Mariana Gomes Vicente

Possui licenciatura (2018) e bacharelado (2019) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, e Educação, com ênfase em Educação de Periferias Urbanas. Atualmente está realizando MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Escolar

2019 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Biológicas

2013 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Identidade e desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso em cursinhos populares de Piracicaba-SP
Orientador: Vânia Galindo Massabni

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Escola Técnica de Paulinia

Ensino Fundamental (1º grau)

2005 - 2008

EMEFM - Vereador Ângelo Corassa Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

O uso de Next Generation Sequencing no estudo da diversidade genética micro. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso Vivencial de Plantas Medicinais. (Carga horária: 40h). , Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha, FUNIVALE, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento sobre Microscopia eletrônica de transmissão. (Carga horária: 16h). , Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, Brasil.

2016 - 2016

II Curso de Agroecologia e Agricultura Orgânica por Ensino a Distância-EaD. (Carga horária: 40h). , Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável, CAERDES, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento em técnicas de microscopia de luz - anatomia vegetal. (Carga horária: 20h). , Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, Brasil.

2014 - 2016

Extensão universitária em Grupo de estudos Walter Accorsi. (Carga horária: 256h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2015

Extensão universitária em PET-Ecologia. (Carga horária: 1540h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP, ESALQ/USP, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Formação Política para a Biologia (CFPBio). (Carga horária: 20h). , Entidade Nacional de Estudantes de Biologia, ENEBIO, Brasil.

2013 - 2013

Curso Teórico-Prático Biologia de Mamíferos Marinhos. (Carga horária: 20h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VICENTE, M. G. ; MASSABNI, V.G. . Cursinhos populares: rumo à democratização do Ensino Superior no Brasil. 2019. (Outro).

VICENTE, M. G. . Orientation Day. 2019. (Outro).

VICENTE, M. G. . Feira de Intercâmbio 2019. 2019. .

VICENTE, M. G. . Jornada de Abril pela Reforma Agrária. 2014. (Outro).

VICENTE, M. G. . Encontro Regional Dxs Estudantes de Biologia do Sudeste. 2014. (Outro).

VICENTE, M. G. . Bio na Rua. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Fluxos de metano no solo na conversão de floresta amazônica a pastagem sob atmosferas enriquecidas em metano (CH4). 2018. (Simpósio).

IV AULÃO DA BIO Ética e Ciência Pesquisas para Quem?. 2018. (Outra).

PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCATIVA. 2018. (Outra).

Testagem de material didático-Ambiente virtual de aprendizagem.A pegada doméstica e o uso racional da água. 2018. (Outra).

VII MOBIO-Momento da Biologia. 2018. (Simpósio).

XXII International Congress of Genetics 2018. Molecular differentiation of high and low affinity methanotrophs in soils in forest-pasture conversion in Western Amazon. 2018. (Congresso).

1ª Oficina de Ética. 2017. (Oficina).

1ª Semana de Escrita Científica-CVLattes: como criar e manter atualizado?. 2016. (Seminário).

Fórum Da Barbárie ao Bem viver. 2016. (Outra).

Green Violence: Saving nature in times and spaces of exception. 2016. (Outra).

IV Workshop sobre Restauração Florestal. 2016. (Outra).

Propostas de alterações no licenciamento ambiental e seus potenciais impactos: desregulamentação?. 2016. (Seminário).

23ª Edição do Programa Nascente-Categoria Texto (Crônica).Cemitério. 2015. (Outra).

A lei da água [Novo código florestal]. 2015. (Outra).

Mesa de estudos e debates Boaventura de Sousa Santos e Movimentos Sociais-Por uma política emancipatória. 2015. (Outra).

Poeta de gaveta-Volume 22.Diálogo do perdão. 2015. (Outra).

Poeta de gaveta-Volume 22.Stop.. 2015. (Outra).

Semana de Integração aos Ingressantes na Feira de Extensão. 2015. (Feira).

Seminário de Economia e Extensão Agroecológica Regional-SEEAR. 2015. (Seminário).

22ª Edição do Programa Nascente-Categoria Texto (Poesia).Paradoxo Consciente. 2014. (Outra).

Coleta de Água da Chuva. 2014. (Oficina).

Educação Ambiental, Agrobiodiversidade e Geopolítica: diálogos sobre políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis. 2014. (Seminário).

Workshop Declínio de populações de abelhas e sua implicação para o uso e conservação. 2014. (Seminário).

Workshop sobre Economia Solidária. 2014. (Seminário).

XXV Encontro Regional Dxs Estudantes de Biologia do Sudeste. 2014. (Encontro).

Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia. 2013. (Encontro).

II Fórum de Egressos da Biologia. 2013. (Outra).

Oficina de Sustentabilidade nas Residências. 2013. (Oficina).

VI FEBio-Fórum de Ensino da Biologia. 2013. (Outra).

XI EPETUSP-Encontro dos Grupos PET da Universidade de São Paulo. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Angélica Penatti Pipitone

MASSABNI, V. G.;PIPITONE, M. A. P.; Gandara, Flávio. Identidade e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso em cursinhos populares de Piracicaba-SP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vânia Galindo Massabni

Identidade e desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso em cursinhos populares de Piracicaba-SP; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo; Orientador: Mariana Gomes Vicente;

Tsai Siu Mui

DISCRIMINAÇÃO DE BACTÉRIAS CONSUMIDORAS DE METANO NA MUDANÇA DO USO DO SOLO FLORESTA-PASTAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Mariana Gomes Vicente;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tsai Siu Mui

Discriminação de bactérias consumidoras de metano na mudança do uso do solo em floresta-pastagem na região amazônica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Tsai Siu Mui;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VICENTE, M. G. ; SAITO, M. S. G. ; BENETON, K. ; PILOTTO, T. G. ; DILSER, V. A. ; HESS, Y. C. . Uso do filme "O Lorax - em busca da trúfula perdida" como ferramenta de ensino sobre Educação Ambiental. In: Maria Angélica Penatti Pipitone. (Org.). Problemas da educação brasileira discutidos a partir de filmes e documentários: teoria e prática. 1ed.Piracicaba: Copiadora Luiz de Queiroz, 2017, v. 1, p. 1-.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VICENTE, M. G. . Universitária de Piracicaba discursa na ONU. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VICENTE, M. G. . Paulinense é homenageada por representar Brasil na ONU e fundar cursinho popular.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VICENTE, M. G. . A pegada doméstica e o uso racional da água: um ambiente virtual de aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo digital).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    DISCRIMINAÇÃO DE BACTÉRIAS CONSUMIDORAS DE METANO NA MUDANÇA DO USO DO SOLO FLORESTA-PASTAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA, Descrição: O metano é um dos principais gases do efeito estufa e seu ciclo é dependente da ação de microrganismos em várias de suas etapas, sendo estas as únicas fontes e drenos naturais em relação aos solos. Arquéias tipicamente produzem este gás, enquanto que bactérias metanotróficas realizam seu consumo, utilizando-o como fonte de energia. Assim, compreender como fluxos de metano e bactérias metanotróficas respondem à mudança de uso do solo amazônico trará informações relevantes sobre a previsão de impactos da atividade humana nas mudanças climáticas. Esta pesquisa objetiva avaliar como esses diferentes usos do solo alteram a ocorrência e atividade das metanotróficas (fluxos de gás) de alta e baixa afinidade presentes nos mesmos, o que é essencial para a compreensão da dinâmica de dreno do metano da atmosfera. Para tal, serão implementados microcosmos com atmosfera enriquecida com metano em amostras de solos de floresta e pastagens coletados em Santarém (PA) para avaliação dos seus efeitos sobre a comunidade bacteriana total, de metanogênicas e das metanotróficas, identificando as que atuam em altas e baixas concentrações de metano. Em seguida, o DNA total dos solos será extraído e amostras de solo serão utilizadas para isolamento de bactérias metanotróficas. As análises genéticas se darão através de análises de PCR quantitativo (qPCR) com primers para marcadores moleculares de 16S rRNA (Bactérias), pmoA, pmoA2 e mmoX (Metanotróficas de alta e baixa afinidade).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Mariana Gomes Vicente - Coordenador / Siu Mui Tsai - Integrante., Financiador(es): Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária do Programa Bolsa Monitoria: ESALQ, Carga horária: 10

Outras informações:
O estágio foi referente ao Programa Bolsa Monitoria: ESALQ de Atividade Acadêmica para estudantes de Graduação e ocorreu na Seção de Atividades Internacionais (SVAInt) do campus da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo. Entre as principais atividades estavam: Preparação de manuais e malotes, atualização de planilhas, atendimento telefônico e pessoal para estudantes brasileiros e estrangeiros e elaboração de cartazes de divulgação de palestras e oportunidades em redes sociais.

2017 - 2017

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina da graduação, Carga horária: 5

Outras informações:
Selecionada no processo seletivo para a Bolsa PEEG - Programa de Estímulo de Graduação, foi realizada monitoria na disciplina LES0237 - Sociedade, Cultura e Natureza do Prof.Dr. Paulo Eduardo Moruzzi Marques. As principais atividades realizadas foram: Apoio ao docente e aos estudantes, organização do material didático no Stoa-Moodle, correção de atividades e avaliação de estudantes junto ao docente responsável. As atividades integraram o projeto temático anual do campus ESALQ/USP chamado ?Ciência para a Paz? que se baseou na Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

2013 - 2013

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária do Programa Bolsa Monitoria: ESALQ, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Esta bolsa ocorreu na Biblioteca Central da ESALQ/USP.

2012 - 2012

Rhodia Acetow Brasil Indústria e Comércio Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária na área de P&D em Meio Ambiente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Entre as principais atividades estavam: Desenvolvimento de tecnologias de tratamento biológico de efluentes industriais e biorremediação de solos e aquíferos contaminados, teste de toxicidade com Daphnia similis, testes de biodegradabilidade e calibração de equipamentos de laboratório.

2017 - 2017

Grandpa-farm Co. Ltd.

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária pelo Re-Inventing Japan Project, Carga horária: 40

Outras informações:
Esse estágio fazia parte do Programa Re-Inventing Japan Project do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão. Entre as principais atividades estavam: Semeadura, colheita e pós-colheita de produtos hortículas em estufas de fazendas verticais e aplicação de técnicas de Manejo Integrado de Pragas.