Pedro Rena Todeschi

Formado em Letras pela UFMG com Formação Complementar em Comunicação Social. Foi bolsista do projeto de extensão forumdoc.ufmg e membro do coletivo Cineclube FAFICH. Integrou o Júri de Estudante do Festival de Cinema 9a Semana. Organizou e fez curadoria da Mostra e seminário de cinema 68 e Depois, realizada no Cine Humberto Mauro. Atualmente trabalha na produtora Anavilhana Filmes, integrante do grupo Teia.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Português

2014 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Máquina de escrever: tarefa de estar junto
Orientador: Sérgio Alcides Pereira do Amaral

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

Extensão universitária em Curso Livre de Cinema. (Carga horária: 300h). , Escola Livre de Cinema, ELC, Brasil.

2019 - 2019

Drummond e a máquina do mundo - por José Miguel Wisnik. (Carga horária: 9h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Cosmociências: cinema e pensamento Maxakali. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

Workshop de direção de fotografia. (Carga horária: 25h). , Sesc, SESC, Brasil.

2015 - 2015

O Documentário na TV:novos conteúdos, novas formas. (Carga horária: 16h). , Mostra de Cinema de Tiradentes, MCT, Brasil.

2014 - 2014

O cinema de Stanley Kubrick. (Carga horária: 9h). , Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Fotoimagem. (Carga horária: 14h). , Escola de Imagem, EI, Brasil.

2014 - 2014

Processo de Produção de um Longa-Metragem. (Carga horária: 9h). , UNA, UNA, Brasil.

2014 - 2014

Análise de Estilos Cinematográficos - Cine BH. (Carga horária: 12h). , Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de Produção. (Carga horária: 6h). , Sesc, SESC, Brasil.

2014 - 2014

Que diabos estou fazendo nesta imagem?. (Carga horária: 12h). , Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.

2014 - 2014

A Ilusão do Tempo - problematização do curta. (Carga horária: 9h). , Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.

2012 - 2012

Deutsch als Fremdsprache. (Carga horária: 80h). , Deutsch-Institut, DID, Alemanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RENA, P. T. ; RENA, N. . Mostra e seminário de cinema 68 e depois. 2018. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Guimarães Brasil

BRASIL, André; ALCIDES, Sérgio; SILVEIRA, Gustavo. Máquina de escrever: tarefa de estar junto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Sérgio Alcides Pereira do Amaral

ALCIDES, Sérgio; SILVEIRA, G. R.; BRASIL, A.. Máquina de escrever: tarefa de estar junto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gustavo Silveira Ribeiro

Narrativas da violência: de dentro e de perto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro;

Sérgio Alcides Pereira do Amaral

Máquina de escrever: tarefa de estar junto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Sergio Alcides Pereira do Amaral;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TODESCHI, PEDRO RENA ; AMARAL, SÉRGIO ALCIDES PEREIRA DO . As máquinas do Brasil / The Machines of Brazil. CADERNOS BENJAMINIANOS , v. 15, p. 171-199, 2019.

  • RENA, N. ; BRANDAO, M. S. ; RENA, P. T. . 68 e depois, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RENA, P. T. . FULIA - revista de futebol, linguagem, artes e outros esportes. 2016. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Narrativas da violência: o Brasil de perto e de dentro, Descrição: O presente projeto pretende investigar as narrativas fílmicas (desde o cinema até os vídeos caseiros disponibilizados em redes sociais) construídas em torno da questão da violência e o espaço globalizado brasileiro atual, considerando-as como dispositivos que permitem repensar o real a partir de suas ficcionalizações / documentações arquivísticas - pensando aqui o documentário como ficção e suas possíves relações ambivalentes. Sejam as Jornadas de Junho de 2013, ou o cinema indígena ou ainda as narrativas debruçadas sobre o cotidiano urbano no Brasil, o objetivo é construir um panorama crítico tanto histórico quanto calcado nas diferentes geografias culturais a partir de uma análise das imagens criadas. Comparando estes exemplaresvisuais entre si e com exemplares do cinema produzido em períodos similares como nos 1960 no país, por diretores consagrados como Glauber Rocha, Andrea Tonacci ou Rogério Sganzerla, entre outros, assim como com narrativas advindas da literatura e das elucubrações teóricas da geografia e urbanismo, nossa hipótese é da repetição de tais traços da violência urbana sendo replicados em espaços considerados não-urbanos, produzindo imagens cada vez mais aterradoras e destrutivas, assim como a importância do cinema e seus derivados como mídia(s) narrativa(s) específica(s) para explicitação destes mesmos eventos dado sua idiossincrática relação com os mecanismos perceptivos, considerando inclusive sua domesticação seja através da TV, das mídias sociais e vídeos caseiros. Além disso, gostaríamos de discutir os novos modelos de produção de imagens filmicas domésticas como novas formas de expressar e ampliar esteticamente o campo das narrativas na contemporaneidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Rena Todeschi - Integrante / Gustavo Silveira Ribeiro - Coordenador / Frederico Canuto - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação Científica no projeto de pesquisa "Narrativas da violência: o Brasil de perto e de dentro"

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Programa de extensão Forumdoc.ufmg