Vittor Faria Pereira

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Informática industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2013).

Informações coletadas do Lattes em 26/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação

2014 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Curso técnico/profissionalizante em Informática industrial

2011 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Iniciação científica, Descrição: Como as memórias persistem? A atividade de redes neuronais durante o sono parece dar suporte a processos mnemônicos por meio de um mecanismo conhecido como consolidação de sistemas. Existe um corpo significativo de evidências sugerindo que a reorganização de redes que conectam hipocampo e córtex pré-frontal medial (mPFC) tem papel crítico nesse processo. Estas regiões são ativadas durante o processamento cognitivo que ocorre no estado acordado e reativadas mais tarde em sincronia durante o sono. Por exemplo, as sharp-wave ripples (SWR), que são oscilações de campo locais registradas por eletrodos posicionados na camada piramidal de CA1 do hipocampo, parecem proporcionar janelas de oportunidade para propagação de informação para extensas redes neocorticais associativas. Nossa hipótese é que a comunicação hipocampo-cortical que ocorre durante SWR é necessária para o processo de consolidação de memória no nível de sistemas. Dessa forma, utilizando registros eletrofisiológicos de alta densidade, o estado da arte em análises matemáticas e manipulação optogenética (controle preciso de neurônios utilizando luz), testaremos se a mudança de atividade de circuitos locais do mPFC que ocorre imediatamente após SWR hipocampais de ratos Wistar é necessária para o processo de formação de memórias associativas. Por meio de parceria com pesquisadores e alunos da Escola de Engenharia da UFMG, implementaremos e validaremos estratégias de malha fechada para detectarmos em tempo real eventos de SWR. Juntamente com pesquisadores do Núcleo de Neurociência do ICB-UFMG, validaremos a técnica de optogenética para inibirmos precisamente os neurônios do mPFC imediatamente após a detecção de eventos de SWR. Na fase 1, pretendemos investigar como a incidência de SWR alteração a eficácia sináptica na via hipocampo-mPFC. Na fase 2, testaremos se a inibição do mPFC imediatamente após a detecção de SWR é suficiente para prejudicar o processo de consolidação de memórias contextuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vittor Faria Pereira - Integrante / Cleiton Lopes Aguiar - Coordenador.

  • 2016 - 2016

    Equipe de robótica Autobotz, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vittor Faria Pereira - Integrante / Guilherme Viana Raffo - Coordenador / Daniel Leite Ribeiro - Integrante / Pedro Blanc Arabe - Integrante / Bianca Martins Gontijo - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Iniciação científica, Descrição: Implementação de um pacote computacional para pesquisa experimental avançada com algoritmos evolutivos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vittor Faria Pereira - Coordenador / Felipe Campelo França Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: