Natália dos Santos Cavalcante

Acadêmica de Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atuando principalmente com os seguintes temas: relações públicas, mídia, comunicação para o desenvolvimento, relações públicas comunitárias, comunicação pública, comunicação mobilizadora.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Comunicação Social - Relações Públicas

2013 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Fundação Bradesco (AL)

Formação complementar

2016 - 2016

A gestão empreendedora na atividade profissional de Relações Públicas. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.

2015 - 2015

Indesign. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AL, SENAC, Brasil.

2015 - 2015

Photoshop. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AL, SENAC, Brasil.

2015 - 2015

Introdução à Fotografia Digital. (Carga horária: 27h). , Escola Virtual Fundação Bradesco, FB, Brasil.

2015 - 2015

Ilustrator Cs6.. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AL, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas.

Organização de eventos

Magnólia Rejane Andrade dos Santos ; CAVALCANTE, N. S. ; SILVA, A. T. O. ; ALBUQUERQUE, L. C. E. . Encontro Nordeste de História da Mídia - "Mídias, Fluxos Migratórios e Diáporas: Perspectiva Histórica". 2016. (Outro).

Participação em eventos

XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Relações Públicas e Jornalismo Público: Um trabalho integrado que converge para o estímulo à cidadania. 2017. (Congresso).

Encontro Nordeste de História da Mídia - "Mídia, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica". 2016. (Encontro).

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. The Godfather Of The World: O Cinema Como Instrumento De Relações Públicas Do Governo Norte-Americano nos anos 90. 2016. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite 2015. 2015. (Congresso).

Encontro Braskem pela Transformação 2015. 2015. (Encontro).

XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2009. (Olimpíada).

Comissão julgadora das bancas

Rosa Lúcia Lima da Silva Correia

CORREIA, Rosa Lucia L. S.. Pesquisa em Relações Públicas no terceiro setor: um estudo sobre a comunicação dos moradores do cj. habitacional Cidade Sorriso II em Maceió. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues

RODRIGUES, Emanuelle G. B.; CORREIA, Rosa.;LEITE, Sandra Nunes. Pesquisa em Relações Públicas no Terceiro Setor: um estudo sobre a comunicação dos moradores do conjunto habitacional Cidade Sorriso II em Maceió. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Sandra Nunes Leite

LEITE, S. N.; RODRIGUES, E. G. B.. Pesquisa em relações públicas no terceiro setor: um estudo sobre a comunicação dos moradores do conjunto habitacional Cidade Sorriso II em Maceió. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Foi orientado por

[Nome removido após solicitação do usuário]

The godfather of the world: o cinema como instrumento de Relações Públicas do governo norte-americano pós guerra fria (anos 90); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: José Guibson Delgado Dantas;

Jean Charles Jacques Zozzoli

Algoritmização na comunicação marcária e sua influência nas novas formas de fazer Relações Públicas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jean Charles Jacques Zozzoli;

Jean Charles Jacques Zozzoli

Monitoria da disciplina Mix Comunicacional e Marca - semestre 2016-2; 2017; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Jean Charles Jacques Zozzoli;

Jean Charles Jacques Zozzoli

Monitoria da disciplina Mix Comunicacional e Marca - semestre 2016-1; 2016; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Jean Charles Jacques Zozzoli;

Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues

Pesquisa em Relações Públicas no Terceiro Setor: um estudo sobre a comunicação dos moradores do conjunto habitacional Cidade Sorriso II em Maceió; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTE, N. S. ; CAVALCANTE, D. P. A. . Relações Públicas e Jornalismo Público: Um trabalho integrado que converge para o estímulo à cidadania. In: Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2017. v. 1. p. 01-12.

  • CAVALCANTE, N. S. ; DANTAS, José Guibson . The Godfather Of The World: O Cinema Como Instrumento De Relações Públicas Do Governo Norte-Americano nos anos 90. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2016. São Paulo: Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016. v. 1. p. 1-10.

  • CAVALCANTE, N. S. ; CAVALCANTE, D. P. A. . Relações Públicas e Jornalismo Público: Um trabalho integrado que converge para o estímulo à cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAVALCANTE, N. S. ; DANTAS, José Guibson . The Godfather Of The World: O Cinema Como Instrumento De Relações Públicas Do Governo Norte-Americano nos anos 90. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Da transformação dos elos Marcas-Púbicos na era do digital: levantamento e análise de interações inovadoras na evolução da comunicação marcária á luz da autopoiese, Descrição: O presente projeto de pesquisa dá prosseguimento às investigações sobre a marca numa perspectiva de consolidação de uma teoria renovada da marca e sua comunicação midiática, ao se propor desenvolver um approach descritivo interdisciplinar da marca e sua teorização no campo dos processos de comunicação midiáticos e do ambiente internet.A contribuição do projeto reside em seu aporte a uma concepção atualizada da marca e de suas interfaces comunicativas, adaptada às transformações digitais vivenciadas pela sociedade contemporânea. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Natalia dos Santos Cavalcante - Integrante / JEAN CHARLES JACQUES ZOZZOLI - Coordenador / FELIPE MODESTO DE SOUZA SILVA - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Hollywood como instrumento de Relações Públicas para a construção de uma imagem positiva do governo norte-americano, Descrição: O cinema foi inventado na França no final do século XIX ? mais precisamente em 1895 - pelos irmãos Lumiére e desde sua concepção atrai a atenção da sociedade e dos governantes, que passaram a vê-lo como um dispositivo de mediação e um canal de comunicação política com as massas. Porém, esta indústria cultural é praticamente negligenciada na literatura das Relações Públicas, que ignora o conceito de soft power, ou seja, a idéia de que, para influenciar as questões internacionais e melhorar sua imagem pública, os governos investem em produções culturais. Como forma de contribuir para as discussões sobre o tema no âmbito das Relações Públicas, este projeto tem o objetivo de analisar a Indústria Cultural do Cinema Norte-Americano sob a ótica das Relações Públicas, identificando as estratégias de construção de uma boa imagem do governo estadunidense perante a comunidade internacional incutidas nas produções cinematográficas da década de 80 e 90. Para alcançar os resultados foi construída uma metodologia híbrida, com técnicas de ordem quantitativa e qualitativa, em quatro etapas de investigação: primeira, revisão de literatura sobre o tema; segunda, seleção dos filmes para análise; terceira, categorização quantitativa do conteúdo dos filmes; quarta, breve interpretação dos dados na ótica das Relações Públicas e análise comparada dos resultados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Natalia dos Santos Cavalcante - Integrante / Juliana Montenegro Barbosa Xavier - Integrante / José Guibson Delgado Dantas - Coordenador.

Prêmios

2017

EXPOCOM 2017 - Vencedor regional da XIX Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Edição 2017 - Relações Públicas: Projeto de Assessoria de Comunicação para o terceiro setor, XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste.

2017

EXPOCOM 2017 - Vencedor Nacional da XXIV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Edição 2017 - Relações Públicas: projeto de assessoria de comunicação para o terceiro setor, XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora de Mix comunicacional e Marca

2014 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Permanência, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista da Assessoria Técnica do Departamento de Pessoal da Universidade Federal de Alagoas - ASTEC - DAP/ UFAL