Eliane Maria Pimentel Lima Lira

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco(1992), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2013), especialização em Especialização lato senso em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão(2000), especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco(2014) e mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS pela Universidade de Pernambuco(2016). Atualmente é PROFESSORA da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PE e Professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Lagoa do Carro. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciclo de Ensino e Aprendizagem, Gênero Conto, Circunstância, Transitividade.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS

2014 - 2016

Universidade de Pernambuco
Título: CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADO NO GÊNERO CONTO: UM ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SITÊMICO FUNCIONAL,Ano de Obtenção: 2016
Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ciclo de Ensino e Aprendizagem; Gênero Conto; Circunstância; Transitividade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Psicopedagogia

2012 - 2014

Universidade de Pernambuco
Título: A intervenção Psicopedagógica frente ao Processo de Aprendizagem dos Educandos
Orientador: Shirley Cristina Lacerda Malta

Especialização em Especialização lato senso em Língua Portuguesa

1999 - 2000

Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão
Título: A Expressividade do Diminutivo em Menino de Engenho
Orientador: José Ricardo Paes Barreto

Graduação em Pedagogia

2009 - 2013

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A Importância da Motivação para o Desenvolvimento da Compreensão Leitora no I ano do Ensino Fundamental I
Orientador: Everaldo Almeida Borges

Graduação em Letras

1989 - 1992

Universidade de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

GRUPO DE ESTUDOS DOS PARÃMETROS -ARTE. (Carga horária: 24h). , GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -MATA NORTE, GRE-MATA NORTE, Brasil.

2011 - 2011

1ª Jornada de Adversidade Pedagógica. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2010 - 2011

GESTAR II. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

DIVERSIDADE TEXTUAL-GÊNERO NA SALA DE AULA. (Carga horária: 60h). , GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -MATA NORTE, GRE-MAA NORTE, Brasil.

2008 - 2008

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO CONTINUADA DO SAEPE. (Carga horária: 40h). , CAED-FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA -UFJF, CAED-UFJF, Brasil.

2004 - 2004

Promotor de Leitura. , Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, FNLIJ, Brasil.

1999 - 1999

II encontro de Literatura Luso-Brasileira. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ENSINO DE GRAMÁTICA E TEXTO: LIMITES E POSSIBILIDADES - XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2016. (Outra).

II SIMPÓSIO DO PROFLETRAS.Leitura de contos na Escola: uma proposta de Letramento Literário. 2016. (Oficina).

XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2016. (Outra).

El procesocreativoliterario de Galdós: el arte enlos manuscritos de la segunda série de losEpisodiosnacionales sei. 2015. (Outra).

III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UPE/Mata Norte e Mata Sul.Presença do elemento circunstancial em narrativas escolares: uso e nível de informação. 2015. (Oficina).

Palestra Gramática em uso. 2015. (Outra).

V Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da UPE- I Simpósio do PROFLETRAS.Relação da leitura de conto no ensino fundamental com a produção de textos narrativosl: uso dos elementos circunstanciais como recurso semântico à luz da transitividade. 2015. (Simpósio).

XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

BOTELHO, A. C. B. S.; BARBOSA, M.R.A.; SILVA, M. F. B. L.. Ciclo de ensino e aprendizagem baseado no gênero conto: um estudo das circunstâncias sob a perspectiva da Linguística sistêmico funcional.. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS Nazaré da Mata) - uNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa

LEITURA E ESCRITA DE CONTO NA ESCOLA: UM ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS DE TEMPO E DE LUGAR COMO RECURSO SEMÂNTICO; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa

CICLO DE ENSINO AAPRENDIAGEM NO GÊNERO CONTO: UM ESTUDO DAS CIRCUNSTANCIAIS SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL; 2016; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco,; Orientador: Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIRA, E. M. P. L. ; SILVA-BARBOSA, Maria do Rosário . LETRAMENTO CRÍTICO NA ESCOLA: UM ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS DE TEMPO E LUGAR NO CONTO ?AS TRÊS FIANDEIRAS? DE JAKOB E WILHELM GRIMM. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2017, Recife. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne: anais da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2017. v. 1. p. 935-948.

  • SILVA, V. M. ; LIRA, E. M. P. L. ; SOUSA, M. ; ATAIDE, C. A. . A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM POEMAS DA LITERATURA BRASILEIRA. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2017, Recife. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma Jornada de quase 40 anos do Gelne: anais da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 79-92.

  • LIRA, E. M. P. L. ; BOTELHO, A. C. B. E. S. . A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DA LEITURA DO CONTO LITERÁRIO NA ESCOLA. In: VI ENCONTRO NACIONAL DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO - ENLIJE, 2016, Campina Grande - PB. Anais VI ENLIJE. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016. v. 1.

  • LIRA, E. M. P. L. . LETRAMENTO CRÍTICO NA ESCOLA: UM ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS DE TEMPO E LUGAR NO CONTO ' AS TRÊS FIANDEIRAS' DE JAKOB E WILHELM GRIMM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIRA, E. M. P. L. ; SOUSA, M. ; SILVA, V. M. . A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM POEMAS DA LITERATURA BRASILEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIRA, E. M. P. L. ; BOTELHO, A. C. B. E. S. . A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DA LEITURA DO CONTO LITERÁRIO NA ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Certificado de Láurea, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional