Junior César Pereira

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2018) tendo defendido a monografia intitulada "Manuel Inácio da Silva Alvarenga: trajetória de um homem de letras (1749-1814). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina, desenvolvendo pesquisa acerca da oratória sagrada do padre e filósofo Teodoro de Almeida (1722-1804).

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História Social

2018 - Atual

Universidade Estadual de Londrina
Orientador:Maria Renata da Cruz Duran.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

2014 - 2018

Universidade Estadual de Londrina
Título: Manuel Inácio da Silva Alvarenga: trajetória de um homem de letras (1749-1814)
Orientador: Maria Renata da Cruz Duran

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

METODOLOGIA E FONTES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRAGA, I. D. ; PEREIRA, J. C. . Seminário Igreja, cultura e Estado moderno. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio Brasil e França: laços literários.Os temíveis princípios franceses na América portuguesa: um estudo da livraria de Manuel Inácio da Silva Alvarenga. 2018. (Outra).

VII Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais I Encontro Internacional Francisco e o Franciscanismo XVII Jornada de Estudos Antigos e Medievais XII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais.Manuel do Cenáculo Villas Boas e boa formação do orador sagrado em Portugal no século das luzes. 2018. (Encontro).

XVIII Semana de História XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social VI Encontro das Especializações em História.Teodoro de Almeida e a invenção do cotidiano português na segunda metade do século XVIII. 2018. (Outra).

Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas.O Desertor das Letras e a Literatura Instrutiva portuguesa no contexto das luzes. 2017. (Outra).

I Ciclo de Pesquisas NDPH/UEL.Uma breve leitura das atas da câmara dos vereadores de Sertanópolis (1954): possíveis caminhos de pesquisa. 2017. (Outra).

XVII Semana de História X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social V Encontro das Especializações em História.Contra os "filósofos de salão": razão e religião em Teodoro de Almeida (1722-1804). 2017. (Outra).

XVII Semana de História X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social V Encontro das Especializações em História.Contra os "filósofos de salão": razão e religião em Teodoro de Almeida (1722-1804). 2017. (Outra).

XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica.Bibliotecas de Homens no Brasil do Início do Século XIX: Um olhar sobre os livros de Silva Alvarenga. 2017. (Encontro).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL NO SÉCULO XIX.Homens ilustres no Rio de Janeiro oitocentista: um breve olhar sobre a livraria de Silva Alvarenga. 2016. (Seminário).

XVI SEMANA DE HISTÓRIA, IX SEMINÁRIO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL E IV ENCONTRO DAS ESPECIALIZAÇÕES EM HISTÓRIA.A exaltação das ciências na América portuguesa no final do século XVIII: uma breve leitura do poema Às artes, de Manuel Inácio da Silva Alvarenga. 2016. (Outra).

XXV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL."MANUEL INÁCIO DA SILVA ALVARENGA, POETA E PROFESSOR: A IMINÊNCIA PARDA NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA". 2016. (Encontro).

4# Semana de humanidades pibid colégio maestro andrea nuzzi. O aborto elétrico e o movimento punk em Brasília anos 70-80. 2015. (Exposição).

III Jornada Paranaense PIBID/PET de História.identidade juvenil nas músicas do aborto elétrico. 2015. (Encontro).

Jornada de humanidades do colégio tsuro oguido.O aborto elétrico e o movimento punk em brasília anos 70-80. 2015. (Oficina).

XXXII Semana de História da UNESP-FCL/Assis. A influência do meio social na visitação de museus por parte de jovens londrinenses do ensino médio nos dias atuais. 2015. (Exposição).

IV Encontro do PIBID/PARFOR - UEL. 2014. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Fátima da Cunha

CUNHA, M. F.; DURAN, M. R. C.; PROENCA, W. L.. Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1740-1814): trajetória de um homem das letras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Londrina.

Claudio Luiz DeNipoti

DURAN, M. R. C.; BRAGA, I. M. R. M. D.;DENIPOTI, CLÁUDIO. O Espetáculo universal da desgraça humana: a representação do mundo nos sermões do padre Teodoro de Almeida (1722-1804). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Maria Renata da Cruz Duran

DURAN, M. R. C.; BRAGA, I.R.D.; DENIPOTI, Claudio. O espetáculo universal da desgraça humana: a representação do mundo nos sermões do padre Teodoro de Almeida (1722-1804). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Renata da Cruz Duran

Teodoro de Almeida e a sermonística portuguesa do século XVIII; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, J. C. . O Iluminismo Português e a Literatura Instrutiva: uma visão holística. Revista Vernáculo , v. 42, p. 132-162, 2018.

  • PEREIRA, J. C. . Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814): breve olhar sobre sua trajetória. TRILHAS DA HISTÓRIA , v. 8, p. 144-164, 2018.

  • Duran, M.R.C ; PEREIRA, J. C. . Livros e exames de Retórica no tempo de Pombal: a emergência de uma disciplina de conhecimento. Revista Diálogos Mediterrânicos , v. 12, p. 103-131, 2017.

  • PEREIRA, J. C. . Teodoro de Almeida e a invenção do cotidiano português na segunda metade do século XVIII. In: XVIII Semana de História XI Seminário de pesquisa do Programa de Pós-graduação em História Social VI Encontro das Especializações em História, 2019, Londrina. Anais da Semana de História da Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2018. v. 4. p. 402-414.

  • PEREIRA, J. C. . Contra os 'filósofos de salão': razão e religião em Teodoro de Almeida (1722-1804). In: TEMPO EM TRANS[E]ITO: XVII SEMANA DE HISTÓRIA, X SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL, V ENCONTRO DAS ESPECIALIZAÇÕES EM HISTÓRIA da Universidade Estadual de Londrina (UEL)., 2018, londrina. Anais da TEMPO EM TRANS[E]ITO: XVII SEMANA DE HISTÓRIA, X SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL, V ENCONTRO DAS ESPECIALIZAÇÕES EM HISTÓRIA da Universidade Estadual de Londrina (UEL)., 2017.

  • PEREIRA, J. C. . Os temíveis princípios franceses na América portuguesa: um estudo da livraria de Manuel Inácio da Silva Alvarenga. In: Colóquio Brasil e França: laços literários, 2018, Londrina. Anais Eletrônicos do Colóquio Brasil e França: Laços literários, 2018. v. 1. p. 78-87.

  • PEREIRA, J. C. . Manuel do Cenáculo Villas Boas e boa formação do orador sagrado em Portugal no século das luzes. In: VII Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais I Encontro Internacional Francisco e o Franciscanismo XVII Jornada de Estudos Antigos e Medievais XII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2018, Londrina. Anais VII Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais I Encontro Internacional Francisco e o Franciscanismo XVII Jornada de Estudos Antigos e Medievais XII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2018. v. 1. p. 66-82.

  • PEREIRA, J. C. . O desertor das letras e a literatura instrutiva portuguesa no contexto das luzes. In: X Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas, 2017, Londrina. Anais eletrônicos do X Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas, 2017. p. 269-278.

  • PEREIRA, J. C. ; FARIAS, Allan diego ; PEREIRA, J. C. . História e música: ensino de identidade aos jovens do ensino médio em Londrina por meio das músicas do Aborto elétrico. In: III Jornada pranaense PIBID/PET de história, 2016, Londrina. III Jornada paranaense PIBID/PET de história, 2016. p. 38-44.

  • PEREIRA, J. C. . BIBLIOTECAS DE HOMENS ILUSTRES NO BRASIL DO INICIO DO SÉCULO XIX: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DE SILVA ALVARENGA. In: XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2017, Londrina. XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2017.

  • PEREIRA, J. C. . MANUEL INÁCIO DA SILVA ALVARENGA, POETA E PROFESSOR: A IMINÊNCIA PARDA NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA. In: XXV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2016, Londrina. ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEL, 2016.

  • PEREIRA, J. C. . O PÚLPITO COMO LUGAR DE COMBATE: A CRÍTICA DE TEODORO DE ALMEIDA AO PENSAMENTO MORAL FRANCÊS NO SÉCULO XVIII. Em Perspectiva , 2019.

  • PEREIRA, J. C. ; SANTOS, R. L. ; GARCIA, G. I. . A influência do meio social na visitação de museus por parte de jovens londrinenses do ensino médio nos dias atuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    "CIÊNCIA E LITERATURA: ENTRE O FIM DA MODERNIDADE E O INÍCIO DA CONTEMPORÂNEIDADE",, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Renata da Cruz Duran em 09/09/2017., Descrição: A pesquisa em foco visa analisar a obra O Desertor das Letras do poeta Manuel Inácio da Silva Alvarenga. Estudada por nós em outras ocasiões, a trajetória intelectual desse ilustre homem de letras apresentou diversas oportunidades para novas pesquisas, uma delas é a que tencionamos realizar nessa presente proposta. Composto em 1774, no tempo em que era estudante de Cânones em Coimbra, esse poema herói-cômico nos permite olhar mais de perto a difusão dos ideais ilustrados que reconfiguraram a cultura portuguesa do setecentos. Sendo assim, pensamos ter à nossa frente um importante fio condutor para compreendermos melhor as relações entre política e literatura, uma vez que alguns autores defendem que tal poema fora escrito a mando do Marquês de Pombal, figura exponencial do iluminismo português.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Junior César Pereira - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    "Manuel Inácio da Silva Alvarenga, poeta e professor: a iminência parda do Rio de Janeiro oitocentista",, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Renata da Cruz Duran em 12/06/2017., Descrição: Pesquisa sobre a configuração de algumas bibliotecas particulares do início do século XIX no Brasil, com ênfase em uma figura emblemática entre os homens ilustrados que viviam na cidade do Rio de Janeiro neste período, a saber, Manuel Inácio da Silva Alvarenga. Este poeta, advogado e professor régio de retórica, proprietário de uma imensa biblioteca, fez parte da geração de intelectuais que representou o ideário iluminista na nova sede do império lusitano, que ecoou por todo o território da América portuguesa. Nesse sentido, buscamos compreender quais áreas do saber eram comtempladas em sua biblioteca, e ainda acenar para pontos em comum com outras bibliotecas de homens ilustrados do período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Junior César Pereira - Integrante / Junior Cesar Pereira - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Bolsa.

  • 2016 - 2016

    "CIÊNCIA E LITERATURA: ENTRE O FIM DA MODERNIDADE E O INÍCIO DA CONTEMPORÂNEIDADE",, Descrição: Pesquisa sobre a noção de política presente na obra de Manoel Inácio da Silva Alvarenga, influente poeta, professor régio e advogado que viveu entre 1749 e 1814, em um período onde as cores do Iluminismo faziam-se presentes no cotidiano da nova sede do Império lusitano, ecoando por todo o território da América portuguesa. Mestre de vários personagens importantes que viriam a mudar os rumos da política brasileira, como Antonio Carlos Andrada e Silva e Januário da Cunha Barbosa; autor de um dos libelos mais contundentes de seu tempo, o Carapuceiro; poeta dos versos de Glaura, precursor do romantismo no Brasil; o mestre de retórica da corte servirá como fio condutor para o escrutínio das relações entre literatura, educação e política durante a aurora do chamado período contemporâneo no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Junior César Pereira - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Retórica e tecnologia: regimes de saber e economias do conhecimento na cultura brasileira, Descrição: Descrição: Estudo do processo de significação e valorização da retórica e da tecnologia na cultura luso-brasileira. Inoculado em território comum: a educação brasileira, o ciclo inventivo e difusor dos regimes de saber da ciência e da literatura, aqui representados pela retórica e tecnologia, geram noções de valor internas e externas. No plano interno, trocas simbólicas alimentam o ecossistema do conhecimento local. No plano externo, a auto-imagem coletiva corrobora a projeção da identidade nacional em rede global. Professores e materiais didáticos, políticas de estado e opinião pública, assim como prestígio e dinheiro, são constantes em ambas as séries. De uma história da educação emerge, portanto, uma história do conhecimento que se pretende comparada. Nessa, a genealogia de dois regimes de saber (retórica e tecnologia) num mesmo espaço de significação (a cultura luso-brasileira), mediante dois recortes temporais (1746-1846 e 1991-2010), tem o objetivo de conformar uma tipologia das regras que sustentam a economia do conhecimento no Brasil... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) . , Integrantes: Junior César Pereira - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Coordenador / Celso José da Costa - Integrante / Tel Amiel - Integrante / Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno - Integrante / Monica Pagel Eidelwein - Integrante / Deys Araújo da Silva - Integrante / Dilce Vicente - Integrante / Graciete Pantoja - Integrante / Nilzete Costa de Melo - Integrante / Wilsa Ramos - Integrante / Cleisson Melhado - Integrante.

  • 2015 - Atual

    A EAD DA UAB: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS., Descrição: Grupo de pesquisa sobre políticas públicas de formação docente com uso de tecnologias no Brasil, com especial enfoque ao caso do sistema Universidade Aberta do Brasil... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Junior César Pereira - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Coordenador / Celso José da Costa - Integrante / Tel Amiel - Integrante / Monica Pagel Eidelwein - Integrante / Deys Araújo da Silva - Integrante / Dilce Vicente - Integrante / Graciete Pantoja - Integrante / Nilzete Costa de Melo - Integrante / Erika Moreira - Integrante / Isabela Sacramento - Integrante / Sandra Mariano - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência, Descrição: Tem como um dos objetivos elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, promovendo a integração entre educação superior e educação básica por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores. Tanto os professores da escola básica como os licenciandos recebem bolsas para a execução das atividades concernentes ao programa... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Junior César Pereira - Integrante / Marco Antonio Neves Soares - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Honra ao Mérito, UEL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional