Renan Vitor Martins

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em temas de religião e sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 14/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Filosofia

2016 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas

2014 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O Brasileiro Atomizado
Orientador: Prof. Gilberto Felisberto Vasconcelos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências Empíricas da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política/Especialidade: Teoria Política Contemporânea.

Foi orientado por

Juarez Gomes Sofiste

A resistência do picadeiro: o corpo grotesco na educação escolar; 2021; Orientação de outra natureza; (Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Juarez Gomes Sofiste;

Luís Henrique Dreher

Subjetividade, religiosidade e interesse filosófico: aportes da obra de F; D; E; Schleiermacher; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luís Henrique Dreher;

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    DA POESIA CONCRETA AO CINEMA NOVO: ESTÉTICA E POLÍTICA NA DÉCADA DE 60, Descrição: O ponto nuclear desta pesquisa é investigar os motivos pelos quais os concretistas deram tanta importância estética e cultural aos músicos tropicalistas na razão inversa do Cinema Novo. Há que se avaliar se isso significou acerto crítico ou equívoco estético e político. A Poesia Concreta antecipará o aparecimento do computador. Por isso cabe referir-se a um ciberconcretismo. O que teremos de esclarecer nesta pesquisa é como se deu a incorporação da tecnologia na linguagem poética, sem incorrer na tecnofilia ou no repúdio abstrato do eletrônico (tecnofobia). O elemento gráfico é onipresente na Poesia Concreta como revelador da era digital.Em termos de evolução formal, a Tropicália (alheia ao marxismo) foi uma ramificação da Poesia Concreta, sem que se exclua a hipótese de que os concretistas começaram em 1966 a ser seduzidos com a perspectiva de um público fonográfico e, ao mesmo tempo, instrumentalizados pelos tropicalistas que se valeram do acervo multilinguístico da vanguarda paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Vitor Martins - Integrante / GILBERTO FELISBERTO VASCONCELLOS - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    SUBJETIVIDADE, RELIGIOSIDADE E INTERESSE FILOSÓFICO: APORTES DA OBRA DE F. D. E. SCHLEIERMACHER, Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe-se retomar, inicialmente ao nível de uma indagação histórico-filosófica, mas com a pretensão de encaminhar sugestões de desenvolvimento sistemático na área da filosofia da religião, o problema central da liberdade. Trata-se de co-relacionar liberdade e religião num contexto bem delimitado de indagação filosófica, referido a autores e obras específicos, no caso os idealistas - e em boa medida também "românticos" - Friedrich Wilhelm J. von Schelling e Friedrich D. E. Schleiermacher... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renan Vitor Martins - Coordenador / Luís Henrique Dreher - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Centro Acadêmico, Carga horária: 4

Outras informações:
Integrante do Centro Acadêmico Nicholas Domigues do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas / BACH / UFJF na gestão de 2014-15.

2014 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da disciplina História das Religiões sob a supervisão do Professor Jimmy Sudário Cabral.

2018 - 2018

ESCOLA ESTADUAL NYRCE VILA VERDE DE MAGALHÃES

Vínculo: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, Enquadramento Funcional: Estágiaro, Carga horária: 4

Outras informações:
Estagiário de Filosofia na Escola Estadual Nyrce Vila Verde Coelho de Magalhães nos níveis 1, 2 e 3 do ensino médio sob a supervisão da Professora Cíntia Tavares.

2019 - 2019

Centro de Educação Interativa

Vínculo: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 4

Outras informações:
Estagiário de Filosofia no Centro de Educação Interativa: do 6º ao 9º ano do ensino fundamental sob supervisão do Professor Aurius Reginaldo de Freitas Gonçalves.