Caline Alves de Oliveira

Graduada no Curso de Bacharelado em Nutrição pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pós-graduada em Nutrição Clínica (Lato Sensu) pela Faculdade IEDUCARE. Pós-graduanda em Docência Universitária e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana (Lato Sensu). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente Substituta na Universidade de Pernambuco (UPE). Docente Assistente na Faculdade de Tecnologia e Ciências (UNIFTC). Atuando na área de Atendimentos Clínicos.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Saúde e Biológicas

2020 - Atual

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Orientador: FERDINANDO CARVALHO;Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em andamento em DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E METODOLOGIAS ATIVAS

2020 - Atual

Metropolitan Educação LTDA

Graduação em Nutrição

2013 - 2017

Universidade de Pernambuco
Título: FREQUÊNCIA DE DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS ALIMENTARES E A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM UMA UNVERSIDADE PÚBLICA
Orientador: PROF. DR. DIEGO FELIPE DOS SANTOS SILVA

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2010

Colégio Castro Alves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2019

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA (Lato Sensu). (Carga horária: 390h). , FACULDADE IEDUCARE, FI_PPROV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

OFICINA DE PRODUÇÃO DE GELEIAS - TREINAMENTO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS - BANCO DE ALIMENTOS - SESC.OFICINA DE PRODUÇÃO DE GELEIAS - TREINAMENTO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS - BANCO DE ALIMENTOS - SESC. 2016. (Oficina).

SEMANA UNIVERSITÁRIA 2016 - FACAPE/UPE.AÇÕES EDUCATIVAS NO SEMIÁRIDO: ALIMENTAÇÃO REGIONALIZADA COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA CULTURA ALIMENTAR. 2016. (Outra).

SEMANA UNIVERSITÁRIA 2016 - FACAPE/UPE.NOVOS IDOSOS, VELHOS DESAFIOS: COMPETÊNCIAS EDUCATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NUTRICIONAIS PARA A TERCEIRA IDADE. 2016. (Outra).

VII SEMANA DE ENFERMAGEM. 2016. (Outra).

Semana Universitária 2015 -FACAPE/UPE."ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA MUDANÇAS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA?. 2015. (Outra).

VI CONGRESSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO. "DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS ALIMENTARES E A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA". 2015. (Congresso).

CURSO DE ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE COM HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS. 2014. (Outra).

I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL. 2014. (Outra).

II SIMPÓSIO DE NUTRIÇÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2014. (Simpósio).

IV BAHIANUT - CONGRESSO DE NUTRIÇÃO DA BAHIA. 2014. (Congresso).

Semana Universitária 2014 -FACAPE/UPE.COMPETÊNCIAS FAMILIARES E EDUCACIONAIS: UMA VISÃO NA SAÚDE E NO BEM ESTAR INFANTIL. 2014. (Oficina).

Semana Universitária 2014 -FACAPE/UPE.ABORDAGENS DA ALIMENTAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA E A PREVENÇÃO DE ENGASGAMENTO E/OU SUFOCAMENTO EM CRIANÇAS. 2014. (Oficina).

CICLO DE PALESTRAS. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ferdinando Oliveira Carvalho

Saúde, Sociedade e Ambiente; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco; (Orientador);

Diego Felipe dos Santos Silva

Frequência de distúrbios psiquiátricos alimentares entre universitárias da Universidade de Pernambuco; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Diego Felipe dos Santos Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    PROMOÇÃO À SAÚDE DE TRABALHADORES DA CIDADE DE PETROLINA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Caline Alves de Oliveira - Coordenador / Taisy Cinthia Ferro Cavalcante - Integrante.

  • 2016 - 2016

    ?Inserção da educação alimentar e nutricional nos ciclos da vida: o incentivo a docência através da vivência prática?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Caline Alves de Oliveira - Integrante / DIEGO FELIPE DOS SANTOS SILVA - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    "Distúrbios psiquiátricos alimentares e a percepção da imagem corporal em uma Universidade Pública?, Descrição: O culto ao corpo sempre esteve presente na sociedade, e apesar de modificar-se com o passar dos anos encontra-se associado ao perfil ideal de beleza e ascensão social. Com isso o objetivo foi avaliar atentamente o comportamento alimentar e a presença do risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares entre o público masculino universitário. Métodos: Foi examinada uma amostra de discentes do curso da área de saúde obrigatoriamente do sexo masculino; professores e funcionários, de ambos os sexos da Universidade de Pernambuco (n = 106) a respeito da presença de transtornos alimentares. As avaliações foram realizadas a partir de quatro auto questionários: para anorexia foi utilizado o Eating Attitudes Test; para a bulimia Bulimic Investigatory Test Edinburgh; para a compulsão alimentar a Escala de Compulsão Alimentar Periódica, e para a Vigorexia o Questionário do Complexo de Adônis. Resultados: de acordo com os questionários 57% dos discentes, 37% dos professores e 63% dos funcionários apresentaram riscos para anorexia; 30% dos discentes, 11% dos professores e 21% dos funcionários risco para bulimia; para os riscos de compulsão alimentar 5% dos discentes, 7% dos professores e 11% dos funcionários e 15% dos discentes apresentaram traços de vigorexia. Conclusão: Esse estudo permite concluir que ao contrário do que a literatura enfatiza há uma grande prevalência desses comportamentos de risco no público universitário masculino da área de saúde, principalmente á cerca dos transtornos de bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar e transtorno dismórfico corporal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Caline Alves de Oliveira - Integrante / Laís Bortoloni Gouveia - Integrante / DIEGO FELIPE DOS SANTOS SILVA - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

MENÇÃO HONROSA - TRABALHO INTITULADO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONTRATADA, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSORA CONTRATADA: - DISCIPLINAS: - AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL - NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL - PATOLOGIAS E DIETOTERAPIA I - CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

2018 - 2018

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONVIDADA, Carga horária: 4

Outras informações:
PROFESSORA CONVIDADA: DISCIPLINA: PATOLOGIAS DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA I PERÍODO: 6 AULAS MINISTRADAS: - DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS: - RETOCOLITE ULCERATIVA E DOENÇA DE CHRON, - DOENÇA CELÍACA; - ESPRU TROPICAL; - DOENÇA DIVERTICULAR; - SÍNDROME DO INTESTINO CURTO.

2018 - 2018

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONTRATADA, Carga horária: 8

Outras informações:
PROFESSORA CONTRATADA, PARA MINISTRAR AS SEGUINTES DISCIPLINAS: - EPIDEMIOLOGIA; - INTRODUÇÃO À SAÚDE COLETIVA; CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO. UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

2017 - 2017

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONVIDADA, Carga horária: 4

Outras informações:
PROFESSORA CONVIDADA: DISCIPLINA: INTRODUÇÃO Á NUTRIÇÃO PERÍODO: 1 AULAS MINISTRADA: - NOÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - ROTULAGEM DE ALIMENTOS - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - GUIAS ALIMENTARES

2019 - Atual

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE ASSISTENTE, Carga horária: 20

Outras informações:
DOCENTE ASSISTENTE: DISCIPLINAS MINISTRADAS: - AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I E II - NUTRIÇÃO HUMANA I E II CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (FTC)