Rafael Carvalho Ramos

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (2013) e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2015). Cursou parcialmente Ciência da Computação na Universidade Cândido Mendes (interrompido em 2004), Sistemas de Informação na FeMASS (interrompido em 2008) e Sistemas de Computação na Universidade Federal Fluminense (interrompido em 2010). Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Banco de Dados, Arquitetura de Sistemas de Computação e Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Objetos nas linguagens ASP, PHP e Java. Funcionário Público Federal de Carreira, trabalhou como Técnico de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010 a 2014) e atualmente exerce o cargo de Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Federal Fluminense desde 2014.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia de Sistemas

2014 - 2015

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: ADIANTI FRAMEWORK: uma proposta de ferramenta open-source para padronização do desenvolvimento de software em instituições públicas
Orientador: Prof. Me. Carlos Eduardo Dutra

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2011 - 2013

Universidade Estácio de Sá

Graduação interrompida em 2010 em Sistemas de Computação

2009 - Interrompido

Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2010

Graduação interrompida em 2008 em Sistemas de Informação

2006 - Interrompido

Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - Macaé-RJ
Ano de interrupção: 2008

Graduação interrompida em 2004 em Ciência da Computação

2002 - Interrompido

Universidade Cândido Mendes - Campos dos Goytacazes
Ano de interrupção: 2004

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática Industrial

2007 - 2008

Colégio Bruno Ostmann

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Programação Orientada a Objetos, Modelagem de Dados e Design Patterns.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados Relacional e Linguagem SQL (MySQL, PostgreSQL, SQL Server e Oracle).

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Linguagens ASP, PHP, Java (JSP, Servlets, JSF, JDBC e JPA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Lailson Brito Junior

AZEVEDO, A. F.;FERNANDEZ, Marcos AntônioLAILSON-BRITO, J.Jr.. Análise espaço temporal do uso do habitat pelo boto-cinza (Sotalia guiasnensis) na baía de Guanabara. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    HelpTIC - Sistema de Chamados da ProTIC/UFRJ, Descrição: O HelpTIC foi um dos primeiros softwares livres WEB completo, de acesso público, 100% desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - STIC, da UFRJ, após a adoção da recomendação governamental de uso de softwares abertos. Foi um trabalho conjunto da Diretoria de Sistemas de Informação e da Diretoria de Suporte às Pró-Reitorias. O sistema surgiu da necessidade de se criar um canal simples, rápido e fácil, via Internet, para que as centenas de usuários com os mais diversos níveis de conhecimento em informática, que utilizam os serviços de suporte da ProTIC, pudessem solicitar atendimento relacionado aos mais variados problemas em seus equipamentos de trabalho, o que até então era feito por telefone. Migrando de uma plataforma proprietária e de um sistema legado em ASP.NET e SQL Server, o software foi embasado em consagradas soluções livres da Oracle®, Java e MySQL, e teve em seu ciclo de desenvolvimento os mais renomados Padrões de Projeto como o Model-View-Controller, o Data Transfer Object e o Data Access Object, tornando-se estável, robusto, modular, escalonável e facilmente manutenível.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rafael Carvalho Ramos - Integrante / Luiz Gustavo Silva Vianna - Integrante / Rodolpho Rodrigues Câmara Nunes - Integrante / Edney Peixoto Gonçalves - Integrante / Fabricio Rodrigues Caseiro - Integrante / André Oliveira de Castro - Integrante / Marcio Ayala Pereira - Coordenador / Alfredo Roberto Teixeira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal Fluminense. , Av. Amilcar Pereira da Silva, 727, Piteiras, 28735000 - Quissamã, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27689200, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  • 2014 - Atual

    Instituto Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; Administrar ambientes informatizados; Prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; Elaborar documentação técnica; Estabelecer padrões; Coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; Pesquisar tecnologias em informática; Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional; Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  • 2002 - 2010

    Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Administração e Logística, Carga horária: 40

  • 2013 - 2014

    Secretaria Municipal de Planejamento de Macaé-RJ

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Especial (Cargo Comissionado), Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cedido para a Prefeitura Municipal de Macaé através do Processo Administrativo nº 23079.041090/2013-11, originário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e autorizado pelo Ministério de Estado de Educação através da Portaria MEC nº 918, de 31 de outubro de 2013, publicada em 01 de novembro de 2013 no Diário Oficial da União nº 213, seção 2, página 14.