENTAMENTOS DO MATO GROSSO DO SUL - 1999. 1999. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; PAULINO, E. T. . MINI-CURSO: A QUESTÃO AGRÁRIA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA SEU ENTENDIMENTO. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, Rosemeire A. ; KUDLAVICZ, M. . Retratos de Assentamento. 2007. Vídeo.

ALMEIDA, Rosemeire A. ; BORGES, Maria Celma . Vida e Luta: os acampados da bacia do Alto Paraná. 2005. Vídeo.

ALMEIDA, Rosemeire A. . GEOGRAFIA EM CANÇÃO. 1993. Outra.

ALMEIDA, Rosemeire A. . AMAZÔNIA ORIENTAL: EXPROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA. 1991. Vídeo.

ALMEIDA, Rosemeire A. . Diretora de Editoração da Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros/Seção Três Lagoas. 2008 (Coordenadora de Equipe) .

ALMEIDA, Rosemeire A. ; BORGES, Maria Celma . Seminários das Águas. 2004 (Participação em Projeto de Extensão como Gestora Financeira e Organizadora de Evento) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Enriquecimento Curricular do Curso de Geografia/CEUC: o desenvolvimento do capitalismo no campo e a luta pela terra no Brasil. 1999 (Participação em Projeto de Extensão como Docente) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Universidade Cidadã: uma parceria na educação de jovens e adultos em assentamentos de Mato Grosso do Sul. 1999 (Coordenadora da Área de Geografia) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Avaliação do Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária - PROCERA - 1986/1995. 1998 (Coordenadora Estadual de Pesquisa) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . 1 Censo Nacional dos Projetos de Reforma Agrária do INCRA e do Levantamento Sócio-Econômico dos Assentados.. 1997 (Coordenadora de Equipe) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Memória e História da Região de Dourados: um levantamento de fontes orais. 1996 (Participação em Projeto de Extensão como Docente) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . A Questão Agrária na Imprensa Periódica em Presidente Prudente/SP. 1993 (Bolsista do CNPq) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . A imprensa periódica no interior paulista: uma abordagem histórica dos jornais editados em Presidente Prudente/SP. 1993 (Bolsista do CNPq) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Análise e Avaliação dos Projetos de Reforma Agrária e Assentamentos no Estado de São Paulo. 1991 (Participação em Projeto de Extensão) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Trabalho Didático Científico realizado a Região Norte do País. 1991 (Participação em Projeto de Extensão) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Trabalho Didático Científico realizado a Região Centro- Oeste do País.. 1990 (Participação em Projeto de Extensão) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Avaliação da Municipalização. 1990 (Estagiária) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Pequenas Cidade e Indústrias. 1990 (Estágio Não Obrigatório) .

ALMEIDA, Rosemeire A. . Água Subterrânea e Poços Tubulares. 1989 (Estágio Não Obrigatório) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Convergências e Contradições no Território do Bolsão: as ações do Estado e do Capital no Setor Celulósico e os Processos de Resistência, Descrição: As indagações que culminaram neste projeto representam a construção de novos aportes teóricos na perspectiva da transição agroecológica e da soberania alimentar como alternativa camponesa frente à insustentabilidade da agricultura capitalista. Soma-se a este construto a convergência de iniciativas no âmbito da pós-graduação em Geografia para agregar pesquisadores preocupados em investigar a expansão do uso capitalista do Território do Bolsão-MS representado pelo setor celulósico, no sentido de apreender as estratégias de convivência impetradas pelo setor na busca de harmonizar o território e as inerentes contradições - em particular as socioambientais, expressas em processos de resistência no campo e na cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Jodenir Calixto - Integrante / Alzira Salete Menegat - Integrante / Rodrigo Simão Camacho - Integrante / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / José Gilberto de Souza - Integrante / Clariana Vilela Borzone - Integrante / Patricia Tozzo de Matos Mercadante - Integrante / Mauro Henrique Soares da Silva - Integrante / Amanda Emiliana Santos Baratelli - Integrante / Amanda Júlia de Freitas Mariano - Integrante / Vitor Matheus Bacani - Integrante / Bianca de Oliveira Lima - Integrante / Dener José da Silva Nunes - Integrante / Guilherme Queiroz Silva - Integrante / Jose Antonio Dias Cavalcante - Integrante / Larissa dos Santos Campos - Integrante / Luana Fernanda Luiz - Integrante / Lucas Felipe Pereira - Integrante / Luiz Eduardo da Silva - Integrante / Mário Marcio Geminiano - Integrante / Nathan Ulguim - Integrante / Ruth Helena Marquezani Rocha - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Implantação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica: dinamização da agricultura familiar no Território Rural do Bolsão-MS., Descrição: Os agricultores familiares do Território Rural do Bolsão, em Mato Grosso do Sul, têm resistido em suas propriedades numa região de expansão acelerada do plantio de eucalipto visando produção de pasta de celulose. Aliada a essa luta pela permanência na terra, soma-se o esforço de algumas unidades de produção, em especial de assentados da reforma agrária, que buscam mudanças no sistema de produção convencional para o agroecológico, caracterizando o que Gleissman (2000) chama de transição agroecológica. Todavia, isso ocorre em meio a muitas dificuldades que vão desde a precariedade de infraestrutura dos projetos de reforma agrária no TR do Bolsão aos problemas no sistema de produção, como: falta de acesso a sementes de qualidade e quase ausência de assistência técnica voltada à transição agroecológica; baixa autonomia na substituição de insumos. Portanto, essa proposta visa criar um Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica que atue nessas unidades que estão em transição agroecológica no sentido de potencializar os três níveis de transição, a saber: 1- Redução e racionalização do uso de insumos químicos; 2- substituição de insumos; 3- Manejo da biodiversidade e redesenho dos sistemas produtivos. Para tanto, busca-se estimular a criação de bancos comunitários de sementes crioulas, produção de caldas defensivas e biofertilizantes, ações fundamentais para a recuperação da qualidade do solo e para garantir a soberania alimentar desses agricultores e suas famílias. Assim, este trabalho visa promover a transição agroecológica e incentivar o surgimento de indivíduos ?multiplicadores? dessa ideia, junto aos grupos de agricultores e agricultoras familiares em assentamentos e comunidades rurais do TR do Bolsão. Como o efeito multiplicador é processual, o ponto de partida deste trabalho são as unidades familiares do assentamento ?Vinte de Março?, em Três Lagoas, uma vez que neste projeto existe um processo de transição em andamento assistido pela UFMS/Campus de Três Lagoas. Portanto, serão realizadas várias atividades como Feira para resgate das espécies crioulas, produção e armazenamento destas espécies, cursos e oficinas sobre caldas e biofertilizantes, associativismo e implementação de canais curtos de comercialização. Espera-se com este projeto promover a articulação dos três níveis da transição agroecológica, em particular o redesenho do agroecossistema rumo à autonomia dos agricultores no tocante a sementes para o plantio, substituição de insumos, soberania alimentar e implementação da renda. Por fim, os resultados devem extrapolar o sistema produtivo e os agricultores familiares, uma vez que a troca de experiência e socialização de saberes agroecológicos produz conhecimento técnico-científico sobre as condições de cultivo na região do Bolsão para além da sua ?vocação florestal? ? na necessária interação entre o senso comum e o conhecimento científico para a recuperação da diversidade socioambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Alzira Salete Menegat - Integrante / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / Jodenir Calixto Teixeira - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Clariana Vilela Borzone - Integrante / Patricia Tozzo de Matos Mercadante - Integrante / Gabriela Nogueira de Medeiros - Integrante / Francielle Rodrigues de Macedo - Integrante / Mauro Henrique Soares da Silva - Integrante / Thiago Araujo dos Santos - Integrante / Alberto Feiden - Integrante / Olácio Mamoru Komori - Integrante / Santino Seabra Júnior - Integrante / Aline de Oliveira Matoso - Integrante / Celso Donizete Locatel - Integrante / José Aparecido Jorge Junior - Integrante / Marine Dubos Raoul - Integrante / Luis Alejandro Lasso Gutiérrez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 11

  • 2015 - 2017

    Estudo dos processos educativos formais e informais como ferramenta de transição agroecológica em assentamentos de Reforma Agrária no Território Rural do Bolsão Sul-Mato-Grossense., Descrição: As indagações que culminaram neste projeto representam o entrelaçamento de pesquisas desenvolvidas nos campos sul-mato-grossenses com reflexões potencializadas pelo estágio de Pós Doutorado na Espanha, realizado em 2013-2014. A primeira situação tem nos projetos de extensão (PROEXT/MEC), e de pesquisa vinculados a Rede ASA e DATALUTA, a fonte principal de conhecimento dos bloqueios para a reprodução das pequenas unidades de produção particularmente no território rural do Bolsão-MS, bem como da busca de alternativas à crise agroambiental que as cercam, oriunda, sobretudo, pela territorialização da monocultura do eucalipto. A segunda, é fruto da participação no Máster Interunivesitario (UNIA/UCO/UPO) ?Agroecología, un enfoque para la sustentabilidad rural?, em Baesa-ES, que permitiu a construção de novos aportes teóricos desde a perspectiva educacional da transição agroecológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Rodrigo Simão Camacho - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Juliana Vieira Queiroz - Integrante / Clariana Vilela Borzone - Integrante / Patricia Tozzo de Matos Mercadante - Integrante / Edevaldo Aparecido de Souza - Integrante / Fernando Carmona de Moraes Falco - Integrante / Gabriela Nogueira de Medeiros - Integrante / Andre Luis da Silva Dantas - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4

  • 2015 - Atual

    Juventude Rural e Permanencia no Campo: dilemas e desafios no processo de recriação camponesa em Cáceres-MT, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tânia Paula da Silva em 21/09/2016., Descrição: A Juventude Rural enfrenta no seu cotidiano situações adversas relacionadas às condições de vida e de trabalho no campo. Diante da falta de novas oportunidades de trabalho e renda que marcam esse grupo social ao longo da história, muitos desses jovens migram para as cidades. Entretanto, na atualidade, observa-se que esse movimento migratório tem sido temporário e que a permanência da juventude no campo é extremamente importante para a reprodução da agricultura familiar camponesa. Assim, pretende-se com este projeto compreender o papel e a importância da juventude rural no campo, com vistas a implementação de políticas públicas que contribua no processo de recriação camponesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / TÂNIA PAULA DA SILVA - Coordenador / Sinthia Cristina Batista - Integrante / Dilma Lourença Costa - Integrante / Paulo Alberto dos Santos Vieira - Integrante / Laura Ap. de Arruda Justiniano - Integrante / Laudemir Luis Zart - Integrante / Silvia Regina Nunes - Integrante / Jacob Binzstok - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Parque Industrial - transporte e logística em Mato Grosso do Sul, Descrição: Este projeto se propõe analisar a dinâmica industrial estabelecida nos quatro principais municípios do estado de Mato Grosso do Sul, quais sejam: Campo Grande (Mesorregião Centro Norte), Dourados (Mesorregião do Sudeste), Corumbá (Mesorregião dos Pantanais e Três Lagoas (Mesorregião Leste), como mostra a Figura 1, pois se vislumbra que os estabelecimentos industriais ali estabelecidos configuram o Parque Industrial do estado. Também pressupõe-se que a técnica qualifica e articula o território, por conseguinte, a configuração territorial que se delineia por e a partir da forma e função é decorrente da inserção do capital pelo processo industrial no estado, seja pela inovação tecnológica seja pela estruturação das vias modais que viabilizam o escoamento da produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2014 - 2016

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFMS/CPTL, Descrição: Refere-se a um projeto aprovado no âmbito da FUNDECT/2014-2016, Edital de Apoio a Pós-Graduação do Estado de Mato Grosso do Sul (PAPOS), objetivando apoiar ações para o fortalecimento da Pós Graduação, com ênfase à Internacionalização do Curso de Mestrado em Geografia/UFMS - Campus de Três Lagoas. Também visa o fortalecimento do curso por meio das parcerias com IES de outros países, intercâmbio entre professores e alunos para realização de estágios, aulas, pesquisas, com vista à implantação do curso de Doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2013 - 2015

    Rede urbana, rede geográfica e localidades centrais: perspectivas em Dourados - MS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sedeval Nardoque em 11/07/2016., Descrição: Pretende-se discutir o papel de centralidade e de polarização que Dourados exerce regionalmente, levando-se em conta a diversificação de atividades tipicamente urbanas que atraem população para os setores de comércio e de prestação de serviços, reforçando seu caráter de aglomeração urbana. Na região de Dourados, a formação da rede urbana e o processo de urbanização se deram, além de sua gênese, pela melhor articulação entre as cidades por meio da implantação de rodovias, ferrovias, redes telefônicas e outras infraestruturas, tornando-se interdependentes, além da presença e atuação de empresas privadas e de ações de instituições do Estado. A formação da rede urbana em torno de Dourados deu-se no contexto daquilo que Santos (1993) denominou de nova urbanização. Para o autor, a nova urbanização resultou do aprimoramento do modo de produção capitalista no Brasil, não tão importante pela industrialização dos lugares, como em outros países, mas pela lógica da industrialização brasileira, em sentido amplo, predominando como complexo processo social, envolveu a formação do mercado nacional, da criação de infraestruturas no território, visou a sua integração e a ampliação das formas e volumes do consumo (SANTOS, 1993, p. 50). Todas essas transformações, que procederam no espaço brasileiro, foram sentidas na região de Dourados, confirmando o que Santos (1993, p.49) denominou de nova urbanização brasileira (cuja referência temporal é 1940), em contraposição a uma urbanização pretérita. A expansão do consumo ocorre com diversos produtos e serviços, provocando resposta impulsionadora do fenômeno de urbanização e ampliando os denominados papéis urbanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Mariele de Oliveira Silva - Integrante / Talita Sgobi Martins - Integrante / Sedeval Nardoque - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Da Hegemonia do Agronegócio às Estratégias de Fortalecimento da Agricultura Familiar Camponesa: Aproximações com a Transição Agroecológica na Espanha, Descrição: A sociedade mundial atravessa, não apenas uma crise financeira do capitalismo, mas uma crise agroambiental que, na essência, é um desdobramento dos processos mais amplos que envolvem o capital, uma vez que os impactos socioambientais que estão na raiz desta crise foram gerados a partir do modelo de desenvolvimento rural vinculado ao paradigma da Revolução Verde. No Brasil, apesar da hegemonia política do agronegócio, temos, contraditoriamente, a (re)criação da agricultura familiar camponesa, que é responsável inequívoca pela produção de alimentos de consumo popular. Porém, esta agricultura também sofre influência dos processos de desenvolvimento ligados aos modelos descendentes diretos do paradigma da Revolução Verde. No entanto, apesar desta ?contaminação?, menor, é claro, que a do agronegócio, a agricultura familiar camponesa é o lócus ideal para a construção da sustentabilidade, pois, como assevera Sevilla-Guzman, Gonzales de Molina (2005), o Campesinato se aproxima da Agroecologia por sua condição de saber manter as bases da reprodução biótica dos recursos naturais. Portanto, torna-se imperativo investigar formas alternativas de uso dos recursos naturais capazes de atender uma produção agropecuária de qualidade articulada com preservação da biodiversidade e inclusão social. É neste sentido que se justifica a escolha do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos/ISEC, na Universidade de Córdoba?UCO, por ser um centro reconhecido pelas pesquisas voltadas à investigação da organização camponesa e de suas lutas, com ênfase na transição agroecológica. A força desta tendência pode ser medida no fato da Espanha ter, atualmente, superado a Itália em número de hectares dedicados à produção ecológica, com destaque para Andalucía.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

