Ana Martina Baron Engerroff

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra pelo mesmo programa, em 2017. Licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015, 2018). Formada em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2007). Pesquiso na área do ensino de sociologia e da história das disciplinas escolares, com enfoque nos livros didáticos e intelectuais e atualmente atuo como professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino para o curso de licenciatura em Ciências Sociais na UFSC.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia Política

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Amurabi Pereira de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Sociologia Política

2016 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PARA A DISCIPLINA ATRAVÉS DOS LIVROS DIDÁTICOS,Ano de Obtenção: 2017
Amurabi Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Campo Acadêmico; Livro Didático; Disciplina Escolar.

Graduação em Ciências Sociais

2015 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: MAPEANDO A PRODUÇÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA: UM ESTADO DA ARTE NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO
Orientador: Amurabi Pereira de Oliveira

Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais

2010 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: OS SENTIDOS DE CIDADANIA NOS MANUAIS DO PROFESSOR DOS LIVROS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Orientador: Amurabi Oliveira

Graduação em DIREITO

2002 - 2007

Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Título: A indispensabilidade do advogado e sua função social: uma análise do bacharelismo no Brasil.
Orientador: Leonardo Rossano Martins Chaves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Oficina de editoração de periódicos UFSC 2019/1. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 2h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Método qualitativo: análise do padrão social coletivo (Collectiv Mindsets). (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, A. P. ; ENGERROFF, Ana Martina Baron. . VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica. 2019. (Outro).

BORDIGNON, R. R. ; ENGERROFF, Ana Martina Baron. . I Seminário de Sociologia e Política da UFSC. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19º Congresso Brasileiro de Sociologia. A produção (simbólica) dos livros didáticos de sociologia: enfocando autores. 2019. (Congresso).

VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB).Livro didático de sociologia: um objeto menor? Estado da arte da produção acadêmica (1996-2018). 2019. (Encontro).

6º ENSOC.produção de sentidos para o ensino de Sociologia através dos livros didáticos. 2018. (Encontro).

III CONGRESSO NACIONAL DA ABECS e ENCONTRO GAÚCHO DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. As pesquisas sobre o Ensino de Sociologia e seu arcabouço teórico: (des)encontros entre P. Bourdieu e N. Elias. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO NACIONAL DA ABECS e ENCONTRO GAÚCHO DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. O papel do livro didático na legitimação do ensino de sociologia. 2018. (Congresso).

I Seminário de Sociologia e Política da UFSC.Os juristas e a formação da Sociologia no Brasil: um estudo a partir de biografias. 2018. (Seminário).

IX Seminário Nacional de Sociologia & Política.A importância do livro didático para o ensino de sociologia: uma leitura a partir do mapeamento da produção sobre o livro didático no campo acadêmico brasileiro. 2018. (Seminário).

Um projeto para as ciências sociais: o ofício de sociólogo e o trabalho sociológico de Pierre Bourdieu. 2018. (Outra).

13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. 2017. (Seminário).

13º Mundo de Mulheres e Fazendo o Gênero 11.Produção de conhecimento e gênero: mapeando o lugar da mulher docente na Universidade Federal de Santa Catarina.. 2017. (Seminário).

18º Congresso Brasileiro de Sociologia. As concepções de sociologia nos livros didáticos para a disciplina: quê sociologia é esta?. 2017. (Congresso).

ENESEB - V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.AS CONCEPÇÕES DE SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA A DISCIPLINA: QUÊ SOCIOLOGIA É ESTA?. 2017. (Encontro).

V FÓRUM NACIONAL DAS COMISSÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO DA OAB. 2017. (Outra).

VIII Seminário Nacional Sociologia e Política - Direitos Humanos e Democracia: perspectivas e desafios contemporâneos. 2017. (Seminário).

XXXI CONGRESSO ALAS. A política de distribuição do livro didático e o ensino de sociologia no Brasil: sociologia para quê e para quem?. 2017. (Congresso).

