Henrique Von Pinho Hostalácio

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Centro Universitário de Lavras(2013). Atualmente é da Universidade Federal de Lavras.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Abi - Engenharia

2016 - Atual

Universidade Federal de Lavras

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Centro Universitário de Lavras

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

CIUFLA 2014. Implicações do tamanho de amostra e distância de amostragem no fluxo gênico em milho. 2014. (Congresso).

Foi orientado por

RENATO MENDES GUIMARÃES

Condicionamento secagem e armazenamneto de sementes de Maxixe; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Mendes Guimarães;

Produções bibliográficas

  • HOSTALÁCIO, H. V. P. ; CANTELMO, N. F. ; PIRES, L. P. M. ; BERNARDO JUNIOR, L. A. Y. ; BORGES, R. B. C. ; VON PINHO, R. G. . Implicações do tamanho de amostra e distância de amostragem no fluxo gênico em milho. In: CIUFLA 2014, 2014, Lavras. CIUFLA 2014, 2014.

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    ESTUDO DA AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA PARA A DETERMINAÇÃO DE FLUXO GÊNICO EM MILHO, Descrição: As últimas décadas foram de intensa revolução na agricultura mundial. A engenharia genética possibilitou, com a técnica do DNA recombinante, grandes avanços no melhoramento genético de várias culturas, devido à combinação de genes entre diferentes espécies de organismos, obtendo assim, as plantas geneticamente modificadas. Em todo mundo existe uma grande preocupação com relação a essas plantas geneticamente modificadas, por não se conhecer a fundo seus impactos e conseqüências no meio ambiente. Com isso, vários trabalhos vêm sendo realizados no âmbito internacional e nacional estudando-se os mais diversos impactos dessa nova tecnologia, sendo eles, social, econômico e/ou ambiental. Hoje no Brasil, existem vários eventos transgênicos liberados comercialmente nas culturas da soja, milho e algodão que visam tolerância a herbicidas e resistência a insetos. Na cultura do milho, atualmente no país, existem 11 eventos liberados comercialmente e muitos outros que aguardam a liberação comercial da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Dentre os eventos liberados na cultura do milho, a maioria é de resistência a insetos, como os milhos MON810 e MON89034, da empresa Monsanto do Brasil; BT11, MIR162 e GA21, da empresa Syngenta Seeds; T25, da empresa Bayer Crop Science e HX, da empresa Down Agroscience. Para que ocorra a liberação desses organismos pela CTNBio é necessário um estudo prévio de impactos e conseqüências dessas materiais, porém, a urgência por novos produtos no mercado induzem ao rápido estudo desses impactos, o que nem sempre é suficiente para o profundo conhecimento desses organismos. A CTNBio ainda exige que sejam realizados monitoramento dos produtos liberados comercialmente, por um período de 5 anos após sua liberação. Esse monitoramento deve ser composto pelo estudo dos diferentes impactos ambientais dos produtos, sendo que um desses estudos deve ser relacionado ao fluxo gênico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henrique Von Pinho Hostalácio - Coordenador / Narjara Fonseca Cantelmo - Integrante / Renzo Garcia Von Pinho - Integrante / Edila Vilela de Resende Von Pinho - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Lavras. , Campus Universitário s/n, Campus Universitário, 37200000 - Lavras, MG - Brasil, Telefone: (35) 38291842

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: , Enquadramento Funcional: