Philipe Damasceno Pedreira

Graduado em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGM-UEFS). Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) vinculado ao grupo de pesquisa Natureza-Sociedade e Ordenamento Territorial (GEONAT-UEFS). Participou do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana (NEDET/ UEFS). Exerceu, o cargo de diretor presidente da Empresa Júnior de Geografia (Geoanálises Jr.), desenvolvendo projetos com a utilização das geotecnologias, tais como o sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica (SIG). Tem experiência na área de geografia ambiental, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento geomorfológico, evolução da Paisagem e gestão ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente

2018 - 2020

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Mapeamento de Prosopis juliflora (Sw.)DC. utilizando o Google Earth Engine(GEE) em ambientes semiáridos,Ano de Obtenção: 2020
Jocimara Souza Britto Lobão.Coorientador: Rodrigo Nogueira de Vasconcelos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Geografia

2013 - 2017

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Geomorfologia e indicadores ambientais: análise da bacia hidrográfica do rio Capivari - Bahia
Orientador: Jocimara Souza Britto Lobão

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Escola São Luís

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Introdução ao Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Sustentabilidade, INBS, Brasil.

2020 - 2020

Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2020 - 2020

Sistemas Agroflorestais para pequenas propriedades do semiárido brasileiro. (Carga horária: 16h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Consumo Consciente de Energia. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2020 - 2020

Recuperação de Pastagens Degradadas. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2019 - 2019

I CURSO DE EXTENSÃO DE PILOTAGEM E MAPEAMENTO COM DRONE. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao QGIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Consumo Consciente de Energia. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.

2016 - 2016

Oficina prática de Sedimentologia aplicada à Geografia. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2015 - 2015

Lei das águas. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2015 - 2015

Meio Ambiente, Desenvolvimento Econ. e Const. Fed.. , Instituto Brasileiro de Sustentabilidade, INBS, Brasil.

2015 - 2015

Medindo as águas do Brasil: noções de plu e fluvi. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Nordeste. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I WORKSHOP SOBRE DINÂMICA DO MEIO FÍSICO-NATURAL, GESTÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL DO MEIO TROPICAL: DEGRADAÇÃO DAS TERRAS E OS INDICADORES DE DESERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO. 2016. (Seminário).

SOLUÇÕES GEO X MEMOCAD. 2016. (Seminário).

WEBINAR - SENSORIAMENTO REMOTO PARA DESASTRES. 2015. (Seminário).

XIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.SEMIC. 2015. (Seminário).

III SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA E MOVIMENTOS SOCIAIS- GEOMOV. 2014. (Seminário).

XV SEMAGEO. 2014. (Outra).

I SEMINÁRIO DO GEONAT. 2013. (Seminário).

IV SEMANA DE CALOUROS DE GEOGRAFIA NA UEFS. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elane Fiúza Borges

LOBÃO, J. S. B.; VASCONCELOS, R. N.;BORGES, E. F.; COSTA, D. P.. Mapeamento de espécie arbórea no Bioma Caatinga: aplicação do sensoriamento remoto na discriminação de Prosopis juliflora (SW.)DC no município de Jeremoabo-BA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Israel de Oliveira Junior

LOBÃO, J. S. B.;OLIVEIRA JUNIOR, I.; VALE, R. M. C.. Geomorfologia e indicadores ambientais: análise da bacia hidrográfica do rio Capivari-. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jocimara Souza Britto Lobão

LOBAO, J. S. B.; VASCONCELOS, R.; BARBOSA, E. C. C.;FRANÇA, F.. Mapeamento da Prosopis juliflora (Sw.) DC. utilizando o Google Earth Engine(GEE) em ambientes semiáridos. 2020. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jocimara Souza Britto Lobão

LOBAO, J. S. B.FRANÇA, F.; BARBOSA, E. C. C.. Mapeamento da Prosopis juliflora (Sw.) DC. utilizando o Google Earth Engine(GEE) em ambientes semiáridos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jocimara Souza Britto Lobão

LOBAO, J. S. B.FRANÇA, F.BORGES, E. F.. Mapeamento da Prosopis juliflora (Sw.) DC. utilizando o Google Earth Engine(GEE) em ambientes semiáridos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jocimara Souza Britto Lobão

LOBAO, J. S. B.; VALE, R. M. C.;OLIVEIRA JUNIOR, I. de. Geomorfologia e Indicadores Ambientais: Análise da Bacia Hidrográfica do Rio Capivari-Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Raquel de Matos Cardoso do Vale

VALE, R. M. C.; Oliveira Jr., Israel;LOBAO, J. S. B.. Geomorfologia e indicadores ambientais - análise da bacia hidrográfica do Rio Capivari-Ba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba.

Flávio França

FRANÇA, FLÁVIO; LOBAO, J.; BARBOSA, E. C. C.. Mapeamento de espécie arbórea no Bioma Caatinga: aplicação do sensoriamento remoto na discriminação de Prosopis juliflora (SW.)DC no município de Jeremoabo-BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Flávio França

FRANÇA, FLÁVIO; LOBAO, J.. Mapeamento de espécie arbórea no Bioma Caatinga: aplicação do sensoriamento remoto na discriminação de Prosopis juliflora (SW.)DC no município de Jeremoabo-BA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jocimara Souza Britto Lobão

Mapeamento de espécie arbórea no bioma Caatinga: aplicação de sensoriamento remoto multi e hiperespectral na discriminação de Prosopis juliflora (SW; )DC no município de Jeremoabo-Bahia; 2019; Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jocimara Souza Britto Lobão;

Jocimara Souza Britto Lobão

Geomorfologia e Indicadores Ambientais: Análise da Bacia Hidrográfica do Rio Capivari-Bahia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Jocimara Souza Britto Lobão;

Jocimara Souza Britto Lobão

Análise de indicadores socioeconômicos no estado da Bahia: a identificação do perfil socioeconômico dos Territórios de Identidade do Sisal e Semiárido Nordeste II; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Jocimara Souza Britto Lobão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, K. A. ; OLIVEIRA JUNIOR, I. ; PEDREIRA, P. D. ; SANTOS, N. A. . Gestão ambiental de unidades de conservação: uma análise do parque municipal de Mucugê-Bahia. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , p. 29, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEDREIRA, P. D. . Elaboração de mapas para o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário ? PTDSS do Território de Identidade Semiárido Nordeste II. 2015.

PEDREIRA, P. D. . Elaboração de mapas para o Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário ? PTDSS do Território do Sisal. 2015.

PEDREIRA, P. D. . Análise de indicadores socioeconômicos no estado da Bahia: a identificação do perfil socioeconômico dos territórios de identidade do Sisal e Semiárido Nordeste II. 2017. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    GeoAnálises Jr.

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente

  • 2015 - 2016

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação ao extensionismo (IEX), Carga horária: 12

    Outras informações:
    Projeto: Ser tão forte: desenvolvimento territorial sustentável

  • 2016 - 2017

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Análise de indicadores socioeconômicos no estado da Bahia: a identificação do perfil socioeconômico dos territórios de identidade do Sisal e Semiárido Nordeste II