  • 2012 - 2013

    Transformações Espaciais no Campo, Território e Territorialidades: a Questão Camponesa no Cerrado, Descrição: A proposta se pauta em investigar a reprodução e a representação da agricultura camponesa em áreas de Cerrado, considerando que isso se dá ao mesmo tempo em que há investidas cada vez mais sólidas do capital nestas áreas, com o apoio do Estado, seja por meio das políticas públicas, seja pelo incentivo e financiamento à agricultura empresarial/ capitalista. Buscar-se-á pesquisar expressões da territorialidade camponesa, a partir da constituição de assentamentos de reforma agrária; da implantação de políticas públicas que, a priori, são destinadas à agricultura familiar; das populações e comunidades tradicionais; enfim, de práticas que criam e/ou reforçam frações do território camponês. Parte-se do entendimento de que as áreas de Cerrado vêm sendo, desde os anos 1960, foco da instalação da agricultura empresarial e da expansão do capital por meio da globalização econômica e que a região centro-oeste e parte de outros estados cujas áreas também são abrangidas pelo Cerrado, como a Bahia, o Tocantins, o Maranhão e Minas Gerais, estão essencialmente articuladas com o agronegócio. No entanto, os resultados da modernização agrícola e da ocupação do território pelo agronegócio não neutraliza nem homogeneíza o campo. Ao contrário gera processos contraditórios que propiciam a recriação do campesinato. A problemática destacada emerge da constatação de que há uma realidade contraditória e dialética no processo de recriação do campesinato e na manifestação de suas territorialidades na região, onde, embora haja o predomínio do agronegócio, as famílias camponesas encontram estratégias e possibilidades de se reterritorializarem, sobretudo por meio dos assentamentos e da inserção em programas de inclusão econômica e social, propostos e gestados pelo Estado, os quais, embora concebidos sob égide da agricultura familiar, muitas vezes são incorporados pela lógica própria das famílias camponesas. Faz-se importante analisar tais questões no intuito de conhecer e compreender como as famíli. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Dinalva Donizete Ribeiro - Coordenador / Marisa de F. Lomba de Farias - Integrante / Paulo Hellmeister Filho - Integrante / Cátia Regina A. Almeida Leal - Integrante / Marcelo Rodrigues Mendonça - Integrante / Raquel Maria de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2015

    Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária., Descrição: O presente projeto tem por objetivo realizar um estudo agrário comparativo entre os dois últimos Censos Agropecuários do IBGE no Estado de Mato Grosso (1995/1996 e 2006), com ênfase para a região Sudoeste e as particularidades das microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra. O referido estudo contempla, considerando como atores fundamentais o agronegócio e a agricultura familiar, a análise da distribuição fundiária, utilização das terras, grau de importância da exploração empresarial, relações de trabalho predominantes, produtividade/ociosidade das terras, indicadores de tecnologia, grau de investimento, indicadores de conservação do solo, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Tânia Paula da Silva - Integrante / Eliane Tomiasi Paulino - Integrante / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / Vera Hiroko O. Vieira - Integrante / Célia Alves de Souza - Integrante / Edgar Aparecido da Costa - Integrante / Onélia Carmem Rosseto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2010 - 2012

    A formação do vale da celulose: desdobramentos socioterritoriais do plantio de eucalipto na região Leste de Mato Grosso do Sul., Descrição: A proposta de pesquisa busca evidenciar as condicionantes e os desdobramentos socioterritoriais da expansão do plantio de eucalipto em Mato Grosso do Sul, de forma específica na região Leste que é formada por 17 municípios. A escolha desta região para estudo se justifica por ser uma área de rápida expansão territorial do monocultivo de eucalipto aliada a instalação, em Três Lagoas, da maior fábrica de linha contínua celulose-papel da atualidade (2,1 milhões de metros quadrados - 200 ha). Potencialmente o futuro epicentro deste modelo. Corroborando nesta análise evidenciamos que o aumento do plantio de eucalipto em Mato Grosso do Sul foi de 83% no período de 2005 a 2007, a maioria sob controle da FIBRIA por meio da unidade sediada em Três Lagoas. (ABRAF, 2007). Segundo o anuário da ABRAF (2010), a referida expansão do plantio de eucalipto deu a Mato Grosso do Sul, ano base 2009, a 4ª posição, ficando atrás apenas de MG, SP e BA. Antes o Estado ocupava a 8ª posição em área plantada. É preciso destacar que esta expansão do setor na região Leste do Estado se faz sob comando da FIBRIA, cuja presença na região data de 2006, período em que adquiriu na região, por meio da troca de ativos com a International Paper, 90 mil ha plantados com eucalipto e 30 mil arrendados. Atualmente, a área plantada na região Leste do MS já atinge 330 mil ha, sob controle da FIBRIA (empresa resultado da fusão da VCP e Aracruz celulose em 2009, situação que deu a FIBRIA o posto de maior empresa do setor). Dentre os impactos imediatos desta expansão do complexo eucalipto-papel destaca-se o arrendamento das fazendas da região que diminui o estoque de terras disponíveis e aquece o mercado. Soma-se a isso, o cerco do eucalipto aos assentamentos como é possível perceber no caso do assentamento São Joaquim, em Selvíria/MS. Por conseguinte, esta situação de dominação territorial nos instiga a indagar: há lugar para as pequenas e médias unidades de produção neste modelo? Quais os impact. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Eliane Tomiasi Paulino - Integrante / Bernardo Mançano Fernandes - Integrante / Edima Aranha Silva - Integrante / Júlio César Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Industrialização e dinâmica territorial em Três Lagoas-MS: limites e perspectivas, Descrição: Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar e interterdepartamental e o foco do objeto de estudo é a industrialização, a dinâmica territorial e implicações ambientais em Três Lagoas/MS, cuja realidade estrutural do Parque Industrial reforça a concepção acerca do processo de (des)concentração/(re)concentração industrial, pelo expressivo número de indústrias instalado no período de 1998 a 2008.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / André Luis Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2011

