Andréa Wanessa Angelo da Silva

Graduanda do V Ciclo de Medicina pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto. Coordenadora Científica da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Lagarto. Atuou como monitora de Habilidades e Atitudes Médicas II, Propedeutica e Semiotecnica Médicas, Anatomia, Proteção e Prevenção Radiológica e Procedimentos Radiológicos I. Participou como voluntária do PIBIC 2016-2017 vincunlada ao projeto "Avaliação do Perfil Lipídico em Trabalhadores da Citricultura com Exposição a Organofosforados".

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2013 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Graduação interrompida em 2011 em Radiologia

2010 - Interrompido

FACULDADE SANTA EMILIA DE RODAT
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil. Ano de interrupção: 2011

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Lagarto - LAGOL. , Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto, UFS, Brasil.

2016 - 2016

Interpretação de gasometria nos principais distúrbios ácido-base. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto, UFS, Brasil.

2015 - 2015

Neurociência e Percepção Visual. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2015 - 2015

Minicurso Síndromes Coronarianas. (Carga horária: 4h). , Liga de Cardiologia Pessoense, LICAP, Brasil.

2015 - 2015

Curso Intensivo de Neuroanatomia Aplicada à Clínic. (Carga horária: 40h). , Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança, FAMENE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em 'I SEMINÁRIO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E EQUIDAD. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2010 - 2010

1º Ciclo de palestras sobre oncologia - LIONC. , Faculdade Santa Emília de Rodat, FASER, Brasil.

2010 - 2010

Ciclo de Palestras em Neuroimagem. (Carga horária: 16h). , Colégio e Curso Parthenoon, CCP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. W. A. . 1º ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL DA UFS - LAGARTO. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

26º Encontro de Iniciação Científica e III Semana Acadêmico-Cultural (SEMAC).Relação entre o colesterol-HDL e colesterol não-HDL com a atividade sérica da butirilcolinesterase em trabalhadores rurais expostos aos organofosforados. 2016. (Encontro).

III JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA - O USO DE ANTIBIÓTICOS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS,. 2016. (Outra).

Simpósio Sergipano de Microcefalia. 2016. (Simpósio).

25º Encontro de Iniciação Científica e 3º de Extensão da UFS.?ATIVOvôs?: AÇÃO DE EXTENSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE LAGARTO-SE.. 2015. (Encontro).

III Oficina de Socialização de Práticas de Ensino na Comunidade. Vivências, Experiências, Práticas e Diálogos Entre Estudantes de Saúde e Comunidade de Lagarto-SE. 2015. (Exposição).

Jornada de Psiquiatria-XXXI Regional e VII Paraibana. 2015. (Outra).

VI Curso e Conferências em Neurociências - CCNeC.. 2015. (Outra).

XIX Encontro Regional dos Estudantes de Medicina. 2015. (Encontro).

I Jornada Norte-Nordeste de Tecnologia Radiológica. 2010. (Outra).

Simpósio de Atualização em Radiologia. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edivan Rodrigo de Paula Ramos

Determinação do colesterol-HDL em trabalhadores rurais expostos a organofosforados; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Edivan Rodrigo de Paula Ramos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. W. A. ; RAMOS, E. R. P ; CRUZ, V. G. S. ; OLIVEIRA, F. M. . Relação entre o colesterol-HDL e colesterol não-HDL com a atividade sérica da butirilcolinesterase em trabalhadores rurais expostos aos organofosforados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. W. A. ; RAMOS, E. R. P ; JANDOTTI, A. C. ; SALVADORI, M. G. S. S. ; SANTOS, E. S. . ATIVOvôs?: AÇÃO DE EXTENSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE LAGARTO-SE.. 2015.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. W. A. ; RODRIGUES, M. B. C. . Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. W. A. ; REIS, M. C. . A Utilização do Cadáver para Construção do Conhecimento Anatômico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. M. ; RAMOS, E. R. P ; JANDOTTI, A. C. ; CRUZ, V. G. S. ; SILVA, A. W. A. . Relação entre a atividade sérica da butirilcolinesterase e o perfil lipídico de trabalhadores rurais expostos a organofosforados. 2016 (Iniciação Científica).

  • LIMA, M. B. C. H. ; SILVA, A. W. A. . Reações na Pele por Superexposição à Radiação Solar 2011 (Iniciação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    AVALIAÇÃO DO PERFIL LIPÍDICO EM TRABALHADORES DA CITRICULTURA COM EXPOSIÇÃO SUBCLÍNICA A ORGANOFOSFORADOS., Descrição: Considerando que a exposição a organofosforados altera o metabolismo lipídico e glicídico em ratos, é possível admitir que a exposição de humanos a esses pesticidas possa representar um fator de risco para o desenvolvimento de dislipidemias e aterosclerose. Neste sentido, este projeto pretende avaliar se a exposição crônica a pesticidas organofosforados pode alterar o metabolismo de lipoproteínas mesmo em pacientes com exposição subclínica (quando a inibição da colinesterase não produz alterações laboratoriais significativas). O projeto permitirá aos discentes executores o desenvolvimento de habilidades como coleta de sangue e realização de dosagens laboratoriais bioquímicas e de competências técnico-científicas como revisão de literatura, diagnóstico de dislipidemias e produção de conhecimento científico a ser publicado em resumo de congressos e/ou artigos a serem publicados em revista científica. Aos docentes envolvidos direta e indiretamente, o projeto permitirá a produção de conhecimento científico que poderá auxiliar na melhoria da qualidade de saúde dos trabalhadores expostos aos pesticidas organofosforados. Esta pesquisa tem natureza epidemiológica de corte transversal cujos resultados serão obtidos pela aplicação de questionários estruturados e pela análise de material biológico (soro) coletados dos entrevistados. A análise e a descrição dos dados serão feitos de forma quantitativa. A população, foco de estudo deste projeto, será representada por uma amostra de aproximadamente 200 trabalhadores rurais expostos e não expostos a organofosforados do município de Boquim-SE. A participação dos trabalhadores se dará por adesão voluntária após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Serão adotados os seguintes critérios de inclusão: ter idade superior a 18 anos; estar em jejum de 10 horas para a coleta de sangue venoso; não apresentar condições que impeçam a coleta de sangue como fístulas arteriovenosas, histórico de mastectomia, histórico de trombose ou outras doenças que alterem a hemostasia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Wanessa Angelo da Silva - Integrante / EDIVAN RODRIGO DE PAULA RAMOS - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto

    Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Propedêutica e Semiotécnica, Carga horária: 8

    Outras informações:
    I Orientações gerais para acadêmicos de medicina até o Ciclo III sobre aspectos básicos da abordagem na consulta médica com ênfase em Ginecologia. Acompanhamento das consultas e retirada de dúvidas. II Palestras e rodas de conversa com a comunidade assistida.

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora de Habilidades e Atitudes Médicas II, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Capacitação para o estudante: executar com proficiência a anamnese e o exame físico para a consulta médica de clínica geral da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso, nas doenças de maior prevalência; praticar a correlação clínica de casos mais simples; desenvolver atitude facilitadora da comunicação frente aos diversos padrões de comportamento dos pacientes; saber orientar/educar a família e a comunidade; manusear instrumental cirúrgico básico conhecendo suas características e indicações de uso; executar algumas técnicas de coleta de material biológico para exames laboratoriais que requeiram métodos especiais; realizar técnicas de suporte avançado de vida em treinamento ACLS (Advanced Cardiac Life Support); conhecer técnicas e manusear instrumentos utilizados em procedimentos de baixa complexidade de urgência (assistência ventilatória, uso de monitores, desfibrilador, realização do ECG); realizar imobilizações, tamponamentos, suturas, drenagens e sondagens; conhecer a rotina de realização dos exames de laboratório de maior utilidade na prática médica geral; saber diferenciar exames de urgência e rotina, como são obtidos os resultados e tempo de realização dos exames; conhecer os principais interferentes nos exames mais comuns; diagnosticar: úlceras gastroduodenais, colecistopatias litiásicas, pneumoperitônio, obstrução intestinal, pneumonias e sinusites.

  • 2011 - 2011

    FACULDADE SANTA EMILIA DE RODAT

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Unidade I de Radiologia, Carga horária: 4

    Outras informações:
    A Unidade Curricular I compreende uma relação interdisciplinar, para o curso de Tecnologia em Radiologia, de - anatomia, fisiologia e patologia, básicas.

  • 2011 - 2011

    FACULDADE SANTA EMILIA DE RODAT

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Proteção e Prevenção Radiológica, Carga horária: 4

  • 2010 - 2011

    FACULDADE SANTA EMILIA DE RODAT

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do laboratório de anatomia, Carga horária: 12