Marcelo Marcos Barbosa

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFV - Universidade Federal de Viçosa (1995) e mestrado em Ciência da Computação pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é Consultor de Telecom pela Ericsson, atuando na TIM Brasil de Santo André. Como professor universitário, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, Estruturas de Dados, Teoria da Computação e Algoritmos

Informações coletadas do Lattes em 22/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Computação

1996 - 1998

Universidade Estadual de Campinas
Título: Caracterização e Coloração de Arestas para Cografos,Ano de Obtenção: 1998
Célia Picinin de Mello.Coorientador: João Meidanis. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Coloração de Arestas; Cografos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação. Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.

Graduação em Ciência da Computação

1992 - 1995

Universidade Federal de Viçosa
Título: Illusion - Sistema de Criação de Imagens 3D
Orientador: Vladimir Oliveira Di Iorio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional/Especialidade: Teoria dos Grafos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Célia Picinin de Mello

Coloracao das Arestas de Cografos; 1998; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celia Picinin de Mello;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2016

Faculdade de Tecnologia FAESA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 24

Outras informações:
Disciplinas: Algoritmos, Linguagens de Programação (Orientação a Objetos usando C++), Técnicas de Programação (Linguagem C), Sistemas Multimídia (Programação Web).

2014 - 2016

Easystem LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento das atividades da equipe de desenvolvedores dos projetos. Foco em desenvolvimento web e aplicativo móveis.

2016 - Atual

Ericsson Telecomunicações - Matriz

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Consultor de Projetos de Telecom, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor no cliente (BodyShop), projeto de migração: reuniões com cliente para levantamento de requisitos, escrita de documentos técnicos, reuniões com fornecedor responsável pelo desenvolvimento, reunião para discutir e adaptar cronograma de atividades, interface entre o gerente de projeto e a equipe técnica.

2008 - 2013

Ericsson Telecomunicações - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Relacionamento, Carga horária: 40

Outras informações:
- Gerente de Relacionamento/Global Deployment Manager (GDM): esta posição pertence ao grupo responsável por Deployment e Introduction dentro da estrutura da antiga LHS. A função de GDM básica é ser a interface entre este grupo (BSS) e as necessidades da Ericsson RLAM ? todas as necessidades de projeto envolvendo produtos BSS passam pelo GDM: escalações, priorizações, desenvolvimento de competências, solicitações de suporte, negociações diversas. Um GDM é a interface da RLAM com a Ericsson Alemanha, Ericsson Suécia e a Ericsson Índia. - Gestor do Product Service Center (PSC): ou Customer Support (1.o nível), tem como objetivo executar a interface entre nossos clientes e o time de Release Support Center. Nesta posição, a responsabilidade é gerenciar a equipe de CSR (Customer Service Representative) e qualquer escalação vinda por este time; atuar como representante da equipe perante a direção na Alemanha; agir como intermediador em questões fora do escopo operacional ou desvios; assegurar a boa interface entre a equipe e os desenvolvedores (do RSC ou desenvolvimento). - Gestor do Release Support Center (RSC): ou time de Manutenção (3.o nível), tem como foco suportar/corrigir os problemas encontrados n as diversas releases customizadas do sistema BSCS. Nesta posição, a responsabilidade é gerenciar os quatro grupos de desenvolvedores responsáveis pelas as áreas de Billing, Rating, Provisioning e CustomerCare/Accounting, cada equipe com seu coordenador técnico. As atividades envolvem: receber e distribuir escalações de problemas assegurando o SLA accordado; administrar schedules internos e externos garantindo a otimização do utilization rate; fazer interface entre o PSC ouDiretoria e as coordenações técnicas; representar o time em reuniões de alta gestão; assegurar o treinamento interno e fornecer treinamento para os outros RSCs da Ericsson; fazer levantamentos estatísticos para a Diretoria do RSC na Alemanha. - Gestor (deputy) do System Test Team (ST de R&D): repon

2007 - 2008

Ericsson Telecomunicações - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Projetos / Coordenador de Equipe, Carga horária: 40

Outras informações:
- Coordenador do Test Team (TT de C&S): suporte técnico, geração de processo e de documentação para a equipe de Teste Sistêmicos Terceirizada (empresa parceira) durante planejamento e execução dos testes de integração. As atividades foram: validar e consistir os planos de testes, gerar artefados para processos, suportar a gerência do projeto, interagir entre as áreas como coordenador dos recursos e ser representante técnico da equipe. O projeto principal era focado na migração do BSCS para os clientes Nextel Peru, Nextel México e Nextel Brasil. A coordenação envolveu atividades em São Paulo(SP) e Lima (Peru).

2001 - 2003

Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas: Algoritmos, Linguagens de Programação (C/C++, Java, Pascal e Delphi), Estruturas de Dados, Teoria dos Grafos. Orientação de projetos científicos: Teoria dos Grafos.

2000 - 2002

Faculdade SUMARÉ

Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: Algoritmos, Linguagens de Programação (C/C++ e Pascal), Estruturas de Dados, Banco de Dados. Orientação de projetos científicos: Análise de Complexidade de Algoritmos.

1997 - 1999

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: Sistemas de Computação, Organização de Computadores, Linguagens de Programação (C/C++, Pascal e Delphi). Projeto: implementação gráfica para algoritmos de coloração de arestas.

2008 - 2008

Atos Origin

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
- Gestão de Projetos: responsável pelo Service Delivery da Atos Origin Itália dentro da equipe pré-pago da TIM Brasil. As atividades são de gestão dos kick offes de cada projeto; coordenação das atividades de análise técnica do documento de requisitos gerado pelo cliente com o objetivo de estimar esforço; elaboração de cronograma interno e cronograma para o cliente; distribuição das tarefas dentro das equipes funcionais; análise do planejamento técnico para testes sistêmicos e sua execução; gerenciamento das entregas oficiais e suporte para as fases de IT e UAT do cliente.

2003 - 2006

Atos Origin

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Sênior / Coordenador de Equipes, Carga horária: 40

Outras informações:
- Coordenador System Tests: validação e análise especificações funcionais (definição formal de requisitos), desenho de soluções (para desenvolvedores). Desenvolvimento de métricas e metodologias para assegurar a qualidade dos produtos (planejamento de testes, execução de testes de regressão, sanity, unitários, de integração). Coordenando a equipe (gerindo recursos, criando grupo de qualidade dentro de clientes, fazendo mentoring e capacitando profisisonais) - Desenvolvedor Senior / Coordenador de desenvolvimento: desenvolvimento de novas ferramentas e customizações, atuando como arquiteto de soluções, trabalhando na manutenção do código fonte do sistema de billing. Clientes envolvidos: Telcel Mexico, ComCel, Conecel, TIM Brazil e Telemig. As principais tecnologias envolvidas são C/C++/Pro*C, banco de dados Oracle, Unix. Coordenador substituto na equipe de desenvolvimento.

2006 - 2006

Noesis Consultoria

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador de Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
- Coordenador System Tests: validação e análise especificações funcionais (definição formal de requisitos), desenho de soluções (para desenvolvedores). Definição de processos de qualidade, automação e estruturação de documentações. Gerenciando os recursos do projeto, atuando como suporte técnico e analista de requisitos. Ferramentas envolvidas: Microsoft Project e Test Director.