Rodrigo Figueredo de Almeida

- Profissional com mais de 13 anos de experiência desenvolvidos em empresas multinacionais do segmento financeiro, industrial e de serviços, com atuação na área de projetos, melhoria de processos e desenvolvimento de sistemas. - Profundo conhecimento no gerenciamento de projetos seguindo as boas práticas do PMBOK do PMI e na utilização de Metodologias Ágeis (Scrum), bem como a implantação do ITIL para as estratégias de serviços; - Vivência com equipe diversificada culturalmente, com pares na Colômbia, Argentina e superiores nos Estados Unidos, contatos com colaboradores da Índia e Inglaterra na língua inglesa. - Sólida experiencia na coordenação de projetos de melhoria continua por meio da aplicação do Lean Six-Sigma; - Profundo conhecimento na utilização do BPM (Business Process Management) para mapeamento e fomento de processos (AS-IS e TO-BE); - Ampla experiencia na liderança de equipes responsáveis pela análise e especificações de requisitos, novas funcionalidades, construção do plano de testes e homologação junto aos usuários; - Atuação voltada ao desdobramento do Planejamento Estratégico, desenvolvimento e transformação das áreas de negócio e corporativas, com destaque para a integração de modelos de Negócios e Tecnologia.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

2015 - 2017

faculdade de tecnologia de sao paulo
Título: INTERNACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO DE UM BANCO GLOBAL COM OPERAÇÕES NO BRASIL, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Especialização em MBA em gestão de projetos

2016 - 2017

Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: O APOIO DO BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT) EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO QUE SUPORTAM A DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO DE UM BANCO GLOBAL
Orientador: Haroldo Mamede Coutinho Simões

Especialização em MBA - Executive Master of Business Administratio

2013 - 2015

Fundação Getúlio Vargas
Título: FATORES DE FAVORECIMENTO À INOVAÇÃO DISRUPTIVA: A UTILIZAÇÃO DO KDD (KNOWLEDGE DISCOVERY) COMO SUBSÍDIO PARA A INOVAÇÃO DISRUPTIVA NO MERCADO FINANCEIRO
Orientador: Gilberto Sarfati

Especialização em Pós-Graduação ? BI - Business Intelligence

2011 - 2012

Faculdade Impacta de Tecnologia
Título: Dimensionamento de posições de Call Center

Graduação em Logística com ênfase em transporte

2005 - 2008

FATEC ZL

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.E-commerce - Principais modalidades praticadas e técnicas utilizadas para detecção e prevenção de Fraudes. 2016. (Outra).

X Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.Levantamento bibliométrico internacional sobre Governo Eletrônico. 2015. (Outra).

X Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.A inovação como vantagem competitiva: Estudo de caso Apple. 2015. (Outra).

X Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.Gestão de riscos de segurança da informação e sua apresentação na governança de TI da administração pública. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Hideo Arima

GALEGALI, N. V.; YOSHIKUNI, A. C.;ARIMA, C. H.; FEITOSA, M. D.. Internacionalização de processos de negócios habilitados pelo BPM (Business Process Management) e pela tecnologia da informação: um estudo de caso de um banco global com operações no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Carlos Hideo Arima

GALEGALI, N. V.; YOSHIKUNI, A. C.;ARIMA, C. H.; AZEVEDO, Marília Macorin de. Internacionalização de processos de negócios habilitados pelo BMP (Business Process Management) e pela tecnologia da informação: um estudo de caso de um banco global. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Napoleão Verardi Galegale

GALEGALE, N. V.ARIMA, C. H.YOSHIKUNI, Adilson C.. Internacionalização de processos de negócio: um estudo de caso de um banco global com operações no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Napoleão Verardi Galegale

GALEGALE, N. V.ARIMA, C. H.YOSHIKUNI, Adilson C.. Internacionalização de processos de negócio habilitados pelo BPM e pela tecnologia da informação: um estudo de caso de um banco global. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Maria Bethânia Batista

BATISTA, M. B.. O apoio do BPM (Business Process Management) em projetos de tecnologia da informação que suportam a de internacionalização de processos de negócios. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos) - Anhanguera Educacional Ltda.

Adilson Carlos Yoshikuni

GALEGALE, N.; Arima C;YOSHIKUNI, A. C.. Internacionalização de processos de negócio: um estudo de caso de um banco global com operações no Brasil.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Napoleão Verardi Galegale

Internacionalização de processos de negócio: um estudo de casode um banco global com operações no Brasil; 2017; Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,; Orientador: Napoleão Verardi Galegale;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Banco Citibank

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de projetos / processos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    - Mapeamento e fomento de processos bancários no segmento Corporate e consumer, atuando no projeto de data warehouse global do banco e modelagem de processos utilizando BPM (Business process management). - Responsável pela compreensão, desenho e mapeamento dos processos de negócio envolvidos com a implantação dos projetos, tanto sua situação atual (AS-IS) quanto sua situação futura (TO-BE). Assegurando o alinhamento em todas as áreas de negócio impactadas pelo processo, através do mapa de processos validado por todos os envolvidos. Realizando a manutenção de cronograma e preparação de relatórios de status. - Elaboração/acompanhamento de indicadores de mercado e negócios, extração e análise de base de dados (BI, SQL), análise de viabilidade financeira para campanhas de incentivo, desenvolvimento de cenários de orçamento anual. - Atuação de forma estratégia com análises, desenvolvimento de cenários e estudos de viabilidade de novos produtos e fomento dos produtos atuais. Atuando de forma parceira junto às áreas de operações, vendas e produtos a fim de garantir o cumprimento da estratégia delineada e o cumprimento do orçamento do projeto, corroborando para a estratégia de crescimento da empresa. - Responsável por elaborar arquitetura de sistemas e soluções. Apoiar os desenvolvedores com conhecimento técnico e de negócios para execução de suas atividades. Avaliar parâmetros e módulos para serem configurados nos sistemas da empresa. Captar requisitos de negócios e de software com usuários internos e externos. Mapear a situação atual de processos e sistemas junto às pessoas chaves da área de negócios. Construir os cenários desejados para sistemas e processos da área de negócio. Elaborar documentação de requisitos de negócios e requisitos funcionais. Prestar suporte a equipe de testes. Desenvolver, implementar e prestar manutenção a funcionalidades e sistemas. - Responsável pela área de BI do departamento de estratégia de vendas. - Atividades relacionadas à criação d

  • 2007 - 2011

    Sitel do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de processos, Carga horária: 40

    Outras informações:
     Atividades relacionadas à implementação de projetos financeiros e de TI dentro do Banco Citibank, geração de Dash Board e relatórios gerenciais, troca de arquivos bancários e dentro do setor de Business Center do banco o desenvolvimento de projetos de automação, implantação de contas a receber e a pagar para empresas de grande porte, modelagem de dados, otimização de processos internos, criação de SLA (service level agreement) e projetos de redução de custos. Principais projetos: Dell Computadores: Migração dos serviços de contas a receber da empresa Dell para o setor de Business Center do Citibank. Efetuei mapeamento, levantamento de requisitos técnicos e de processos utilizados. Desenvolvimento do fluxo de dados e dos processos necessários para a implantação de um novo sistema de cobrança (ARIMA), bem como o padrão de troca de arquivos junto ao ERP do cliente. Claro: Conciliação bancaria e centralização dos recebíveis. O Citibank passou a ser o banco centralizador da empresa Claro e os repasses de todos os bancos são encaminhados para o Business Center que envia diariamente um relatório com as previas de todos os bancos e depois uma conciliação dos pagamentos efetuados, fui responsável pelo mapeamento, desenvolvimento e automatização destes processos. White Martins: Contas a receber e inserção de títulos no sistema Projeto com o intuito de receber uma carteira de recebíveis, conciliar base do cliente e cadastrar os títulos em banco na qual foi possível ao longo do projeto diagnosticar falhas em processos internos, bem como mapear os principais motivos de inadimplência. 3M: Conciliação bancaria Desenvolvimento do sistema para efetuar conciliação e baixa automática no sistema do banco Citibank e no ERP do cliente Air BP: Contas a receber Mapeamento das atividades inerentes a contas a receber e posterior migração para o Citibank. Criação dos processos internos e automatização de algumas rotinas.

  • 2005 - 2007

    Necipa

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de logistica, Carga horária: 40

    Outras informações:
     Atuação nas áreas de Gestão de Estoque e Prevenção de Perdas, Ciclo do Pedido, Movimentação, Armazenagem, Expedição e Transporte, a fim de garantir a integridade, eficácia nas movimentações de materiais, prazos de entrega e níveis de qualidade no serviço prestado. Desenvolvimento de projetos de redução de custo e prospecção de fornecedores.  Responsável pelo desenvolvimento de projetos para otimização das operações de distribuição e redução de custos, realizando diagnóstico logístico baseado no mapeamento e análise das áreas de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Infra Estrutura e dos Processos Operacionais, bem como na identificação das soluções necessárias e melhores práticas de mercado.

  • 2017 - Atual

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Professor cursos livres, Enquadramento Funcional: Professor cursos avulsos, Carga horária: 16

    Outras informações:
    - Cursos ligados a Tecnologia da informação, logística, processos gerenciais, gerenciamento de projetos, business intelligence e business process management (BPM) por meio de exposições dialogadas, discussão de vídeo, discussão de caso, atividade em grupo, dramatização.

  • 2018 - Atual

    Universidade Paulista

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Docência no curso de MBA em gestão estratégica de compras, com o objetivo de habilitar os participantes a conduzirem atividades envolvidas no processo de compras nos diversos setores da organização, identificando os pontos de mudança e permitindo que as empresas busquem melhores resultados operacionais.