Flávio Henrique de Souza Rodrigues

Pós-graduação lato sensu em andamento em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2020) pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Pós-graduação lato sensu em andamento em Especialização em Ensino de Sociologia (2020) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduação de nível superior em andamento em Bacharelado em Geografia (2019) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduação de nível superior em Licenciatura em Geografia (2014 - 2017) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduação de nível técnico em Técnico em Meio Ambiente (2012 - 2016) pela FATEC-SENAI com ênfase nas áreas de ambiente, saúde e segurança. Exerceu o cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Abel Freire de Aragão (2018 - 2019), vínculo celetista. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Hércules Maymone (2015 - 2016) e na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado (2017). Atualmente exerce o cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental II na Escola Particular Nova Dimensão e Tutor EaD de Geografia na Escola de Cursos (EDC).

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica

2020 - Atual

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Especialização em andamento em Ensino de Sociologia

2020 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em andamento em Bacharelado em Geografia

2019 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Licenciatura em Geografia

2014 - 2017

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Percepções Estruturais e Ambientais da Microbacia do Anhanduí em Campo Grande (MS)
Orientador: Eva Faustino Fonseca de Moura Barbosa

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente

2012 - 2016

SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

escola estadual joaquim murtinho

Formação complementar

2022 - 2022

Autismo e Tecnologia: desafios e possibilidades de aprendizagem e inclusão. (Carga horária: 60h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Formação Inicial em Recursos Educacionais Abertos (REA). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2021 - 2021

Teoria e Metodologia para o Ensino de História. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), IFCE, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC do Ensino Médio: Ciências Humanas. (Carga horária: 50h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Geografia. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Fundamentos da integração regional: O Mercosul. (Carga horária: 40h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2017 - 2018

Inglês - Nível 4. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso de Extensão em Língua Inglesa 3. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Monitoria de Fundamentos de Geologia. (Carga horária: 132h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Participação em eventos

V Semana Rede Pedagógica. 2021. (Congresso).

VII Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul.O Uso da Imagética no Ensino de Geografia: Fundamentações Teóricas e Breve Relato (Artigo). 2017. (Seminário).

27 Encontro Estadual de Educação da OMEP/BR/MS. 2016. (Encontro).

II Jornada Brasileira de Educação e Linguagem, XI Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul e II Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Letras.O Uso de Filmes no Ensino de Geografia: Fundamentações Teóricas e Breve Relato (Artigo). 2016. (Seminário).

VI Semana de Geografia da UEMS.A Hipótese do Aquecimento Global Antropogênico: Uma Análise Crítica (Resumo Expandido). 2015. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Orlando Moreira Junior

MOURA, E. F. F.;MOREIRA JR, O.; AYRES, F. M.. Análise dos indicadores hídricos da região da nascente do rio Anhanduí na malha urbana de Campo Grande-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Fabio Martins Ayres

BARBOSA, E. F. F. M.; MOREIRA JUNIOR, O.;Ayres, F. M.. ANÁLISE DOS INDICADORES HÍDRICOS DA REGIÃO DA NASCENTE DO RIO ANHANDUÍ NA MALHA URBANA DE CAMPO GRANDE/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Marcos Vinicius Campelo Junior

DE QUEIROZ, A. A. F. S.; DA SILVA, L. N.;CAMPELO JUNIOR, M. V.. Conceitos e metodologias para o ensino de sociologia: o exemplo da 'cidade' para a busca do desenvolvimento crítico dos estudantes. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Lucimara Nascimento da Silva

SILVA, L. N.; Marcos Vinicius Campelo Junior; Adriane Angelica Farias Santos Lopes de Queiroz. Conceitos e metodologias para o ensino de sociologia: o exemplo da 'cidade' para a busca do desenvolvimento crítico dos estudantes. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Foi orientado por

Estéfano Rogério Santana Oliveira

POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES DA TEORIA HUMANISTA DE CARL ROGERS NOS PPP?S DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFMS CAMPUS CAMPO GRANDE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Estéfano Rogério Santana Oliveira;

Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa

Análise dos Indicadores Hídricos da Região da Nascente do Rio Anhanduí na Malha Urbana de Campo Grande/MS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, F. H. S. . Relatório de conclusão do PIBID de Geografia (2015-2017) sob a perspectiva de um já formado: constatações e intervenções. In: III Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma outra base é possível, 2019, Campo Grande. Anais do III Seminário Nacional sobre a BNCC. Campo Grande: UFMS, 2019. v. 3. p. 42-43.

  • RODRIGUES, F. H. S. . O Uso da Imagética no Ensino de Geografia: Fundamentações Teóricas e Breve Relato. In: VII Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul, 2017, Campo Grande. Anais do VII Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de Mato Grosso do Sul, 2017.

  • RODRIGUES, F. H. S. ; BARBOSA, E. F. F. M. . O Uso de Filmes no Ensino de Geografia: Fundamentações Teóricas e Breve Relato. In: II Jornada Brasileira de Educação e Linguagem, XI Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul e II Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Letras, 2016, Campo Grande. Anais eletrônicos da II Jornada brasileira de educação e linguagem, 2016.

  • RODRIGUES, F. H. S. ; BARBOSA, E. F. F. M. . A hipótese do Aquecimento Global Antropogênico: uma análise crítica. In: VI Semana de Geografia da UEMS, 2015, CAMPO GRANDE. Anais da VI Semana de Geografia da UEMS, 2015.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor de Geografia do Cursinho Pró-ENEM UFMS, responsável por ministrar aulas com conteúdos do Ensino Fundamental, Médio e aspectos do Ensino Superior relativos a provas de vestibular e concursos.

2018 - Atual

Escola Particular Nova Dimensão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia do Ensino Fundamental.

Outras informações:
Professor de Geografia contratado para realizar aulas com todas as turmas do Ensino Fundamental II no período matutino e vespertino, desenvolve projetos correlatos como Educação Financeira, Educação Ambiental, Empreendedorismo e Projeto de Vida.

2018 - 2019

Escola Municipal Abel Freire de Aragão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia do Ensino Fundamental.

Outras informações:
Professor de Geografia convocado para realizar aulas no período matutino e vespertino.

2015 - 2017

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 16

Outras informações:
Participou do programa entre 2015 e 2016 na Escola Estadual Hércules Maymone e em 2017 na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado. O PIBID propicia aos licenciandos uma experiência com a educação básica, através da inserção do futuro professor no contexto da escola pública. Ao decorrer do projeto o acadêmico tem a oportunidade de realizar um paralelo entre teoria e prática, ou seja, a pesquisa e a vivência na escola. Sendo assim, o PIBID é um incentivo e também uma valorização à atividade docente.

2015 - 2015

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria sem bolsa na disciplina Fundamentos de Geologia sob a orientação da Profª. Drª. Eva Faustino Fonseca de Moura Barbosa. Monitoria desenvolvida pelo Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, no período de Abril a Novembro de 2015, com carga horária de 132 horas.

2021 - Atual

Escola de Cursos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia

Outras informações:
Tutor presencial e EaD de Geografia, responsável por lecionar conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, atua na área do EJA tendo como intuito sanar dúvidas e explicar conteúdos, responsável por assuntos relativos que sejam alvo de concursos de diversos tipos, principalmente nas áreas de Geografia, Geopolítica, História, Sociologia, Filosofia, Meio Ambiente e assuntos correlatos.