Caio de Andrade Pandolfo

Graduado e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEO - FURG), tendo atuado em programas de extenção e pesquisa na referida universidade. Possuindo vínculo com o Núcleo de Análises Urbanas (NAU) durante o período do mestrado, onde desenvolveu atividades de pesquisa na área de Geografia Urbana. Atualmente doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisas voltados para análise da produção espacial a partir dos centros de distribuição de gêneros alimentícios.

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia (Geografia Humana)

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Mercados Públicos e Supermercados em Rio Grande e Pelotas (RS): Estudo sobre a produção do espaço,
Orientador: Silvana Maria Pintaudi
Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana.

Mestrado em Geografia

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande
Título: A produção do espaço urbano e o discurso de uma nova centralidade pelos agentes produtores do espaço : Parque São Pedro, Partage Shopping e o Empreendimento Vivea (Rio Grande - RS),Ano de Obtenção: 2018
Solismar Fraga Martins.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Geografia

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande
Título: A Proteção Abiótica Através da Modalidade de Geoparque: Uma Proposta Para o Município de Caçapava do Sul ? RS Caio
Orientador: Rossana Madruga Telles

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Henri Lefebvre e a problemática urbana. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

O Sistema de informações Estatísticas e Geocientífica do Instituto Brasilei. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Geração e utilização de anaglifos digitais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Introdução ao Geoprocessamento e SIG - ARCGIS/CAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso de Língua Espanhola/CELE. , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: GEOCIÊNCIAS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Política.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PANDOLFO, C. A. . XII Encontro Nacional da ANPEGE. 2017. (Outro).

LIBERALI, A. M. ; MANTELLI, J. ; PANDOLFO, C. A. . XIX Encuentro Internacional Humboldt. 2017. (Congresso).

PANDOLFO, C. A. . Problematizando distintas metodologias de ensinar e aprender em Geografia. 2015. (Outro).

MARTINS, S. F. ; PANDOLFO, C. A. . XX SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA E I SEMANA INTEGRADA PPGEO/FURG. 2014. (Outro).

PANDOLFO, C. A. ; FLORES, J.B.T . XIX Semana Acadêmica de Geografia. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III SEMINÁRIO REGIONAL COMÉRCIO, CONSUMO E CULTURA NAS CIDADES.OS CENTROS COMERCIAIS PLANEJADOS E SUA INFLUÊNCIA NO SURGIMENTO DE NOVAS CENTRALIDADES UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE - RS. 2017. (Seminário).

XII Encontro Nacional da ANPEGE. 2017. (Encontro).

XIX Encuentro Internacional Humboldt. 2017. (Encontro).

XVI Mostra de Produção Universitária.AS ESTRATÉGIAS LOCACIONAIS DOS SHOPPING CENTERS E SEU POTENCIAL EM GERAR NOVAS CENTRALIDADES O EXEMPLO DO GRUPO PARTAGE E SUA AÇÃO NA CIDADE DO RIO GRANDE. 2017. (Outra).

XV Simpósio Nacional de Geografia Urbana.O SURGIMENTO DE NOVAS CENTRALIDADES URBANAS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS LOCACIONAIS DE CENTROS COMERCIAIS PLANEJADOS: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE - RS. 2017. (Simpósio).

14ª Mostra de Produção Universitária. 2015. (Outra).

Ciclo de Palestras Quintas Urbanas. 2015. (Seminário).

Palestra: Geografia e Gênero: Mulher, Família e Trabalho na Agricultura. 2015. (Outra).

Palestra: O Potencial Educativo do Território Hipermediatizado. 2015. (Outra).

XIII ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA.ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PIBID: IDEIAS E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. (Encontro).

XXI Semana Acadêmica de Geografia e II Semana Integrada PPGEO FURG. 2015. (Seminário).

13ª Mostra de Produção Universitária.A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O DISCENTE EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2014. (Seminário).

XX SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA E I SEMANA INTEGRADA PPGEO/FURG. 2014. (Seminário).

XIX Semana Acadêmica de Geografia. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jhoseh Reynaldo Patrício da Silva Guimarães

MARTINS, S. F.;PANDOLFO, C. A.. OS VAZIOS URBANOS E O DIREITO À CIDADE: OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N 8.031 DE AGOSTO DE 2016 DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciano Marin Lucas

TELLES, R. M.;LUCAS, L. M.; SATO, S. E.. A Proteção Abiótica Através da Modalidade de Geoparque: Uma Proposta para o Município de Caçapava do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

Sidney Gonçalves Vieira

VIEIRA, S. G.; PANDOLFO, C. A.. A Produção do Espaço Urbano e o Discurso de uma Nova Centralidade pelo Mercado privado: Parque São Pedro, Partage Shopping e o Empreendimento Vivea. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Sidney Gonçalves Vieira

VIEIRA, SIDNEY; MARTINS, S. F.. A Produção do Espaço Urbano e a Criação de uma Nova Centralidade pelo Mercado Privado: Parque São Pedro, Partage Shopping e o Empreendimento Vivea. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Simone Emiko Sato

SATO, S. E.; TELLES, R. M.. A proteção abiótica através da modalidade de Geoparque: uma proposta para o município de Caçapava do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Leda Velloso Buonfiglio

VIEIRA, S. G.; MARTINS, S. F.;BUONFIGLIO, L. V.. A produção do Espaço urbano e a criação de uma nova centralidade pelo mercado privado: Parque São pedro, Partage Shopping e o Empreendimento Vivea. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Leda Velloso Buonfiglio

MARTINS, S. F.; VIEIRA, S. G.;BUONFIGLIO, L. V.. A produção do Espaço urbano e a criação de uma nova centralidade pelo mercado privado: Parque São pedro, Partage Shopping e o Empreendimento Vivea. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Solismar Fraga Martins

A Produção do Espaço Urbano e o Discurso de uma Nova Centralidade pelos Agentes Produtores do Espaço: Parque São Pedro, Partage Shopping e o Empreendimento Vivea (Rio Grande - RS); 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Solismar Fraga Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PANDOLFO, C. A. . Curso Técnicas Básicas de Fotografia para fins de registro de Saídas de Campo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da licenciatura em Geografia, Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Este programa busca promover a formação inicial e continuada de professores de Geografia e fomentar a articulação entre a universidade e a escola pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Caio de Andrade Pandolfo - Integrante / Claudia da Silva Cousin - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    A formação de professores de Geografia em Roda., Descrição: Este projeto está articulado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID que possibilita a formação permanente através da articulação entre a formação inicial dos licenciandos com a formação continuada dos professores de Geografia em serviço. Esse processo permitirá a imersão dos licenciados no cotidiano escolar durante os dois anos de participação no subprojeto, vivenciando o espaço da sala de aula e da escola. E também, a participação dos professores de Geografia em serviço na roda de formação, em palestras, seminários, congressos, encontros, oficinas, mini-cursos, bem como na própria roda de formação, que contribuirá para a sua formação continuada. Este subprojeto prevê a atuação de 12 (doze) bolsistas de iniciação a docência - licenciandos do curso de Geografia, 02 (dois) professores supervisores que devem estar vinculados às escolas em efetivo exercício há pelo menos dois anos e, 02 (duas) escolas da rede pública. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Caio de Andrade Pandolfo - Integrante / Claudia da Silva Cousin - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Acadêmico Destaque, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 4

Outras informações:
Bolsista de estágio docente em disciplina de Geografia Urbana

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolista PIBID/CAPES, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Capes, subprojeto Geografia. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Este programa busca promover a formação inicial e continuada de professores de Geografia e fomentar a articulação entre a universidade e a escola pública. Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente do Centro Acadêmico de Geografia

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Educador Voluntário de Geografia no Programa de Auxílio ao Ingresso ao Ensino Técnico e Superior da Universidade Federal do Rio Grande - PAIETS/FÊNIX Este projeto refere-se a atividades de Extensão-Pesquisa e Ensino da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no campo da Educação Popular que a partir de 2007 organizou os cursos pré-vestibulares populares que vinham sendo mantidos por acadêmicos de diferentes campos do saber a partir da criação do Projeto de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS). Desde então, o projeto vem sendo contemplado nos editais do Ministério da Educação do Brasil PROEXT e foi transformado como Programa no ano de 2010. O PAIETS no decorrer de sua trajetória e de suas práticas buscou se consolidar a partir da oferta de cursos de Formação Permanente ações que fortaleçam e qualifiquem as práticas educativas de seus educadores, para garantir assim uma educação crítica e cidadã à população atendida pelos cursos populares. Estamos atualmente atuando no contexto de dez cursos de educação popular em diferentes regiões da cidade de Rio Grande e no município vizinho de São José do Norte. Também estamos atuando a partir de 2011 no projeto Educação para pescadores nas Ilhas Torotama e Ilha dos Marinheiros. Atualmente cerca 169 educadores (graduandos e pós-graduandos) desenvolvem suas práticas de Ensino-pesquisa e extensão no contexto do PAIETS. Aproximadamente 400 jovens no contexto dos 10 cursos são atendidos. As pesquisas que estão sendo desenvolvidas abordam temática que variam desde abordagens metodológicas, intercisciplinariedade, evasão, trajetorias de vidas, educação popular, até temáticas voltadas para o ENEM e seus desafios epistemológicos

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no NUTI, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrante do Projeto de Educação Ambiental, atividade de extensão promovida pelo Núcleo Universitário da Terceira Idade ? NUTI da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG. A possível convergência entre a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI) indica possibilidades de trabalhos comunitários e institucionais em que o idoso tenha papel de SIGProj - Página 16 de 48 relevância na sociedade a partir de suas experiências passadas e presentes, para contribuir com a conscientização de outras gerações sobre questões ambientais. Partindo da experiência acumulada do idoso como eixo de um trabalho ambiental, que possa oferecer às outras gerações um caminho para mudar os conceitos internalizados sobre o que é preservar o meio ambiente, constituindo-se em uma perspectiva interdisciplinar de caráter inclusivo. Trabalhar as duas políticas públicas a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI) concomitantemente é uma forma de tornar mais clara e rápida a execução de práticas primordiais para a melhora da qualidade de vida individual, da qualidade do ambiente onde vivem e da qualidade das relações interpessoais. O projeto buscará atuar em consonância com os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria voluntária na disciplina de Geomorfologia.