Sebastião da Silva Costa

Mestre em Educação Física (2017) e Bacharel em Educação Física (2015) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Participou de projetos de extensão na área de Educação Física durante os anos de 2013 a 2016, com atividades de Hidroginástica e Musculação direcionadas para terceira idade. Área de atuação Educação Física. Temas de interesse: Treinamento com pesos para jovens e idosos.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Física

2015 - 2017

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: Efeito de diferentes velocidades de movimento na cinética, cinemática e ativação muscular de mulheres jovens no exercício leg press,Ano de Obtenção: 2017
André Luiz Demantova Gurjão.Palavras-chave: Desempenho; contração muscular; Exercício isoinercial; Eletromiografia.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Educação Física

2010 - 2015

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: EFEITO DAS AULAS DO PROJETO DE EXTENSÃO ?HIDROGINÁSTICA PARA A SAÚDE? NO PERFIL ANTROPOMÉTRICO E FÍSICO DOS SEUS PARTICIPANTES
Orientador: Lara Elena Gomes Marquardt

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Serviço Social do Comércio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Treinamento Funcional e Programa de Redução de Lesões Level I e II. (Carga horária: 30h). , Fisio na Prática, FISIO NA PRÁTICA, Brasil.

2017 - 2017

Métodos de pesquisa em estudos históricos do esporte e lazer. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Revisão sistemática e metanálise: uma abordagem para iniciantes - Parte I. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2017 - 2017

Revisão sistemática e metanálise: uma abordagem para iniciantes - Parte II. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2016 - 2016

Curso Básico em Estatística no SPSS. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2016 - 2016

Escrita Científica: Produção de Artigos de Alto Impacto. (Carga horária: 4h). , MZO Interativa SS LTDA, MZO, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento no uso do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2015 - 2015

Métodos e Técnicas para Hipertrofia M. e Força. (Carga horária: 12h). , Espaço Fitness - Centro de Condicionamento Físico LTDA, ESPAÇO FITNESS, Brasil.

2014 - 2014

Introdução a epistemologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2014 - 2014

Musculação: Prescrição e Marketing. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2014 - 2014

Hidroterapia para gestantes. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2013 - 2013

Musculação. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2011 - 2011

Mini Curso de Capacitação Personal Training. (Carga horária: 12h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. EFEITO DA VELOCIDADE DE MOVIMENTO NO DESEMPENHO DE MULHERES JOVENS. 2017. (Congresso).

X Mostra de extensão. 2016. (Outra).

V Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Efeito das aulas do projeto de extensão "Hidroginástica para a Saúde" no perfil antropométrico e físico de seus participantes. 2015. (Congresso).

Encontro de Professores de Educação Física - EPEF 2014.Efeito das aulas do projeto ?hidroginástica para a saúde? no perfil antropométrico e físico: uma análise preliminar. 2014. (Encontro).

I Encontro de Professores de Educação Física: pluralidade e compromisso social. 2014. (Encontro).

IX Mostra de extensão São Raimundo Nonato.Efeito do projeto ?hidroginástica para a saúde? no perfil antropométrico e físico: uma análise preliminar. 2014. (Outra).

Sábado Saudável. 2014. (Outra).

XV Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Lingua Portuguesa. 2014. (Congresso).

I Fit Vale: I Encontro interdisciplinar da área do Fitness no Médio São Francisco. 2013. (Encontro).

IV Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

II Encontro de Educação Física do Vale do São Francisco. 2011. (Encontro).

I Encontro de Educação Física do Vale do São Francisco. 2010. (Encontro).

Seminário em Natação Competitiva: Ciências para o Desempenho. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ferdinando Oliveira Carvalho

GURJÃO, A. L. D.;CARVALHO, F. O.; SEBASTIÃO, E.. Efeito de diferentes velocidades de movimento na cinética, cinemática e ativação muscular de mulheres jovens no exercício leg press. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

José Fernando Vila Nova de Moraes

MARQUARDT, L. E. G.;MORAES, J.F.V.N. Efeito das aulas do projeto de extensão "Hidroginástica para a Saúde" no perfil antropométrico e físico de seus participantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

André Luiz Demantova Gurjão

GURJÃO, A.L.D; CARVALHO, F. O.; SEBASTIÃO, Emerson. Efeito de diferentes velocidades de movimento na cinética, cinemática e ativação muscular de mulheres jovens no exercício leg press. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Lara Elena Gomes Marquardt

GOMES, L. E.; MORAES, J. F. V. N.. Efeito das aulas do projeto de extensão ?Hidroginástica para a Saúde? no perfil antropométrico e físico dos seus participantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Luiz Demantova Gurjão

Efeito de diferentes velocidades de movimento na cinética, cinemática e ativação muscular de mulheres jovens no exercício leg-press; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco,; Orientador: André Luiz Demantova Gurjão;

Lara Elena Gomes Marquardt

Efeito das aulas do projeto de extensão ?Hidroginástica para a Saúde? no perfil antropométrico e físico dos seus participantes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; Orientador: Lara Elena Gomes Marquardt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    EFEITO DE DIFERENTES VELOCIDADES DE MOVIMENTO NA CINÉTICA, CINEMÁTICA E ATIVAÇÃO MUSCULAR DE MULHERES JOVENS NO EXERCÍCIO LEG PRESS, Descrição: Este estudo investigou o efeito da velocidade de movimento (VM) na cinética, cinemática e ativação muscular de mulheres jovens durante o exercício de leg press. Avaliando o efeito da VM sob o número de repetições, volume total, sustentabilidade e tempo sob tensão; na curva força-tempo isométrica e ativação eletromiográfica (EMG) pré e pós; nas variáveis cinemáticas: velocidade média concêntrica, propulsiva, frenagem, excêntrica, tempo concêntrico, propulsivo, frenagem, excêntrico; nas variáveis cinéticas: força pico, percentual concêntrico da força pico, impulso concêntrico, propulsivo, frenagem, excêntrico e; na amplitude EMG das fases concêntricas e excêntricas. A amostra foi composta por 15 mulheres (idade 25,0 4,0 anos, massa corporal 58,2 9,4 kg, estatura 1,59 0,06 m, IMC de 22,8 3,0 kg/m2) com experiência prévia em treinamento resistido (Md = 1 a 2 anos; Q1 = 9 a 12 meses; Q3 = mais de 2 anos). As participantes compareceram ao laboratório em seis ocasiões, a primeira consistiu na coleta de dados pessoais e antropométricos, anamnese e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Entre a segunda e quarta visita foram realizadas a familiarização à avaliação da curva força-tempo isométrica, VM e determinação da carga para 15 repetições máximas (15 RM). Nas duas últimas visitas foram realizadas as condições experimentais, as quais consistiram em realizar três séries até a exaustão no exercício leg press com uma carga de 15RM, com VM lenta (VML: 1,25 segundos por fase) e rápida (VMR: mais rápido possível), foi permitido um intervalo entre as séries de dois minutos. Para análise estatística foram utilizados, teste de Wilcoxon e t de Student para volume total e tempo sob tensão, respectivamente. Análise de variância (ANOVA) two-way para: número de repetições e sustentabilidade; variáveis da curva força-tempo e EMG, apresentado como fatores (tempo x condições). ANOVA three-way para as variáveis cinéticas, cinemáticas e ativação durante o exercício (condições x repetições x séries). A VMR possibilitou maior número de repetições e volume total, mas não tempo sob tensão, enquanto a sustentabilidade não foi afetada ao final da sessão, independente da condição. A VMR promoveu maiores valores para as variáveis cinemáticas de velocidade média, concêntrica e propulsiva, em relação a VML; as variáveis de tempo foram menores na VMR, apenas os tempos concêntrico e propulsivo foram afetados ao longo das repetições para VML. Para as variáveis cinéticas a VMR produziu maior força pico e menor percentual concêntrico da força pico; enquanto os impulsos concêntricos, propulsivos e excêntricos foram maiores para VMR. Para ativação, a amplitude EMG concêntrica aumentou para as duas condições ao longo das repetições, já a EMG excêntrica foi maior apenas para VMR. As expressões de força muscular isométricas foram afetadas após as condições, enquanto a ativação mostrou padrão de maior ativação após a VML. A utilização de diferentes velocidades pode favorecer maior estresse metabólico com VMR ou mecânico com VML, além de apresentar diferenças distintas nas variáveis cinéticas, cinemáticas e de ativação, os quais podem ser atribuídos a diferença a intensão de mover a carga com maior ou menor velocidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Sebastião da Silva Costa - Integrante / André Luiz Demantova Gurjão - Coordenador / Amanda Virginia de Souza Lima - Integrante / Antonio Gonçalves dos Santos Neto - Integrante / Camila Brasileiro Azevedo - Integrante / Gelbia Cruz Flavio - Integrante / Hiago Andrei de Lima Pereira - Integrante / Jamile Drubi de Souza - Integrante / Laísla da Silva Paixão Batista - Integrante / Matheus da Silva Dias - Integrante / Narcélio Pinheiro Victor - Integrante / Sandra Leite de Oliveira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio SBMH Destaque Científico, 2 Lugar na Modalidade Comunicação Oral, II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana - UNIVASF..

2017

Menção Honrosa na modalidade Pós-Graduação Stricto sensu, comunicação oral, VI Mostra de Pós Graduação SCIENTEX UNIVASF.

2017

Menção Honrosa na Modalidade Comunicação Oral (1 Lugar), Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte - SIMBRACE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - 2015

Espaço Fitness Centro de Condicionamento Físico LTDA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor musculação, Carga horária: 20

2014 - 2015

Espaço Fitness Centro de Condicionamento Físico LTDA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor musculação, Carga horária: 20