Carlos Alberto Caldeira Brant

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2017. Estudou efeitos de recalques de fundações por estacas escavadas no dimensionamento de vigas baldrames em edificações residenciais. Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, 2018-2020. Participou do desenvolvimento de pesquisas sobre o acoplamento da corrosão-fissuração em estruturas de concreto armado. Atualmente é Doutorando em Engenharia Civil, na área de Estruturas e Materiais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Civil

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Jose Claudio de Faria Telles
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Engenharia Civil

2018 - 2020

Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Título: FORMULAÇÃO TERMODINÂMICA DO ACOPLAMENTO CORROSÃO-FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO.,Ano de Obtenção: 2020
Julio Flórez-López.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Corrosão por íons cloretos; Mecânica do dano; Rótula plástica; Análise por elementos finitos; Estruturas de concreto armado; Termodinâmica de sólidos. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia Civil

2013 - 2017

Universidade Estadual de Maringá
Título: ANÁLISE DOS RECALQUES DIFERENCIAIS EM VIGAS BALDRAMES SOBRE FUNDAÇÕES DO TIPO ESTACA ESCAVADA EM UMA EDIFICAÇÃO UNIFAMILIAR NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA-PR
Orientador: Sérgio Trajano Franco Moreiras

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Simulação numérica na análise e no projeto de problemas de engenharia. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2018 - 2018

Análise aerodinâmica e aeroelástica de estruturas sob ação do vento. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Equívocos nos conceitos e Fundamentos de Gestão da Organização. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

PROINÍCIO - Matemática - módulo 1. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRANT, C. A. C. . IV Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura. 2019. (Outro).

BRANT, C. A. C. . V Semana de Engenharia Civil e Tecnologia em Construção Civil. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XL Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering. THERMODYNAMIC FORMULATION OF CORROSION-CRACKING COUPLING IN REINFORCED CONCRETE FRAMES. 2019. (Congresso).

26.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 6.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior,. 2017. (Encontro).

25.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 5.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior. 2016. (Encontro).

VI Semana de Engenharia Civil e Construção Civil. 2016. (Outra).

Oficina de Inglês Instrumental. 2015. (Oficina).

V Semana de Engenharia Civil e Construção Civil. 2015. (Outra).

IV Semana de Engenharia Civil e Construção Civil. 2014. (Outra).

III Semana de Engenharia Civil e Construção Civil. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edna Possan

MACHADO, R. D.; PACCOLA, R. R.;E. POSSAN.; LOPEZ, J. F.. FORMULAÇÃO TERMODINÂMICA DO ACOPLAMENTO CORROSÃO-FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Edna Possan

LOPEZ, J. F.; PROENCA, S. P. B.;POSSAN, E.. Formulação termodinâmica do acoplamento corrosão-fissuração em estruturas de concreto armado. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Rodrigo Ribeiro Paccola

FLOREZ-LOPEZ, J.; POSSAN, E.; MACHADO, R. D.;PACCOLA, R. R.. Formulação termodinâmica do acoplamento corrosão-fissuração em estruturas de concreto armado. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

ROBERTO DALLEDONE MACHADO

FLÓREZ-LOPEZ, Júlio; POSSAN, Edna;MACHADO, ROBERTO DALLEDONE; PACCOLA, Rodrigo Ribeiro. FORMULAÇÃO TERMODINÂMICA DO ACOPLAMENTO CORROSÃO-FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Lucas Henrique Soares

MOREIRAS, S. T. F.SOARES, L. H.SCOARIS, M. R.. Análise Dos Recalques Diferenciais Em Vigas Baldrames Sobre Fundações Do Tipo Estaca Escavada Em Uma Edificação Unifamiliar No Município De Umuarama-Pr. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Julio Florez Lopez

FORMULAÇÃO TERMODINÂMICA DO ACOPLAMENTO CORROSÃO-FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sergio Trajano Franco moreiras

Inovações no processo produtivo de Pavimentos Intertravados de Concreto (pavers): Melhoras nas propriedades de tração na flexão pelo uso de fibras de Politereftalato de Etileno (PET); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Sérgio Trajano Franco Moreiras;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • POSSAN, E. ; BERWANGER, C. ; RIGO, E. ; FELIX, E. F. ; BRANT, C. A. C. . Protection of interrupted concrete structure to prevent degradation: a case study. JOURNAL OF BUILDING PATHOLOGY AND REHABILITATION (PRINT) , v. 5, p. 1-14, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de uma formulação termodinâmica do acoplamento corrosão-fissuração em estruturas de concreto armado., Descrição: Modelo em desenvolvimento destinado ao diagnóstico de estruturas de concreto armado sujeitas a processo corrosivo devido a influência de íons cloretos. Estuda-se a viabilidade em identificar a durabilidade de estruturas já corroídas e quanto a vida útil será penalizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Alberto Caldeira Brant - Integrante / Julio Flórez-López - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Estudo da inserção de Fibras de Politereftalato de Etileno (PET) em argamassa, Descrição: Estende-se que desde a antiguidade até os dias atuais muitos materiais e sistemas construtivos foram criados. As argamassas são datadas de 7000 a 9000 a.C., ainda sendo indispensáveis para execução de divesas edificações. As principais patologias encontradas nesse sistema de revestimento são fissuras devido a retratibilidade e solicitações externas. Para aumentar a durabilidade das argamassas deve-se estudar mecanismos que aumentem a resistência à tração do material. Esse trabalho faz um estudo da viabilidade do uso de fibras de Politereftalato de Etileno (PET) aplicadas em argamassa. Para a avaliação das propriedades mecânicas dessas efetuou-se ensaios de compressão axial (ABNT NBR 13279:2005), de tração na flexão (ABNT NBR 13279:2005), de absorção de água (ABNT NBR 9778:2005) e determinação do índice de consistência (ABNT NBR 13276:2005). Usou-se fibras do tipo flakes, incoporadas na argamassa em 3%, 6% e 9%, em substituição ao agregado miúdo, em massa. Como resultado, alcançou-se valores significativos de resistência à tração e compressão. Palavras-chave: Argamassa, fibras de Politereftalato de Etileno (PET), resistência à tração na flexão. Bolsa: PIBIC/Fundação Araucária. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alberto Caldeira Brant - Integrante / Sergio Trajano Franco Moreiras - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Inovações no processo produtivo de Pavimentos Intertravados de Concreto (pavers): Melhorias nas propriedades de tração na flexão pelo uso de fibras de Politereftalato de Etileno (PET), Descrição: O emprego de Pavimentos Intertravados (pavers), no revestimento de pisos em áreas externas, teve um acentuado crescimento nos últimos por proporciona maior racionalização do processo produtivo, comparado aos métodos tradicionais. Entretanto, verifica-se que os pavers não apresentam boa resistência à tração, pois são confeccionados em cimento e agregados. As principais patologias encontradas nos pavers são fissuras na parte central devido ao tráfego de veículos. O presente trabalho buscou fazer um estudo da viabilidade do uso de fibras de Politereftalato de Etileno (PET) aplicado em argamsa (cimento, agregado miúdo e água). Buscou-se avaliar as propriedades mecânicas mediante ensaios de compressão axial, de absorção de água e determinação do índice de consistência de argamassas cimentíceas contendo fibras de PET modificadas com soluções de Hidróxido de Sódio (NaOH). Conclui-se que em nenhuma das modalidades de argamassas estudadas obtiveram resistência média de compresão axial maior que a modalidade sem a inserção de PET. Palavras-chave: Pavimentos intertravados, PET, propriedades mecânicas. Projeto de Iniciação Científica (PIC). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Alberto Caldeira Brant - Integrante / Sergio Trajano Franco Moreiras - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão, Carga horária: 4

Outras informações:
Colaborador selecionado para atuar como professor de curso de extensão, utilização de softwares para resolução de problemas de engenharia, disponibilizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

2018 - Atual

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudo sobre o acoplamento corrosão-fissuração na análise de estruturas de concreto armado com a finalidade de desenvolver um modelo matemático original.

2019 - 2019

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: MONITOR, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor voluntário para atuar na disciplina Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, sob a orientação do professor titular da disciplina, Professor Dr. Julio Flórez-López.

2018 - 2018

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 32

Outras informações:
Estagiário em docência para atuar na disciplina Resistência dos Materiais 2, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, sob orientação do Professor titular da disciplina, Dr. Julio Flórez-Lopéz

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , UNILA, .,Linhas de pesquisa

2018 - 2019

Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 50

Outras informações:
Estagiário como aprendiz dos Programas SolidWorks, para modelagem 3D de barragens, e Ansys Mechanical, para simulação numérica computacional de barragens (desenvolvimento de malha, análise estática e análise térmica estacionária), sob a orientação do Engenheiro Civil responsável Edivaldo Jose Da Silva Junior.

2019 - Atual

Faculdade União das Américas

Vínculo: Mentor, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 3

Outras informações:
Mentor (professor assistente) para atuar na disciplina Projeto Integrador, no curso de Engenharia Civil (UNIAMÉRICA), orientando projetos de pesquisa em desenvolvimento.

2016 - 2017

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluno de iniciação científica (PIBIC) na área de materiais de construção civil. Estudou efeitos da inserção de Fibras de Politereftalato de Etileno (PET) em argamassas.

2015 - 2016

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluno de iniciação científica (PIC) na área de materiais de construção civil. Estudou o desenvolvimento de inovações no processo produtivo de Pavimentos Intertravados de Concreto (pavers), bem como as melhorias nas propriedades de tração na flexão pelo uso de fibras de Politereftalato de Etileno (PET).

2014 - 2014

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR, Carga horária: 30

Outras informações:
Monitor bolsista selecionado para atuar na disciplina de Matemática, no Programa de Formação Inicial - PROINÍCIO, sob a orientação do coordenador da disciplina, Professor José André Mota Queiroz.

Atividades

  • 02/2017 - 10/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, .,Linhas de pesquisa

2013 - 2017

Curso e Colégio ALFA de Umuarama

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Assistente nas disciplinas de Física e Matemática.

2017 - 2017

Fenícia Construções Civis Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação: - Auxiliar no detalhamento e modificação de projetos em auto cad e revit; -Auxiliar na elaboração de desenhos técnicos; -Acompanhar e auxiliar o andamento de obras; -Auxiliar na elaboração de orçamentos de construções e de reformas.

2016 - 2016

Furlan e Camilo Projetos e Construções Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação: Auxiliar no controle de documentos para liberação de obras; Auxiliar no detalhamento de projetos de auto cad; Auxiliar na elaboração de desenhos técnicos; Acompanhar e auxiliar o andamento de obras.