Rafael de Moura Pernas

Mestre em História pelo PPGH da Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em História pela mesma instituição. Tem como principal interesse a relação da História com o Audiovisual, especificamente com jogos eletrônicos e seu design.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em História

2017 - 2019

Universidade Federal de Pelotas
Título: ?Ser? ser humano: projetando o futuro através do humano-máquina nas narrativas dos jogos Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle,Ano de Obtenção: 2019
Daniele Gallindo Gonçalves Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Narrativa; Tempo Presente; História e Ficção.

Graduação em História

2012 - 2016

Universidade Federal de Pelotas
Título: O Presente em jogo: Presentismo no jogo eletrônico The Last of Us
Orientador: Aristeu Elisandro Machado Lopes

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio São José

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Formação complementar

2012 - 2013

Proficiência em Lingua Inglesa. (Carga horária: 74h). , TopWay Pelotas, TOP WAY, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

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Organização de eventos

PERNAS, R. M. ; SILVEIRA, C. A. ; ALBUQUERQUE, M. C. ; SILVA, A. D. ; NUNES, C. A. M. ; SIMOES, E. S. ; GIORDANI, L. ; MOREIRA, S. A. ; GARCIA, T. P. . III Encontro Discente: Perspectivas Teóricas Contemporâneas. 2017. (Outro).

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Participação em eventos

4° Ciclo de Documentários e Debates do PET Diversidade e Tolerância da UFPEfpel. 2014. (Outra).

II Congresso Internacional de História Regional. 2013. (Congresso).

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Comissão julgadora das bancas

Daniele Gallindo Gonçalves Silva

SILVA, Daniele G. G.; ARAUJO, V. C. D.; RIBEIRO, H. J. C.; TAVARES, M. D.. "Ser" ser humano: projetando o futuro através do humano-máquina nas narrativas dos jogos Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Daniele Gallindo Gonçalves Silva

SILVA, Daniele G. G.; ARAUJO, V. C. D.; RIBEIRO, H. J. C.; TAVARES, M. D.. ?Ser? ser humano: projetando o futuro em relação ao humano-máquina nas narrativas de Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Aristeu Elisandro Machado Lopes

LOPES, Aristeu Elisandro Machado; BAUER, C. S.; SANTOS JUNIOR, J. J. G.. O Presente em Jogo: Presentismo no jogo eletrônico The Last of Us. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Vinícius César Dreger de Araújo

SILVA, D. G. G.; RIBEIRO, H.J.C.; TAVARES, M. D.;ARAUJO, Vinicius Cesar Dreger de. "Ser" ser humano: projetando o futuro através do humano-máquina nas narrativas dos jogos Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Vinícius César Dreger de Araújo

SILVA, D. G. G.;ARAUJO, Vinicius Cesar Dreger de; RIBEIRO, H.J.C.; TAVARES, M. D.. "Ser" ser humano: projetando o futuro em relação ao humano-máquina nas narrativas de Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Helano Jader Cavalcante Ribeiro

RIBEIRO, H. J. C.; TAVARES, M. D.; ARAUJO, V. C. D.. ?Ser? ser humano: projetando o futuro através do humano-máquina nas narrativas dos jogos Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Helano Jader Cavalcante Ribeiro

RIBEIRO, H. J. C.; ARAUJO, V. C. D.; TAVARES, M. D.; SILVA, D. G.. "Ser" ser humano: projetando o futuro em relação ao humano-máquina nas narrativas de Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Mauro Dillmann Tavares

DILLMANN, Mauro; ARAUJO, Vinícius C. D.; RIBEIRO, Helano J. C.; SILVA, Daniele Galindo G. (orientadora). 'Ser' ser humano: projetando o futuro em relação ao humano-máquina nas narrativas dos jogos Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

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Foi orientado por

Daniele Gallindo Gonçalves Silva

?Ser? ser humano: projetando o futuro através do humano-máquina nas narrativas dos jogos Call of Duty: Black Ops III, Soma e The Talos Principle; 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniele Gallindo Gonçalves Silva;

Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho

Estágio Docência - Ensino Médio Filosofia; 2018; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho;

Aristeu Elisandro Machado Lopes

O Presente em Jogo: Presentismo no jogo eletrônico The Last of Us; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Aristeu Elisandro Machado Lopes;

Aristeu Elisandro Machado Lopes

Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul - Limpeza e reorganização; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Aristeu Elisandro Machado Lopes;

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Produções bibliográficas

  • PERNAS, R. M. . ?Ser? ser humano: fascínio e pessimismo em narrativas midiáticas através da obra ?O Homem Máquina? de Max Barry. In: Iuri Andréas Reblin; Ruben Marcelino Bento da Silva; Paulo Felipe Teixeira Almeida. (Org.). Vamos falar sobre cultura pop? Retratos teóricos a partir do sul. 2ed.Leopoldina: ASPAS, 2017, v. , p. 99-122.

  • PERNAS, R. M. . As Lágrimas de Joel: Reflexões acerca da temporalidade do presente através do jogo The Last of Us. In: Iuri Andréas Reblin; Renato Ferreira Machado; Gelson Weschenfelder. (Org.). Vamos falar de quadrinhos? Retratos teóricos a partir do sul. 1ed.Leopoldina: ASPAS, 2016, v. , p. 247-269.

  • PERNAS, R. M. . Uma análise da produção imagética e discursiva nas obras O Patriota e Assassin's Creed 3 em relação a Independência dos Estados Unidos. In: II Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2015, Pelotas. II Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • PERNAS, R. M. ; SILVA, Daniele G. G . ?IMAGINE-SE EM UMA FLORESTA CONGELADA?: O PESSIMISMO EM RELAÇÃO AO FUTURO (E PRESENTE) NA NARRATIVA DE CALL OF DUTY: BLACK OPS 3. Oficina do Historiador , 2018.

  • PERNAS, R. M. . Consciência sexual(izada): corpo e generificação na narrativa do filme Ex Machina (2015). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. ; GÓMEZ, G. S. R. . O PISTOLEIRO NARRADOR: CONVERGÊNCIAS ENTRE NARRATIVA E MECÂNICA NO JOGO ELETRÔNICO CALL OF JUAREZ: GUNSLINGER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . 'Ser' ser humano: fascínio e pessimismo em narrativas midiáticas através da obra 'O Homem-Máquina' de Max Barry. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . Jogos Eletrônicos: Possibilidades e Aproximações através da Narrativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . Feminismo(s) nos Jogos Eletrônicos: breves considerações a partir dos discursos de Anita Sarkeesian e Christina Hoff Sommers. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. ; RIBEIRO, G. S. . 'Um cachorro chamado Bill': Narrativa e Representação no jogo Bioshock Infinite. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . História, Sociedade e Artefatos da Cultura Pop. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERNAS, R. M. . 'As lágrimas de Joel': a historicidade de François Hartog no jogo eletrônico The Last of Us. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . ?AS COISAS ACONTECEM E NÓS SEG UIMOS EM FRENTE?: REFLEXÕES SOBRE UTOPIA E PRESENTISMO A PARTIR DO JOGO THE LAST OF US. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . Uma análise da produção imagética e discursiva nas obras O Patriota e Assassin's Creed 3 em relação a Independênciia dos Estados Unidos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . Independência em jogo: Apropriação, Discurso e Representação da Independência dos EUA nas obras O Patriota e Assassin's Creed 3. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERNAS, R. M. . ?SER? SER HUMANO: PROJETANDO O FUTURO EM RELAÇÃO AO HUMANO-MÁQUINA NAS NARRATIVAS DE CALL OF DUTY: BLACK OPS III, SOMA E THE TALOS PRINCIPLE 2017 (Resumo Expandido).

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Outras produções

PERNAS, R. M. ; ALBUQUERQUE, M. C. ; SILVA, A. D. ; SILVEIRA, C. A. ; CHAVES, E. M. ; FERREIRA, F. D. ; AVILA, F. A. P. ; LOPES FILHO, A. R. I. ; HENRIQUE JUNIOR, G. M. ; SILVA, M. R. ; GARCIA, T. P. ; RIBEIRO, G. S. ; ROSSELI, G. B. ; VELEDA, V. . História e Fontes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

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Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: