Tarcia Camila Gonçalves de Oliveira

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual, Tradições Discursivas e Análise do Discurso. Possui Experiência na área da Antropologia, com ênfase em Etnografia e Teoria do Imaginário. Desenvolveu atividades na condição de bolsista junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência financiado pela CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagens e Culturas Populares - GLICPOP. Atualmente é graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG- Campus de Sousa- PB. Monitora da disciplina de Introdução ao Serviço Social pelo período de semestres 2018.1 e 2018.2.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Serviço Social

2017 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Letras - Português

2011 - 2014

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Narrativas de Profecia: Aspectos Linguísticos e Antropológicos do Gênero Oral
Orientador: João Irineu de França Neto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Monitoria em Linguística I. (Carga horária: 240h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2016 - 2016

Teoria Linguísticas de Base. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2016 - 2016

Semântica,Pragmática e Discurso. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2012 - 2014

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Doc. (Carga horária: 120h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2013 - 2013

Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2013 - 2013

Módulo de Controle Social para Conselheiros. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2013 - 2013

Competências Básicas. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2013 - 2013

Contribuições do PPP na Educação Básica. , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2012 - 2012

A Pesquisa Etnolinguística: Elementtos Metodológic. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

Monitoria de Sociologia da Educação. (Carga horária: 480h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2011 - 2011

A Leitura na Perspectiva Dicursiva. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tradições Discursivas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Imaginário.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Conferência Municipal de Juventude."As várias formas de mudar Catolé. 2015. (Outra).

Mostra Cinema pela Verdade. 2014. (Exposição).

III Encontro de Iniciação à Docência.PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS ASPECT OS ÉTNICO-CULTURAIS DO NORDESTE. 2013. (Encontro).

VIII Congresso Internacional da ABRALIN. 2013. (Congresso).

II Simpósio Nacional de Ensino.PRODUÇÃO/REFACÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO: A CULTURA NORDESTINA EM FOCO. 2012. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2012. (Encontro).

VIII Semana Integrada das Licenciaturas das Fip: Educação sob diversos olhares. 2012. (Encontro).

XII Jornada de ensino, pesquisa e extenção da UFRPE (JEPEX 2012).A LITERATURA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: A CULTURA NORDESTINA EM FOCO. 2012. (Encontro).

1ª Conferência Municipal de Juventude. 2011. (Encontro).

VI Semana de Letras- Linguagens e Entrechoques Culturais: Caminhos da Leitura e Escritarita : Um olhar Plural llllll.A IMPORTÂ NCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO HOMEM. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Vieira da Silva

SILVA, F. V.; FRANCA NETO, J. I.; SOUSA, F. F.. Narrativas de Profecia de Catolé do Rocha: aspectos linguísticos e antropológicos do gênero textual oral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Irineu de França Neto

Narrativas de Profecia de Catolé do Rocha: aspectos linguísticos e antropológicos do gênero textual oral; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: João Irineu de França Neto;

CÍNTIA MARTINS SANCHES

PIBID; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cíntia Martins Sanches;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARNEIRO, Ana Paula ; FERNANDES, E. A. ; OLIVEIRA, T. C. G. . Desafios e Perspectivas na Profissionalização Docente Pibid/Uepb Volume 2. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2013. v. 2. 338p .

  • CARNEIRO, Ana Paula ; FERNANDES, E. A. ; OLIVEIRA, T. C. G. . PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS ASPECTOS ÉTNICO-CULTURAIS DO NORDESTE.. Anais III ENID / UEPB, Campina Grande, 18 out. 2013.

  • CARNEIRO, Ana Paula ; OLIVEIRA, T. C. G. . Produção/refacção do gênero textual artigo de opinião: a cultura nordestina em foco. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012. Produção/refacção do gênero textual artigo de opinião: a cultura nordestina em foco.

  • OLIVEIRA, T. C. G. ; CARNEIRO, Ana Paula . A LITERATURA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: A CULTURA NORDESTINA EM FOCO. In: XII Jornada de ensino, pesquisa e extenção da UFRPE (JEPEX 2012), 2012. A LITERATURA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: A CULTURA NORDESTINA EM FOCO.

  • OLIVEIRA, T. C. G. ; SANTOS, Patrícia Ferreira dos . A IMPORTÂ NCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO HOMEM. In: VI Semana de Letras- Linguagens e Entrechoques Culturais: Caminhos da Leitura e Escritarita : Um olhar Plural llllll, 2011, Catolé do Rocha. A IMPORTÂ NCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO HOMEM, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Linguagens e Culturas Populares - GLICPOP, Descrição: O Grupo de Pesquisa em Linguagens e Culturas Populares ? GLICPOP ?, fundado e coordenado pelo Prof. Dr. João Irineu de França Neto, foi institucionalizado no Departamento de Letras e Humanidades do Campus IV da UEPB em 04 de julho de 2012. O grupo realiza registros etnográficos acerca dos múltiplos fenômenos das culturas populares, especificamente do sertão da Paraíba e de estados vizinhos da região, em vista de proporcionar, por meio da reflexão de diversas manifestações das culturas populares, uma interface entre a pesquisa científica no campo da Linguística Antropológica, o ensino no Curso de Letras, as Escolas da Rede Pública, as Associações Comunitárias, artistas locais, pessoas da comunidade e outras formas de organizações e movimentos populares. Como trabalhamos com documentação dos fenômenos culturais, estabelecemos uma parceria inter-campi com o Grupo de Estudos em Arquivologia e Sociedade ? GEAAS. As repercussões do GLICPOP consistem em publicar os resultados de suas pesquisas para a comunidade científica, fortalecendo epistemologicamente o campo da Linguística Antropológica aplicada a objetos de estudo das culturas populares, bem como publicar os dados de seus corpora, tornando-os acessíveis a outros pesquisadores que estudam a língua nos contextos culturais. Além disso, tem como repercussão social construir materiais, em formato digital e analógico, para comunidades do meio popular e para escolas públicas, com base nos dados das pesquisas científicas, a fim de que essas comunidades possam valorizar os fazedores da cultura de sua região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tarcia Camila Gonçalves de Oliveira - Integrante / Francisca Pereira da Silva - Integrante / João Irineu de de França Neto - Coordenador / Francinete Fernandes de Sousa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional