Luiz René Batista Guerra Mota

René Guerra (nome artístico) nasceu em Alagoas. É diretor de teatro e cinema , roteirista e dramaturgo, preparador de elenco, mestrando em Artes da Cena na Unicamp e graduado em Cinema pela FAAP. Dirigiu várias peças teatrais nos últimos dez anos, tendo trabalhado como Stage Manager no teatro La Mama em Nova York (1999-2000). Dirigiu diversos curtas-metragens como ?Os Sapatos de Aristeu? (2008), com 37 prêmios em festivais nacionais e internacionais, ?Casa? (2009) ?Quem tem medo de Cris Negão?? (2012) e ?O Olho e o Zarolho? (2013), todos voltados à discussão da temática LGBT. Para televisão, dirigiu um episódio sobre Berta Zemel na série ?Retratos Brasileiros? (Canal Brasil, 2011) e escreveu a série infanto juvenil "Tudo o que é sólido pode derreter" TV Cultura 2008 e dirigiu o telefilme para TV Cultura "Guigo OFF-LINE"( 2017) em fase de finalização . É preparador de elenco de diretores como Anna Muylaert, Gabriela Amaral Almeida, João Paulo Cuenca, Caroline Leone, entre outros. É Arte-Educador, trabalhando como agente cultural nas escolas de periferia de Maceió - Prefeitura de Maceió, propagando arte através de aulas de teatro. Dirigiu os espetáculos de circulação pelas periferias de Maceió - ?Retrato Cantado do São Francisco? CORETFAL 2007, ?Baião de Dois? CORETFAL 2011 e "CantOtempo" CORETFAL 2015. Ministra o curso ?O Argumento na Poética do Curta-Metragem? e ?A Construção do Olhar Cinematográfico? pelo SESC Alagoas e SESC Amapá, propagando informação e capacitação para artistas e técnicos fora dos grandes centros. Recentemente realizou, através da Secretaria do Estado da Cultura em convênio com o Ministério da Cultura e com o suporte do Olhar Brasil, o ?Laboratório de Roteiristas? em capitais nordestinas. Sua pesquisa abrange projetos sobre personagens ditos "marginais" e sobre a (re)construção do gênero nos papéis sociais. Sua micro política possui como fonte inspiradora, o universo das travestis. Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Dramaturgia, teatro, cinema, dança e travesti.

Informações coletadas do Lattes em 13/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social

2002 - 2007

Fundação Armando Álvares Penteado
Título: Os Sapatos de Aristeu
Orientador: Luciana Rodrigues

Formação complementar

2015 - 2015

O ator no cinema, por Pedro Maciel Guimarães. (Carga horária: 8h). , Maria Antônia Centro Universitário da USP, USP, Brasil.

2015 - 2015

Método Atuação Sanford Meisner, por Tomas Rezende. (Carga horária: 66h). , Centro Cultural b_arco, B_ARCO, Brasil.

1999 - 1999

Junior Internship. (Carga horária: 252h). , La Mama Experimental Theatre, LA MAMA E.T.C., Estados Unidos.

1999 - 1999

Trabajo de Entrenamiento, Sentido y Fundamentos. (Carga horária: 91h). , Periplo Compañía Teatral, PCT, Argentina.

1997 - 1997

Oficina de Produção e Marketing. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio Alagoas, SESC, Brasil.

1994 - 1994

"construindo o seu próprio Clown", Prof. Grimard, G. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Cultura de Maceió, SMC, Brasil.

1993 - 1994

Curso de Teatro( atuação/direção). (Carga horária: 180h). , Colégio Marista de Maceió, CMM, Brasil.

1993 - 1993

Curso básico Intensivo de Teatro. (Carga horária: 30h). , Caveira Promoções e Eventos, CPE, Brasil.

1991 - 1991

Oficina Livre de Teatro. (Carga horária: 30h). , Cena Livre Associação Artística., CLAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Preparação de atores para Cinema.

Comissão julgadora das bancas

Antonio Flávio Alves Rabelo

NAVARRO, G. M.;RABELO, Flávio; ALMEIDA, V. F. M.. Teatralidade Travesti: da margem ao centro da cena cinematográfica. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Produções bibliográficas

  • MOTA, L. R. B. G. . Eu também Levaria o Fogo. Revista da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maceió / Alagoas, p. 58 - 61, 01 set. 2012.

