Marcelo Pereira de Brito

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva. Mestrado completo na área Interdisciplinar em Ciências de Saúde, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-B. Santista) (2016-18). Membro do Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais em Saúde (LICHSS - UNIFESP-B.S.). Membro do grupo de pesquisa Sociedade, cultura e o processo saúde-doença, da Universidade de São Paulo. Atualmente, está na qualidade de doutorando pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - INTERUNIDADES da Universidade de São Paulo (USP).

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

2016 - 2018

Universidade Federal de São Paulo
Título: Significados sobre a relação médico-paciente, segundo usuários da Estratégia Saúde da Família, em Santos-SP.,Ano de Obtenção: 2018
Prof.a Dr.a Eunice Nakamura.Coorientador: Carlos Roberto de Castro e Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Graduação em Farmácia e Bioquímica

2008 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A importância das classes sociais na relação médico-paciente: adesão ao pré-natal
Orientador: Prof.a Dr.a Raquel Regina Duarte Moreira

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

E.E Prof. Andronico de mello

Formação complementar

2021 - 2021

Introdução À Esquizoanálise. (Carga horária: 8h). , Escola Nômade, EN, Brasil.

2021 - 2021

Curso Internacional sobre a interdisciplinaridade das Ciências Sociais e Hu. (Carga horária: 42h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2021 - 2021

O valor do SUS. (Carga horária: 16h). , Plataforma Região e Redes, REGIÕES E REDES, Brasil.

2020 - 2020

Retomar o futuro - produção de saúde e modos de vida em tempos de pandemia.. (Carga horária: 36h). , Serviço Social do Comércio - São Paulo, SESC-SP, Brasil.

2020 - 2020

Educação a distância - Fundamentos e práticas. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2020 - 2020

Metodologias Ativas na prática do Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2020 - 2020

Coronavírus e Iniquidades em saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2020 - 2020

Políticas de participação e saúde. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Antropologia Urbana: tradições, perspectivas e desafios. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Corpo, pensamento e liberdade em Spinoza, Nietzsche, Bergson e Deleuze. (Carga horária: 8h). , Lab Mundo Pensante, LAB MP, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento N VIVO 12. (Carga horária: 16h). , Meshwork - Suporte e gestão à pesquisa científica, MESHWORK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Antropologia.

Organização de eventos

BRITO, M. P. . Simpósio Nacional de Saúde Mental: abordagens socioculturais e infâncias. 2017. (Outro).

BRITO, M. P. . Diálogos Interdisciplinares: Estudos Socioculturais. 2017. (Outro).

BRITO, M. ; NAKAMURA, E. ; BRITO, M. P. . I Simpósio Nacional Saúde Mental, crianças e infâncias: abordagens socioculturais. 2017. (Congresso).

BRITO, M. P. . XV Semana de Assistência Farmacêutica. 2013. .

BRITO, M. P. . 1° Simpósio Internacional de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica à Saúde. 2013. (Outro).

Participação em eventos

#FAIL - TECNOLOGIA E POLÍTICA : pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas. 2021. (Encontro).

4° Congresso Brasileiro de Política, planejamento e gestão da saúde. 2021. (Congresso).

CICLO DE WEBNÁRIOS PAULO FREIRE: UTOPIAS PARA FAZER ER INÉDITOS VIÁVIES NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE - CELEBRANDO COM PAULO FREIRE: NEDUCAÇÃO E SAÚDE: PENSAR E FAZERA PARTIR DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE. 2021. (Exposição).

Educação, política e emancipação no pensamento de Jacques Rancière. 2021. (Outra).

Internacional Workshop on Vaccine Pharmacoepidemiology. 2021. (Outra).

IV Reunião de Antropologia da Saúde. Significados sobre a produção do cuidado em saúde na Atenção Básica, em São Paulo-SP. 2021. (Congresso).

IV Reunião de Antropologia da Saúde. 2021. (Congresso).

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE I SIMPÓSIO DE PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2021. (Simpósio).

O orçamento das Ifes em 2021: cortes e impactos no ensino, pesquisa, extensão e serviços. 2021. (Exposição).

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.avaliador da mesa 08 - Enfermagem e Obstetrícia. 2021. (Simpósio).

Simpósio Mulheres, Poder e Sociedade. 2021. (Simpósio).

Encontro de Educação Interprofissional na Atenção Primária à Saúde : "Antirracismo no cuidado em saúde".. 2020. (Encontro).

Foucault Entretempos: pré XII Colóquio Internacional Michel Foucault. 2020. (Outra).

Paradigmas e Desafios na Reorganização das Práticas de Saúde: Políticas Nacionais de Humanização e de Educação Permanente em Saúde. 2020. (Seminário).

Reunião Brasileira de Antropologia. Lógicas do cuidado: significados sobre a produção do cuidado em saúde na Atenção Básica (Estratégia Saúde da Família e Comunidade), em São Paulo-SP.. 2020. (Congresso).

Reunião Brasileira de Antropologia. 2020. (Congresso).

SUS EM DEBATE Impactos das atuais Políticas de Gestão e Financiamento para a Atenção à Saúde no contexto da Pandemia. 2020. (Encontro).

16° Congresso Paulista de Saúde Pública. SIGNIFICADOS SOBRE A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SÃO PAULO-SP.. 2019. (Congresso).

27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. 2019. (Simpósio).

8° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2019. (Congresso).

Festival Pororocas: encontro entre as águas do conhecimento - "cores, vestígios e nuances..Festival Pororocas: encontro entre as águas do conhecimento - cores, vestígios e nuances.. 2019. (Seminário).

IX Encontro de Enfermagem Universitário da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.Adolescência: direitos, desenvolvimento e redes de apoio no Bloco temático Saúde do Jovem e do Adolescente. 2019. (Simpósio).

Semana de segurança do trabalho: palestra infecções sexualmente transmissíveis.PALESTRA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS-SESC IPIRANGA. 2019. (Outra).

14 Congresso Brasileiro de Medicina da Família e da Comunidade. Significados da relação médico paciente, da perspectiva dos usuários em uma unidade de ESF em Santos. 2017. (Congresso).

Diálogos Interdisciplinares: Estudos Socioculturais "Saúde Mental e Infâncias. 2017. (Seminário).

III Congresso Acadêmico Unifesp. Significados da relação médico paciente, da perspectiva dos usuários na cidade de Santos. 2017. (Congresso).

Simpósio Saúde Mental: abordagens socioculturais e infÂncias. 2017. (Simpósio).

7° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2016. (Congresso).

7° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CORPORAIS NO CONTEXTO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2016. (Congresso).

Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM UMA PÓS GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR ? RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Outra).

?Participação e controle social no SUS- dilemas, desafios e perspectivas?,. 2015. (Outra).

14° Congresso Paulista de Saúde Pública. 2015. (Congresso).

14° Congresso Paulista de Saúde Pública. A importância das classes sociais na relação médico-paciente: adesão ao pré-natal. 2015. (Congresso).

2° Congresso Internacional de Saúde da Mulher. 2014. (Congresso).

1° Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica à Saúdecde. 2013. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Adélia Emília de Almeida

ALMEIDA, A. E.; PINTO, M. C.; SANTOS, A. G.. A importância das classes sociais na adesão ao pré-natal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmáca-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Andre Gonzaga dos Santos

Almeida, A. E.; PINTO, M. C.;SANTOS, A. G.. A importância das classes sociais na adesão ao pré-natal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas UNESP.

Nádia Zanon Narchi

Campos, Edemilson AntunesNarchi, N.. Significados sobre a produção do cuidado em saúde na atenção básica em São Paulo-SP. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa Interunidades de Doutoramento) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Eunice Nakamura

NAKAMURA, E.MENDES, R.; PASSADOR, L. H.; CAMPOS, E. A.. Significados sobre a relação médico-paciente, segundo usuários da Estratégia Saúde da Família, em Santos ? SP. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Eunice Nakamura

NAKAMURA, E.; PASSADOR, L. H.;MENDES, R.. Significados sobre a relação médico-paciente segundo usuários da Estratégia Saúde da Família em Santos-SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Luiz Henrique Passador

NAKAMURA, E.; MENDES, R.;PASSADOR, L. H.. Significados sobre a relação médico-paciente, segundo usuários da Estratégia Saúde em Família, em Santos-SP. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Rosilda Mendes

MENDES R; Passador, L.H; CAMPOS, E. A.;NAKAMURA, E.. Significados sobre a relação médico-paciente segundo usuários da Estratégia Saúde da Família em Santos SP.. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Rosilda Mendes

NAKAMURA, E.; Passador, L.H;MENDES, R.. Significados sobre a relação médico-paciente, segundo os usuários da Estratégia Saúde da Família , em Santos SP. 2017.

Laura Camargo Macruz Feuerwerker

Campos, E.A.;FEUERWERKER, L.C.M.; Narchi, N.Z.. SIGNIFICADOS SOBRE A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA, EM SÃO PAULO-SP". 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação interunidades EERP -USP e EE-USP) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Edemilson Antunes de Campos

CAMPOS, E.A.; PASSADOR, L. H.; MENDES, R.; NAKAMURA, E.. Significados sobre a relação médico-paciente segundo usuários da Estratégia Saúde da Família, em Santos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo -Campus Baixada Santista.

Foi orientado por

Adélia Emília de Almeida

A importância das classes sociais na adesão ao pré-natal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmáca-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Orientador: Adelia Emilia de Almeida;

Rodolpho Telarolli Junior

O SUS e a municipalização da assistência à saúde no Brasil: revisando paradigmas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia-Bioquímica) - FACULDADE DE CIENCIAS FARMACEUTICAS DA UNESP; Orientador: Rodolpho Telarolli Junior;

Walther Azzolini Júnior

Otimização de Célula de manufatura em uma indústria do segmento de equipamentos médicos odontológicos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Produção (EESC/USP) - Universidade de São Paulo; Orientador: Walther Azzolini Júnior;

Patrícia de Carvalho Mastroianni

Assistência Farmacêutica - Programa Pró-Saúde/Pet-Saúde; 2014; Orientação de outra natureza; (Farmácia e Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, PRÓ-SAÚDE / PET-SAÚDE Assistência Farmacêutica; Orientador: Patricia de Carvalho Mastroianni;

Eunice Nakamura

Significados da relação médico-paciente com foco na Atenção Primária à Saúde: perspectiva dos usuários; 2018; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eunice Nakamura;

Raquel Regina Duarte Moreira

A relevância das classes sociais na gestação e seus cuidados; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Raquel Regina Duarte Moreira;

Edemilson Antunes de Campos

Significados sobre a relação-médico-paciente: considerações acerca da produção do cuidado em saúde na Atenção Básica em São Paulo-SP; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado Interunidades em Enfermagem) - Escola de Enfermagem - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • BRITO, M. P. ; NAKAMURA, E. . Meanings about the doctor-patient relationship in the family health strategy: Thoughts on health care from the perspective of the users.. Social Medicine (Social Medicine Publication Group) , v. 14, p. 134-142, 2021.

  • BRITO, M. P. ; MASTROIANNI, P. C. . Avaliação das boas práticas de armazenamento e distribuição (BPAD) de medicamentos na farmácia de componentes especializados do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-III). REVISTA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS BÁSICA E APLICADA , v. 35, p. http://serv-bib, 2014.

  • SANTOS, J. L. ; BRITO, M. P. . Caracterização de diabéticos e hipertensos em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família realizado pelo grupo PET Saúde na cidade de Araraquara-SP. REVISTA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS BÁSICA E APLICADA , v. 35, p. http://serv-bib, 2014.

  • MASTROIANNI, P. C. ; BRITO, M. P. . Percentual Econômico da aquisição de medicamentos atendidos por ações judiciais pelo Departamento Regional de Saúde-III. REVISTA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS BÁSICA E APLICADA , v. 35, p. http://serv-bib, 2014.

  • BRITO, M. P. ; NAKAMURA, E. . SIGNIFICADOS SOBRE A RELAÇÃO-MÉDICO-PACIENTE, SEGUNDO USUÁRIOSDA ESF, EM SANTOS-SP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, M. P. ; TIRINTAN, M. M. ; LOTTI, A. ; BORGES, C. ; BORGES, E. ; KOUMANTAREAS, J. ; DIAS, J. ; SILVA, L. O. ; OLIVEIRA, . EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CORPORAIS NO CONTEXTO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIANO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, C. ; BRITO, M. P. ; BORGES, E. ; SOUZA, R. ; ASSIS, C. ; PALMA, H. . PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM UMA PÓS GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR ? RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Significados sobre a relação médico-paciente, segundo usuários da Estratégia Saúde da Família, em Santos ? SP, Descrição: Dissertação de mestrado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Marcelo Pereira de Brito - Integrante / NAKAMURA, EUNICE - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    A importância das classes sociais na adesão ao pré-natal, Descrição: Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Pereira de Brito - Coordenador / Raquel Regina Duarte Moreira - Integrante.

  • 2013 - 2015

    O SUS e a municipalização da saúde da assistência à saúde no Brasil: revisando paradigmas., Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual visa esclarecer e apontar debilidades e êxitos do processo de municipalização da saúde pública brasileira, mediante a utilização do conceito de paradigma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Pereira de Brito - Coordenador / Rodolpho Telarolli Jr. - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2012 - 03/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.,Atividade de extensão realizada, Iniciação Científica (Departamento de Saúde Pública).

  • 03/2012 - 11/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.,Atividade de extensão realizada, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde).

2016 - 2018

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.