Eliana Vitória Silva Barbosa

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - UNICERP.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Fisioterapia

2014 - 2018

Centro Universitário do Cerrado Patrocínio
Título: Atividade e Participação em crianças com deficiências: um estudo da funcionalidade e incapacidade de acordo com a CIF-CJ
Orientador: Profª Me Gisélia Gonçalves de Castro

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Escola Estadual Padre Eustáquio

Formação complementar

2018 - 2018

Atuação do Fisioterapeuta na UTI Neonatal. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP, Brasil.

2017 - 2017

Massagem Terapêutica e Desportiva. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP, Brasil.

2016 - 2016

Estatística básica no âmbito da saúde: Teórico e Prático. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP, Brasil.

2016 - 2016

Avaliação e Tratamento em Disfunções Temporomandibulares. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP, Brasil.

2016 - 2016

Ferramentas de Gerenciamento Bibliográfico: Zotero. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP, Brasil.

2015 - 2015

Práticas e estratégias clínicas da Integração Sensorial. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, UNICERP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Encontro de Iniciação Científica. Caracterização e Desempenho Funcional de crianças com Paralisia Cerebral. 2018. (Congresso).

VI Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde. Avaliação Funcional de crianças com deficiências. 2018. (Congresso).

1ª Jornada de Pediatria do Triângulo Norte. SOBREPESO E OBESIDADE INFANTIL ? CARACTERÍSTICAS E PREVALÊNCIA EM CRIANÇAS ESCOLARES. 2016. (Congresso).

Avaliação e Tratamento em Disfunções Temporomandibulares. 2016. (Simpósio).

Capitação Bibliográfica. 2016. (Seminário).

Estatística Básica no Âmbito da Saúde: Teórico Prático. 2016. (Seminário).

Ferramentas de Gerenciamento Bibliográfico: Zotero. 2016. (Seminário).

Mesa Redonda de Abertura: Home Care. 2016. (Simpósio).

Redação Científica. 2016. (Seminário).

Dry Needling. 2015. (Simpósio).

Fórum Científico e Cultural. SOBREPESO E OBESIDADE FATORES PREDIPONENTES PARA ALTERAÇÕES ORTOPÉDICAS. 2015. (Congresso).

Práticas e Estratégias Clínicas da Integração Sensorial. 2015. (Simpósio).

Reabilitação Vestibular. 2015. (Simpósio).

A Transdisciplinaridade e os Desafios de uma Prática Profissional Articulada. 2014. (Simpósio).

Fórum Científico e Cultural. 2014. (Congresso).

Semana da Fisioterapia. 2014. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Brenda Ferreira Arantes

ARANTES, B. F.. Atividade e participação em crianças com deficiências: um estudo da funcionalidade e incapacidade de acordo com a CIF-CJ. 2018.

Adriana Nunes de Oliveira

OLIVEIRA, A. N.. Atividade e participação em crianças com deficiências: um estudo da funcionalidade e incapacidade de acordo com a CIF-CJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

Foi orientado por

Kelly Christina de Faria Nunes

ABORDAGEM TERAPÊUTICA INTEGRATIVA DA MASSAGEM SHANTALA EM CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Centro Universitário do Cerrado Patrocínio; Orientador: Kelly Christina de Faria Nunes;

Produções bibliográficas

  • CASTRO, G. G. ; SILVA, L. C. ; BARBOSA, E. V. S. ; AMARAL, L. C. R. ; QUEIROZ, F. L. ; FARIA, K. C. . PREVALÊNCIA DE JOELHOS VALGOS EM ESCOLARES COM SOBREPESO E OBESIDADE. In: IX Simpósio em Engenharia Biomecânica, 2016, Uberlândia, Minas Gerais. Anais do SEB 2016 Simpósio de Engenharia Biomecânica. Bauru, São Paulo: Canal 6, 2016. p. 145-148.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    ABORDAGEM TERAPÊUTICA INTEGRATIVA DA MASSAGEM SHANTALA EM CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS, Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar os benefícios da técnica da Shantala em bebês de 6 a 18 meses institucionalizados, nos monitores e nos aplicadores da técnica. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa está sendo realizada no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio ? UNICERP sendo que a coleta de dados é realizada em 10 creches mantidas pela Secretaria Municipal de Educação de Patrocínio ? MG, localizadas na zona urbana da cidade. A pesquisa é realizada com todos os bebês dos berçários I e II com idade entre 6 a 18 meses; com os monitores que acompanham estes bebês e com os discentes que aplicam a técnica da Shantala. A massagem Shantala será realizada no período da manhã, sempre pelo mesmo acadêmico, com duração em média de 30 minutos, duas sessões semanais, por 5 semanas, totalizando 10 sessões. A análise do desenvolvimento motor da crianaça será feita através da escala Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Serão coletas amostras de sangue dos bebês, a fim de analisar as séries eritrocitárias, leucocitárias e plaquetas. Para avaliar os benefícios da Shantala, os bebês serão avaliados diariamente antes, durante e após a aplicação da técnica, através de um instrumento criado pelos próprios pesquisadores contendo as seguintes variáveis: Frequencia Cardíaca (FC), Frequencia respiratória (FR), temperatura (Tº), liberação de gases, sono, se urinou, se evacou e a aceitação ao toque. A avaliação do monitor constará de três instrumentos. Primeiramente será avaliada presença de dor e desconfortos musculares pelo instrumento Diagrama de Corlett e Manenica. Para avaliação da qualidade de vida será utilizado o instrumento WHOQOL-BREF. E por último serão avaliados através de uma entrevista semi-estruturada antes e ao término do total de sessões quanto ao seu conhecimento sobre a Shantala, sua percepção de acordo com os benefícios e comportamento do bebê frente à técnica. Os discentes aplicadores da técnica responderão após a realização das sessões de Shantala um instrumento de percepção contendo itens que avaliarão o conhecimento da técnica, bem como os benefícios e o comportamento do bebê frente à massagem, além de dificuldades encontradas durante as sessões... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Vitória Silva Barbosa - Integrante / Kelly Christina de Faria - Coordenador / Gisélia Gonçalves de Castro - Integrante / Gabriella Berti Roldi - Integrante.

  • 2016 - Atual

    APOIO E REDE SOCIAL DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS DE UMA CIDADE MINEIRA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Vitória Silva Barbosa - Integrante / Gisélia Gonçalves de Castro - Coordenador / Gabriella Berti Roldi - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ALTERAÇÕES ORTOPÉDICAS E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS COM SOBREPESO E OBESIDADE DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE PATROCÍNIO - MG, Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo curso de Fisioterapia do Unicerp, com a colaboração dos cursos de Nutrição e Psicologia da mesma instituição... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eliana Vitória Silva Barbosa - Integrante / Kelly Christina de Faria - Coordenador / Gisélia Gonçalves de Castro - Integrante / Franciele Lima Queiroz - Integrante / Luana Cristina dos Reis Amaral - Integrante / Luzia Carla da Silva - Integrante / Nádila Milane Matias - Integrante / Tainá Cristina Souza - Integrante / Talita Sabrina da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Centro Universitário do Cerrado Patrocínio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: