Rodrigo Torres Cardoso

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Central Paulista (2008). Atuou como técnico de Biotério e Laboratório de Zoologia do Centro Universitário Central Paulista. Obteve mestrado pelo Laboratório de Ictiologia Sistemática do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar. Atualmente ministra aulas de ciências no município de Santa Rita do Passa Quatro.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais

2010 - 2012

Universidade Federal de São Carlos
Título: Distribuição da ictiofauna do Rio Cabeça, bacia do Rio Corumbataí, SP.,Ano de Obtenção: 2012
Julio Cesar Garavello.Coorientador: Alexandre Kannebley de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Ciências Biológicas

2005 - 2008

Centro Universitário Central Paulista
Título: RELAÇÕES ENTRE MORFOLOGIA E ECOLOGIA DE CINCO ESPÉCIES DE PEIXES DA FAMÍLIA CHARCIDAE (OSTARIOPHYSI: CHARACIFORMES) PERSISTENTES NO RIBEIRÃO DAS CABACEIRAS, AFLUENTE DO RIO MOGI GUAÇU, MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, SP
Orientador: Alexandre Kannebley de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2004

Colégio Cecília Meireles

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Licenciamento ambiental.

Participação em eventos

XVI congresso de iniciaçao cientifica durante a jornada de iniciaçao cientifica e tecnologica da UFSCar. DIETA E MORFOLOGIA DE CINCO ESPECIES DE PEIXES DA FAMILIA CHARACIDAE PERSISTENTES DO RIBEIRAO DAS CABACEIRAS, ESTADO DE SÃO PAULO. 2008. (Congresso).

Congresso de iniciaçao científica do UNICEP. RELAÇÕES ENTRE MORFOLOGIA E ECOLOGIA DE UMA COMUNIDADE DE PEIXES PERSISTENTE DO RIBEIRAO DAS CABACEIRAS, AFLUENTE DO RIO MIGI GUAÇU, MUNICIPO DE SAO CARLOS, SP.. 2008. (Congresso).

Simposio de ecologia comportamental e interações.RELAÇOES ENTRE MORFOLOGIA E ECOLOGIOA DE UMA COMUNIDADE DE PEIXES PERSISTENTE DO RIBEIRAO DAS CABACEIRAS, AFLUENTE DO RIO MOGI GUAÇU, MUNICIPIO DE SÃO CARLOS, SP.. 2008. (Simpósio).

Simposio de ecologia comportamental e interaçoes. 2008. (Simpósio).

Estagio no Laboratorio de Ictiologia Sistematica ddepartamento de Ecologia e Biologia Evolotiva da UFSCar.Sistemática e Ecologia de peixes de água doce. 2008. (Outra).

XV congresso de iniciação Científica. Relações entre morfologia e ecologia de uma comunidade de peixes persistente do Ribeirão das Cabaceiras, afluente do Rio Mogi Guaçu, Município de São Carlos, SP .. 2007. (Congresso).

XV congresso de iniciação Científica. Relações entre morfologia e ecologia de uma comunidade de peixes persistente do Ribeirão das Cabaceiras, afluente do Rio Mogi Guaçu, Município de São Carlos, SP .. 2007. (Congresso).

10º congresso de iniciação científica do UNICEP. A coleção didática de animais invertebrados e vertebrados do Laboratório de Zoologia, Geologia e Paleontologia do Centro Universitário Central Paulista . 2007. (Congresso).

10º congresso de iniciação científica do UNICEP. Comparaçao da fauna de peixes nos ambientes de represa e água corrente do Córrego Cancã, bacia do Rio Jacaré-Guaçu, Município de São Carlos-SP . 2007. (Congresso).

2º Simpósio Continuado de Ciências Biológicas UNICEP. 2007. (Simpósio).

Corredores Ecológicos no Cerrado. 2007. (Simpósio).

A água no século XXI. 2007. (Simpósio).

Ecologia de Aves. 2007. (Outra).

Monitoria na disciplina Zoologia dos Vertebrados.Vertebrados. 2007. (Outra).

Estagio no Laboratorio de Ictiologia Sistematica ddepartamento de Ecologia e Biologia Evolotiva da UFSCar.Sistematica e Ecologia de peixes. 2007. (Outra).

1º simpósio continuado de Ciências Biológicas UNICEP. 2006. (Simpósio).

Produção de mudas Nativas de Acordo com a SMA 47/03. 2006. (Simpósio).

Processamento do DNA e sua relações com a produção de anticorpos. 2006. (Simpósio).

Evolução e Conservação das Orquídeas. 2006. (Simpósio).

Programa UNICEP Pró-Saúde.Coraçao. 2006. (Encontro).

3ª Feira de Profissões da UNICEP.Vertebrados (peixes). 2006. (Encontro).

Dia Mundial do Coração -Programa UNICEP Pró-Saúde.Coraçao. 2006. (Outra).

Programa UNICEP Pró-Saúde.Diabetes. 2006. (Outra).

evento de comemoração ao dia do Biólogo.Profissão Biologo. 2006. (Outra).

curso de Biodiversidade de Pantanal. 2006. (Outra).

Taxidermia Conservação de animais para Coleções. 2006. (Outra).

Realização de estágio no laboratório de Ictiologia Sistemática do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar.ecomorfologia. 2006. (Outra).

Realização de estágio no Laboratório de Zoologia, Paleontologia e Geologia do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP,.Zoologia. 2006. (Outra).

Aves Brasileiras. 2005. (Simpósio).

Genética da conservação e ornitologia. 2005. (Encontro).

Programa de Saúde e Educação realizado no shopping Iguatemi São Carlos SP.corpo humano. 2005. (Outra).

2ª jornada do curso de Ciências Biológicas do UNICEP.peixes. 2005. (Outra).

Educação ambiental e mudança social. 2005. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Heraldo Antonio Britski

GARAVELLO, J. C.H.A.Britski; BERTOLLO, L. A. C.. Estudo sobre a ictiofauna do rio Cabeça, um tributário do rio Corumbataí com nascentes nas cuestas basálticas do Estado de São Paulo.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria Elina Bichuette

BICHUETTE, MARIA ELINA; TANAKA, M. O.; MOURA, E. N. F.. Influência de um obstáculo natural na estrutura de peixes em um pequeno rio tropical, Sudeste do Brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Antonio Carlos Bertollo

GARAVELLO, Júlio César;BERTOLLO, L. A. C.; Britski, H.A.. Estudo sobre a ictiofauna do rio Cabeça, um tributário do rio Corumbataí com nascentes nas cuestas basálticas do Estado de São Paulo.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Patrícia Monte Stefani Perussi

Oliveira, A. K.; Silva, H. R.;STEFANI, Patrícia Monte. Relações entre morfologia e ecologia de cinco espécies de peixes da família Characidae (Ostariophysi: Characiformes) persistente no ribeirão das Cabaceiras, afluente do rio Mogi Guaçu, município de São Carlos-SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Central Paulista.

Evelise Nunes Fragoso de Moura

BICHUETTE, M. E.; TANAKA, M. O.;FRAGOSO-MOURA, Evelise Nunes. Influência de um obstáculo natural na estrutura da assembléia de peixes em um pequeno rio tropical, Sudeste do Brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

Hugo Ribeiro da Silva

OLIVEIRA, A. K;SILVA, H. R.; STEFANI, P. M.. Relações Entre Morfologia e Ecologia de cinco Espécies de Peixes da Família CHARACIDAE (Ostariophysi: Characiformes) Persistentes no Ribeirão das Cabeceiras, Afluente do Rio Mogi Guaçu, Município de São Carlos ? SP.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Central Paulista.

Foi orientado por

Julio Cesar Garavello

Distribuição da ictiofauna do Rio Cabeça, bacia do Rio Corumbataí, SP; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Julio Cesar Garavello

Distribuição da ictiofauna do Rio Cabeça, bacia do Rio Corumbataí, SP; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Julio Cesar Garavello;

Alexandre Kannebley de Oliveira

Estudo sobre a ictiofauna do Rio Cabeça, um tributário do Rio Corumbataí com nascentes nas Cuestas Basálticas do estado de São Paulo; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alexandre Kannebley de Oliveira;

Alexandre Kannebley de Oliveira

Relações entre morfologia e ecologia de peixes persistentes do ribeirão das Cabaceiras, afluente do rio Mogi Guaçu, Estado de São Paulo; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Central Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre Kannebley de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, R. T. ; Oliveira, A. K. . COMPOSIÇÃO DA DIETA DE CINCO ESPÉCIES DE PEIXES DA FAMÍLIA CHARACIDAE (OSTARIOPHUSI: CHARACIFORMES) PERSISTENTES EM UM AFLUENTE DO RIO MOGI GUAÇU, SUDESTE DO BRASIL. Multiciência (ASSER) , v. 10, p. 7-23, 2010.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    Estudo da ictiofauna das Águas Emendadas: bacias dos rios Tocantins, Paranaíba e São Francisco e exame da distribuição geográfica de suas espécies, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Torres Cardoso - Integrante / Julio Cesar Garavello - Coordenador / Alexandre Kannebley de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário Central Paulista, Campus 1 - Centro Universitário Central Paulista, Campus 2. , Rua Miguel Petroni 5111, Biotério / Lab. Zoologia, Jd. Centenário, 13563-470 - Sao Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33622111, Ramal: 2135

Experiência profissional

2012 - Atual

Colégio Artes e Letras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2009 - 2010

Centro Universitário Central Paulista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de Biotério e Laboratório de Zoologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Curadoria da coleção didática de zoologia de vertebrados e invertebrados, taxidermia de animais recebidos por doações, auxilio nas aulas práticas de zoologia, manutençao dos animais destinados a experimentos práticos mantidos no biotério, acompanhamneto dos alunos durante as práticas.

2007 - 2010

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

2005 - 2005

Tecumseh do Brasil Ltda, Tecumseh

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ajudante deprodução, Carga horária: 40