Bárbara Rosa Correia Leandro

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão. Especializando em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pela CEEN/PUC- Goiânia-GO.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Abi - Enfermagem

2012 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Orientador: Roselma Lucchese

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2010

Colégio Estadual Abrahão André

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Introdução a Informática,Noções de Word e Internet. (Carga horária: 9h). , IFUTURA CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IFUTURA, Brasil.

2008 - 2008

Contabilidad. (Carga horária: 48h). , Opportunity Qualificação Profissional, OPPORTUNITY, Brasil.

2008 - 2008

Curso Básico de Informática. (Carga horária: 196h). , Online Formação Profissional, ONLINE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

BRASIL ENF- CONGRESSO DE ENFERMAGEM. 2014. (Congresso).

II CESGIÁS- Congresso de Socorristas do Estado de Goiás. 2013. (Congresso).

2º JORNADA DE ENFERMAGEM DO HCU-UFU "Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eryelg Moura Tomé

LUCCHESE, R.; PAULA, N. I.;TOMÉ, E. M.. A procura por ajuda de individuos em uso e abuso de substancias psicoativas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Alessandra Evangelista

Estágio Curricular Obrigatório I; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Renata Alessandra Evangelista;

Michelly de Melo Alves

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michelly de Melo Alves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEANDRO, BÁRBARA ROSA CORREIA ; MONTEIRO, LUIZ HENRIQUE BATISTA ; LUCCHESE, ROSELMA ; VERA, IVÂNIA ; FELIPE, RODRIGO LOPES DE ; FERNANDES, INAINA LARA . Therapeutic help to individuals using and abusing of psychoactive substances. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , 2017.

  • SOUZA, N. C. F. ; BERNARDES, N. A. ; SILVA, N. A. ; DEUS, D. S. ; LEANDRO, B. R. C. ; EVANGELISTA, R. A. ; REGO, M. A. B. ; BUENO, A. A. . A Educação de Doadores de Médula Óssea: Uma Experiência de Acadêmicos de Enfermagem na Cidade de Catalão-GO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Ratreamento do uso abusivo e dependência do consumo de álcool e outras drogas drogas em caminhoneiros de Goiás, Descrição: O consumo de álcool e outras drogas representa um importante problema de saúde pública. Caminhoneiros constituem uma população com características próprias que os tornam vulneráveis ao consumo e dependência substâncias psicoativas. Objetivo: estimar a prevalência e fatores associados ao uso abusivo e dependência de drogas em caminhoneiros que circulam por BR-050, Goiás. Metodologia: Estudo de corte transversal realizado em caminhoneiros com idade igual ou superior a 18 anos. Resultados esperados: esse estudo fornecerá dados sobre a epidemiologia do uso e dependência de substâncias em caminhoneiros do Brasil, além de subsidiar ações voltadas para prevenção do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas nessa população... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Bárbara Rosa Correia Leandro - Integrante / Ivania Vera - Integrante / Roselma Lucchese - Coordenador / Rodrigo Lopes de Felipe - Integrante / Paulo Alexandre de Castro - Integrante / Rafael Alves Guimarães - Integrante / Inaina Lara Fernandes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Prevalência de tabagismo entre adolescentes, jovens e adultos escolares do município de Catalão Goiás, Brasil., Descrição: O tabagismo é considerado uma epidemia mundial e vitimiza anualmente mais de cinco milhões de pessoas. Considerado um problema de saúde pública e principal causa evitável de morte, tomando a prevenção do seu consumo em qualquer nível de intervenção como atenção prioritária. A proposta de trabalho justifica-se pela necessidade de desenvolver estudos a fim de propor estratégias de intervenção junto aos adolescentes, jovens e adultos, e nesse ensejo reordenação do atendimento prestado pelo serviço público no controle de tabagismo seja na prevenção ou na abordagem intensiva do fumante. Este projeto objetiva analisar o consumo de tabaco entre adolescentes, jovens e adultos escolares do município de Catalão-Goiás, Brasil Como objetivos específicos: Estimar o consumo de tabaco entre adolescentes, jovens e adultos escolares; Caracterizar os adolescentes, jovens e adultos usuários de tabaco quanto às variáveis sóciodemográficas; Identificar fatores relacionados ao uso de tabaco entre os adolescentes, jovens e adultos; Descrever o perfil e padrão de consumo de tabaco entre os adolescentes, jovens e adultos; Avaliar a funcionalidade familiar de adolescentes e jovens adultos e fatores relacionados ao desfecho hábito de fumar; Identificar tecnologia de intervenção da equipe de saúde junto aos adolescentes a partir dos resultados da pesquisa; Elaborar diretrizes para política pública municipal para o enfrentamento do tabagismo.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara Rosa Correia Leandro - Integrante / Ivania Vera - Integrante / Roselma Lucchese - Coordenador / Lorena Silva Vargas - Integrante / Paulo Alexandre de Castro - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Análise da Atenção á Saúde de Pessoas em Uso e Abuso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, Descrição: O consumo indevido de álcool e outras drogas é um sério problema de saúde pública, atingindo notoriedade ao longo dos anos devido a fatores: marginalização do pacientes, dificuldades de abandonar o uso abusivo e degradação da estrutura familiar. No entanto convivemos com espaços distintos de atenção às pessoas que usam álcool, tabaco e outras drogas, um deste é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que são implantados pelo Ministério da Saúde desde 2002, e que regula a porta de entrada da atenção em saúde mental e garante a atenção comunitária e multiprofissional às pessoas com transtorno mental e em uso abusivo de álcool e outras drogas. As praticas desenvolvidas pelo CAPS são orientadas pela política de Redução de Danos, que visa minimizar as consequências adversas do uso abusivo drogas, considerando a qualidade de vida e o bem-estar individual e comunitário. Outro meio de atenção são as internações em clínicas de reabilitações que aplica práticas de exclusão social e a abstinências como um das formas de tratamento. Assim, ressalta-se a importância em estudar esta realidade, em que dispositivos com papéis distintos estão cuidando da saúde de pessoas que usam substâncias psicoativas, além da emergência em conhecermos o fenômeno do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Este projeto objetiva analisar de processos de promoção, tratamento e reabilitação da saúde em população que usam e abusam de álcool, tabaco e outras drogas. Trata-se de um estudo por Triangulação de Métodos (quanti-qualitativo). Como abordagem quantitativa será realizado um estudo longitudinal descritivo, com uso de banco de dados estruturado e processado no Programa BioEstat versão 5.3. Como abordagem qualitativa elegeu-se a pesquisa de cunho descritivo qualitativo em que se aplicará método de análise de conteúdo, modalidade temática.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Bárbara Rosa Correia Leandro - Integrante / Ivania Vera - Integrante / Roselma Lucchese - Coordenador / Rodrigo Lopes de Felipe - Integrante / Lorena Silva Vargas - Integrante / Lucilene Rodrigues Vieira - Integrante / Keila Marine Pedrosa dos Santos - Integrante / Patrícia Lorena Resende Rocha - Integrante / Paulo Alexandre de Castro - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

PRÊMIO ESTUDANTE BOM DE NOTA, Escola Estadual Abranhão Andre.

2009

PAI E MÃE NOTA 10, SEU FILHO É EXCELENTE, ESCOLA ESTADUAL ABRANHÃO ANDRE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional