Evelise Saia Rodolpho

Possui graduação em Psicologia - Centro Universitário de Adamantina (2013). Especializada em Saúde do Adulto/Idoso pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (2016). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação "Fisiopatologia em Clínica Médica" - FMB/Unesp. Tem experiência na área de psicologia da saúde, psicologia do envelhecimento com ênfase em psicologia cognitiva e atenção básica, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, família, cuidadores, idosos, demência e serviços públicos.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Fisiopatologia em Clínica Médica

2018 - Atual

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Título: AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS COMPORTAMENTAIS E PSICOLÓGICOS NA DEMÊNCIA: INTERVENÇÃO PSICOEDUCACIONAL EM CUIDADORES EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS,
Alessandro Ferrari Jacinto.

Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica

2016 - 2018

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Título: TRANSTORNO MENTAL COMUM EM FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA,Ano de Obtenção: 2018
Alessandro Ferrari Jacinto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Adulto/Idoso

2014 - 2016

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Título: Transtorno mental comum em familiares cuidadores de pacientes com demência
Orientador: Maria Helena Borgato
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Psicologia

2009 - 2013

Centro Universitário de Adamantina
Título: COMPORTAMENTO SUICIDA, FAMÍLIA E ATENÇÃO PSICOLÓGICA EM SERVIÇOS PÚBLICOS
Orientador: Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

Avaliação Neuropsicológica. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2016 - 2016

Guia ABA para pais, professores e profissionais. (Carga horária: 50h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2016 - 2016

Neurologia Infantil, Ensino e Inclusão - A Interface com a Educação. (Carga horária: 64h). , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2015 - 2015

Estratégias para cuidadores de pessoas com demenci. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.

2014 - 2014

Depressão e doenças cardiovasculares. (Carga horária: 2h). , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2014 - 2014

O stress e o adoecimento. (Carga horária: 2h). , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2014 - 2014

COPPING: Enfrentamento diante do adoecimento. (Carga horária: 2h). , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2014 - 2014

Síndrome de Burnout em profissionais da saúde. (Carga horária: 2h). , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2014 - 2014

O papel do psicólogo na assistência do paciente po. (Carga horária: 2h). , Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, HCFMB, Brasil.

2014 - 2014

Judicialização e medicalização da vida. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2013 - 2013

Entre a carne e o sonho: A psicossomática psicanal. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.

2013 - 2013

Os fundamentos neurobiológicos da musicoterapia. (Carga horária: 2h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Adamantina, APAE, Brasil.

2012 - 2012

A experiência do CRAMI de São José do Rio Preto. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.

2012 - 2012

Avaliação e intervenção para clientes HIV+. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.

2011 - 2011

Prática do psicólogo nas emergências em saúde ment. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.

2011 - 2011

Avaliação e intervenção junto a pacientes com CS. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Adamantina, UNIFAI, Brasil.

2011 - 2011

A atenção como ponto central da aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Adamantina, APAE, Brasil.

2010 - 2010

Conhecendo o psicodrama: teoria, técnicas, vivênci. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2010 - 2010

Grounding e Vínculo: da conexão com o self ao enco. (Carga horária: 4h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2009 - 2009

Psico-oncologia Pediátrica. (Carga horária: 4h). , Faculdades Integradas de Três Lagoas, FITL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Envelhecimento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.

Organização de eventos

RODOLPHO, E. S. . 1a Feira da Cidadania. 2012. .

RODOLPHO, E. S. . 2a Feira da Cidadania. 2012. .

RUMIN, C. R. ; RODOLPHO, E. S. . Comissão de Correção da Avaliação Geral do Curso de Psicologia. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Ensino Estruturado nos Princípios do Programa TEACCH. 2016. (Outra).

II CURSO DE EXTENSÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO: INTERDISCIPLINARIDADE E INTERSETORIALIDADE DO TRABALHO EM SAÚDE. 2016. (Outra).

Manejo e Segmento de Crise Suicida. 2016. (Outra).

V Encontro de Neuropsicologia na Infância - Neurodesenvolvimento e os Transtornos da Aprendizagem. 2016. (Encontro).

Aula Expositiva - Curso de Nutrição IB/Unesp.Aspectos Psicológicos do Envelhecimento. 2015. (Outra).

Fundação Casa - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente.Distúrbios alimentares. 2015. (Outra).

Treinamento em Prevenção de Suicídio. 2015. (Outra).

II JORNADA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR ?PRÁTICAS ATUAIS.Comportamento suicida, família e atenção psicológica em serviços públicos. 2014. (Encontro).

II JORNADA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR ?PRÁTICAS ATUAIS.Promover Vida: De projeto de estágio universitário de psicologia a uma rede de prevenção ao suicídio. 2014. (Encontro).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. Caracterização de um grupo de pacientes com dor crônica acompanhados por equipe multiprofissional em uma Unidade Básica de Saúde. 2014. (Congresso).

PALESTRA SOCIOEDUCATIVA ? CRAS DE MARIÁPOLIS/SP.Riscos da exposição da privacidade nas redes sociais. 2014. (Outra).

I ENCONTRO PIBID/CAPES/FAI.O teatro grego no Ensino Médio: Releitura da obra ?Édipo Rei?, de Sófocles. 2013. (Encontro).

VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAI. Síndrome de Asperger: Uma proposta de intervenção. 2013. (Congresso).

2 ͣ MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA. A inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais em escolas municipais de ensino fundamental de Adamantina/SP. 2012. (Congresso).

2 ͣ MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA. Psicologia e informática: o uso do computador nas práticas psicológicas. 2012. (Congresso).

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Avaliação da implementação de um serviço de apoio a familiares de pessoas com comportamento suicida em uma clínica-escola de psicologia. 2012. (Congresso).

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. A inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais em escolas municipais de ensino fundamental de Adamantina/SP. 2011. (Congresso).

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Caracterização da clientela atendida no Núcleo de Psicologia da FAI-Adamantina-SP no período de Fevereiro a Setembro de 2011. 2011. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica. Psicologia e informática: o uso do computador nas práticas psicológicas. 2010. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Albina rodrigues Torres

TORRES, A. R.; CYRINO, E. G.; JACINTO, A. F.. Membro da banca do exame de qualificação de Mestrado Transtorno Mental Comum em familiares de cuidadores de idosos com demência, realizada em 30 de agosto de 2017. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Fisiopatologia em Clínica Médica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Eliana Goldfarb Cyrino

JACINTO, A. F.;CYRINO, ELIANA GOLDFARB; TORRES, A. R.. Transtorno Mental Comum em familiares cuidadores de idosos com demencia. 2017. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica) - Faculdade de Medicina de Botucatu.

Maria Helena Borgato

BORGATO, M. H.. Transtorno Mental comum em familiares cuidadores de pacientes idosos em um ambulatório de geriatria. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional da Saúde do Adulto ed) - Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Medicina de Botucatu.

Foi orientado por

Luis Santo Schicotti

SÍNDROME DE ASPERGER: uma proposta de intervenção; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdades Adamantinenses Integradas; Orientador: Luis Santo Schicotti;

Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos

Comportamento suicida, família e atenção psicológica em serviços públicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdades Adamantinenses Integradas; Orientador: Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos;

Alessandro Ferrari Jacinto

AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS COMPORTAMENTAIS E PSICOLÓGICOS NA DEMÊNCIA: INTERVENÇÃO PSICOEDUCACIONAL EM CUIDADORES EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS; 2022; Tese (Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandro Ferrari Jacinto;

Alessandro Ferrari Jacinto

Transtorno mental comum em familiares cuidadores de idosos com demência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso) - Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP; Orientador: Alessandro Ferrari Jacinto;

Maria Helena Borgato

Transtorno Mental comum em familiares cuidadores de pacientes idosos em ambulatório de geriatria; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional da Saúde do Adulto ed) - Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Medicina de Botucatu, Ministério da Saúde e Ministério da Educação; Orientador: Maria Helena Borgato;

Maria Helena Borgato

Transtorno Mental Comum em Familiares Cuidadores de Pacientes com Demência; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional da Saúde do Adulto ed) - Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Medicina de Botucatu, Ministério da Saúde; Orientador: Maria Helena Borgato;

Produções bibliográficas

  • DUARTE, EVELISE SAIA RODOLPHO ; SILVEIRA, LICIANE VAZ DE ARRUDA ; CÍTERO, VANESSA DE ALBUQUERQUE ; JACINTO, ALESSANDRO FERRARI . Common mental disorder among family carers of demented older people in Brazil. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA , v. 12, p. 402-407, 2018.

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. . COMPORTAMENTO SUICIDA, FAMÍLIA E ATENÇÃO PSICOLÓGICA EM SERVIÇOS PÚBLICOS. Omnia Saúde (FAI) , v. 8, p. www.fai.com.br/-65-83, 2011.

  • RODOLPHO, E. S. ; JACINTO, A. F. ; PIOVEZAN, M. ; COSTA, F. N. ; ALMEIDA, K. M. V. . TRANSTORNO MENTAL COMUM (TMC) EM FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA. In: CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017, São Paulo. ANAIS 10º CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017.

  • ALMEIDA, K. M. V. ; JACINTO, A. F. ; RODOLPHO, E. S. ; PIOVEZAN, M. ; COSTA, F. N. . AVALIAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL EM SAÚDE EM CUIDADORES DE IDOSOS. In: CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017, São Paulo. ANAIS 10º CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017.

  • PIOVEZAN, M. ; JACINTO, A. F. ; RODOLPHO, E. S. ; COSTA, F. N. ; ALMEIDA, K. M. V. ; BESSA, T. . ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE UM INSTRUMENTO SOBRE CONHECIMENTOS EM DEMÊNCIAS POR PARTE DE CUIDADORES DE IDOSOS. In: CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017, São Paulo. ANAIS 10º CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017.

  • COSTA, F. N. ; JACINTO, A. F. ; RODOLPHO, E. S. ; PIOVEZAN, M. ; ALMEIDA, K. M. V. . QUALIDADE DE VIDA E AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS. In: CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017, São Paulo. ANAIS 10º CONGRESSO PAULISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2017.

  • RODOLPHO, E. S. ; SCHICOTTI, L. S. ; LOTTI, D. C. ; SILVA, L. S. . O TEATRO GREGO NO ENSINO MÉDIO: RELEITURA DA OBRA: ?ÉDIPO REI?, DE SÓFOCLES. In: Congresso de Iniciação Científica, 2013, Adamantina. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas 21 a 25 de outubro de 2013. Adamantina: Revista Omnia, 2013.

  • RODOLPHO, E. S. ; SCHICOTTI, L. S. . SÍNDROME DE ASPERGER: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. In: Congresso de Iniciação Científica, 2013, Adamantina. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas 21 a 25 de outubro de 2013. Adamantina: Omnia, 2013.

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. . COMPORTAMENTO SUICIDA EM UMA CLINICA‐ESCOLA DE PSICOLOGIA. In: Congresso de Iniciação Científica, 2012, Adamantina. Anais do VI Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas 22 a 26 de outubro de 2012. Adamantina: Omnia, 2012.

  • RODOLPHO, E. S. ; ARAUJO, A. F. . A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ADAMANTINA (SP). In: Congresso de Iniciação Científica, 2011, Adamantina. Anais do V Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas 17 a 21 de outubro de 2011, 2011.

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. ; SOALHEIRO, M. C. ; OLIVEIRA, T. E. R. ; CASTANHARO, N. C. S. . CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA NO NÚCLEO DE PSICOLOGIA DA FAI-ADAMANTINA-SP NO PERÍODO DE FEVEREIRO A SETEMBRO DE 2011.. In: Congresso de Iniciação Científica, 2011, Adamantina. Anais do V Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas 17 a 21 de outubro de 2011, 2011.

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. . PSICOLOGIA E INFORMÁTICA: O USO DO COMPUTADOR NAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS. In: Congresso de Iniciação Científica, 2010, Adamantina. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas 18 a 21 de outubro de 2010, 2010.

  • PIOVEZAN, M. ; JACINTO, A. F. ; RODOLPHO, E. S. ; BESSA, T. ; COSTA, F. N. ; ALMEIDA, K. M. V. . ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE UM INSTRUMENTO SOBRE CONHECIMENTOS EM DEMÊNCIAS POR PARTE DE CUIDADORES DE IDOSOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, K. M. V. ; JACINTO, A. F. ; RODOLPHO, E. S. ; PIOVEZAN, M. ; COSTA, F. N. . AVALIAÇÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL EM SAÚDE EM CUIDADORES DE IDOSOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, F. N. ; JACINTO, A. F. ; RODOLPHO, E. S. ; PIOVEZAN, M. ; ALMEIDA, K. M. V. . QUALIDADE DE VIDA E AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODOLPHO, E. S. ; JACINTO, A. F. ; PIOVEZAN, M. ; COSTA, F. N. ; ALMEIDA, K. M. V. . TRANSTORNO MENTAL COMUM (TMC) EM FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODOLPHO, E. S. ; JACINTO, A. F. . COMMON MENTAL DISORDER IN FAMILY CAREGIVERS OF PATIENTS WITH DEMENTIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODOLPHO, E. S. ; JACINTO, A. F. ; BORGATO, M. H. . GRUPO DE APOIO A FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. . Comportamento suicida, família e atenção psicológica em serviços públicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. . Promover Vida: De projeto de estágio universitário de psicologia a uma rede de prevenção ao suicídio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODOLPHO, E. S. ; NOGUEIRA, C. A. O. . Caracterização de um grupo de pacientes com dor crônica acompanhados por equipe multiprofissional em uma Unidade Básica de Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODOLPHO, E. S. . Riscos da exposição da privacidade nas redes sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODOLPHO, E. S. ; SCHICOTTY, L. S. . Síndrome de Asperger: Uma proposta de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOTTI, D. C. ; SILVA, L. S. ; SCHICOTTI, L. S. ; RODOLPHO, E. S. . O teatro grego no Ensino Médio: Releitura da obra ?Édipo Rei?, de Sófocles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. . Avaliação da implementação de um serviço de apoio a familiares de pessoas com comportamento suicida em uma clínica-escola de psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODOLPHO, E. S. ; GASQUES, A. F. A. . A inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais em escolas municipais de ensino fundamental de Adamantina/SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. . Psicologia e informática: o uso do computador nas práticas psicológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODOLPHO, E. S. ; CASTANHARO, N. C. S. ; OLIVEIRA, T. E. R. ; RUMIN, C. R. ; SALES, N. T. . A extensão em saúde do trabalhador no ensino da psicologia: formação, pesquisa e serviços para a comunidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODOLPHO, E. S. ; SANTOS, A. V. S. C. ; OLIVEIRA, N. C. C. ; OLIVEIRA, T. E. R. ; SOALHEIRO, M. A. . Caracterização da clientela atendida no Núcleo de Psicologia da FAI-Adamantina-SP no período de Fevereiro a Setembro de 2011. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    TRANSTORNO MENTAL COMUM (TMC) EM FAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS COM DEMÊNCIA, Descrição: Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que está associado ao aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, como as demências. As demências apresentam um desafio significativo para o paciente, cuidador e família. Em geral, cuidar de idosos é uma responsabilidade que pertence à esfera familiar, na qual esses familiares cuidadores se deparam com tarefas múltiplas e desafiadoras. Como consequência, estão em maior risco de adoecimento mental, resultando em depressão, sobrecarga, sintomas ansiosos e transtorno mental comum (TMC). Objetivo: O presente estudo tem por objetivo identificar o TMC em familiares cuidadores de idosos com diagnóstico de demência rotineiramente acompanhados nos ambulatórios de geriatria do Centro de Saúde Escola da UNESP (CSE-FMB). Métodos: Estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: SRQ-20 (Self Reporting Questionnaire), HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale), ZBI (Zarit Burden Interview), MEEM (Mini-Exame do Estado Mental) para cuidadores com 65 anos ou mais, além de questionário para coleta de dados sociodemográficos. A variável de desfecho foi ?com TMC?, definida como pontuação ≥ 7 no SQR-20. As variáveis explanatórias foram de natureza sociodemográfica (sexo, idade, estado civil, parentesco e ocupação) e clínica (pontuação na HADS-ansiedade, na HADS-depressão e na ZBI). Resultados: A amostra foi composta por 90 cuidadores; 83 (92,2%) era do sexo feminino, 51 (56,7%) casada, 60 (66,7%) filho (a) e 62 (68,6%) possuíam alguma ocupação além de cuidar do idoso dementado. A média de idade da amostra foi 57,3 (± 11,7), enquanto a média de escolaridade foi de 9,5 (± 4,9) anos. Quanto às características clínicas da amostra, 62,2% dos cuidadores pontuaram para TMC, 50% apresentou ansiedade, 52,2% apresentou depressão e 66,7% apresentou sobrecarga em algum nível. Os cuidadores foram divididos em dois grupos de comparação: ?com TMC? e ?sem TMC?. Pacientes com TMC apresentaram escores maiores nas escalas HADS-ansiedade, HADS-depressão e ZBI, com associação estatisticamente significativa (p<0,01). Não houve diferença estatisticamente significativa quando comparados os dois grupos 2 em relação às variáveis sexo, estado civil, trabalho e parentesco. A regressão logística mostrou que cuidadores com sintomas de ansiedade de acordo com o resultado da HADS-Ansiedade tiveram 15 vezes mais chances de apresentar TMC (OR: 15,0; IC 95%: 3,5-71,2) e cuidadores com sintomas de depressão de acordo com o resultado da HADS-Depressão tiveram 8 vezes mais chances de apresentar TMC (OR: 8,0; IC 95%: 2,1-31,1). Cuidadores com sobrecarga de acordo com a pontuação na ZBI tiveram 7,2 vezes mais chances de apresentar TMC (OR: 7,2; IC 95%: 1,9-27,2). Cuidadores com menor idade tiveram 0,93 vezes menos chances de apresentar TMC (OR: 0,93; IC 95%: 0,88-0,99). Conclusão: Os resultados encontrados demonstram que, na população estudada, existe alta prevalência de TMC. Constatou-se a associação significativa de TMC com sobrecarga (moderada, moderada/grave e grave) e com sintomas ansiosos e sintomas depressivos. Essas informações são importantes para subsidiar ações de prevenção e cuidado com a saúde mental dos cuidadores familiares, buscando melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Evelise Saia Rodolpho - Coordenador / Alessandro Ferrari Jacinto - Integrante.

  • 2012 - 2012

    COMPORTAMENTO SUICIDA, FAMÍLIA E ATENÇÃO PSICOLÓGICA EM SERVIÇOS PÚBLICOS, Descrição: Considerado um ato de violência a si, evidenciado como um problema de Saúde Pública pela OMS, o comportamento suicida exerce forte impacto nos familiares e serviços de saúde. A família é fundamental no desenvolvimento de todo indivíduo, principalmente em relação ao apoio e direcionamento fornecem, contribuindo para construir e perceber o mundo e os traços comportamentais. Na ocorrência do comportamento suicida, a família pode ser analisada pelo aspecto das relações com o mesmo pelo vértice de sua função ou impacto. Com base na preocupação com as consequências que podem envolver vários processos que muitas vezes requerem nova organização familiar, o trabalho objetivou analisar a implementação de um serviço de apoio a familiares de pessoas com comportamento suicida em uma clínica-escola de Psicologia integrada a uma rede municipal de prevenção ao suicídio: ?Promover Vida?. Tendo sido uma pesquisa qualitativa, inicialmente realizaram-se plantões psicológicos na clínica-escola, onde se disponibilizou atendimentos de apoio aos familiares pautados nas consultas terapêuticas de Winnicott, sendo essas pessoas encaminhadas por órgãos de saúde da rede de prevenção. Os estudos teóricos realizados e a dinâmica de encaminhamento apontaram para algumas hipóteses: a dificuldade de sistematização dos atendimentos ocorria por peculiaridades da população atendida; houve baixa aderência ao serviço, sendo compreendido com frequência que quem necessita de atendimento é a pessoa com comportamento suicida. Tais hipóteses re-ordenaram a metodologia, onde, posteriormente, realizou-se entrevistas com psicólogos que atendem a população foco. A família, portanto, está ligada ao desenvolvimento, manutenção e evolução de seus membros, devendo os mecanismos envolvidos serem melhor analisados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evelise Saia Rodolpho - Coordenador / Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos - Integrante.

  • 2011 - 2011

    A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO, Descrição: A mídia tem veiculado notícias e debates que retratam opiniões a respeito da inclusão escolar. A Declaração de Salamanca (1994), aprovada na Conferência Mundial de Educação Especial, tomando como referência o princípio da educação para todos, propõe que pessoas com necessidades especiais sejam matriculadas na escola regular. A inclusão dos estudantes com necessidades especiais depende de inúmeros fatores, especialmente, da capacidade de seus professores de promover sua aprendizagem e participação, bem como da estrutura física da escola onde são incluídos. A presente pesquisa objetiva compreender como ocorre a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas municipais de ensino fundamental (ensino regular), bem como as relações desses alunos com a instituição, professores e colegas de classe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em três EMEF de Adamantina, interior paulista. As entrevistas realizadas com os educadores são passíveis de reflexão acerca das relações aluno-aluno e aluno-professor, do preparo pedagógico e da estrutura física das escolas que recebem a inclusão escolar. A inclusão escolar é, portanto, um processo que ainda está em construção e se faz a cada momento que consegue diminuir práticas rotineiras de discriminação oferecendo oportunidades adequadas de aprendizagem e socialização. Palavras-chave: Inclusão. Educação Especial. Escola Regular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Evelise Saia Rodolpho - Coordenador / Andréa Fernandes de Araújo Gasques - Integrante.

Prêmios

2017

2º Lugar (GERONTOLOGIA): ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE UM INSTRUMENTO SOBRE CONHECIMENTOS EM DEMÊNCIAS POR PARTE DE CUIDADORES DE IDOSOS, SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA.

2013

Menção Honrosa: Síndrome de Asperger: Uma proposta de intervenção, Faculdades Adamantinenses Integradas.

2012

Prêmio Destaque de segundo melhor trabalho da área de humanas: Avaliação da implementação de um serviço de apoio a familiares de pessoas com comportamento suicida em uma clínica-escola de psicologia, Faculdades Adamantinenses Integradas.

2011

Menção Honrosa: A inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais em escolas municipais de ensino fundamental de Adamantina/SP, Faculdades Adamantinenses Integradas.

2010

Menção Honrosa: Psicologia e informática: o uso do computador nas práticas psicológicas., Faculdades Adamantinenses Integradas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residência Multiprofissional, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso

2012 - 2013

Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de Psicologia no Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu-SP

Atividades

  • 10/2012 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação do Desenvolvimento Administrativo, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora da 2a Feira da Cidadania promovida pelo Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu.

  • 05/2012 - 05/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação do Desenvolvimento Administrativo, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora da 1a Feira da Cidadania promovida pelo Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu.

2010 - 2011

Centro Universitário de Adamantina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Bolsista, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária de Psicologia no Núcleo de Psicologia (clínica escola) das Faculdades Adamantinenses Integradas-SP.

Atividades

  • 03/2013 - 12/2013

    Estágios , FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica.

  • 03/2013 - 12/2013

    Estágios , FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Psicologia Institucional.

  • 03/2012 - 12/2012

    Estágios , FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar.

  • 03/2012 - 12/2012

    Estágios , FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Psicologia do Trabalho.

  • 08/2011 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS, .,Cargo ou função, Comissão de Correção da Avaliação Geral do Curso de Psicologia.

2012 - 2013

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária do Pibid, Carga horária: 4

Outras informações:
Estagiária

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado Acadêmico

Outras informações:
Programa de Pós-graduação: Fisiopatologia em clínica médica