Elisa Touchon Fingermann

Desenvolve atividades nas áreas de artes cênicas, principalmente na área teatral, atuando como produtora, diretora e atriz. É bacharel em Dança pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP (2016). Atualmente é mestranda em Comunicação e semiótica também pela PUC-SP com orientação da Profa Doutora Helena Tânia KATZ. Formou-se também em escolas técnicas na área teatral como em Teatro Físico e criação coletiva pela LISPA - London Internacional School of Performing Arts/ Inglaterra (2011-2012), direção e encenação teatral pela EMAD- Escuela Metropolitana de Artes Dramáticos de Buenos Aires / Argentina (2008-2010) e atuação pelo Teatro Escola Célia Helena (2004-2007). É gestora cultura do Espaço Contraponto e desenvolve seu trabalho artístico na Cia Contraponto desde 2012 e pesquisa a produção teatral independente no Coletivo Formigueiro desde 2014.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Comunicação e Semiótica

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador:Helena Tânia Katz.Palavras-chave: Espaços Culturais; Corpomídia; Neoliberalismo; Resistência; Convocações biopolíticas.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Especialização em Foundation Year

2011 - 2012

London International School of Performing Arts
Título: Jacques Lecoq and devising theatre

Especialização em Dirección y Puesta en Escena

2008 - 2010

Escuela Metropolitana de Artes Dramáticos de Buenos Aires
Título: El Alma Buena de Sezuán

Especialização em Curso Técnico de Interpretação

2004 - 2007

Teatro Escola Célia Helena
Título: Esta noite improvisamos
Orientador: Ruy Cortez

Graduação em andamento em Comunicação das Artes do Corpo

2013 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação interrompida em 2008 em Artes Cênicas

2007 - Interrompido

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de interrupção: 2008

Ensino Fundamental (1º grau)

1993 - 2003

Lycée Pasteur

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

Foundation Year. (Carga horária: 625h). , London International School of Performing Arts, LISPA, Inglaterra.

2008 - 2010

Tecnicatura em Direción y Puesta en Escena. , Escuela Metropolitana de Artes Dramáticos de Buenos Aires, EMAD, Argentina.

2004 - 2007

Técnico em interpretação/ teatro. , Teatro Escola Célia Helena, TECH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

69ª Reunião Anula da SPBC. PARA QUE UM ESPECTADOR? Mapeamento das principais teorias sobre o espectador. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sheila Canevacci Ribeiro

RIBEIRO, S. C.; GREINER, Christine. Espaços culturais como convocadores biopolíticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helena Tania Katz

KATZ, H.; Silvia Soter; Ana Cristina E. Texieira. Espaços culturais como convocadores biopolíticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Cristina Echevengua Teixeira

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Silvia Soter. Espaços Culturais como convocadores biopolíticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Christine Greiner

GREINER, C.KATZ, H.; sheila ribeiro. Espaços de cultura enquanto convocadores biopolíticos: a cultura se comunica como ação e não como adjetivo. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Silvia Camara Soter da Silveira

SOTER, S. C. S.. Espaços culturais como convocadores biopolíticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FINGERMANN, E. T. . O Corpo Poético - uma introdução ao teatro físico de Jacques Lecoq. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FINGERMANN, E. T. . Horário Nobre. 2015. Teatral.

FINGERMANN, E. T. ; FARIA, P. . 'Ultima Carta. 2015. Teatral.

FINGERMANN, E. T. . O Anjo da História. 2014. Teatral.

FARIA, P. ; FINGERMANN, E. T. . Agatha. 2014. Teatral.

FINGERMANN, E. T. . O Homem com a Bala na Mao. 2013. Teatral.

FINGERMANN, E. T. . Acompanhe-me. 2013. Teatral.

FINGERMANN, E. T. ; HOROVITZ, I. . Rayuela. 2010. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Pra que um espectador? Mapeamento das principais teorias sobre o espectador, Descrição: Iniciação Científica -. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elisa Touchon Fingermann - Coordenador / Helena Tânia Katz - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Melhor trabalho de iniciação científica, Pontifícia Universidade Católica de são Paulo.