Gracielle Fabiane de Arruda Costa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019) Especialista em PROEJA pelo IFMT- Campus Várzea Grande (2018). Técnica em Nutrição Escolar pelo IFMT- Campus Bela Vista. Possui curso de Aperfeiçoamento EAD/ UNIAFRO intitulado "Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar" promovido pelo departamento de Teoria e Fundamentos da Educação/ UFMT (2017- 2018) Participou de alguns projetos de pesquisa e extensão tais como: Promoção da Igualdade Racial: Crianças negras nas salas de superação de dificuldades de aprendizagem nos anos de 2012 e 2013 pela UFMT / IE/ NEPRE Preservação de Memória Quilombola no ano de 2014 pela UFMT/ IE/ NEPRE Diálogos e Práxis: Inovando Práticas Pedagógicas em Educação e Saúde nas Escolas em 2017 na Faculdade de Medicina da UFMT. Foi membro do Coletivo Negro Universitário da UFMT (2012-2016) e do Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação em Saúde nas Escolas (PEMEDUTS) na Faculdade de Medicina da UFMT (2017) Atualmente trabalha como professora contratada pela SEDUC/MT. Membro do grupo de pesquisa: Studia Brasiliensia

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação Profissional PROEJA-UAB

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso
Título: Formação de professores da educação de jovens e adultos: Uma análise da política curricular
Orientador: Tânia Maria de Lima

Aperfeiçoamento em Curso Uniafro EAD - Política de Igualdade Racial no ambiente Escolar

2017 - 2018

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Não teve monografia. Ano de finalização: 2018
Orientador: Não teve

Graduação em Filosofia

2011 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Do devir negro do mundo segundo Achille Mbembe
Orientador: Alécio Donizete da Silva

Graduação em Pedagogia

2011 - 2013

Universidade Luterana do Brasil
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2008

Escola Estadual souza bandeira

Formação complementar

2020 -

Extensão universitária em Tecnologias Digitais na Educação. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

AS PERSPECTIVAS DO CORPO NA ATUALIDADE,. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2020 - 2020

Internacionalização do Currículo na Prática Pedagógica: desenvolvendo compe. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2020 - 2020

XIV Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira,. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2020 - 2020

Desconstruindo o racismo na prática: UNIAFRO/UFRGS. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2020 - 2020

A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2020 - 2020

Motivação em sala de aula: elementos para uma boa prática docente. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2020 - 2020

FORMAÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO ESTRATÉGICO DE VOLTA ÀS AUL. (Carga horária: 60h). , CEFAPRO, CFAP_PPROV, Brasil.

2019 - 2020

II Congresso de Estética e Teoria Crítica: Verdade e Sensibilidade na Era. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2019 - 2019

Mini curso: Mulher preta, africanidades e epistemologia. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

Oficina de textos acadêmicos Carga horária: 45. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2013 - 2013

Minicurso: Relações Raciais no currículo escolar: Alguns apontamentos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2012 - 2012

Curso Introdução a Educação Digital - IED. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, SMED, Brasil.

2012 - 2012

Libras. (Carga horária: 40h). , SENAC MT, SENAC, Brasil.

Organização de eventos

COSTA, G. F. A. . Jornada Das Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. 2014. (Congresso).

COSTA, G. F. A. . VIII Jornada desigualdades raciais na educação brasileira. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

I Simpósio Quebrando o silêncio- Abuso: Debater para prevenir. 2019. (Simpósio).

XIII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. 2019. (Congresso).

Forúm Permanente da Educação de Jovens e Adultos FPEJA. 2018. (Encontro).

I Seminário de Pós Graduação do IFMT- Campus Várzea Grande.Formação de professores da educação de jovens e adultos: Uma análise da política curricular. 2018. (Seminário).

XII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. 2018. (Congresso).

25 Semiedu: Educação, Diversidades,Culturais, Sujeitos e Saberes. 2017. (Congresso).

Seminário Temático: "Artigo Científico: o que é e como elaborar". 2017. (Seminário).

Seminário Temático: Políticas para o uso de tecnologias e educação a distância: Dilemas e Perspectiva". 2017. (Seminário).

XI Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. 2017. (Simpósio).

III Congresso Brasilerio de Filosofia da Libertação - Estéticas e Culturas de Libertação. 2015. (Congresso).

Seminário Temático: "Pesquisa Aplicada, intervenção e inovação educacional. 2015. (Seminário).

Jornada de Estudos: "Pesquisar, escrever, e quiça, pensar". 2014. (Encontro).

Seminário Temático: "Educação Quilombola: Perspectivas Legais e Sociais no Brasil Contemporânea". 2014. (Seminário).

VIII Jornada desigualdades raciais na educação. 2014. (Congresso).

I Copene da região centro oeste e da VII Jornadas desigualdades raciais na educação brasileira. 2013. (Congresso).

Seminário: Diálogos sobre cultura científica, educação e formação de professores. 2013. (Seminário).

Seminário Educação 2013. 2013. (Congresso).

Seminário Temático: "Leitura e Letramento". 2013. (Seminário).

Seminário Temático: "Merleau- Ponty e Backtin: a dimensão pedaedagógica da alegoria de Carlos Diegues como uma imagética étnica". 2013. (Seminário).

Seminário Temático: Educação, Relações Raciais e Pesquisa-Ação. 2013. (Seminário).

VII Seminário violência e segurança pública em mato- grosso: violência na escola. 2013. (Seminário).

I Seminário das Licenciaturas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais: conhecimento e ensino na contemporaneidade". 2012. (Encontro).

Simpósio internacional Merleau- Ponty vivo: uma leitura multidisciplinar aos 50 anos de sua morte. 2012. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Darliane Silva do Amaral

ARAÚJO, B. B.;AMARAL, D. S.; FERREIRA, E. M. M.. O ensino de filosofia tendo os memes como recursos didáticos pedagógicos: uma experiência no ensino médio. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Digitais para a Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Breno Ricardo Guimarães Santos

SILVA, A. D.;SANTOS, B. R. G.. Do devir negro no mundo segundo Achille Mbembe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Bruno Bernardo de Araújo

ARAÚJO, B. B.; AMARAL, D. S.; MENDES, E. M. F.. O ensino de filosofia e os memes como recursos didáticos pedagógicos: uma experiência no ensino médio. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Digitais para a Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Foi orientado por

Bruno Bernardo de Araújo

O ensino de filosofia e os memes como recursos didáticos pedagógicos: uma experiência no ensino médio; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Digitais para a Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Bruno Bernardo de Araújo;

Produções bibliográficas

  • MARTINHO N.J. ; COSTA, G. F. A. . Inovando Práticas Pedagógicas em Educação em Saúde nas escolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINHO N.J. ; COSTA, G. F. A. . O preconceito racial e a lei 10.639/03 na percepção docente de uma escola pública municipal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINHO N.J. ; COSTA, G. F. A. . Diálogos e Práxis: 'Inovando práticas pedagógicas em educação em saúde nas escolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, G. F. A. . O ensino da filosofia e a formação de professores de filosofia para a implementação da lei 10.639/03. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Promoção da Igualdade Racial: Crianças negras nas salas de superação de dificuldades de aprendizagem., Descrição: Em Mato Grosso, o ensino fundamental no sistema público de ensino se organiza em série e ciclo. Nas organizações em ciclo, os alunos que não apresentam desempenho adequado no final de cada fase e ciclo são organizados em turmas que são as denominadas Salas de Articulação, Salas de Apoio, entre outras denominações. Suspeita-se que esses alunos são em sua maioria negros. Esses estudantes se encontram em desvantagem no que se refere ao seu desempenho escolar em relação aos alunos que são promovidos sem restrição às séries seguintes. A presente proposta de intervenção e pesquisa visa, por um lado, a promoção desses estudantes e, por outro, compreender esse processo no qual esses alunos e professores estão inseridos e quais possibilidades de sucesso podem ser, conjuntamente, construídas. Tem como objetivo promover os alunos negros que se encontram nessa situação, mediante desenvolvimento de trabalho de intervenção que associa universidade e escola; desenvolver trabalho multi e interdisciplinar, envolvendo estudantes de graduação em licenciaturas (Pedagogia e letras ou Matemática) e as professoras articuladoras; promover intervenção didático-pedagógica junto aos alunos apontados pela escola como de baixo desempenho; construir base teórica sobre educação e relações raciais que amplie o leque de conhecimento de futuros professores e de profissionais que já atuam na educação escolar do sistema público de ensino; desenvolver metodologias didático-pedagógicas inovadoras que contribua para a promoção de educação para as relações étnico-raciais e consequente promoção da igualdade racial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Gracielle Fabiane de Arruda Costa - Integrante / Candida Soares da Costa - Coordenador / Brigida Aparecida da Silva Godoy - Integrante / Emanuelle Carine da Silva Souza - Integrante / Nilvaci Leite de Magalhães Moreira - Integrante / Andréia Rodrigues Silva - Integrante / Rubia Carolina Miranda dos Santos - Integrante / Sebastiana Sales de Souza - Integrante / Simone Aparecida Ribeiro Lima - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Grupo de pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde -PEMEDUTS

2013 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2020 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 5