Luiza Duque de Martins Silveira

Mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Advogada graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é pesquisadora no Projeto PEB Manchetômetro do LEMEP/UERJ.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Políticas Públicas em Direitos Humanos

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: FAZENDO "JUSTIÇA" COM AS PRÓPRIAS MÃOS: Uma Análise dos Linchamentos no Rio de Janeiro Pós Manifestações de 2013,Orientador:
Maria Celeste Simões Marques.Coorientador: Luíza Duque de Martins Silveira. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em andamento em Pós graduação em Direito Penal e Processo Penal

2016 - Atual

Universidade Candido Mendes
Orientador: Roberta Duboc Pedrinha

Especialização em Ajuda Humanitária e ao Desenvolvimento

2013 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Rota
Orientador: João Antonio Sucupira

Graduação em Direito

2007 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A trajetória do Direito Internacional dos Refugiados e sua influência no Direito Brasileiro
Orientador: Gustavo Sénéchal de Goffredo

Graduação em direito

2010 - 2010

Universidade de Lisboa

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Direitos Humanos, Racismo e Intolerância Religiosa.. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Formação em Direitos Humanos e Cidadania. (Carga horária: 32h). , Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Conhecendo os Direitos dos Cidadãos LGBTI. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2016

XLIII Curso de Derecho Internacional. (Carga horária: 74h). , Organizacao dos Estados Americanos, OEA, Estados Unidos.

2014 - 2014

Os Desafios do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Comissão julgadora das bancas

Maria Celeste Simões Marques

MARQUE, M. C. S.; DORNELLES, J. R. W.; BICALHO, P. P. G.; MERIDA, C. B. A.. Fazendo ?justiça? com as próprias mãos: Uma análise dos linchamentos no Rio de Janeiro e do sistema prisional. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fabrício Toledo de Souza

Senechal, Gustavo de; Paes, Leticia da Costa;SOUZA, F. T.. A trajetória do direito internacional dos refugiados e sua influência no direito brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Joao Ricardo Wanderley Dornelles

DORNELLES, J. R. W.; MARQUES, Maria Celeste Simões; BICALHO, P. P. G.; CARVALHO, H. R.. Punitivismo e Linchamento no Brasil: as duas faces do mesmo problema. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) NEPP-DH) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Ricardo Wanderley Dornelles

DORNELLES, J. R. W.; MARQUES, Maria Celeste Simões; MERIDA, C. B. A.; BICALHO, P. P. G.. Fazendo "justiça com as próprias mãos: Uma análise dos linchamentos no Rio de Janeiro e do Sistema Prisional. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos do NEPP-DH/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Ricardo Wanderley Dornelles

DORNELLES, J. R. W.; MARQUES, Maria Celeste Simões; MERIDA, C. B. A.; BICALHO, P. P. G.. Fazendo "justiça" com as próprias mãos: uma análise dos linchamentos no Rio de Janeiro e do sistema prisional.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Maria Celeste Simões Marques

FAZENDO ?JUSTIÇA? COM AS PRÓPRIAS MÃOS: Uma Análise dos Linchamentos no Rio de Janeiro Pós Manifestações de 2013; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, L. D. M. ; LIRA, T. B. . O Caso da Menina de São Mateus: Análises Interseccionais da Violência Contra a Mulher em Tempos de Pandemia.. Revista Metaxy , v. 1, p. 1-15, 2021.

Outras produções

SILVEIRA, L. D. M. ; FERES JUNIOR, J. . As Cúpulas do BRICS na grande mídia brasileira. 2020; Tema: Relações Internacionais. (Site).

BICALHO, P. P. G. ; SILVEIRA, L. D. M. ; BRANDAO, E. S. C. ; COSTA, J. S. ; SILVA, J. C. F. . Psicologia e pandemia de COVID-19: pistas, redes e articulações para a garantia de direitos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Manchetômetro, Descrição: O Manchetômetro é um website de acompanhamento diário da cobertura das eleições 2014 na grande mídia, especificamente nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, e no Jornal Nacional, da TV Globo. O Manchetômetro não tem qualquer filiação partidária ou com grupo econômico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luíza Duque de Martins Silveira - Integrante / João Feres Júnior - Coordenador / Beatriz Bandeira de Mello Souza e Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2018

Universidade Católica de Petrópolis

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 3

Outras informações:
Pesquisadora no grupo Meios de obtenção de provas e direitos humanos coordenado pelo professor Antonio Eduardo Ramires Santoro.

2011 - 2011

Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos. Principais atividades: assistência jurídica à grupos vulneráveis com ênfase ao sistema carcerário; inspeção em visitação de cadeias e penitenciárias; elaboração de Peças Jurídicas.

2014 - 2014

Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro

Vínculo: Advogada Voluntária, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: acompanhamento de entrevistas dos solicitantes de refugio, auxiliando na tradução; pesquisa étnica, econômica e política sobre os países de origem dos solicitantes refugiados; elaboração dos pareceres sobre solicitantes de refugio.

2013 - 2013

Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro

Vínculo: Advogada Voluntária, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: acompanhamento de entrevistas dos solicitantes de refugio, auxiliando na tradução; pesquisa étnica, econômica e política sobre os países de origem dos solicitantes refugiados; elaboração dos pareceres sobre solicitantes de refugio.