Lucio Edi Chaves

Possui mestrado em Sistemas de Gestão pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (2004). Trabalhou na IBM por 27 anos (1971 a 1998). É professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, desde 2000, atuando nos MBA's de Gerência de Projetos e Gestão Empresarial. Tem experiência na área de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, Transformação de Negócios e Gerência de Projetos de TI (Consultor Certificado pela IBM). Consultor Gerencial e Gerente de Projetos com projetos em grandes empresas (CSN, Bradesco, Banorte, Votorantim, Dow Chemical entre outras). Suas principais áreas de interesse são Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Gerência de Comunicação em Projetos, Gerência de Mudanças e Gestão de Stakeholders.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2002 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: A Gestão dos Conflitos de Recursos entre os Processos e os Projetos,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: José Rodrigues de Farias Filho

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Estratégia Empresarial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Gestão de Projetos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musica.

Produções bibliográficas

  • CHAVES, L. E. . Gerenciamento da Comunicação em projetos. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014. v. 1. 160p .

Histórico profissional

Experiência profissional

1971 - 1998

IBM BRASIL IND.MAQ. E SERVICOS LTDA

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Gerente de Consultoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em 27 anos de trabalho na IBM exerceu diversas funções e especialidades na divisão de Tecnologia de Informação, desde Analista de Sistemas, Gerente de Contas, Especialista de Industria, Consultor Gerencial, Gerente de Consultoria Estratégica e Gerente de Projetos.

2000 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

2000 - Atual

Master Desenvolvimento Gerencial Ltda.

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20

Outras informações:
Como Consultor independente fundou a Master Desenvolvimento Gerencial para atuação em projetos de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos em empresas.