  • MOTA, L. R. B. G. . Olhares: Mostra da Diversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WEINBERG, D. ; MOTA, L. R. B. G. . Diálogos entre ator e diretor em Mike Leigh. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MOTA, L. R. B. G. . Laboratório de Roteiristas 3. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

René Guerra . A poética do roteiro curto. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, L. R. B. G. . Roteiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MOTA, L. R. B. G. . Laboratório de Roteiristas 1. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, L. R. B. G. . Laboratório de Roteiristas 2. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, L. R. B. G. . A Construção do Olhar Cinematográfico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOTA, L. R. B. G. . O Argumento na Poética do Curta Metragem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

René Guerra . Cantotempo. 2015. Operística.

MANOLIO, A. ; René Guerra ; MOTA, L. R. B. G. . Tchuplin. 2013. Teatral.

ALMEIDA, S. ; MOTA, L. R. B. G. . A Farinhada Remontagem. 2013. Teatral.

LICE, P. ; FROES, C. ; MOTA, L. R. B. G. . Parece Bolero. 2013. Teatral.

MOTA, L. R. B. G. ; MENEZES, F. . Baião de Dois. 2012. Operística.

MOTA, L. R. B. G. . Retrato Cantado do São Francisco. 2007. Operística.

MOTA, L. R. B. G. ; ROCHA, I. . Quase Tudo Sobre Quase Nada. 2001. Coreográfica.

MOTA, L. R. B. G. ; CAVALCANTE, E. . Vida. 2000. Coreográfica.

MOTA, L. R. B. G. . Além do Ponto. 1998. Teatral.

ALMEIDA, S. ; MOTA, L. R. B. G. . A Farinhada. 1997. Teatral.

MOTA, L. R. B. G. ; PRADO, C. . Guigo Off-line. 2017. Filme.

CUENCA, J. ; MOTA, L. R. B. G. . A Morte de J. P. Cuenca (Preparador de Elenco). 2015. Filme.

MUYLAERT, A. ; MOTA, L. R. B. G. . Mãe Só há Uma (Preparador de Elenco). 2015. Outra.

Gabriela Amaral Almeida ; René Guerra . O Animal Cordial (Preparador de Elenco). 2015. Filme.

Caroline Leone ; René Guerra . Pela Janela (Preparador de Elenco). 2015. Filme.

MOTA, L. R. B. G. ; VICENTE, J. . O Olho e o Zarolho. 2013. Filme.

MOTA, L. R. B. G. . Quem tem medo de Cris Negão?. 2012. Filme.

MOTA, L. R. B. G. . Retratos Brasileiros: Berta Zemel. 2011. Filme.

MOTA, L. R. B. G. ; GOMES, R. ; BASTOS, M. ; DUTRA, M. . TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER. 2009. Outra.

MOTA, L. R. B. G. . CASA. 2009. Vídeo.

MOTA, L. R. B. G. . Os Sapatos de Aristeu. 2008. Filme.

Prêmios

2015

Melhor Roteiro (O Bom Comportamento), Curta Cinema 2015.

2010

Grande Prêmio do Canal Brasil, Canal Brasil.

2009

Melhor Roteiro( Os Sapatos de Aristeu), Festival de Atibaia Internacional de Audiovisual.

2009

Melhor Diretor (Os Sapatos de Aristeu), 13 Festival Audio Visual do Recife/ CINE PE.

2009

Melhor Roteiro( Os Sapatos de Aristeu), 19 Cine Ceará Festival Ibero Americano de Cine.

2008

Prêmio Revelação (Os Sapatos de Aristeu), 19 Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

2008

Melhor Diretor (Os Sapatos de Aristeu), Festival Primeiro Plano.

2008

Melhor Diretor Pela Crítica, 10 Mostra Londrina de Cinema.

2000

Melhor Diretor (Terra Terta), Festival Teatral de Cone Sul.

1998

Melhor Diretor (A Farinhada), Festival teatral de Americana.

1997

Melhor Diretor (A Farinhada), Festival Isnard Azevedo.

Histórico profissional

Experiência profissional

1995 - 1996

Colégio Marista de Maceió

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 20

1996 - 1999

Colégio Contato

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 20