    Pobres livres e escravos em Sant?Ana de Paranaíba:cultura, violência, resistência e liberdade nos campos do sul de Mato Grosso, Descrição: Objetiva-se, por meio do trabalho com as fontes e a bibliografia específica, analisar os pobres livres e escravos no leste sul-mato-grossense, com enfoque para a região de Sant?Ana de Paranaíba, ao longo da sua história. O intuito é estudar a constituição das pequenas propriedades e as conseqüentes roças de subsistência desde o contexto da América Portuguesa, buscando analisar de que modo os pobres livres da terra e os escravos foram deixando as suas marcas num lugar marcado pelo latifúndio, desde o princípio de sua ocupação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Maria Celma Borges - Coordenador / Vítor Wagner Neto de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Agropecuária e transformações territoriais no Mato Grosso do Sul e no Paraná na última década: estudo comparativo dos dados censitários. (PROPP/UFMS), Descrição: O presente projeto tem por objetivo estabelecer um comparativo, a partir dos dados do Censo Agropecuário 2006, entre os Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná com situações historicamente opostas em termos de malha fundiária, utilização das terras, mudanças tecnológicas, geração de emprego e renda, buscando inferir implicações socioeconômicas dessa distribuição nos últimos dez anos. Para tanto, serão analisadas as condições estruturais da produção em ambos os Estados, bem como as mudanças verificadas na última década da atividade agropecuária, tanto a de larga escala, baseada no uso intensivo de máquinas e assalariamento, quanto a familiar camponesa, na qual os trabalhadores envolvidos detêm o controle tanto dos meios de produção quanto da força de trabalho. Partindo do novo levantamento censitário, cujos dados estão por ser analisados, avaliaremos as alterações verificadas no intervalo de uma década, seja no aspecto da incorporação de tecnologia, seja no comportamento da produtividade, e seus reflexos na geração das ofertas de emprego e dos índices de ocupação das famílias camponesas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Eliane Tomiasi Paulino - Integrante / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / João Edmilson Fabrini - Integrante / Eduardo Parro de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PROPP/UFMS - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Dinâmica agrária e transformações territoriais na última década: o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná., Descrição: O presente projeto tem por objetivo realizar um estudo agrário comparativo entre os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, estados estes reconhecidamente diversos em termos de distribuição fundiária, utilização das terras, grau de importância da exploração empresarial, relações de trabalho predominantes, produtividade/ociosidade das terras, entre outros. Trata-se de três estados da fronteira oeste do país que, a despeito da contigüidade territorial, representam fases distintas do povoamento/inserção mercantil ampla, com características produtivas que os tornam representativos no cenário nacional, razão pela qual julgamos oportuno um estudo que estabeleça relações entre estrutura fundiária e dinâmica agrária respectivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Eliane Tomiasi Paulino - Coordenador / Eduardo Parro - Integrante / Ariovaldo Umbelino de Oliveira - Integrante / Onélia Carmem Rosseto - Integrante / Cristiane do Rocio Kruger - Integrante / Daniela Janaina Pereira Miranda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Os Assentamentos Rurais no Município de Cáceres/MT: terra, trabalho e família., Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar a qualidade de vida das famílias assentadas nos projetos de reforma agrária Margarida, Boa Esperança, Sadia e Bom Jesus localizados no município de Cáceres/MT. O conceito de qualidade de vida tem como ponto de partida a concepção das famílias acerca de seu modo de vida antes e após o assentamento, acrescenta-se a isso, num segundo momento, a pesquisa da renda bruta anual tanto das atividades voltadas a produção de excedente como das atividades de subsistência. Para tanto lançaremos mão da investigação de parâmetros sociais e econômicos que envolvem a vida no assentamento, situação que será estudada por meio da aplicação de questionários estruturados e coleta de depoimentos que seguem três temáticas gerais: vida; terra e trabalho. Estas técnicas de investigação seguem um padrão amostral em todos os projetos, sendo que o tamanho da amostra a ser seguida é de 50% das famílias residentes nos quatro projetos de assentamento. O critério para escolha das famílias a serem entrevistadas será aleatório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Tânia Paula da Silva - Coordenador / Olinda Brito Leão Torres - Integrante / Vera Hiroko O. Vieira - Integrante / Célia Alves de Souza - Integrante / Onélia Carmem Rosseto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2008

    Resgate, conservação e melhoramento genético participativo de sementes crioulas junto aos camponeses: fomento a agroecologia. (Fundect/MS. Edital Rede de Pesquisa 04/2005. Processo 23/200.038/2007), Descrição: o referido projeto de pesquisa visa contribuir para o resgate, conservação e melhoramento genético participativo de sementes crioulas adaptadas às condições edafoclimáticas do Mato Grosso do Sul, no sentido de promover o fortalecimento das famílias camponesas com baixo uso de capital e introdução do manejo agroecológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Eliane Tomiasi Paulino - Integrante / Rosangela Maria Pinto Moreira - Integrante / Josué Maldonado Ferreira - Integrante / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / Ivan de Souza Soares - Integrante / Eduardo Parro de Oliveira - Integrante / Caio Escremim de Paula - Integrante / Lucian Junior Ferrari - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Camponeses: organização e ações participativas para a produção e conservação de sementes próprias.(UEL/Fundação Araucária), Descrição: O projeto está voltado ao estudo de comunidades rurais do município de Londrina que têm como tradição a produção própria das sementes utilizadas no cultivo de suas terras. Sendo assim, o recorte geográfico proposto é o de áreas em que a produção camponesa é expressiva e se estrutura a partir do princípio da terra de trabalho, na qual as famílias vivem e trabalham, produzindo tanto para o mercado quanto para o autoconsumo. Esses agricultores são, por excelência, o alvo desse trabalho, pois podem exercer a autonomia que deriva da posse dos instrumentos de produção e do trabalho vivo, o que os torna sujeitos da produção. A indissociabilidade entre o morar, o trabalhar e o legar um patrimônio cujo valor transcende o monetário os torna detentores de uma percepção singular sobre os ciclos naturais e a premência de seu equilíbrio. Levando-se em conta esses aspectos, bem como as condições socioeconômicas na zona rural, optamos por selecionar três comunidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Eliane Tomiasi Paulino - Coordenador / Rosangela Maria Pinto Moreira - Integrante / Josué Maldonado Ferreira - Integrante / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / Eduardo Parro de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2005 - 2007

    A Composição de Renda nos Assentamentos de Reforma Agrária na Microrregião de Três Lagoas/MS: análise das atividades agrícolas e não-agrícolas. (Edital 01/2004 Universal - Fundect/MS), Descrição: Acreditamos que a compreensão da composição de renda das famílias assentadas na sua interioridade nos campos sul-mato-grossenses, bem como do tipo de renda, nos permitirá produzir um conjunto de informações sistematizadas acerca dos indicativos sócio-econômicos dos beneficiários da reforma agrária, podendo trazer informações acerca da viabilidade econômica e das possíveis transformações e/ou estratégias que o campo vem experimentando como, por exemplo, as atividades não-agrícolas. Por outro lado, a compreensão deste processo possibilitará um melhor direcionamento das políticas públicas como também servirá aos assentados como mecanismo de compreensão dos limites e potencialidades da vida no assentamento, proporcionando assim a busca pela elevação de renda, a organização da propriedade e a melhoria das condições de vida no campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Tânia Paula da Silva - Integrante / Maria Celma Borges - Integrante / Talita Vieira da Silva - Integrante / Vivian Helena Ávila - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 30 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2007

    A Geografia dos Conflitos pela Posse e Uso da Terra no Mato Grosso do Sul (PROPP/FUNDECT-MS), Descrição: O projeto propõe um estudo referente aos conflitos agrários no Mato Grosso do Sul, noticiados pelo Jornal Correio do Estado (Campo Grande), no período de 1986 a 2004. Visa também, classificar e mapear estes conflitos de acordo com o grau de violência pelo qual foi noticiado, com o objetivo de diagnosticar as regiões com maior intensidade de ocorrência desses conflitos, identificar os sujeitos envolvidos, bem como as praticas usuais, visando subsidiar, por meio da elaboração de um banco de dados, os Movimentos Sociais que atuam, na luta pela terra. Objetiva-se ainda, contribuir para reverter à concentração da posse e o uso da terra no Mato Grosso do Sul, bem como propor aos órgãos competentes orientação na elaboração de políticas publicas que possam minimizar esses conflitos com a implantação da Reforma Agrária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Júnior - Coordenador / Alzira Salete Menegat - Integrante / Edima Aranha Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2007

    A Composição de Renda nos Assentamentos de Reforma Agrária na Microrregião de Três Lagoas/MS: análise das atividades agrícolas e não-agrícolas. (PROPP/UFMS - Projeto número 2005/0039), Descrição: Acreditamos que a compreensão da composição de renda das famílias assentadas na sua interioridade nos campos sul-mato-grossenses, bem como do tipo de renda, nos permitirá produzir um conjunto de informações sistematizadas acerca dos indicativos sócio-econômicos dos beneficiários da reforma agrária, podendo trazer informações acerca da viabilidade econômica e das possíveis transformações e/ou estratégias que o campo vem experimentando como, por exemplo, as atividades não-agrícolas. Por outro lado, a compreensão deste processo possibilitará um melhor direcionamento das políticas públicas como também servirá aos assentados como mecanismo de compreensão dos limites e potencialidades da vida no assentamento, proporcionando assim a busca pela elevação de renda, a organização da propriedade e a melhoria das condições de vida no campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador / Tânia Paula da Silva - Integrante / Vivian Helena Ávila - Integrante / Talita Vieira da Silva - Integrante / Mieceslau Kudlavicz - Integrante / Kátia Cristina Sávio - Integrante / Ivan de Souza Soares - Integrante / Ana Carolina Fresqui - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 31 / Número de orientações: 4

  • 1999 - 2003

    Na luta pela terra a territorialização como distinção e identidade nos campos sul-mato-grossenses. (PROPP/UFMS e CAPES), Descrição: O referido proejto foi desenvolvido com vistas ao doutorado, resultando na Tese intitulada: Identidade, Distinção e Territorialização: o processo de (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul, defendida em 2003. Foi apoiado pela CAPES, por meio do programa PICDT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 24

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante.Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFMS/CPTL, Descrição: Em março de 2008 foi submetida à Capes uma APCN ? Apresentação de Proposta de Curso Novo ? para abertura do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível de mestrado, que foi recomendado em reunião realizada de 15 a 18 de setembro/2008 pelo CTC ? Comitê Técnico-Científico ? sendo aprovado pelo Parecer nº 122/2009 do CNE (Conselho Nacional de Educação), homologado pela Portaria do MEC nº 590/2009. Desde seu funcionamento, o PPG-Geografia tem sua estrutura pautada na Área de Concentração: ?Análise Geoambiental e Produção do Território?, e das linhas de pesquisa: ?Dinâmica Ambiental e Planejamento? e ?Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo?. A abrangência do PPG-Geografia tem se dado, com prioridade, no atendimento de alunos do estado de Mato Grosso do Sul, mas também em escala nacional, pela procura e aprovação de alunos oriundos de diversos estados brasileiros. Foram realizados 6 processos seletivos, num total de noventa e oito vagas ofertadas, e 51 dissertações defendidas até o momento (outubro de 2014). Nesses 6 anos de funcionamento, o PPG-Geografia desenvolve pesquisas, tendo como foco o estado de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se com a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosemeire Aparecida de Almeida - Integrante / Francisco José Avelino Jr - Integrante / Edima Aranha Silva - Coordenador / André Luis Pinto - Integrante / Sedeval Nardoque - Integrante / Arnado Yoso Sakamoto - Integrante., Financiador(es): (FUNDECT/MS) Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecno - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2020

Professor Emérito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2010

Paraninfa da Turma, Geografia Bacharelado.

2010

Paraninfa da Turma, Licenciatura Plena em Geografia.

2009

Professora Homenageada, Geografia Bacharelado.

2007

Professora Homenageada, Curso de Licenciatura em Geografia do DCH/CPTL/UFMS.

2005

Professora Homenageada, Curso de Geografia Licenciatura e Bacharelado - DCH/CPTL/UFMS.

2001

Professora Homenageada, Curso de Geografia Licenciatura e Bacharelado - DCH/CPTL/UFMS.

2000

Professora Homenageada, Curso de Geografia Licenciatura e Bacharelado - DCH/CPTL/UFMS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Humanas. , Av. Ranulpho Marques Leal, 3484, Distrito Industrial, 79610100 - Três Lagoas, MS - Brasil - Caixa-postal: 210, Telefone: (67) 35093700, Ramal: 3780, Fax: (67) 35093760, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: parcial

  • 1997 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhou na mesma Instituição no ano de 1996 como professora contratada.

    Atividades

    • 08/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS.,Atividade realizada, Tutora do Programa de Educação Tutorial - Geografia.

    • 05/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFMS/Campus de Três Lagoas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso do Programa de Mestrado em Geografia (2016-2019).

    • 03/2016

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Feira de produtos em Transição Agroecológica da Agricultura Camponesa em Três Lagoas-MS.

    • 01/2009

      Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Campesinato, luta pela terra e reforma agrária no Brasil, Questão agrária e produção do território no capitalismo contemporâneo

    • 01/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação dos Geógrafos Brasileiros - Campus de Três Lagoas/MS, .,Cargo ou função, Diretora de Publicação da AGB/TL.

    • 01/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação dos Geógrafos Brasileiros - Campus de Três Lagoas/MS, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica da AGB-Seção Três Lagoas/MS.

    • 01/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação dos Geógrafos Brasileiros - Campus de Três Lagoas/MS, .,Cargo ou função, Organizadora e Editora da Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS.

    • 01/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Pastoral da Terra, .,Cargo ou função, Colaboradora da Comissão Pastoral da Terra/MS.

    • 03/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , UFMS/CPTL, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1997

      Ensino, Geografia Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Agrária, Geografia Agrária e Movimentos Sociais, Prática de Ensino, Trabalho de Orientação

    • 12/2012 - 12/2015

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Contextualização filosófica, histórica, social, politica e econômica do campo brasileiro, Educação do campo em MS, Panorama da educação do cmapo no Brasil

    • 10/2015 - 10/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia - ANPEGE, Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia - ANPEGE.,Atividade realizada, Coordenou o grupo de trabalho - Geografia Agrária.

    • 01/2011 - 07/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, .,Cargo ou função, Membro repreentante da UFMS no CMDR de Três Lagoas..

    • 05/2009 - 12/2012

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, A UFMS/CPTL no Jornal Correio do Estado.

    • 11/2010 - 11/2011

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do I Simpósio sobre a formação do complexo celulose papel em Mato Grosso do Sul: llimites e perspectivas..

    • 01/2009

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução à Educação do Campo

    • 01/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Geografia da UFMS, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Mestrado em Geografia da UFMS.

    • 08/2008 - 12/2009

      Ensino, História e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, CAMPESINATO E HISTÓRIA DA LUTA PELA TERRA E REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL

    • 10/2007 - 12/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade da Grande Dourados-UFGD, .,Cargo ou função, Membro do Corpo de Consultores Externos da Editora da UFGD.

    • 04/2008 - 12/2008

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Revista da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas/MS.

    • 04/2008 - 12/2008

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, A UFMS/CPTL no Jornal do Povo.

    • 04/2008 - 12/2008

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, O centro de produção, pesquisa e capacitação do cerrado - CEPPEC em Nioaque/MS: experiência de campo dos alunos do curso de Geografia.

    • 03/2007 - 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL, .,Cargo ou função, Membro de Comissão para elaborar normas das atividades complementares do curso de Geografia Bacharelado.

    • 03/2006 - 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, DCH - Curso de Geografia, .,Cargo ou função, Membro da COES - Comissão de Estágio Supervisionado.

    • 03/2005 - 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Desenvolvimento Rural Municipal de Três Lagoas/MS, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Três Lagoas/MS.

    • 05/2004 - 12/2008

      Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Campesinato e Luta pela Terra no Brasil

    • 01/2007 - 10/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universsidade Estadual de Londrina, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do III Simpósio Internacional de Geografia Agrária. IV Simpósio de Geografia Agrária. Jornada Orlando Valverde..

    • 07/2007 - 04/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS.,Atividade realizada, Elaboração do Guia de Estudos do Acadêmico - Curso de Pedagogia/EAD - Módulo Geografia.

    • 05/2007 - 12/2007

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas.

    • 07/2007 - 11/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS/CPAN, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do XV Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.

    • 05/2007 - 11/2007

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Vida e Luta dos Índios Ofayé em Brasilândia/MS: experiências de campo dos launos do curso de Geografia.

    • 05/2007 - 11/2007

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, III Ciclo de Palestras: práticas de ensino e de pesquisa em História e Geografia.

    • 05/2007 - 11/2007

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, A questão da educação do campo no bolsão sul-mato-grossense: construindo a interação entre o saber acadêmico e o saber popular.

    • 05/2007 - 11/2007

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, A expansão da indústria da cana no Mato Grosso do Sul e o agravamento da questão agrária e trabalhista.

    • 07/2007 - 08/2007

      Outras atividades técnico-científicas , CAPES, CAPES.,Atividade realizada, Consultor - Qualis/livros.

    • 03/2005 - 03/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, DCH - Curso de Geografia, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Geografia.

    • 04/2006 - 11/2006

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, A questão agrária-ambiental na borda ocidental da bacia do Paraná na interface com a bacia do Paraguai: construindo a interação entre o saber acadêmico e o saber popular..

    • 03/2006 - 10/2006

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, XIV Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos: produção e uso do território e novas tecnologias do conhecimento geográfico.

    • 08/2005 - 10/2006

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Revista da associação dos Geógrados Brasileiros - Seção Três lagoas: versão impressa e digital.

    • 06/2006 - 08/2006

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Vida e Luta dos Ofayé em Brasilândia/MS.

    • 01/2006 - 07/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação dos Geógrafos Brasileiros, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do 14 Encontro Nacional de Geógrafos.

    • 04/2005 - 07/2006

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Revista de Debates do CPTL/UFMS.

    • 03/2006 - 03/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, DCH - Curso de Geografia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Bolsistas do Programa Espaecial de Treinamento - Geografia/CPTL.

    • 06/2005 - 02/2006

      Extensão universitária , UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: A Questão Agrária -Ambiental no Pontal do Paranapanema: construindo a interação entre o saber científico e o saber popular.

    • 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário da UFMS, .,Cargo ou função, Membro COUN - Conselho Universitário da UFMS.

    • 09/2005 - 11/2005

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, A questão agrária-ambiental no Pontal do Paranapanema/SP: construindo a interação entre o saber acadêmico e o saber popular.

    • 05/2005 - 11/2005

      Extensão universitária , UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: Geografia em Debate: ciclo de palestras.

    • 04/2005 - 11/2005

      Treinamentos ministrados , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Treinamentos ministrados, Participação no Programa Bolsa de Trabalho Interno como Supervisora de Bolsista - Carga Horária: 620 horas

    • 11/2003 - 11/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação dos Geógrafos Brasileiros - Campus de Três Lagoas/MS, .,Cargo ou função, Diretora da Associação de Geógrafos Brasileiros-Seção Local de Três Lagoas/MS.

    • 10/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: "Diferenças e Similitudes da Luta pela Terra na Bacia do Alto Paraná no Pontal do Paranapanema/SP: vivência em assentamentos".

    • 04/2004 - 07/2004

      Extensão universitária , UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: "A Experiência de Vida na Luta pela Terra: um estudo de caso dos acampados da bacia do alto Paraná".

    • 06/2004 - 06/2004

      Extensão universitária , UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: "Seminário das Águas: água um direito de todos".

    • 04/2004 - 06/2004

      Extensão universitária , Departamento de Geociências/CEUA, .,Atividade de extensão realizada, XII Encontro Estadual de Geógrafos: novos rumos da Geografia sul-mato-grossense.

    • 04/2003 - 07/2003

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Participante do Projeto de Estudos Sócio-Ambientais para o Cadastramento das Famílias da Área do Cinturão Verde no Município de Três Lagoas/MS.

    • 08/1999 - 02/2000

      Extensão universitária , UFMS - Campus de Três Lagoas, Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, IMPACTOS SOCIAIS EM POPULAÇÕES ATINGIDAS POR BARRAGENS: UM ESTUDO DE CASO DOS RIBEIRINHOS DE ILHA COMPRIDA.

    • 01/1998 - 01/1999

      Ensino, Estudos Ambientais Em Microbacias Hidrográficas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Orientação

    • 01/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UFMS/CEUC, .,Cargo ou função, Diretora da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local de Corumbá/MS.

    • 06/1998 - 12/1998

      Extensão universitária , UFMS - Campus do Pantanal, Departamento de Ciências do Ambiente.,Atividade de extensão realizada, Formação de Monitores para Alfabetização de Jovens e Adultos.

    • 10/1997 - 02/1998

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto/CEX/PREAE, .,Atividade de extensão realizada, Avaliação e Acompanhamento do PROCERA/93 no Estado de Mato Grosso do Sul.

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Participo como pesquisadora de projeto coordenado pela professora Eliane Tomiasi Paulino.

  • 2008 - 2010

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Participo de projeto de pesquisa coordenado pela professora Tania Paula da Silva.

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal da Grande Dourados

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor colaborador no Programa de Mestrado em Educação e Territorialidade junto a FAIND-UFGD, Linha 2: Território e Sustentabilidade.