15a SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.Associativismo e democracia. Um estudo em Florianópolis. 2016. (Outra).

Curso de Metodologia Qualitativa: análise do padrão social coletivo (Collectiv Mindsets). 2016. (Outra).

Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Intelectuais, Direito e a constituição da Sociologia no Brasil. 2016. (Encontro).

I Colóquio Itinerante Educação e Interculturalidade.x. 2016. (Outra).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABHR / XV SIMPÓSIO NACIONAL DA ABHR / II SIMPÓSIO SUL DA ABHR -.Quando a sociologia é cidadã: as temáticas de gênero e religião nos livros didáticos para o ensino de Sociologia.. 2016. (Simpósio).

17º Congresso Brasileiro de Sociologia. 17º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2015. (Congresso).

Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica.IV ENESEB 2015: "Escola, Currículo e Sociologia". 2015. (Encontro).

I Colóquio de Estágio Docência em Ciências Sociais da UFSC.I Colóquio de Estágio Docência em Ciências Sociais da UFSC. 2014. (Outra).

Projeto Percepções. 2010. (Outra).

XI Semana Acadêmica de Ciências Sociais. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Inácio Montanari

BONALDI, E. V.; OLIVEIRA, A. P.;ENGERROFF, ANA MARTINA BARON. Educação integral em um contexto urbano de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Isadora de Melo Coan

BONALDI, E. V.; LUCHMANN, L. H. H.;ENGERROFF, A. M. B.. Os sentidos "políticos" de um Projeto Político Pedagógico: um estudo sobre o PPP do Instituto Estadual de Educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Helena Motta Monaco

ENGERROFF, Ana Martina Baron.; OLIVEIRA, A. P.; GROSSI, M. P.. Livro didático em contexto de disputas: gênero e sexualidade no livro Sociologia em Movimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ENGERROFF, A. M. B.. AVALIADOR DE POSTERES DO 13º CONGRESSO MUNDO DE MULHERES E SEMINÁRIOS INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 11. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Amurabi Pereira de Oliveira

Oliveira, Amurabi; SILVA, Elizabeth Farias; HANDFAS, A.. A sociologia no ensino médio: a produção de sentidos para a disciplina nos livros didáticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Amurabi Pereira de Oliveira

Oliveira, Amurabi; BRUNETTA, Antônio; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: um estado da arte no campo acadêmico brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Amurabi Pereira de Oliveira

OLIVEIRA, Amurabi; SILVA-MAZON, Marcia; MICK, Jacques. Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de Sociologia para o Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcelo Pinheiro Cigales

OLIVEIRA, A. P.BRUNETTA, A. A.CIGALES, M. P.. A sociologia no ensino médio e as concepções da disciplina nos livros didáticos: quê sociologia é esta?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Elizabeth Farias da Silva

OLIVEIRA, A. P.;SILVA, E. F.; HANDFAS, A.. A Sociologia no ensino médio: a produção de sentidos para a disciplina nos livros didáticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jacques Mick

MICK, J.. Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de sociologia para o ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Fagner Carniel

OLIVEIRA, A.; SILVA, E. F.;CARNIEL, F.. A Sociologia no Ensino Médio: a produção de sentidos para a disciplina escolar através dos livros didáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amurabi Pereira de Oliveira

formação da Sociologia no Brasil e os juristas: um estudo a partir de Pontes de Miranda; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amurabi Pereira de Oliveira

A Sociologia no Ensino Médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticos; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Amurabi Pereira de Oliveira;

Amurabi Pereira de Oliveira

Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia: um estado da arte no campo acadêmico brasileiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Amurabi Pereira de Oliveira;

Amurabi Pereira de Oliveira

Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros de Sociologia para o Ensino Médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Amurabi Pereira de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAHAMUD ANGULO, KIRA ; ENGERROFF, ANA MARTINA BARON . As ciências sociais e os manuais escolares: dependência mútua e responsabilidade social. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 23-39, 2019.

  • ENGERROFF, ANA MARTINA BARON ; GRISENDI, RODOLFO EZEQUIEL . Las ciencias sociales en Argentina, sociología de la vida intelectual y mercado editorial: entrevista con Ezequiel Grisendi. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 231-242, 2019.

  • ENGERROFF, ANA MARTINA BARON ; GRISENDI, RODOLFO EZEQUIEL . As ciências sociais na Argentina, sociologia da vida intelectual e mercado editorial: entrevista com Ezequiel Grisendi. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 243-254, 2019.

  • GREINERT, DIEGO ; ENGERROFF, ANA MARTINA BARON ; NASCIMENTO, CAROLINA MONTEIRO DE CASTRO . NORMAS PARA A PUBLICAÃ?Ã?O NA EM TESE NA LÃ?NGUA PORTUGUESA. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 143-152, 2019.

  • ENGERROFF, ANA MARTINA BARON ; GREINERT, DIEGO ; NASCIMENTO, CAROLINA MONTEIRO DE CASTRO . NORMAS PARA PUBLICACIÃ?N EM LA REVISTA 'EM TESE' EN LENGUA ESPAÃ?OLA. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 153-162, 2019.

  • NASCIMENTO, CAROLINA MONTEIRO DE CASTRO ; ENGERROFF, ANA MARTINA BARON ; GREINERT, DIEGO . NORMS FOR PUBLICATION OF THE ACADEMIC JOURNAL EM TESE IN ENGLISH. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 163-172, 2019.

  • MAHAMUD ANGULO, KIRA ; ENGERROFF, ANA MARTINA BARON . Las ciencias sociales y los manuales escolares: dependencia mutua y responsabilidad social. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 16, p. 07-22, 2019.

  • CIGALES, M. ; ENGERROFF, A. M. B. . CÓDIGO DISCIPLINAR Y HISTORIA DE LAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTREVISTA CON RAIMUNDO CUESTA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 22, p. 08-18, 2018.

  • ENGERROFF, A. M. B. ; TABORDA, L. R. . O aparente paradoxo democrático: Reflexões entre a lucidez e a cegueira do ódio à democracia. Revista de Ciências do Estado - Revice , v. 3, p. 313-334, 2018.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. ; OLIVEIRA, A. P. . OS SENTIDOS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS , v. 15, p. 215-240, 2018.

  • OLIVEIRA, A. P. ; ENGERROFF, Ana Martina Baron. . CIDADANIA E ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS MANUAIS DO PROFESSOR DOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLD 2015. ESTUDOS DE SOCIOLOGIA (RECIFE) , v. 2, p. 235-233, 2017.

  • TABORDA, L. R. ; ENGERROFF, A. M. B. . MAPEANDO O LUGAR DA MULHER DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. REVISTA SOCIAIS E HUMANAS , v. 30, p. 55-69, 2017.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. ; CIGALES, M. ; THOLL, J. . Quem conta a história do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais , v. 1, p. 65-87, 2017.

  • ENGERROFF, A. M. B. ; CIGALES, M. . A constituição da Sociologia no Brasil e o Direito: a formação dos intelectuais. REVISTA URUTÁGUA (ONLINE) , v. 1, p. 1-196, 2016.

  • ENGERROFF, A. M. B. ; PANSERA, G. C. ; TABORDA, L. R. ; SCHAEFER, M. I. ; ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Estudo da ferramenta ?cinema? presente nos livros didáticos de sociologia. MOSAICO SOCIAL , v. 12, p. 01-15, 2014.

  • CIGALES, M. ; ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Uma cartografia do capital social dos pioneiros da sociologia no Brasil: estudo sobre os manuais escolares. In: MAÇAIRA, Julia Polessa; FRAGA, Alexandre Barbosa. (Org.). A importância do livro didático para o ensino de sociologia: uma leitura a partir do mapeamento da produção sobre o livro didático no campo acadêmico brasileiro. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2018, v. 1, p. 1-.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . A produção (simbólica) dos livros didáticos de sociologia: enfocando autores. In: 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2019, Florianópolis. Anais do 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2019.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Livro didático de sociologia: um objeto menor? Estado da arte da produção acadêmica (1996-2018). In: VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2019, Florianópolis. Anais do VI ENESEB, 2019.

  • SILVEIRA, T. G. ; ENGERROFF, A. M. B. ; NASCIMENTO, C. M. C. . Entre histórias de vida e trajetórias: entrevistando professores de sociologia egressos da Universidade Federal de Santa Catarina. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2019, Florianópolis. Anais do VI ENESEB, 2019.

  • ENGERROFF, A. M. B. . A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: SOCIOLOGIA PARA QUÊ E PARA QUEM?. In: XXXI CONGRESO ALAS, 2018, Uruguai. PONENCIAS COMPLETAS, 2018.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . A importância do livro didático para o ensino de sociologia: uma leitura a partir do mapeamento da produção sobre o livro didático no campo acadêmico brasileiro. In: IX Seminário Nacional Sociologia & Política, 2018, Curitiba. Anais IX Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2018.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Os juristas e a formação da sociologia no Brasil: um estudo a partir de biografias. In: I Seminário de Sociologia e Política da UFSC, 2018, Florianópolis. Anais do I Seminário de Sociologia e Política da UFSC, 2018. v. 1. p. 1-1240.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . AS CONCEPÇÕES DE SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA A DISCIPLINA: QUÊ SOCIOLOGIA É ESTA?. In: ENESEB - V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2017, BRASÍLIA - DF. TRABALHOS, 2017.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. ; CIGALES, M. ; THOLL, J. . A HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL CONTADA POR MEIO DOS PERIÓDICOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO.. In: ENESEB - V ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2017, BRASÍLIA - DF. TRABALHOS, 2017.

  • ENGERROFF, A. M. B. . Quando a sociologia é cidadã: as temáticas de gênero e religião nos livros didáticos para o ensino de Sociologia.. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABHR XV SIMPÓSIO NACIONAL DA ABHR, 2016, Florianópolis. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABHR XV SIMPÓSIO NACIONAL DA ABHR II SIMPÓSIO SUL DA ABHR, 2016.

  • ENGERROFF, A. M. B. ; CIGALES, M. . Intelectuais, Direito e a constituição da Sociologia no Brasil. In: 5º ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2016, Rio de Janeiro. 5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia - ENSOC, 2016. v. 1.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . O papel do livro didático na legitimação do ensino de sociologia. In: III Encontro Nacional da ABECS, 2018, Porto Alegre. ANAIS, 2018.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. ; OLIVEIRA, D. G. . As pesquisas sobre o Ensino de Sociologia e seu arcabouço teórico: (des)encontros entre P. Bourdieu e N. Elias. In: III Encontro Nacional da ABECS, 2018, Porto Alegre. ANAIS, 2018.

  • ENGERROFF, A. M. B. . As concepções de sociologia nos livros didáticos para a disciplina: quê sociologia é esta?. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília - DF. ANAIS, 2017.

  • ENGERROFF, A. M. B. . Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros didático de Sociologia. In: IV Encontro nacional de ensino de sociologia na educação básica, 2015, São Leopoldo. Encontro nacional de ensino de sociologia na educação básica (4.: São Leopoldo, RS : 2015), Anais do IV ENESEB / IV Encontro nacional de ensino de sociologia na educação básica. Porto Alegre: CirKula, 2015. v. I. p. 1-400p.

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Livro didático de sociologia: um objeto menor? Estado da arte da produção acadêmica (1996-2018). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . A produção (simbólica) dos livros didáticos de sociologia: enfocando autores.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, T. G. ; ENGERROFF, A. M. B. ; NASCIMENTO, C. M. C. . Entre histórias de vida e trajetórias: entrevistando professores de sociologia egressos da Universidade Federal de Santa Catarina. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . A importância do livro didático para o ensino de sociologia: uma leitura a partir do mapeamento da produção sobre o livro didático no campo acadêmico brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . A produção de sentidos para o ensino de Sociologia através dos livros didáticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . O papel do livro didático na legitimação do ensino de sociologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. ; OLIVEIRA, D. G. . As pesquisas sobre o Ensino de Sociologia e seu arcabouço teórico: (des)encontros entre P. Bourdieu e N. Elias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Os juristas e a formação da sociologia no Brasil: um estudo a partir de biografias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ENGERROFF, A. M. B. ; TABORDA, L. R. ; DOMINGOS, H. C. . A representação e representatividade de gênero nos clássicos da Sociologia e na docência da Universidade Federal de Santa Catarina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . As concepções de sociologia nos livros didáticos para a disciplina: quê sociologia é esta?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ENGERROFF, A. M. B. ; TABORDA, L. R. . Produção de conhecimento e gênero: mapeando o lugar da mulher docente na Universidade Federal de Santa Catarina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CIGALES, M. ; ENGERROFF, A. M. B. ; THOLL, J. . A História do Ensino de Sociologia no Brasil contada por meio dos periódicos acadêmicos: um estudo bibliométrico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ENGERROFF, A. M. B. . As concepções de sociologia nos livros didáticos para a disciplina: quê sociologia é esta?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Quando a sociologia é cidadã: as temáticas de religião e gênero nos livros didáticos para a disciplina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. ; CIGALES, M. . Intelectuais, Direito e a constituição da Sociologia no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Os sentidos de cidadania nos manuais do professor dos livros didáticos de sociologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ENGERROFF, Ana Martina Baron. . 'Sei lá! Me surpreenda': Expectativas no ensino de Sociologia para o Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ENGERROFF, A. M. B. ; PANSERA, G. C. ; TABORDA, L. R. ; SCHAEFER, M. I. . Apresentação Artigo 'Estudo da ferramenta cinema presente nos livros didáticos de sociologia'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ENGERROFF, A. M. B. . I Mostra de Pesquisa sobre Violência contra as Mulheres. 2019.

ENGERROFF, A. M. B. ; BRUM, C. A. ; BARATA, P. F. . Aprendendo com Pontes de Miranda. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MAHAMUD, K. ; ENGERROFF, Ana Martina Baron. . Dossiê: As ciências sociais e os manuais escolares: contexto de produção, redes de saber e práticas escolares. 2019. (Editoração/Coletânea).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Aprovada em 1º lugar no processo seletivo para professor substituto no MEN/CED, UFSC.

2018

Mérito Estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

2016

Aprovada no processo seletivo, 6º lugar, para professor de Sociologia, edital 02/DDP/PRODEGESP/2016, Colégio de Aplicação, UFSC.

2015

Mérito Estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), no Centro de Ciências da Educação (CED), nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais e Estágio (I e II).

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio-docência, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio-docência realizado na disciplina de Pensamento Social Brasileiro (CSO7504) no curso de Ciências Sociais da UFSC, sob a supervisão do prof. dr. Amurabi Oliveira, com carga horária total de 108 h/a.

  • 2018 - 2019

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do CEPSH

    Outras informações:
    Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos/UFSC como representante discente de pós-graduação (APG/UFSC) de 09/2018 até 03/2019 (Portaria 2114/2018/GR, de 20 de setembro de 2018)

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Prog. de Pesquisa e Extensão UFSC, Carga horária: 240

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa "Perfil Profissional do Jornalista Brasileiro" sob a orientação do professor Jacques Mick.

  • 2010 - 2010

    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Vínculo: processo seletivo, Enquadramento Funcional: recenceadora

    Outras informações:
    Censo 2010

  • 2006 - 2007

    Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio não-obrigatório na 1ª Vara do Trabalho do TRT 12ª Região.